Nos dias 7 e 8/11, o Centro Universitário São Camilo- SP realizou o XII Encontro Luso-Brasileiro de Enfermagem, que teve por objetivo partilhar a produção de conhecimento na área entre os países irmãos.

O evento bianual é realizado pela São Camilo em parceria com a Universidade Católica do Porto, Escola Superior de Saúde de Santa Maria e UNISA.

Nesta edição o tema central foi "Futuro do Cuidado: Empreender, humanizar e Inovar"

O evento contou com palestras, mesas-redondas, workshops e cursos que, trouxeram muito conhecimento e troca de vivências acadêmicas e profissionais entre instituições Portuguesas e Brasileiras.

No primeiro dia do evento foram oferecidos os cursos pré-congresso entre eles o de "Elaboração de prova teste e formulário de pesquisa com a ferramenta Google form" ministrado pela Profa. Dra. Rosa Kazuye Koda  da UNISA.

 

 

A docente Profa. Dra. Ariadne da Silva Fonseca, Enfermeira, Diretora Científica do Boletim da Rede de Hospitais São Camilo e Gerente do Centro de Simulação e Pesquisa da Rede de Hospitais São Camilo ministrou o curso "Simulação de Ensino e aprendizagem", que apresentou a simulação como ferramenta de aprendizado.

O primeiro dia foi marcado pela abertura solene, "Conferência sobre o Uso da tecnologia à serviço da comunidade: novos desafios" ministrada pelo Prof. Dr. Pe. Christian de Paul Barchifontaine, representando o Centro Universitário São Camilo e a Mesa Redonda com o tema “Humanização, Tecnologia e Saúde”, tendo a Irmã Profa. Dra. Ana Paula Conceição da Escola Superior da Saúde Santa Maria como moderadora.

Após as palestras os participantes puderam interagir com os apresentadores de pôster  que permitiu a troca de informações e esclarecimento de dúvidas.

A atração musical do primeiro dia do evento ficou a cargo de Matheus Henrique Silva Reis, aluno do curso de Enfermagem da São Camilo.


O segundo dia de evento contou com a  Conferência: "Inovação no ensino de enfermagem: dimensões tecnológica, metodológica e social", ministrada pela Profa. Dra. Luciane Lúcio Pereira além da mesa redonda "A Tecnologia a Serviço da Humanização", na qual uma das palestras foi “Quando a tecnologia harmoniza o Cuidado” com a Profa. Dra. Lucilene Coelho Souza Terrengue em conjunto com apresentação da aluna Stefani 6º. semestre de Enfermagem todas representando a UNISA.


A Universidade Católica Portuguesa também marcou presença no evento com a conferência "Futuro do cuidado: da perspectiva histórica ao desafio da inovação”, com a Profa. Dra. Constança Festa. 

O Talk Show: "Tecnologias e proteção dos dados em saúde" foi o tema da mesa redonda e teve como moderador o Prof. Dr. Marcelo Chanes (UNISA) e participantes Profa. Dra. Maria Eliabete Salvador Graziosi e Prof. Dr. Sérgio Deodato (UCP).  

O encerramento do evento contou com a premiação dos melhores trabalhos apresentados em sessão pôster e oral.

É uma honra para o Centro Universitário São Camilo sediar o XII Encontro Luso Brasileiro de Enfermagem, evento em parceria com a Universidade Católica do Porto, Escola Superior de Saúde de Santa Maria e UNISA, que mostra a relevância da área da Enfermagem, sendo uma oportunidade ímpar para atualização e trocas de experiências culturais e profissionais.

 

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP