O que é PEC-G?
O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) é um programa do governo brasileiro que oferece oportunidades de estudo em instituições de ensino superior brasileiras para estudantes estrangeiros de países em desenvolvimento. O programa é coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil em parceria com o Ministério da Educação.
O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa.
São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.
O PEC-G tem como objetivo principal promover a cooperação educacional e cultural entre o Brasil e outros países, proporcionando acesso à educação de qualidade para estudantes estrangeiros. O programa oferece vagas em cursos de graduação nas universidades brasileiras, abrangendo diversas áreas do conhecimento.
PEC-G na São Camilo
A São Camilo oferece anualmente vagas em cursos de Graduação para o Programa de Estudantes-Convênios de Graduação (PEC-G), a fim de atender países com os quais o Brasil mantém acordo cultural.
Para participar, o candidato deve se apresentar à embaixada ou consulado do Brasil, onde poderá se inscrever no processo seletivo do programa. No momento da inscrição, o candidato deverá indicar uma ou duas opções de vaga (curso e IES onde gostaria de estudar).
Condições para participar do PEC-G
- Ser cidadão e residente de país participante do PEC-G;
- Ter no mínimo 18 anos completos até a data especificada em Edital;
- Ter cursado o ensino médio (secundário), em país outro que não o Brasil, com média aritmética global de todas as disciplinas igual ou superior a 60% e média final na disciplina da língua oficial de seu país igual ou superior a 60%;
Obs.: O candidato que não tenha concluído o ensino médio até a data da inscrição no PEC-G poderá se candidatar e deverá apresentar o Certificado de Conclusão do ensino médio no ato da matrícula na IES brasileira, caso selecionado.
- Possuir o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras.
Obs. 1: O candidato oriundo de país onde não haja aplicação do Celpe-Bras deverá prestar o referido exame no Brasil, uma única vez, após conclusão do curso de Português para Estrangeiros preparatório para o exame, em IES credenciada.
Obs. 2: A NÃO APROVAÇÃO no exame encerrará o vínculo do aluno com o Programa, sem possibilidade de recurso, e implicará no retorno imediato ao país de origem.
- Comprovar meios para se manter no Brasil. É obrigatório ter um responsável financeiro com condições de enviar recursos regularmente para o estudante. Embora as vagas sejam gratuitas, o PEC-G não é um programa de bolsas.
- Comprometer-se a regressar a seu país de origem após a graduação. Os documentos acadêmicos de estudantes formados no PEC-G somente podem ser retirados na representação diplomática brasileira onde se inscreveram para o Programa.
Para mais informações, acesse aqui.
Para verificar o Edital de 2023, acesse aqui.