Sobre o Curso
A proposta do curso de especialização em Neurociência e Educação surge em consonância com a atualidade da temática, que vem conquistando um espaço significativo na educação do século XXI e contribuindo de forma relevante para a atuação dos profissionais dessa área no desenvolvimento de suas atividades. Ou seja, educação e neurociência tornam-se aliadas para entender como a aprendizagem se constitui em termos cognitivos, expandindo os horizontes de ensino e potencializando as capacidades dos aprendentes.
Entender os processos da consolidação da memória, da atenção, das emoções, dos sentidos, da linguagem, das imagens que formam o pensamento, assim como as diferenças básicas nos processos cerebrais da infância a idade adulta, constituem uma base de informações que pode ser utilizada e otimizada na hora desenvolver atividades educativas com crianças, adolescentes e adultos.
O conhecimento da neurociência pode ajudar também crianças, adolescentes e adultos que tenham dificuldades ou transtornos de aprendizagem, auxiliando-os no desempenho acadêmico por meio de estratégias alternativas de ensino voltadas para as habilidades próprias de cada sujeito. Estas práticas são fundamentais para os espaços educativos tornarem-se cada vez mais inclusivos e comprometidos com ações que se norteiam pela ética, pela equidade, pela valorização da diferença e combate a qualquer forma de discriminação.
O curso é pensado e organizado visando a formação de profissionais para atuarem de forma mais qualificada, objetivando a melhora nos processos de ensino aprendizagem, alinhado com Agenda 2030 da ONU, com destaque para o Objetivo 4 que expressa o compromisso em assegurar a educação inclusiva; equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas.