Os projetos de extensão possuem como características a educação, ação social, cientifica ou tecnológica, desenhados para objetivo e prazo específicos e determinados. Os projetos podem ou não estar vinculados a um programa (quando não vinculados, são denominados projetos isolados).

Dentro do Plano Institucional de Extensão do Centro Universitário São Camilo, o foco principal dos Programas e Projetos é fortalecer a linha de extensão Sustentabilidade e Qualidade de Vida, além de apoiar todas as demais ações institucionais (docentes, discentes, internacionais, pastoral).

  • Programa 5Rs

Os objetivos principais deste projeto são:
-Melhoria da qualidade de vida;
-Redução do consumo (água e energia);
-Redução na produção de resíduos; reaproveitamento de resíduos e alimentos;
-Estímulo a mudança de comportamento (recusar consumo excessivo);
-Repensar atitudes que impactem no ambiente estimulando escolhas saudáveis.

Os objetivos secundários são:
-Estimular a comunidade acadêmica a produzir pesquisa científica com foco na diminuição de consumo/ produção/ descarte/ destino e reutilização de resíduos e alimentos – Linhas de pesquisa;
- Desenvolvimento de linha de pesquisa sobre uso consciente de medicação;
- Capacitar para os processos de reciclagem / descarte e destino de resíduos;
- Proporcionar infraestrutura necessária para descarte e destino correto dos resíduos;
- Apresentar para comunidade acadêmica, as ações realizadas no CUSC e PROMOVE para diminuição no consumo de água e energia, apresentando os resultados e também possibilidades de economia destes itens em domicílio;
- Oferecer e desenvolver cursos para reaproveitamento de alimentos;
- Oferecer e desenvolver cursos para reaproveitamento de materiais recicláveis (exemplo: garrafas PET);
– Oferecer ponto de coleta de lixo eletrônico para a comunidade;
- Melhorar postura e ergonomia dos colaboradores envolvidos no processo de coleta e descarte de resíduos;
- Conscientizar para os processos de reciclagem / descarte e destino de resíduos;
-Orientação para uso e compra consciente de eletrônicos - importância do descarte correto;
-Orientação para redução de uso de embalagens e copos descartáveis.


Organograma Programa 5Rs:

  • Programa Saúde para Todos

O objetivo principal deste programa é avaliar o impacto das intervenções multiprofissionais na qualidade de vida e indicadores de saúde integral, considerando as condições sociais e laborais. Este projeto acredita e defende a saúde funcional, utilizando critérios da Classificação Internacional de Funcionalidade/ OMS, onde a ocupação e produção são indicadores de saúde, autonomia e participação.
O Objetivo específico é avaliar a influência destas intervenções na produtividade, índice de afastamentos/ licenças-médicas, e clima organizacional e indicadores de saúde e atividade física após intervenção multiprofissional. Outro objetivo específico é estimular a adoção ade melhores hábitos de saúde, desde o ambiente de trabalho, para melhoria da qualidade de vida.

Este programa está sendo encabeçado pelos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Psicologia e Nutrição, em associação com as CIPAS da instituição e demais setores (administrativo, marketing, tecnologia da informação) internos e parceiros externos. 
 

Organograma Programa Saúde para Todos:

Programa Extensionista Camiliano

  • Projeto Narizes de Plantão

Tem como objetivo a formação artística e as visitas realizadas pelo grupo, aumentar a visibilidade, aprimorar os processos de captação de recursos e fortalecer a parceria com o Centro Universitário São Camilo.

As visitas são semanais ao Hospital da Criança – São Luiz, Hospital São Camilo e ao Promove, com quatro intuitos: (i) amenizar o sofrimento dos pacientes internados; (ii) proporcionar uma nova visão da rotina aos colaboradores do hospital (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, etc); (iii) aumentar a experiência dos alunos com este tipo de atividade, potencializando sua formação artística e sua visão humana sobre as relações cotidianas e (iv) fortificar a parceria entre os hospitais e o Centro Universitário São Camilo;

Outra ação do projeto são as sessões de treinamento na linguagem do clown para os alunos que já fazem parte do projeto.
Este também é um projeto isolado do programa, mas parte integrante dos alicerces e base da Extensão Universitária neste Centro.

No mês de outubro de 2018, a Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), concedeu ao Centro Universitário São Camilo o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, certificando a participação na 14ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

O selo atestou a responsabilidade do Centro Universitário São Camilo com as questões sociais, por meio do Projeto de extensão "Narizes de Plantão", que visa utilizar a pesquisa da arte do palhaço no ambiente hospitalar com atividades artísticas como uma ferramenta educacional e assim complementar a formação do profissional de saúde.



  • Projeto Escola Camiliana de Extensionistas

Os objetivos deste projeto são:
- Criar possibilidade de ensino e prática sobre elaboração e gerenciamento de projetos de extensão;
- Formar corpo docente e discente capacitado para atuar em todas as etapas pertinentes a ações da extensão universitária, desde o levantamento de demandas até elaboração do projeto, execução dos mesmos, e elaboração de relatórios e resultados.
- Possibilitar que sejam apoiados os projetos desenvolvidos nesta escola;
- Fortalecer a identidade e atuação da extensão Universitária no Centro Universitário São Camilo e na comunidade.  

  • Projeto Rondon

A fase inicial do projeto Rondon consiste em realizar um diagnóstico regional das áreas onde o Ministério da Defesa define, na sequência com base no diagnóstico é elaborado um projeto e encaminhado para análise. O projeto sendo aprovado pelo Ministério da Defesa é iniciado um processo seletivo para seleção dos rondonistas e com o objetivo de treinamento as oficinas que serão aplicadas na operação são elaboradas por professores e alunos e aplicadas na sociedade. Este é um projeto isolado do nosso programa, mas que faz parte das nossas ações e cronograma anual.

 

Organograma Programa Extensionista Camiliano:


Programa Integração Discente

O projeto de recepção intercursos de ingressantes ocorre a cada semestre, programado em ações que reflitam o acolhimento ao ingressante do Centro Universitário São Camilo, e integração deste com ao ambiente universitário, às ações dos seu cursos e intercursos, das atividades de extensão, e com os ingressantes.

Os objetivos deste projeto são:
- Realizar a integração entre os alunos que estão ingressando no Centro Universitário de forma harmônica, evitando atitudes de recepção como trotes e estimulando o acolhimento;
- Proporcionar aos alunos ingressantes conhecimentos de ações multiprofissionais e interdisciplinares, fornecendo desde o primeiro semestre a experiência de trabalho em equipe e multiprofissional; além da possibilidade de vivência prática da área, por meio das Feiras da Saúde e outras atividades de extensão, como campanhas de doação de sangue;
- Acolher e apresentar os valores camilianos, recepcionando os ingressantes por meio da Aula Magna.

 

Organograma:

Tenho
interesse!

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga
Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia
R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP