Em 2023, o Centro Universitário São Camilo conquistou o Selo de Responsabilidade Social Feminina, conferido pelo Instituto ELA - Educadoras do Brasil. Amplamente respeitado e reconhecido em todo o país, o selo reforça de maneira notável o papel da São Camilo na promoção das melhores práticas ESG (ambientais, sociais e de governança), com especial destaque para as dimensões sociais e de diversidade.
A obtenção do selo foi possível devido às seguintes ações realizadas pela Instituição:
- Oferecimento de Projetos de Extensão Específicos: a São Camilo desenvolveu projetos de extensão direcionados para atender às necessidades das mulheres das comunidades onde a instituição está presente, como a "Escola Camiliana de Direitos Humanos" que produz projetos relacionados ao "Promotoras Legais Populares," "Dignidade Menstrual" e o projeto "Amor em Mechas."
- Campanhas de Doação por meio de ações com alunos ingressantes e veteranos: a Instituição promove campanhas de doações durante o período de trotes solidários, que beneficiam diretamente as mulheres, além de incentivar trabalhos voluntários relacionados aos cursos oferecidos.
- Participação em Campanhas do Instituto ELA: a São Camilo engaja-se ativamente em campanhas promovidas pelo Instituto ELA, como o "Projeto Dignidade Menstrual," que arrecada produtos de higiene pessoal e absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
- Palestras Formativas sobre Direitos da Mulher: A instituição proporciona palestras formativas abordando temas como direitos da mulher, violência doméstica, autoestima, liderança, prevenção à saúde e fortalecimento socioemocional, como parte do "Projeto Promotoras Legais Populares."
- Oportunidades de Estágio para Mulheres: O Centro Universitário São Camilo oferece oportunidades de estágio para estudantes do gênero feminino, refletindo seu compromisso com a inclusão e desenvolvimento profissional das mulheres.
- Igualdade Salarial: a Instituição assegura que, em cargos equivalentes, tanto homens quanto mulheres recebam salários equivalentes. Qualquer diferença salarial é baseada em critérios justos, como tempo de casa ou promoções por desempenho.
A conquista deste selo espelha o firme compromisso da São Camilo com a promoção da educação e da diversidade, bem como com o empoderamento das mulheres, a promoção da igualdade de gênero e a responsabilidade social, o que, por sua vez, contribui de forma significativa para a construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.
O Selo de Responsabilidade Social Feminina é mais do que uma honra; é um compromisso que o Centro Universitário São Camilo assume em apoiar e incentivar ações que beneficiam as mulheres em situação de vulnerabilidade social, profissional e emocional no Brasil.