Temas Abordados na Matriz Curricular

  • Estratégicas e Ferramentas de Gestão - 32 horas

A disciplina aborda os aspectos de planejamento e administração estratégica, tratando das etapas e processos de definição de negócios, objetivos, formulação, implementação e gestão de estratégias. Oferece aos alunos instrumentos que tratam do processo de desenvolvimento e aplicação de abordagens voltadas para a prática, com o uso das principais ferramentas de planejamento estratégico disponíveis. Possibilita ainda, um amplo aprendizado voltado ao diagnóstico de ambientes organizacionais; análise de cenários; tipos de estratégia; formas de implementação e indicadores de performance.

  • Criatividade e Inovação - 32 horas

A Ouvidoria como arquiteta da inovação. Relevância da criatividade e da inovação. Senso comum e teorias sobre criatividade e inovação. Dinâmicas do pensamento. O processo criativo. Características individuais e influências sociais e criatividade. Campos de aplicação nas organizações. Barreiras à manifestação criativa no ambiente de trabalho. Cultura e clima organizacionais e comportamento criativo. A implantação de ideias novas e as resistências a mudança. Empreendedores internos. Técnicas para estimular a criatividade. Inovação: conceitos e principais modelos.

  • Bioética - 32 horas 

A disciplina de característica interdisciplinar e pluralista faz parte do conjunto de conhecimentos necessários à análise, à interpretação e à compreensão dos princípios éticos e morais relacionados à dignidade humana, ao exercício profissional e à qualidade da vida. Favorece a construção da cidadania, da responsabilidade e do respeito à natureza e às diversidades

  • Transformação Digital - 32 horas

Marcos legais da governança digital. Digitalização. Transformação digital. Modelos de negócios digitais. Transformação Digital e Indústria 4.0. Jornada para a transformação digital em serviços. Avanços e tendências das tecnologias da informação e comunicação focadas em serviços. Tendências emergentes. Fundamentos de internet das coisas, big data, inteligência artificial, marchine learning, realidade aumentada e cloud computing. Aplicações dessas tecnologias em Ouvidoria.

  • Fundamentos, marcos legais e formatação da Ouvidoria Brasileira Pública e Privada - 32 horas

A contextualização da Ouvidoria pelos marcos legais históricos desde a Suécia até o Brasil Colonial.  A redemocratização brasileira e a Ouvidoria contemporânea. A Constituição Federal de 1988. A política de defesa do consumidor. A política de defesa do usuário. Leis infraconstitucionais de controle e participação social. Diferença entre Ouvidoria e SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor. Paralelo entre a Ouvidoria Pública e Privada. Formatação de Ouvidorias no cenário atual: ouvidoria organizacional, ouvidoria geral e setorial.

  • A Saúde Pública e Privada no Brasil e a Ouvidoria - 32 horas

Noções dos marcos legais que estruturam a assistência à saúde no Brasil. Modelos de assistência à saúde pública e privada. O surgimento das Ouvidorias na área da saúde. Regulamentação da Ouvidoria na Saúde Suplementar. Desafios e estudo de casos.

  • Liderança Humanizada - 32 horas

Importância e conceituação da humanização. A Política Nacional de Humanização. O atendimento humanizado. Fatores que potencializam a desumanização do atendimento em saúde. Atendimento virtual e a humanização.

  • Jornada do paciente como ferramenta da Ouvidoria - 32 horas

O contexto do ambiente hospitalar. Identificação do quadro funcional que atua em ambiente hospitalar e suas interações que impactam na jornada do paciente. A experiência do paciente (customer experience): como aferir. Fonte e inteligência e coleta de dados; Técnicas de processamento e análise; Disseminação da IC -; Tecnologias aplicadas a IC; Conceitos Básicos de Marketing de Relacionamento. Estratégias de Aplicação de CRM. Etapas da aplicação de CRM. O Papel do Data Warehouse e dos processos de Data Mining. Tecnologia de Suporte ao CRM

  • Plataformas e dados na área de saúde - 32 horas

O sistema de registro das manifestações em Ouvidoria e suas implicações na transparência e proteção de dados. Indicadores públicos da área de vigilância sanitária e assistência à saúde. Big Data e o Processo de Tomada de Decisão. Data Science: Conceitos, Definições e a Relação com o Ambiente de Negócios. Ferramentas e Aplicações de Data Science: Data Mining e Data Analytics. Sistemas de Suporte à Decisão e Data Mining.

  • Ouvidoria Interna na área de saúde - 32 horas

Identificação do público e suas respectivas formações. Interlocução com a área de recursos humanos. Desgastes funcionais: escala de trabalho e acúmulo de vínculos empregatícios. Mindfulness: atenção plena para manejo das emoções.

  • Tecnologias emergentes aplicadas na área da saúde - 32 horas

A disciplina irá abordar as principais tecnologias emergentes como aquelas que têm o potencial para criar ou transformar o ambiente de negócios nos próximos anos e que poderão alcançar grande influência econômica. Serão focadas as tecnologias que já possuem aplicações práticas e podem despertar interesse de empreendedores, corporações e investidores por seu potencial de rápido crescimento e impacto na sociedade e que ainda não foram plenamente exploradas.

  • Projeto Prático de Ouvidoria Aplicado à Saúde - 32 horas

A disciplina propõe a elaboração de projetos práticos com enfoque tanto reflexivo como investigativo considerando as estratégias projetuais pertinentes à Ouvidoria notadamente aplicada aos aspectos da Sáude, com o uso de tecnologias digitais. Busca preparar os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação, concluindo-se com um projeto Prático de Ouvidoria Aplicado à Saúde.

Inscreva-se.

  • On-line ao Vivo
  • 3ª e 5ª das 19h às 23h (aulas semanais)
  • 12 meses
    • DATA DE INÍCIO: 30/08/2022

      Período de inscrição: até 03 dias antes do início do curso e mediante disponibilidade de vagas no momento da inscrição.

      ATENÇÃO:

      A oferta atual deste curso será na modalidade síncrona, com aulas online ao vivo e mediadas por tecnologias, seguindo todas as regulamentações do MEC. Cursos com atividades em laboratório ou estágios contarão com a presencialidade respeitando as determinações governamentais e a disponibilidade nas unidades do Centro Universitário São Camilo.

      Configuração mínima recomendada:
      o 10MB de internet
      o Navegador Chrome, Firefox ou Edge atualizados
      o Webcam (opcional)
      o Microfone e som
      o Headset (opcional)
      o E-mail institucional para acesso a plataforma
      o Instalação da plataforma Teams no celular ou computador/notebook (recomendado)


Coordenação

Maria Lumena Balaben Sampaio

COORDENAÇÃO TÉCNICA Advogada, Especialista em Gestão…

Infraestrutura

Vídeos

 
 
 
 

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP