Autor: R7 
Data: 11/05/2022

A inflação oficial alcançou 12,13% no acumulado dos últimos 12 meses. Entre os principais vilões para a maior inflação acumulada dos últimos 12 meses em 19 anos, aparecem a cenoura (+178%), o tomate (+103,3%), a abobrinha (+103%), o melão (82,4%), o morango (70,3%), o café torrado (67,5%) e a batata (63,4%). Para substituir esses alimentos por outros mais em conta, a nutricionista Sandra Chemin, coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo, orienta a fazer a troca, mas sem perder os valores nutricionais. Veja as dicas a seguir:

Embora o preço da cenoura tenha caído 4% em abril, no acumulado dos últimos 12 meses aumentou 178%. A dica para substituir a cenoura é a batata-doce, que tem um custo melhor, mais acessível. "A cenoura, além de ter fibras, é rica em carotenoides, compostos que ajudam a prevenir várias doenças, como o betacaroteno, que dá essa cor alaranjada. Mas existem outros carotenoides que têm a mesma função, em maior ou menor grau, que não dão essa cor e estão presentes na batata-doce", explica a nutricionista.

Depois de várias altas significativas, o valor do tomate subiu 10,18% em abril. O preço do item disparou 103,26% em um ano. O tomate é rico em licopeno, outro carotenoide. A sugestão é utilizar o colorau no lugar do tomate nos pratos salgados. "É difícil substituir o licopeno, substância oxidante presente no tomate, mas você pode colocar outros compostos que também são carotenoides, como o colorau. Embora o custo inicial seja maior, a quantidade que você usa é pequena. O colorau é derivado de uma semente chamada urucum, que tem as funções nutricionais em relação aos carotenoides do tomate. Vai dar uma coloração e ter essa função nutricional".

A abobrinha registrou alta de 9,31%. Mas também é um item que acumula grande aumento em um ano (102,99%). "Podemos substituí-la por berinjela, por exemplo. A abobrinha não é fonte de grandes compostos bioativos, assim como a berinjela. Mas a berinjela tem um fator diferente, com compostos que aderem ao colesterol endógeno e fazem com que ele seja eliminado pelas fezes. Então, as pessoas com colesterol alto podem usar e abusar desse vegetal", explica Sandra.

O melão aumentou 82,4% nos últimos 12 meses e 7,32% em abril. Com fibras solúveis e insolúveis, a fruta pode ser substituída pela melancia, um pouco mais em conta.

O morango teve uma variação mensal de 17,66%, ficando em segundo lugar entre os vilões do bolso. A fruta acumula ainda uma variação no preço de 70,39% em 12 meses. "O morango é fruta vermelha rica em flavonoides, e todas as frutas vermelhas são caras. Mas pode ser substituído por ameixa ou pitaia roxa, que diminuiu um pouco o preço. Essas frutas têm outros compostos que dão essa coloração vermelha e possuem a mesma função de antioxidante".

Com alta de 67,3% em 12 meses, o café é difícil de ser substituído. Segundo a nutricionista, o composto cafeol tem ação até para diminuir as medidas de cintura e melhorar índices de colesterol orgânico. "Se eu falar para substituir por chá, o.k., mas a quantidade não é a mesma. O café tem ainda compostos que dão estímulo e deixam a pessoa mais atenta. No chá preto ou mate, a quantidade é bem menor. Pode substituir, mas o valor nutricional é diferente"

A batata-inglesa foi a campeã de aumento de preço em abril, com alta de 18,28%. Em um ano, o item acumula elevação de 63,4%. O alimento pode ser substituído pela batata-doce

 Fonte: Economize | Do R7 
Link: https://noticias.r7.com/economia/economize/fotos/como-substituir-no-prato-alimentos-que-mais-subiram-de-preco-11052022#/foto/1

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP