A Coordenação de Extensão e Pesquisa, por meio de sua equipe, vem apresentar o seu Plano Institucional de Extensão Universitária, bem como as ações por ele definidas.

Sob a coordenação da Profa. Me. Marcia Maria Gimenez, a equipe é constituída pelos professores com horas em projetos/jornada Profa. Me. Leticia Moraes de Aquino e Prof. Dr. Mauro Fantini Nogueira Martins, e as estagiárias do Programa Bolsa Talentos Thais Caires de Oliveira, Fabiana Gomes dos Santos, Patricia Mazzei de Lima e Mayara Emanuelle Motta e Silva Cunha de Queiroz. A Coordenação de Extensão e Pesquisa responde para a Pró-Reitoria Acadêmica, professora Dra. Margareth Zabeu Pedroso.

As atividades buscam ultrapassar o âmbito acadêmico, no que se refere ao ensino (Graduação e Pós-Graduação) e Pesquisa, levando para a sociedade os produtos deste processo, vinculando as ações sociais, acadêmicas e de pesquisa inerentes as funções da Universidade; ou seja, um processo de formação de pessoas e geração de conhecimento, que tenha o aluno universitário como protagonista.

A Extensão universitária busca ser uma união bilateral entre universidade e comunidade, não para substituir as responsabilidades do estado, mas para produzir saberes e torna-los acessíveis a população.

Um Plano Institucional de Extensão Universitária deve organizar diretrizes para estruturar ações de transformação da realidade onde o processo educativo, cultural e científico sejam a ponte entre universidade e a sociedade.

O Plano Institucional de Extensão Universitária do Centro Universitário São Camilo busca colocar em prática a união do binômio Ensino-Pesquisa como estratégia para formação de experiências complementares, mas necessárias, ao processo de graduação e pós-graduação universitário; proporcionando que o conhecimento produzido no Centro Universitário possa ser aplicado, definido e ampliado, com impacto social, além do científico.

Este Plano também busca contemplar as políticas de gestão e infraestrutura, e os planos e processos acadêmicos necessários para a execução dos programas aqui estipulados. Os projetos são desenvolvidos por demandas, ou como forma de parceria ou apoio a projetos já existentes.

No tocante ao Ensino, este Plano Institucional de Extensão Universitária busca direcionar os alunos ao mercado de trabalho, buscando o ensino também no contexto “fora de sala de aula”, ampliando os horizontes e diminuindo as fronteiras da aprendizagem. Essas metas estão organizadas neste plano de extensão por meio de cursos de extensão, palestras e eventos, direcionados aos nossos projetos, mas também a garantir uma formação global e social do aluno (abordando temas atuais, de cidadania e mercado de trabalho).

A pesquisa está abordada neste programa como meio para busca da geração e aplicação do conhecimento; trazendo ações de infraestrutura e incentivo ao desenvolvimento e fortalecimento da produção científica, que foquem no apoio as soluções levantadas por demandas regionais e problematização.

A Coordenação de Extensão e Pesquisa do Centro Universitário São Camilo, tem buscado direcionar suas ações para a comunidade, fortalecendo o vínculo indissociável entre Ensino e Pesquisa e ação social. Tem tido como visão buscar proporcionar linhas de pesquisa e projeto que englobem a saúde humana e ambiental, dentro dos conceitos de sustentabilidade e qualidade de vida, para reforçar esses valores em nossa Instituição.

 

Neste momento, o Plano Institucional de Extensão Universitária do Centro Universitário São Camilo está desenhado desta forma:

   

Organograma do Plano Institucional de Extensão Universitária:

Tenho
interesse!

Entre em contato

0300 017 8585
Campus Ipiranga
Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia
R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP