REFERÊNCIA – CINCO EIXOS DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, contemplando as dez dimensões do SINAES:
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a
dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes. Inclui também um Relato Institucional
que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em
relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de
Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de
Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes.
Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.
Eixo 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.
PLANEJAMENTO 2024
Dando continuidade às ações previstas em legislação, no Regimento Institucional e em seu Regulamento próprio, a CPA do Centro Universitário São Camilo - SP define seu planejamento para o ano de 2024.
I – Aplicação das Pesquisas de Avaliação Institucional via plataforma SurveyMonkey
(*Em alguns casos ocorre também a aplicação por meio de formulários impressos e que são posteriormente tabulados pela CPA.)
- PERFIL DO ALUNO INGRESSANTE (GRADUAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E PÓSGRADUAÇÃO) – aplicação após a finalização do ingresso dos alunos nos processos seletivos para o 1º e 2º semestres letivos.
- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS DOCENTES – CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO, INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS, LABORATÓRIOS DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA, COORDENAÇÃO DO CURSO E WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE.
- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS DISCENTES (GRADUAÇÃO PRESENCIAL) – AUTOAVALIAÇÃO, CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO, INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS, LABORATÓRIOS DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA, DOCENTES, TUTORES e AVA (Disciplinas EaD), COORDENAÇÃO DE CURSO, CAMPO E SUPERVISOR DE ESTÁGIO, INTERNATO MÉDICO e PROGRAMA DE EXTENSÃO.
- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS DISCENTES (GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA) – AUTOAVALIAÇÃO, INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS (inclui AVA e TUTORIA), DOCENTES e COORDENAÇÃO DE CURSO e ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO.
- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS TUTORES AVALIAÇÃO DO AVA E DA INTERAÇÃO COM DOCENTES E COORDENAÇÃO.
- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELOS COLABORADORES ADMINISTRATIVOS E COORDENADORES DE CURSO – AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS (clima organizacional, infraestrutura e serviços, comunicação institucional e políticas institucionais).
- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSUPesquisa de Satisfação aplicada ao final dos cursos
- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA RESIDÊNCIA MÉDICA.
- AVALIAÇÃO DOS CURSOS LIVRES/CURSOS DE EXTENSÃO aplicada ao final de cada curso.
- AVALIAÇÃO COM A COMUNIDADE EXTERNA – Pesquisa de satisfação realizada com os usuários da Clínica-Escola PROMOVE SÃO CAMILO e Pesquisa realizada junto ao PROGRAMA SAÚDE PARA TODOS (EXTENSÃO).
- AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO COM O CURSO – ÚLTIMO ANO – Aplicada aos discentes do último ano, a fim de obter informações sobre a percepção do aluno quanto à satisfação em relação às metodologias, docentes, infraestrutura e serviços prestados.
- AVALIAÇÃO NACE – NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS – Aplicada uma vez por semestre com a finalidade de levantar dados e informações que serão utilizadas pelo NACE.
II – Projeto de Grupos Focais
Realização de encontros com discentes da graduação objetivando a ampla divulgação da CPA: o que é, seu papel na instituição, a importância da participação e ações advindas dos processos avaliativos.
*Realizado ao longo de todo o ano, por docente com carga horária específica para o projeto.
III – Elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional
Coleta de dados junto aos diversos setores, assim como organização das informações colhidas nas diversas pesquisas de autoavaliação para postagem do relatório no sistema e-MEC até 31/03, conforme determina a Legislação (Relatório Trienal).
IV – OUTRAS AÇÕES
Realização de pesquisas pontuais a partir de demandas específicas de áreas/gestores; Participação na organização de processos de avaliação in loco, assim como de reuniões com avaliadores do INEP; Outras ações conforme demanda.
Cronograma 2024 |
|
Janeiro |
|
Fevereiro |
|
Março |
|
Abril |
|
Maio |
|
Junho |
|
Julho |
|
Agosto |
|
Setembro |
|
Outubro |
|
Novembro |
|
Dezembro |
|
* As pesquisas de avaliação dos cursos livres/extensão, Pesquisa de satisfação pelos usuários da Clínica-Escola PROMOVE São Camilo e Pesquisa do PROGRAMA SAÚDE PARA TODOS serão aplicadas ao longo de todo o ano.
* A Pesquisa de Satisfação dos cursos de Pós-graduação lato sensu é realizada ao longo de todo o ano, de acordo com o término dos cursos.