-
Qual o objetivo do ENADE?
O ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes faz parte da Lei dos SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e tem como objetivo ser um dos indicadores de qualidade da Educação Superior.
O Exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. -
Quem deve fazer o Exame?
Você deverá participar do ENADE se for considerado concluinte de um dos cursos selecionados pelo Ministério da Educação. A escolha dos cursos é feita conforme legislação aprovada pelo MEC, que define o conjunto de cursos a ser avaliado a cada ano. Todos os cursos são reavaliados a cada ciclo de três anos.
-
Qual o impacto do resultado do ENADE para a Instituição de Educação Superior?
O resultado do ENADE é um dos indicadores utilizados pelo MEC para avaliar a qualidade dos cursos superiores no Brasil. Outros indicadores são o Corpo Docente, a Infraestrutura e o Projeto Pedagógico do Curso. Um curso bem avaliado ganha maior visibilidade e percepção, pelos vestibulandos e pelo mercado de trabalho, de oferecer uma formação de qualidade.
-
Qual o impacto do resultado do ENADE para os estudantes?
Ser formado por um curso com boa avaliação é um cartão de visita para o egresso, pois indica para o mercado de trabalho que ele teve uma boa formação e, portanto, tem os conhecimentos, habilidades e competências necessárias para o exercício de sua profissão. Para os que ainda não se formaram, um bom resultado no ENADE garante a manutenção do direito da IES de oferecer PROUNI, FIES, e participar de outras ações promovidas pelo MEC em benefício dos estudantes.