Convidamos a Profa. Ilka Vercellino, docente de extensão e representante do Programa 5Rs do Centro Universitário São Camilo,  para explicar como foi a implantação da horta em escola estadual da região Leste de São Paulo

A ação, que contou com quatro etapas, incluiu oficinas de conscientização alimentar supervisionadas pela Profa. Dra. Aline de Piano Ganen e também envolveu alunos da Associação Atlética do Curso de Medicina, pais, alunos e professores da Escola Estadual Annita Atalla que contribuíram com  o preparo dos canteiros, plantio com diversas hortaliças, além da manutenção e colheita realizada pelos funcionários e alunos da escola.



Profa. Dra. Ilka Vercellino - 
Responsável pelo Programa 5Rs

“O Programa 5Rs, o Programa Extensionista Camiliano com o Projeto da Escola Camiliana de Extensionistas e a Associação Atlética do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo se uniram para implantação da horta na E.E. Annita Atalla.

 

O projeto teve como objetivo promover a consciência ambiental e o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis aos estudantes da escola. Com o propósito de estimular hábitos alimentares saudáveis foram realizadas oficinas de intervenção nutricional.

Como os alunos da Associação Atlética do Curso de Medicina utilizam a quadra da escola para as suas práticas esportivas, a proposta da horta surgiu como uma contrapartida para a comunidade que os acolheu. Já, os estudantes da Escola Camiliana de Extensionistas, em sua 2a. edição, foram alunos selecionados mediante abertura de edital específico. O Programa 5Rs ficou responsável pela coordenação do projeto, articulando e integrando os diferentes atores envolvidos.

Para a implantação da horta foram realizados mutirões que envolveram o trabalho voluntário de pais, alunos e professores da escola e alunos da Associação Atlética do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo. A partir do plantio, a horta ficou aos cuidados dos alunos e professores da escola e está sendo utilizada como instrumento para o desenvolvimento de atividades didáticas, educação ambiental e alimentar.“

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A primeira colheita na horta ocorreu em novembro de 2019 e contou com a presença do Pró-Reitor Administrativo, Pe. Anísio Baldessin.


O Centro Universitário São Camilo muito se orgulha em promover esses projetos com o foco em educação ambiental e alimentar na sociedade, que contribuem para a transformação de comunidades e seu entorno.

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP