A revista O Mundo da Saúde é uma publicação de divulgação científica do Centro Universitário São Camilo voltada à veiculação de estudos e pesquisas da área da saúde e de outros campos de investigação a ela vinculados. Tem entre suas finalidades possibilitar, o exercício crítico e reflexivo com vistas ao aprofundamento de questões relevantes da atualidade que contribuam para o alcance da saúde integral do ser humano e da construção de perspectivas inovadoras e compromissadas. Sendo assim, apresenta-se como espaço plural e interdisciplinar no que concerne ao debate das questões da saúde quando vinculadas às esferas das políticas públicas, inclusivo-sociais, educacionais, entre outras.

 

Em homenagem aos seus 40 anos de publicação ininterrupta, seu editor-chefe, Pe. João Batista Gomes de Lima e editor-científico Prof. Dr. Edison Barbieri, relatam abaixo essa intensa trajetória: 

 

“Com o quadragésimo aniversário da Revista O Mundo da Saúde, além do sentimento de orgulho, somos instados a refletir sobre a necessidade do compromisso que nos impulsiona e nos faz avançar rumo à novas perspectivas. Se as transformações se tornaram uma constante na atualidade, o que poderíamos dizer em se tratando da pesquisa e produção cientifica?

Nesse sentido, tomo emprestado o pensamento de Nassim Nicholas Taleb na sua impactante obra “A lógica do Cisne Negro”, na qual articula enfaticamente que na esfera dos eventos inéditos “a história não se arrasta, mas dá saltos”. Fazendo uma analogia entre a fala do autor e o contexto da data comemorativa da revista O Mundo da Saúde, podemos dizer que a nossa persistência na sua manutenção ao longo de uma trajetória de quarenta anos, deve ser entendida como nossa profissão de fé, de que acreditamos que todo o progresso e desenvolvimento humano tem correlação direta com o quanto de esforço mental e material se investe na produção do conhecimento por meio da pesquisa.

 

Finalmente, na condição de editor-chefe de um periódico científico que cronologicamente já atingiu sua maturidade e cientificamente encontra-se em perfeito estágio de consolidação no meio acadêmico, nos centros de atenção à saúde e nos institutos avançados de pesquisa, só me resta estender meus agradecimentos a todos àqueles que tem nos ajudado a construir esta história como parte da nossa contribuição para o desenvolvimento humano e progresso da ciência.Por tudo o que a revista O Mundo da Saúde já alcançou em termos de notoriedade, abrangência nacional e internacional, elevado nível de avaliação na Qualis CAPES e sua inserção em importantes órgãos de indexação, nos sentimos homenageados. E vamos em frente, altivos, com a consciência de que o compromisso é imensamente grande.
Parabéns!"

**

 

 

“A trajetória da revista O Mundo da Saúde nestes 40 anos não está ligada apenas em publicar artigos pontuais sobre vários temas de saúde. Inovadora, a revista foi a primeira do país a dar espaço para assuntos de interesse geral, como Bioética. A história vitoriosa da revista deve ser creditada ao espírito guerreiro de uma bravíssima equipe de camilianos, que faz refletir a vocação desse periódico.

Nessas quatro décadas, desde a primeira edição, O Mundo da Saúde vem confirmando seu perfil para registrar e participar das mudanças das ciências da saúde no país, sempre pautada por artigos de abrangências locais, regionais, nacionais e internacionais. Nosso maior objetivo, é trazer ao pesquisador a informação completa e abalizada por renomados revisores.

 

Para uma revista na área da saúde, chegar os 40 anos de existência mostra que sua história anterior foi satisfatória e, mais importante, que seu futuro será cada vez mais grandioso.

Esta revista se destaca nos dias atuais por vários motivos, sendo um dos principais divulgadores de pesquisas de especialistas brasileiros e internacionais, refletindo, com essa internacionalização, sua maturidade e seu poder de divulgação. 

Um grande salto de qualidade importante para a internacionalização e para a atração de pesquisadores nacionais foi a indexação em vários indexadores e principalmente nos últimos anos o registro no DOI. A publicação de todos os artigos na Internet foi uma conquista de valor inestimável e um fator considerável de prestígio. Fato que fez com que a revista recebesse um conceito A2 na última avaliação Qualis CAPES.

Certo que virão mais 40 anos pela frente de sucesso, esse aniversário será um marco para novas conquistas.”

 

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP