O Principal objetivo é desenvolver ações junto à comunidade, envolvendo alicerces de ensino e pesquisa, direcionados a nossa linha de pesquisa principal: Sustentabilidade e qualidade de vida.

Para tanto, diferentes propostas defendidas por cada projeto somam e fortalecem nossa linha “Sustentabilidade e Qualidade de vida”; abordando diferentes aspectos acadêmicos, sociais e de pesquisa.

Os objetivos foram divididos em objetivos gerais do Plano Institucional de Extensão Universitária, e objetivos específicos por ações desenvolvidas. Dentro da organização do plano, estima-se que as ações possam envolver mais de um programa, fortalecendo as ações multiprofissionais.

Objetivos gerais do Plano Institucional de Extensão Universitária do Centro Universitário São Camilo:
A) Reafirmar a identidade da extensão universitária no Centro Universitário São Camilo como processo acadêmico de essência na formação generalista e completa do corpo docente, na formação qualificada e problematizadora do corpo docente e na relação direta com a comunidade;
B) Assegurar a relação entre universidade e comunidade, por meio da tríade: “ensino-pesquisa-extensão”, buscando demandas emergentes relacionadas a educação, saúde, e problemas sociais;
C) Fomentar e viabilizar atividades de extensão que estimulem a prática inter/ multi e transprofissional e disciplinar em suas ações;
D) Multiplicar e estimular o uso das tecnologias disponíveis no Centro Universitário São Camilo para multiplicação e melhora da qualidade da educação, saúde, cultura esporte e meio ambiente, dentro do Centro Universitário, e para a comunidade do entorno;
E) Estimular atividades que reforcem e estimulem as práticas de cultura (principalmente regionais) e esporte;
F) Reforçar e defender a importância do desenvolvimento ambiental e sustentabilidade, por meio da Linha de pesquisa definida “Sustentabilidade e qualidade de vida”, vinculado todos os projetos e estratégias deste plano à esta linha;
G) Aproximar e priorizar ações e programas interinstitucionais, nacionais e internacionais, como forma de parcerias;
H) Buscar avaliação e melhoria de processos contínuas, para manutenção da qualidade e objetivos deste plano, elencando parâmetros de avaliação de qualidade e atualização de objetivos dentro da demanda trazida pela comunidade, e das diretrizes do Plano Nacional de Extensão Universitária.

Objetivo dos eventos do Plano Institucional de Extensão Universitária do Centro Universitário São Camilo:
Considerando a definição de eventos como: “Ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade”.

Objetivo das Produções e Publicações do Plano de Extensão Universitária do Centro Universitário São Camilo:
Demonstrar, divulgar e multiplicar os resultados das ações da extensão, e suas estratégias, possibilitando o registro de todas as etapas; para fins de melhoria de processo, avaliação e documentação.

As publicações permitem além da divulgação das ações da Extensão do Centro Universitário São Camilo, a possibilidade de atingir maiores distâncias e comunidades, levando o conhecimento produzido a maior divulgação e aplicação.

Objetivos dos cursos de extensão do Plano de Extensão Universitária do Centro Universitário São Camilo:
Os cursos de extensão são classificados como uma ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos.

Dentro do nosso Plano de Extensão Universitária, os cursos têm papel primordial na formação complementar e global no aluno, buscando atualização, qualificação, aproximação da realidade e do mercado de trabalho.

Os Cursos de Extensão Universitária classificam-se como de divulgação, atualização e capacitação/aperfeiçoamento:
- Os Cursos classificados como Iniciação/Divulgação têm por objetivo divulgar conhecimentos e informações técnicas, científicas, artísticas e culturais, nas diversas áreas de conhecimento, tendo uma carga de 8 a 30 horas/aula.
- Os Cursos classificados como Atualização têm como objetivo a divulgação/aquisição de novos conteúdos relacionados a uma determinada área de conhecimento, tendo uma carga horária de 30 a 60 horas/aula.
- Os Cursos classificados como Capacitação/Aperfeiçoamento, têm como objetivo socializar conhecimentos sistematizados e divulgar técnicas. São destinados a membros da comunidade e a profissionais, na respectiva área de conhecimento, com vistas ao aprimoramento do seu desempenho profissional ou um manejo mais adequado de procedimentos ou técnicas, tendo uma carga horária 60 a 180 horas/aula

Objetivo da Prestação de Serviço do Plano de Extensão Universitária do Centro Universitário São Camilo:
A prestação de serviços se enquadra como realização de trabalho oferecido pela Instituição de Educação Superior ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público, etc.); no caso do Centro Universitário São Camilo, se dá pela atenção à saúde humana, com o cuidado ambulatorial oferecido pelo Promove – Centro de Promoção de Saúde e Reinserção Social.

As feiras da saúde são também uma possibilidade de prestação de serviço, de forma programada, para atender populações e ações específicas, levando conhecimento e assistência breve aos locais levantados ou diagnosticados, para possível referência ao Promove, conforme necessidade.

Objetivo dos Programas de Extensão do Plano de Extensão Universitária do Centro Universitário São Camilo:
Os programas de extensão se definem como um processo contínuo, com características de educação, ação social, cientifica ou tecnológica, desenhados para objetivo e prazo específicos e determinados. Os projetos podem ou não estar vinculados a um programa (quando não vinculados, são denominados projetos isolados).

Dentro do Plano Institucional de Extensão do Centro Universitário São Camilo, o foco principal dos projetos é fortalecer o Programa Sustentabilidade e Qualidade de Vida, além de apoiar todas as demais ações institucionais (docentes, discentes, internacionais, pastoral).

Tenho
interesse!

Entre em contato

0300 017 8585
Campus Ipiranga
Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia
R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP