Uma das características do mercado de trabalho é demandar cada vez mais e melhores competências nas várias atividades profissionais. Além disso, os egressos dos cursos superiores (incluindo as pós-graduações) terão, num futuro próximo, cerca de seis profissões diferentes ao longo de sua carreira, segundo a National University of Singapore. Nesse mesmo sentido, uma pesquisa feita pelo Institute for the Future, com 3.800 líderes de negócios, estimou que 85% dos trabalhos que existirão em 2030 serão novos, ou seja, não só haverá maior mobilidade de carreira, como outras competências nem pensadas nos dias de hoje serão demandadas.

Assim, se os ingressantes no Ensino Superior irão trabalhar em profissões que ainda nem existem, então quais competências precisam ser desenvolvidas para esse cenário futuro e também para o momento atual? Que papel a educação pode desempenhar para a construção de um novo mundo comum e com um futuro compartilhado?

Independente de qual cenário tenhamos, é responsabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) prepararem os estudantes não só para o mercado atual, como também para o mercado que está se desenhando, e, portanto, tomarem a liderança desse movimento e se tornarem a força motriz do futuro. Em função de sua responsabilidade social, as IES devem preocupar-se com as carreiras de seus alunos e também planejar-se constantemente para melhor formá-los.

Nesse sentido, o Centro Universitário São Camilo entende que o valor da educação é oferecer aos seus alunos algo que vai muito além do aprendizado técnico: uma formação holística, que lhes garanta evolução profunda, não só como profissionais, mas também como humanos e cidadãos. Entendemos que é por meio da educação que se desenvolverão as habilidades necessárias para os diversos e mutáveis postos de trabalho no século XXI. É ela que há muito tempo desempenha um papel fundamental na transformação das sociedades humanas, pois conecta os alunos ao mundo e uns aos outros para o aprendizado em convívio social e os expõe a inúmeras possibilidades, promovendo reflexão crítica e visão global sobre os fenômenos da realidade, o que é essencial para a formação de profissionais flexíveis e capazes de se adaptar às mudanças no mundo do trabalho.

Além de ser fundamental para a inserção profissional do indivíduo, a educação também deve ser entendida como uma ferramenta para a construção de um futuro melhor para todos. Podemos, portanto, usar a expressão: Educação para o Desenvolvimento Sustentável para sintetizar esse aspecto do ensino, voltado para o desenvolvimento social e para o enfrentamento dos desafios ambientais e econômicos que o mundo vivencia, equilibrando os pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômica, a partir do estímulo à reflexão e à mudança comportamental por parte do corpo discente.

Nossa visão sobre o papel do ensino não é um fato isolado. Estratégias educativas vêm sendo desenvolvidas por muitos países como um elemento chave que possibilite à educação a formação e a sensibilização do público para a aplicação de princípios relacionados ao desenvolvimento sustentável, como é possível averiguar nos debates em organismos de cooperação internacional, como a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, realizada recentemente em Sharm, no Egito.

Uma das formas práticas pela qual o Centro Universitário São Camilo demonstrou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável foi a reestruturação curricular dos programas de pós-graduação lato sensu, para a promoção da capacitação em ESG (Environmental, Social, Governance), ou seja, incluímos, nos programas de todos os cursos, abordagens sobre padrões e boas práticas para uma atuação profissional responsável, em empresas socialmente conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas Ao mesmo tempo, trabalhamos pedagogicamente os aspectos de interculturalidade e interdisciplinaridade e o desenvolvimento da capacidade de aplicação dos conhecimentos.

Prioritariamente, definimos algumas temáticas relevantes que devem ser focadas: sustentabilidade, gestão do conhecimento, aprendizagem, habilidades e competências, sempre à luz da não discriminação, da justiça social, do respeito à vida, da dignidade humana e da diversidade cultural.

Ao planejarmos esse novo desenho curricular de oferta dos cursos, comprometidos em levar uma formação completa aos alunos, cuidamos para que ele estivesse alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU, dentre os quais está a Educação de qualidade, que preconiza “assegurar o acesso à educação inclusiva e equitativa, para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Ademais, as estratégias metodológicas expressas nos planos de ensino em cada programa de pós-graduação permitem aos alunos serem agentes na construção do conhecimento, aprenderem a aprender, saberem conhecer, a partir, por exemplo, de atividades que os colocam em contato direto com a realidade e os estimulam a analisar, levantar hipóteses e intervir em situações e casos concretos dentro de sua área de atuação. Essas atividades e esses princípios diferenciarão a formação profissional dos estudantes, tornando-os mais completos para o momento atual e para o futuro que se aproxima.

Ao estruturar os programas de pós-graduação lato sensu a partir dessas convicções e com esses objetivos, o Centro Universitário São Camilo, além de cumprir sua missão camiliana, se engaja em uma tendência mundial, contribuindo para o desenvolvimento profissional aprimorado dos nossos alunos e, portanto, do nosso país, uma vez que a educação é uma forte condutora de transformação social.

Pontos principais da Capacitação em ESG nos Programas de Pós-Graduação do CUSC:

  • Programas que apoiam a inclusão, a equidade e o bem-estar individual e coletivo, com reflexões para a promoção da transformação do mundo rumo a um futuro mais justo, equitativo e sustentável.
  • Nos espaços educacionais (virtuais ou presenciais), a sustentabilidade é abordada de forma interdisciplinar e holística, nas mais diversas áreas do conhecimento. O dinamismo curricular dos planos de ensino inclui a realização de atividades que objetivam a aplicação dos conceitos teóricos, apreendidos em aula, à realidade em que os alunos estão inseridos. Ou seja, a proposta de ensino propõe um estreito diálogo entre os conhecimentos e o contexto, a realidade nacional e regional, a partir do compartilhamento de valores e princípios que possibilitam o desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de encontrar soluções para os problemas e desafios da vida em comunidade.
  • A busca para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pelas Nações Unidas, está contemplada nas estruturas curriculares dos cursos de pós-graduação, que preveem que os alunos adquiram os conhecimentos e as habilidades necessários para a promoção de direitos humanos, igualdade de gênero, cidadania global e valorização de uma diversidade cultural voltada para a paz e que sejam capazes de contribuir para a construção de uma cultura voltada para o desenvolvimento sustentável.
  • Nas salas de aula, possibilitam-se discussões a respeito dos processos de exclusão e das desigualdades presentes em nossa realidade, alavancando a tomada de consciência e a sensibilização dos alunos, a fim de despertar a vontade de superar essa problemas e lutar pelos direitos humanos.
  • Para oferecer uma educação de qualidade, buscamos disponibilizar o conhecimento e a inovação necessários para delinear futuros sustentáveis e pacíficos para todos, fundamentados na justiça social, econômica e ambiental.
  • A Pedagogia na qual acreditamos deve promover as capacidades intelectuais, sociais e morais dos estudantes, para que trabalhem juntos e transformem o mundo com empatia e compaixão. A avaliação, por sua vez, deve refletir os objetivos pedagógicos de modo a promover o crescimento e a aprendizagem significativos dos estudantes. Além disso, em nenhum outro momento, o ser humano teve tanto acesso ao conhecimento e a ferramentas tecnológicas, os quais devem ser incorporados ao processo de ensino e aprendizagem, sem nunca perder de vista a importância da aprendizagem emocional e social.
  • Valorização dos docentes, reconhecendo-os como produtores de conhecimento e figuras fundamentais na transformação educacional e social.

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