Importante estudo conduzido pelo Prof.  Leonardo Alvares, Diretor da Clínica-escola PROMOVE São Camilo, vem recebendo destaque da imprensa internacional por ser pioneiro na análise das capacidades desportivas de mulheres transgênero.

Publicada no renomado British Journal of Sports Medicine, a pesquisa foi realizada com 15 mulheres transgênero (em terapia hormonal por 14 anos em média), 13 mulheres cisgênero e 14 homens cisgênero. Todos voluntários com níveis semelhantes de atividade física.

Até a referida publicação a literatura científica mundial apresentava apenas avaliação de composição corporal e força muscular, principalmente nos primeiros anos de hormonioterapia.  “Este estudo é inédito pois, além da composição corporal e força muscular, também foi avaliada a capacidade aeróbica dessas mulheres, ou seja, a capacidade de corrida, por exemplo.  É uma variável muito importante dentro do desempenho desportivo”, detalha o médico. “Grande diferencial também é o fato de as mulheres trans avaliadas já estarem em hormonioterapia em média há 14 anos.”

O pesquisador destaca que ”as descobertas adicionam novos insights às escassas informações disponíveis sobre um tópico altamente controverso sobre a participação de mulheres transgênero em esportes mas enfatiza que para respostas mais assertivas quanto elegibilidade de participação em desportos são necessários estudos específicos em atletas, segmentação de análise por modalidade de esporte  de acordo com a capacidade esportiva que ele exige, idade de início da terapia hormonal, realização de bloqueio puberal na puberdade. Da mesma forma, acredita que as questões bioéticas devem ser levadas em consideração nessas decisões..” comenta Dr. Leonardo Alvares, também docente do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo.

Clique aqui para acessar o estudo completo.

 

 Sobre o Centro Universitário São Camilo

Há mais de 60 anos, o Centro Universitário São Camilo - SP realiza atividades educacionais na área da saúde, sendo referência nacional nesse campo. Entre os principais diferenciais do São Camilo, destacam-se o reconhecimento do mercado de trabalho, corpo docente qualificado, infraestrutura completa, laboratórios modernos, formação técnico-científica, humanista e ética, projetos pedagógicos diferenciados, estágios garantidos e supervisionados nos cursos de graduação na área da saúde, além da rede de hospitais São Camilo e a Clínica-escola. Hoje conta com dois campi: Ipiranga e Pompeia e ministra cursos de Graduação, EaD, Extensão, Pós-Graduação Lato e Stricto-Sensu.

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP