Edição v.4, n.3
REVISTA BIOETHIKOS
JULHO / SETEMBRO DE 2010
Promessas e falsas esperanças na ciência: ingenuidade ou intencionalidade? Dez anos após a leitura do genoma humano, tem-se evidenciado a complexidade de como genes e doenças se relacionam. Apesar de o DNA ter se tornado “decifrável” com suas três bilhões de “letras” do genoma hu-mano, a quantidade de dados de vários seres vivos, importante para se estabelecer comparações e inferências, também cresceu exponencialmente. Significa dizer que mesmo com os avanços, a leitura do genoma humano ainda não trouxe pistas concretas e cruciais para o diagnóstico, prevenção e tratamento de muitas doenças. Recentemente, em 2010, foi publicada, em Jornal de grande circulação no Brasil, matéria do renomado Di-retor do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, dos Estados Unidos, Dr. Eric Green que reconhe-ceu que a promessa feita em 2000, por ocasião da apresentação da sequência do genoma humano, repercutida em todos os cantos do planeta, que no tempo de dez anos testes genéticos permitiriam diagnosticar doenças, como Alzheimer, Diabetes, entre outras, não se cumpriu. “Muitos de nós pensamos que rapidamente entende-ríamos como o genoma se relacionava com as doenças e que com rapidez isso mudaria toda a medicina”, diz Green, segundo o jornal. Dr. Green assinala, também, que na história dos avanços da medicina, em geral, são necessários 20, 30 e até 40 anos para se conseguir êxito em experimentações, e que, se isso tivesse sido lembrado, “muito prova-velmente”, tudo seria visto de maneira diferente, pois raramente o fenômeno de mudança ocorre em uma dé-cada. Dessa forma, reconhece em espécie de “mea culpa” que se prometeu algo que não seria possível. As de-clarações do Dr. Green permitem tecer algumas considerações: a) como fato, reconhece-se, publicamente, que se prometeu algo que não ocorreu, o que ressalta o equívoco por conta de uma avaliação inadequada; b) a avaliação inadequada não significa que existe “algo errado”, mas que houve promessa feita de maneira ingê-nua, segundo Green. Decorrem dessas assertivas as seguintes ponderações: é de se louvar a atitude de “mea culpa” por parte do cientista e da comunidade a que pertence por terem feito promessas equivocadas; porém, se de um lado, atenua-se a “mea culpa” invocando-se ingenuidade (no sentido da “pureza”, da não-malícia”), de outro, se evidencia a necessidade de apurar o senso analítico e de se avaliar criticamente o que se promete. Afinal, não é recomendável levantar eventuais falsas esperanças, nem utilizá-las como instru-mento para interesses pessoais e/ou de grupos. No caso específico do genoma humano, é de louvar a atitude de corrigir rumos e avaliações. Mas, de modo geral, tal episódio serve-nos para o alerta da responsabilidade ética da comunicação e da avaliação científica; de medicamentos (e respectivos valores na bolsa), entre tantos outros fatos, que foram glorificados artificial-mente e, muitas das vezes, com grandes prejuízos para o ser humano. Das falsas esperanças e promessas fala também o Dr. Carl Elliot em sua publicação recente “White coat, Black hat – adventures on the Dark side of Medicine” (Jaleco branco, chapéu preto: aventuras no lado negro da medicina), professor de bioética e filosofia da Universidade de Minnesota. Chama ele a atenção para a indústria farmacêutica, que comanda “quase” tudo na saúde; tem influência “irrestrita” sobre a educação médica, a pesquisa e os médicos. Isso se deve ao sistema de desenvolvimento de medicamentos orientados para o mercado, nem sempre voltado ao que as pessoas realmente necessitam. A indústria farmacêutica, em alguns casos, vale-se de “cobaias humanas” (geralmente pessoas mais vulneráveis) para os ensaios clínicos; de mé-dicos que aceitam dinheiro para endossar propostas de novos produtos, entre tantos. Ou seja, o “movimento” da indústria farmacêutica associa-se ao controle que se tem sobre os profissionais da saúde, o mercado, as pesquisas e ao processo de formação médica. A responsabilidade ética sobre o desenvolvimento das pesquisas e no campo de formação dos profissionais da saúde pressupõe o enfrentamento das promessas sejam elas propositais ou ingênuas, mediante a análise crítica dos referenciais bioéticos da precaução, da prudência e da responsabilidade.
Promises and false hopes in science: naivety or intentional acts? Ten years after human genome decoding, the complexity of the ways genes and diseases relate is being made apparent. Although DNA, with the three billion “letters” of the human genome, is now “decipherable”, the quantity of data of several live beings, important for comparisons and inferences to be done, has also grown exponentially. It means that even with advancements, reading the human genome has not until now brought concrete and vital data for diagnosing, preventing and treating many diseases. Recently in 2010 a major Brazilian newspaper published a statement of Dr. Eric Green, the renowned Direc-tor of the United States National Human Genome Research Institute (NHGRI), who recognized that the promise done in 2000, when the human genome sequencing was announced, with repercussions in all the corners of the planet, to the effect that ten years from then genetic tests would allow to diagnose diseases such as Alzheimer, Diabetes, among others, has not been fulfilled. “Many of us thought that we would quickly understand how the genome connects with the diseases and that this would quickly change medicine as a whole”, said Green, according to the newspaper. Dr. Green also points out that in the history of the advancements of medicine, there is in general a need for 20, 30 and up to 40 years in order to get results of experiments, and that, if that had been remembered, “very probably” everything would be seen in a different way, since rarely the phenomenon of change takes place in a decade. Thus, Dr. Green recognizes, in a sort of “mea culpa”, that a promise was made of doing something impossi-ble. Dr. Green’s statements allow us to do some reflections: a) first of all, it is publicly recognized that a non fulfilled promise was made, which emphasizes a mistake done on account of a inadequate evaluation; b) an inadequate evaluation does not mean that “something wrong” exists, but that a promise was made in a naive way, according to Green. These assertions allow us to ponder: it is praiseworthy an attitude of “mea culpa” by a scientist and the community he belongs to due to mistaken promises made. However, if from the one hand, he qualifies the ”mea culpa” invoking naivety (in the sense of “purity”, “non-malice”), on the other there shows up the necessity of perfecting the analytical sense and of evaluating critically that which ones promise. This stems from the fact of not being advisable do create false hopes, although unintentionally or use them as instruments for promoting personal or group vested interests. In the specific case of the human genome, it is praiseworthy an attitude of correcting courses and evalua-tions. But, on the whole, such an episode serves us as an alert regarding ethics of responsibility in communica-tion and of scientific evaluation; of medicines (and respective values in the stock market), among plenty other facts, which were artificially glorified and many times causing great losses for human beings. About false hopes and promises Dr. Carl Elliot also talks a in his recent publication “White coat, Black hat - adventures on the Dark side of Medicine”. Teacher of bioethics and philosophy in the University of Minnesota, he calls the attention to the fact that the pharmaceutical commands “almost” everything in the health field, having an “unrestricted” influence on medical education, medical research and doctors’ activities. This is due to the system of development of medicines orientated by the market, not always interested in what people really need. The pharmaceutical industry in some cases explores “human guinea pigs” (generally more vulnerable people) for clinical assays; there are doctors who accept money to endorse proposals of new products, among other scaring facts. In other words, the “movement” of the pharmaceutical industry associates to the control they exert upon health professionals, the market, research and the process of medical education. Ethics of responsibility on the development of research and health professionals training supposes facing the promises, be they intentional or naïve, by means of a critical analysis of the ground principles of bioethics: precaution, care and responsibility.
Comitê de Bioética: uma proposta para a atenção básica à saúde
Bioethics Committee: a proposal for basic healthcare
Autores:
Patrícia Petry
Karine Conte
Élcio Luiz Bonamigo
Bruno Rodolfo Schlemper Junior
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Resumo:
Este trabalho aborda a aplicabilidade da bioética em saúde pública, especialmente na alocação de recursos públicos escassos em saúde. Para tanto, foram realizadas uma revisão e discussão teórica sobre a justiça e a equidade e desenvolvido um estudo de caso na região do Meio-Oeste de Santa Catarina, usando dados financeiros do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde e atas das reuniões dos Conselhos Municipais de Saúde (CMSs), referentes ao biênio 2007/2008, dos treze municípios integrantes da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC). Concluiu-se que os CMSs apresentaram dificuldades para desempenhar satisfatoriamente suas funções públicas e que não se vislumbrou a preocupação com a adoção dos princípios bioéticos na definição dos programas e ações básicas de saúde. Fruto dessas reflexões e do estudo de campo, propõe-se a criação, com parcerias entre as associações de municípios catarinenses e instituições universitárias, de Comitês Intermunicipais de Bioética (CIMBioética), objetivando promover o diálogo permanente na busca de consensos, promover suporte e apoio à disseminação da bioética e recomendações para a utilização dos princípios bioéticos nos diferentes níveis de atuação, quer em nível organizacional, na definição das políticas de saúde, quer nas equipes de saúde que atuam na atenção básica ou no amparo aos direitos das populações vulneradas, sob a ótica da bioética de proteção. Apresentam-se, também, as características dos comitês quanto à sua vinculação, composição, finalidades e atribuições, ressaltando-se a importância de seu papel educativo na difusão da bioética em todos os setores atuantes na rede de atenção básica.
PALAVRAS-CHAVE: Comitê de Bioética. Atenção Primária à Saúde. Alocação de recursos.
This study addresses the bioethics applicability in public health, especially in the allocation of few healthcare resources. To this end, a review and theoretical discussion about justice and fairness was performed. In addition a case study in the Midwest region of Santa Catarina was developed, using financial data from the Information System on Public Health Budget and data of meetings of Municipal Health Councils (MHC), for the biennium 2007/2008, of the thirteen municipalities members of the Midwest Catarina Cities Association (AMMOC). This study concluded that MHC had difficulties to perform their public duties and not glimpsed the concern with the adoption of bioethical principles in defining the programs and basic healthcare. As a result of these discussions and field of study, it proposes the creation, with partnerships between associations of municipalities and Brazilian universities, of Intercity Bioethics Committees (CIMBioética), to promote dialogue in the search for consensus. This investigation also gives support for dissemination of bioethics, thereby providing recommendations for use of the bioethical principles at different levels of performance, wether in the organizational level, in the definition of the health policies, or in the health teams that work in the primary care or in the support of the populations that became vulnerables from the perspective of bioethics of protection. The characteristics of the committees as its binding, composition, objectives and tasks are hereby presented, emphasizing the importance of their role in the dissemination of bioethics education in all sectors working in primary network care.
KEYWORDS: Bioethics Committee. Primary Health Care. Resource allocation.
Este trabajo plantea la aplicabilidad de la bioética en salud pública, especialmente en la asignación de recursos públicos escasos en salud. Para tanto, se ha llevado a cabo una revisión y una discusión teórica sobre justicia y equidad y desarrollado un estudio de caso en la región Medio Oeste de Santa Catarina, utilizando datos financieros del sistema de información sobre presupuestos públicos en salud y de las actas de las reuniones de los Consejos Municipales de Salud (CMS), concernientes al bienio 2007/2008, de los trece municipios integrantes de la Associação de Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC). Se concluyó que el CMS había presentado dificultades para desempeñar satisfactoriamente sus funciones públicas y que no se vislumbró la preocupación con la adopción de los principios bioéticos en la definición de los programas y acciones básicas de la salud. Resultado de estas reflexiones y del estudio de campo, se propone, formando partido con las asociaciones de municipios brasileños y instituciones universitarias, la creación de Comités Intermunicipales de Bioética (CIMBioética), objetivando promover el diálogo permanente en la búsqueda de consensos, para dar apoyo y suporte a la difusión de la bioética y a las recomendaciones para el uso de los principios bioéticos en los diversos niveles de funcionamiento, sea en el nivel organizacional, en la definición de políticas de salud, sea en los equipos de salud que actúan en la atención básica o en el amparo a los derechos de las poblaciones vulneradas, bajo la óptica de la bioética de protección. Se presentan, también, las características de los comités cuánto a su vinculación, composición, propósitos y atribuciones, resaltando la importancia de su papel educativo en la difusión de la bioética en todos los sectores de funcionamiento en la red de atención básica.
PALABRAS-LLAVE: Comités de Bioética. Atención Primaria de Salud. Asignación de recursos.
Sartre e a ética
Sartre and the ethics
Autores:
Franklin Leopoldo e Silva
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Resumo:
O artigo pretende mostrar que, embora Sartre não tenha escrito o tratado de Ética prometido ao final de O Ser e o Nada, toda a sua obra, inclusive os textos anteriores ao seu livro mais famoso, possuem uma significação ética, até porque seria difícil perseguir uma elucidação da conduta humana – ou uma ontologia da subjetividade – sem que a perspectiva ética estivesse presente. Procuramos, no texto apresentado, fazer um breve levantamento das questões mais importantes com o intuito de indicar que uma filosofia da existência consequente com seus pressupostos e seus propósitos – como é o caso de Sartre – deve obrigatoriamente considerar as implicações recíprocas entre ontologia, história, ética e política.
PALAVRAS-CHAVE: Subjetividade. História. Liberdade - ação.
The paper intends to indicate that the ethical approach, aparently absent in Sartre’s Philosophy, is, however, present in his works, inclusively before Being and Nothingless, and we may affirm that an ethical intention seems to cross Sartre’s existential philosophy as a whole. It woud be difficult to suppose the contrary, if we think that an ontology of subjectivity cannot be separate of history, ethics and politics. Sartre’s philosophy is a philosophy of action, so the moral perspective is his fundamental guideline.
KEYWORDS: Subjetivity. History. Freedom - action.
El artículo pretende mostrar que, aunque Sartre non haya escribido el tratado de Ética prometido al final de El Ser y la Nada, el conjunto de su obra, incluyendo los textos anteriores al su libro más famoso, posee significación ética, porque, de todo modo, sería difícil perseguir una elucidación de la conducta humana – o una ontología de la subjetividad – sin que la perspectiva ética estuviera presente. Procuramos, en el texto presentado, hacer un breve levantamiento de las cuestiones más importantes con la intención de indicar que una filosofía de la existencia consecuente con sus presuposiciones y sus propósitos – como es el caso de Sartre – debe obligatoriamente considerar las implicaciones recíprocas entre ontología, historia, ética y política.
PALABRAS-LLAVE: Subjetividad. Historia. Libertad - acción.
Um estatuto para o embrião humano
A statute for human embryos
Autores:
Christina Féo
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Resumo:
O estatuto do embrião é um tema abordado por vários autores. É tão intrigante que, lendo toda a bibliografia que nos foi possível, encontramos velhas inquietudes, descobrimos outras novas e conseguimos ainda pensar em questões que não encontramos abordagem sobre elas. Estas últimas provocaram a confecção deste trabalho. Para que este texto tratasse de forma multidisciplinar o tema, buscamos informações em diferentes áreas do saber e abrimos espaço argumentativo para várias delas. Acreditamos que a bioética deve se fazer assim.
PALAVRAS-CHAVE: Embrião humano. Bioética. Embrião humano - legislação.
The statute of human embryos is a subject approached by several authors. It is so intriguing that reading the available bibliography, one finds old anxieties, discovers new ones, and even manage to think about questions that have not been approached. These last are the subject of this work. For the subject to be treated in a multidisciplinary way, we searched for information in different areas of knowledge and opened an argumentative space for several of them. We believe this is the way bioethics ought to work.
KEYWORDS: Human embryos. Bioethics. Human embryos - legislation.
El estatuto de los embriones humanos es un tópico acercado por varios autores. Nos intriga en la lectura de la bibliografía disponible la presencia de viejas ansiedades, la descubierta de nuevos, y hasta lograr pensar en cuestiones que no se han acercado. Son éstas el tópico de este trabajo. Como para tratar el tópico de manera multidisciplinaria, buscamos informaciones en áreas distintas del conocimiento y abrimos un espacio argumentativo para varios de ellas. Creemos que es esta la manera en la que la bioética debería trabajar.
PALABRAS-LLAVE: Embriones humanos. Bioética. Embriones humanos - legislación.
Bioética e Direito: biodireito? Implicações epistemológicas da Bioética no Direito
Bioethics and Law: biolaw? Epistemological implications of Bioethics in the Law
Autores:
Marina de Neiva Borba
William Saad Hossne
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Resumo:
Este trabalho analisa as implicações epistemológicas da Bioética no Direito, especificamente na Teoria do Direito e no processo constitucional brasileiro. Duas hipóteses foram formuladas como diretrizes de pesquisa: a) a inauguração de uma nova disciplina no Direito pela Bioética – o Biodireito; b) a introdução do método dialógico da Bioética no Direito. A teoria da Bioética de Potter e a Ética da Discussão de Habermas foram selecionadas como referenciais teóricos. A partir da pesquisa bibliográfica, constatou-se que, quando abordados pelos ramos já consagrados do Direito, os questionamentos da Bioética não recebem o tratamento transdisciplinar que lhes é exigido. Logo, faz-se necessário o reconhecimento do Biodireito como uma nova disciplina jurídica, pois possui objeto, princípios e até metodologia própria. Ademais, segundo a filosofia da ciência de Gérard Fourez, o Biodireito encontra-se na fase pré-paradigmática. De outro modo, a partir da técnica do estudo de casos, a análise das Audiências Públicas realizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) revelou que elas constituem um espaço público neutro, pluralista e aberto a todos os concernentes, inclusive às opiniões religiosas. Embora não tenham sido introduzidas no ordenamento jurídico pela Bioética, não resta dúvida de que foram efetivadas por exigência dos questionamentos dessa. Dessa forma, atesta-se que as Audiências Públicas coadunam-se com o método dialógico da Bioética. Concluiu-se, pois, que: a) o Biodireito constitui uma implicação teórica da Bioética na Teoria do Direito; e b) as Audiências Públicas não constituem uma implicação, mas uma concretização prática da Bioética no processo constitucional brasileiro.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética. Biodireito. Biodireito - epistemologia.
This paper examines the epistemological implications of bioethics in the law, specifically in the Theory of Law and in the Brazilian constitutional process. Two hypotheses were formulated as research guidelines: a) the inauguration of a new discipline in the Law by Bioethics – the Biolaw; b) the introduction of the dialogical method of Bioethics in Law. The theory of Bioethics of Potter and the Discourse Ethics of Habermas were selected as theoretical reference. From the bibliographic research, it was demonstrated that the bioethical questions do not received a transdisciplinary approach that are required by the well-established branches of Law. Then, it is still necessary to recognize Biolaw as a new legal discipline since it has object, principles, and its own methodology. Moreover, the developing of Biolaw is still on course, in a pre-paradigmatic stage according to Gérard Fourez’s philosophy of science. Otherwise, from the technique of case studies, it was demonstrated that Public Hearings conducted by the Supreme Court of Brazil represent a neutral public space, pluralist, and open to all concerned, including religious opinions. Although they have not been introduced in the Brazilian legal system by Bioethics, there is no doubt of its influence due to bioethical inquiries. Thus, it was concluded that Public Hearings are consistent with the dialogical method of Bioethics. For these reasons, this study demonstrated that: a) Biolaw is a theoretical implication of Bioethics in the Theory of Law; b) Public Hearings do not constitute an implication, but a practical comprehension of Bioethics in the Brazilian constitutional process.
KEYWORDS: Bioethics. Biolaw. Biolaw - epistemology.
Este artículo examina las implicaciones epistemológicas de la bioética en lo Derecho, sobre la Teoría del Derecho y el proceso constitucional brasileiño. Dos hipótesis se formularon como líneas de investigación: a) la inauguración de una nueva disciplina en lo Derecho por la Bioética – el Bioderecho; b) la introducción del método dialógico de la Bioética en Derecho. La teoría de la Bioética de Potter y la ética de la discusión de Habermas fueron seleccionados como referencia teóricas. De la investigación bibliográfica, se demostró que las cuestiones bioéticas no recibió un enfoque transdisciplinario, que son requeridos por las ramas bien establecidos de derecho. Entonces, es necesario reconocer Bioderecho como nueva disciplina jurídica, ya que tiene objeto, principios y su propia metodología. Por otra parte, el desarrollo del Bioderecho está en curso, en una etapa pre-paradigmática de acuerdo a la filosofía de la ciência de Gérard Fourez. De lo contrario, a partir de la técnica de estudios de casos, se demostró que las audiencias públicas realizadas por la Corte Suprema Brasileña representan un espacio público neutral, pluralista y abierta a todos los interesados, incluidas las opiniones religiosas. Aunque no se han introducido en el sistema jurídico brasileño por la bioética, no hay duda de su influencia fue debido a las investigaciones bioéticas. Por lo tanto, se concluyó que las audiencias públicas son consistentes con el método dialógico de la bioética. Por estas razones, este estudio demostró que: a) Bioderecho es una implicación teórica de la Bioética en la teoría del derecho, b) Audiencias públicas no constituyen una implicación, pero una comprensión práctica de la Bioética en el proceso constitucional brasileña.
PALABRAS-LLAVE: Bioética. Bioderecho. Bioderecho - epistemologia.
La Reproducción Zootécnica desde una Nueva Ética Naturalista (Neovitalismo) y la Bioética como Ciencia de la Supervivencia: el caso de los Rumiantes
Zootechnical Reproduction from a New Naturalistic Ethics (Neovitalism) and Bioethics as Science of Survival: the Ruminants case
Autores:
Ricardo Andrés Roa-Castellanos
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Resumo:
En la Medicina Veterinaria, la supervivencia de los animales es el norte funcional para cumplir con su objetivo profesional. Eventos secundarios como permitir la alimentación o la compañía son el resultado de las acciones que logran la primera meta. En este artículo se postula que la máxima obligación (Supraimperativo Categórico) de todo conocimiento o acción humana es el cuidado de la Vida incluyendo la animal. Ese planteamiento es antítesis para la Ética Utilitarista sobre la cual se ha basado la progresiva explotación y cosificación del ser vivo animal disminuyendo sus posibilidades de supervivencia. Una correlación biopolítica de la dinámica poblacional humana y bovina es presentada contradiciendo posturas culturales nocivas para la simbiosis entre especies. El presente análisis bioético reivindica una reformulación del vitalismo aristotélico y a los bovinos como merecedores de un trato más sabio a partir del ser humano. La figura metafísica del templo como lugar de respeto donde reside la vida para la biología molecular es usada a lo largo del escrito.
PALABRAS-LLAVE: Reproducción bovina. Neovitalismo. Ética naturalista.
For Veterinary Medicine, animal survival is the functional guide-light in order to fulfill its professional purpose. Secondary events, such as allowing feeding or companion, are in fact results derived from the first objective. This article proposes that the most important obligation (Categorical Supraimperative) of all knowledge or human action is life care, including that of animals. This idea means the antitheses for Utilitarian Ethics upon which progressive exploitation and reification of animals have been based. Survival chances for our patients have diminished as a consequence of this phenomenon. A biopolitical correlation between human and bovine population dynamics is shown to contradict deleterious cultural viewpoints for the symbiotic relationships among species. Present bioethical analysis claims for a reformulated Aristotelian vitalism and bovines as worth-to-be-well-treated life forms from humans. Metaphysic figure “temple” as place of respect where life is located thorough molecular biology is used along the writing.
KEYWORDS: Bovine reproduction. Neovitalism. Naturalistic Ethics.
Na Medicina Veterinária, a sobrevivência dos animais é o guia funcional para ir ao encontro de seu objetivo profissional. Eventos secundários, como permitir a alimentação ou a companhia, são o resultado das ações que atingem a primeira meta. Neste artigo, postula-se que a obrigação máxima (Supraimperativo Categórico) de todo conhecimento ou ação humana é o cuidado da Vida, incluindo a animal. Essa formulação é antitética com relação à Ética Utilitarista na qual se baseou a progressiva exploração e coisificação do ser vivo animal, diminuindo suas possibilidades de sobrevivência. Uma correlação biopolítica da dinâmica populacional humana e bovina é apresentada como contraditória a posições culturais nocivas à simbiose entre espécies. Essa análise bioética reivindica uma reformulação do vitalismo aristotélico e apresenta os bovinos como merecedores de um tratamento mais sábio por parte do ser humano. A figura metafísica do templo como lugar de respeito em que reside a vida para a biologia molecular é usada ao longo deste artigo.
PALAVRAS-CHAVE: Reprodução bovina. Neovitalismo. Ética naturalista.
