A Assessoria de Extensão e Pesquisa, por meio de sua equipe, vem apresentar o seu programa de Extensão Universitária, bem como as ações por ele definidas.

Sob a coordenação da Profa. Me. Marcia Maria Gimenez, a equipe é constituída pelos professores com horas em projetos/jornada Profa. Me. Leticia Moraes de Aquino e Prof. Dr. Mauro Fantini, e as estagiárias do Programa Bolsa Talentos Thais Caires de Oliveira, Fabiana Gomes dos Santos e Patricia Mazzei de Lima. A Assessoria de Extensão e Pesquisa responde para a Pró-Reitoria Acadêmica, professora Dra. Margareth Zabeu Pedroso.

As atividades buscam ultrapassar o âmbito acadêmico, no que se refere ao ensino (Graduação e Pós-Graduação) e Pesquisa, levando para a sociedade os produtos deste processo, vinculando as ações sociais, acadêmicas e de pesquisa inerentes as funções da Universidade; ou seja, um processo de formação de pessoas e geração de conhecimento, que tenha o aluno universitário como protagonista.

A Extensão universitária busca ser uma união bilateral entre universidade e comunidade, não para substituir as responsabilidades do estado, mas para produzir saberes e torna-los acessíveis a população.

Um programa de Extensão Universitária deve organizar diretrizes para estruturar ações de transformação da realidade onde o processo educativo, cultural e científico sejam a ponte entre universidade e a sociedade.

O Plano Nacional de Extensão Universitária, com metas para 2020, sugere pilares para que os programas de Extensão Universitária possam seguir: impacto e transformação social (atendendo as demandas regiões e parcerias), interação dialógica (igualdade de comunicação e contribuição entre sociedade e universidade, envolvimento em movimentos sociais), interdisciplinaridade (entre profissional, entre pessoas e organizações) e indissociabilidade (ensino, pesquisa e extensão). Também indica a abordagem de temas de ordem nacional e atual, dentro dos programas institucionais, como erradicação da fome e miséria, conhecimento da realidade nacional, estímulo ao pensamento crítico, cidadania, trabalho em equipe, senso de solidariedade e justiça social; com ações práticas para problemas de habitação, produção de alimentos, geração de empregos e redistribuição de renda.

Para organizar os programas de extensão universitários nacionais foram sugeridos eixos, por áreas temáticas, para os principais temas levantados nas instituições de ensino superior. As áreas temáticas hoje definidas são: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.

O Programa de Extensão universitária do Centro Universitário São Camilo busca colocar em prática a união do binômio Ensino-Pesquisa como estratégia para formação de experiências complementares, mas necessárias, ao processo de graduação e pós-graduação universitário; proporcionando que o conhecimento produzido no Centro Universitário possa ser aplicado, definido e ampliado, com impacto social, além do científico.

Este programa também busca contemplar as políticas de gestão e infraestrutura, e os planos e processos acadêmicos necessários para a execução dos programas aqui estipulados. Os projetos são desenvolvidos por demandas, ou como forma de parceria ou apoio a projetos já existentes.

No tocante ao Ensino, este programa de extensão busca direcionar os alunos ao mercado de trabalho, buscando o ensino também no contexto “fora de sala de aula”, ampliando os horizontes e diminuindo as fronteiras da aprendizagem. Essas metas estão organizadas neste plano de extensão por meio de cursos de extensão, palestras e eventos, direcionados aos nossos projetos, mas também a garantir uma formação global e social do aluno (abordando temas atuais, de cidadania e mercado de trabalho).

A pesquisa está abordada neste programa como meio para busca da geração e aplicação do conhecimento; trazendo ações de infraestrutura e incentivo ao desenvolvimento e fortalecimento da produção científica, que foquem no apoio as soluções levantadas por demandas regionais e problematização.

A Coordenação de Extensão e Pesquisa do Centro Universitário São Camilo, tem buscado direcionar suas ações para a comunidade, fortalecendo o vínculo indissociável entre Ensino e Pesquisa e ação social. Tem tido como visão buscar proporcionar linhas de pesquisa e projeto que englobem a saúde humana e ambiental, dentro dos conceitos de sustentabilidade e qualidade de vida, para reforçar esses valores em nossa Instituição.

Neste momento, o programa de Extensão Universitária do Centro Universitário São Camilo está desenhado desta forma:

   

Tenho
interesse!

Entre em contato

0300 017 8585
Campus Ipiranga
Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia
R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP