
Sobre o Curso
A Medicina do Trabalho é uma especialidade médica voltada para a promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores, atuando na prevenção de agravos relacionados ou não relacionados ao trabalho.
O mercado de trabalho demanda à sociedade a formação de profissionais que sejam capazes de lidar com as relações entre a saúde dos homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção das doenças e dos acidentes do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida, através de ações articuladas capazes de assegurar a saúde biopsicossocial individual e coletiva.
No enfoque prático, os profissionais da área da Medicina do Trabalho podem negociar investimentos em ações institucionais de cuidados em saúde a fim de alcançar repercussões na redução de absenteísmo e presenteísmo, além do aumento da produtividade dos sistemas, mantendo um ciclo virtuoso na relação empregado-empregador.
Ao final do curso o aluno terá competências e habilidade para exercer a prática da Medicina do Trabalho, voltadas para a promoção da saúde dos trabalhadores e prevenção dos agravos relacionados ao trabalho, com impactos individual, social e econômico. O campo de atuação tem característica multidisciplinar com amplo mercado de trabalho em serviços público e privado para os profissionais desenvolverem ações de vigilância, promoção, assistência e reabilitação da saúde.