A Coordenação de Extensão, por meio de sua equipe, vem apresentar a Extensão Comunitária do Centro Universitário São Camilo, bem como as ações por ele definidas. Sob a coordenação da Profa. Dra. Marcia Maria Gimenez; com equipe constituída por professores com horas em projetos, colaboradores técnico-administrativos e discentes do Programa Bolsa Talentos, está coordenação responde para a Pró-Reitora Acadêmica, professor Dr. Carlos Ferrara Junior.
Uma atividade de extensão segundo a RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 do MEC visa a “contribuição na formação integral do estudante, estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável; o estabelecimento de diálogo construtivo e transformador com os demais setores da sociedade brasileira e internacional, respeitando e promovendo a interculturalidade e a promoção de iniciativas que expressem o compromisso social das instituições”.
A estrutura dos programas e projetos de extensão, tem como propósito a realização de ações que contribuam para transformações sociais, de tal modo que sua construção é articulada com as propostas do Plano Nacional de Extensão Universitária, com a Política Nacional de Extensão Universitária, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas, as datas comemorativas propostas pela Organização Mundial da Saúde e os perfis epidemiológicos e sociais dos territórios próximos aos campi do Centro Universitário São Camilo, Pompéia e Ipiranga, assim como dos polos.
As atividades de extensão buscam ultrapassar o âmbito acadêmico, no que se refere ao ensino (Graduação e Pós-Graduação) e Pesquisa, levando para a sociedade os produtos deste processo, vinculando as ações sociais, acadêmicas e de pesquisa inerentes as funções da Universidade, ou seja, um processo de formação de pessoas e geração de conhecimento, que tenha o aluno universitário como protagonista, na busca ser uma união bilateral entre universidade e comunidade, para produzir saberes e torna-los acessíveis a população.
Na organização do Plano de Extensão do Centro Universitário São Camilo, foram incluídos: Programa da Pessoa Idosa (atendendo as demandas regionais do entorno e as diretrizes nacionais); Programa Extensionista Camiliano (programa para reforçar os conceitos, importância e atuação da Extensão Universitária deste Centro Universitário, intramuros e extramuros); Programa de Extensão em Diretos Humanos (ações socioeducacionais da comunidade camiliana em prol da sociedade e, em especial, de grupos/coletividades vulneráveis e marginalizados); Programa de Integração Discente (colocando o discente como centro das ações; sua inserção, participação e atuação nas diversas esferas da vida universitária, tais como cultura e esporte); Programa 5Rs (ações de sustentabilidade, saúde e meio ambiente); e o Programa Saúde para Todos (com prestação de serviço em saúde para a comunidade, como mutirões e feiras de saúde).
Este Plano tem como matriz a organização a seguir:
PLANO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA