Comunicamos, com grande pesar, o falecimento do Prof. Dr. Padre Christian de Paul de Barchifontaine, Padre da Ordem dos Ministros dos Enfermos.

Padre Christian era graduado em enfermagem pelo Institut de Nursing Sainte Elisabeth (1972), em Filosofia pelo Seminário de Tournai (1969), em Teologia pelo Seminário de Bruxelas (1975), com mestrado em Administração Hospitalar e da Saúde pelo Centro Universitário São Camilo (1989) e Doutorado em Enfermagem, na especialidade de Educação em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa (2014).

Atuou como superintendente das Mantenedoras União Social Camiliana e Círculo Social São Camilo. Foi membro do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), presidente da Sociedade de Bioética de São Paulo, membro do Comitê de Ética e pesquisa do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, atual São Camilo Oncologia e do Comitê de Ética do Centro Universitário São Camilo SP, membro da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) e diretor de segmento “centros universitários” do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimento de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP), além de Consultor Internacional dos Camilianos na área da Saúde. Atualmente, atuava como Relações Públicas das Organizações Camilianas.

Sua formação em Bioética proporcionou atuação como docente nessa área, inclusive no Programa de Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado em Bioética do Centro Universitário São Camilo SP.
Com larga experiência na área de Enfermagem, Saúde Pública, Bioética, Administração Hospitalar, Pastoral da Saúde, Ética da Vida, Reabilitação e Gestão Universitária, teve papel relevante na condução ao sucesso do Centro Universitário São Camilo SP atuando como Reitor dessa Instituição por mais de 20 anos.

Pessoa culta, carismática, solidária, portador de um sorriso sempre afetuoso. Um ser iluminado que deixa um grande legado, maravilhoso e inesquecível.

Os colaboradores do Centro Universitário São Camilo SP se solidarizam com os confrades camilianos, familiares e amigos neste momento de grande dor.

Reitoria.

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP