Algumas instituições oferecem opção de cursar ambas as modalidades concomitantemente; estágio é obrigatório.

 

Cerca de 70% dos alunos formados em ciências biológicas nos últimos anos optaram pela licenciatura, e deixaram em segundo plano o bacharelado, de acordo com dados do Censo da Educação Superior. O dado mais recente, de 2015, aponta que 13.633 alunos se formaram na modalidade licenciatura em biologia, e outros 5.808 no bacharelado.

Entretanto, alunas e ex-alunas do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, ouvidas pelo G1 garantem que a melhor opção é cursar ambos os modelos para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho. (confira os depoimentos no vídeo acima)

Pela legislação, a licenciatura habilita o profissional a lecionar em escolas de educação básica e em projetos de educação não formal como em parques e museus, por exemplo. O estágio é obrigatório em ambas as modalidades e a quantidade de horas varia de acordo com a instituição.

Na São Camilo, os alunos do bacharelado precisam fazer 200 horas de estágio supervisionado, a partir do quarto semestre. Já os da licenciatura têm de cumprir o dobro da carga: são 400 horas, divididas entre ensino fundamental e ensino médio.

Algumas universidades oferecem a opção de cursar licenciatura e bacharelado concomitantemente, em outras, é preciso fazer separadamente.

Licenciatura não é só sala de aula

 

Izabela Pereira Miranda, de 24 anos, entrou na faculdade pensando mais no bacharelado, mas se encantou pela licenciatura. Hoje, formada em ambas modalidades, ela trabalha em uma editora com pesquisa de imagens para livros didáticos de biologia.

“A licenciatura abre um campo maior porque você não vai ter só a visão técnica, ela te dá outra visão da biologia. Ela é complementar, não é um campo separado. Porque o biólogo que faz licenciatura não necessariamente vai seguir a educação formal sendo professor em sala de aula”, Izabela Miranda.

No Centro Universitário Unifatea, em Lorena, no interior de São Paulo, Danielli Souza, de 21 anos, está no último ano de licenciatura em ciências biológicas. Ela diz que está feliz porque o curso tem muita aula de didática e ela quer dar aulas. “Por ser licenciatura, o curso forma um professor biólogo, não um biólogo de campo, foca mais no pedagógico. O bacharel tem mais aula de campo.”

A estudante está fazendo um estágio obrigatório não remunerado em uma escola estadual de Lorena, mas se preocupa com o mercado de trabalho depois de formada. “Sempre fui apaixonada pela natureza e queria entender com as coisas funcionavam. O curso tem bastante aula prática, mas pretendo cursar pedagogia e estudar a zoologia dos animais vertebrados. Mas, ao mesmo tempo, estou meio decepcionada porque o professor está sendo deixado de lado.”

 

Da licenciatura para o bacharel

 Nem todo mundo se encontra na licenciatura. Na Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais, Lara Jardim Collares, de 18 anos, migrou do curso de licenciatura para o bacharelado.

“Inicialmente eu queria dar aula para seguir carreira acadêmica, por isso entrei para a licenciatura. Mas eu me decepcionei com algumas matérias, não pelo conteúdo, mas com a forma de como eram dadas. Além disso na licenciatura tinha de fazer muitos créditos e tinha pouco tempo para as eletivas. Como eu quero estudar entomologia [ramo de insetos], mudei para o bacharel.”

Lara pretende cursar graduação de agronomia, além de fazer um mestrado. “A biologia é uma área de estudo muito abrangente, você estuda todos os bichos, plantas, a relação entre eles, tem de entender muitos ramos. É preciso ser curioso e tentar buscar as áreas que te interessam mais.”

 

Estágios são essenciais

 

Rosemeire Aparecida Bom Pessoni, coordenadora do curso de ciências biológicas da Universidade Metodista, no ABC, diz que o aluno que opta pela licenciatura pode ser frustrar ao encontrar disciplinas mais teóricas e um estilo de aula mais parecido com o do ensino médio.

“Mas ao longo do curso isso se perde. O bacharelo tem um viés mais para pesquisa, com carga maior para trabalho de campo. Já a licenciatura tem pesquisa voltada para educação, é uma formação de professor pesquisador. Se for pensar em empregabilidade, o licenciado tem mais oportunidade porque ele pode atuar em várias áreas do bacharel, mas o bacharel não pode entrar na sala de aula”, afirma.

Uma dica de Rosemeire é investir em estágios, inclusive os não obrigatórios, e em iniciação científica que ajudam o estudante a descobrir com o que mais tem afinidade e, assim, direcionar a carreira.

 

Fonte: G1
Link da matérias completa:
http://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/licenciatura-e-opcao-de-70-dos-formados-em-ciencias-biologicas.ghtml

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