A educação do olhar: uma resposta à crise ambiental
Educating the way we see the world: an answer to the environmental crisis
Autores:
Joana Araújo
Susana Magalhães
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Resumo:
Diariamente, somos confrontados com uma crise ambiental de dimensão planetária. Sabemos que as razões dessa crise são várias, mas também sabemos que no cerne desse problema está a acção humana e os valores que a orientam, o que exige uma resposta ao nível da reflexão ética orientada para o agir. Trata-se, portanto, de um desafio ao nível da alteração dos padrões de comportamento, que passa pela institucionalização de uma lógica de prudência. Se, por um lado, a pressão da complexidade dos acontecimentos, a urgência e a vasta amplitude do problema ecológico nos levam a retrair perante a necessidade de mudança, por outro lado é necessário que o homem sinta essa necessidade de mudança como uma exigência de toda a humanidade. Com este trabalho, pretendemos reflectir sobre a importância da educação para a percepção da crise ambiental e para a compreensão do novo paradigma da ciência pós-moderna, no qual se inscreve um novo modo de agir, que é essencial na procura de soluções para essa crise global que ameaça as gerações presentes e futuras.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética. Educação. Cidadania.
We are challenged by a global environmental crisis. We know that there are various reasons for the world-wide environmental issues, but we also know that human action is at the centre of this crisis, which urges us to act instead of just focusing on the theoretical dimension of the problem. Changing the pattern of our behavior is the main challenge we face today, which implies the institutionalization of prudence as the basis of human norms and laws. On the one hand, we are likely to refuse radical changes due to the complexity, the urgency and the wide dimension of the problems. On the other hand, we know that the need to change should be seriously considered as a task to be carried out by the whole Humankind. It is precisely this need to change human action that has led to a reflection upon the values present in the Environment and in Nature. This paper focuses upon the vital role played by Education in the perception of the environmental crisis, as well as in the understanding of the new paradigm of post-modern science. Only by educating the way human beings see and act, can we find solutions to the global crisis that threatens present and future generations.
KEYWORDS: Bioethics. Education. Citizenship.
Somos desafiados a cada día por una crisis ambiental global. Sabemos que hay varias causas de las cuestiones ambientales mundiales, pero también sabemos que la acción humana está en el centro de esta crisis, lo que nos impulsa a actuar en vez de concentrar sólo en la dimensión teórica del problema. El cambio del modelo de nuestro comportamiento es el desafío principal que afrontamos hoy, que implica la institucionalización de la prudencia como la base de normas humanas y leyes. Por una parte, probablemente rechazamos cambios radicales debido a la complejidad, la urgencia y la amplia dimensión de los problemas. Por otra parte, sabemos que la necesidad de cambiarse debería ser seriamente pensada como una tarea a ser realizada por la Especie humana entera. Es exactamente esta necesidad de cambiar la acción humana que ha conducido a una reflexión sobre los valores del Ambiente y de la Naturaleza. Este artículo se concentra en el papel vital desempeñado por la Educación en la percepción de la crisis ambiental, así como en el entendimiento del nuevo paradigma de la ciencia postmoderna. Sólo educando la manera de ver y actuar de los seres humanos podremos encontrar soluciones para la crisis global que amenaza las generaciones presentes y futuras.
PALABRAS-LLAVE: Bioética. Educación. Ciudadanía.
Promoção da humanidade futura: Enhancement
Promotion of future humanity: Enhancement
Autores:
Hubert Lepargneur
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Resumo:
A bioética evolui para abraçar o campo da promoção artificial da evolução humana que já produziu notável quantidade de artigos, livros e alguns congressos. Este artigo evoca posições e perspectivas que parecem dominar atualmente esse novo campo. Formalmente, trata-se de um setor que interessa tanto filósofos, biólogos e bioeticistas, ultrapassando nitidamente o setor tradicionalmente atribuído à medicina. É previsível uma forte resistência e até oposição por parte da Igreja cristã, do catolicismo em geral, pelo menos em alguns assuntos. A palavra-chave que abrange hoje internacionalmente esta área é “enhancement”, que significa prolongação artificial das funções geralmente tidas como próprias de nossa natureza.
PALAVRAS-CHAVE: Enhancement. Natureza humana. Antropotecnologia.
Bioethics evolves and now encompasses the field of artificial promotion of human evolution, which already produced a sizable quantity of papers, books and some congresses. This article evokes positions and perspectives that seem to predominate now in this new field. Formally it is a field that interests philosophers, biologists and bioethicists, going clearly beyond what is traditionally attributed to medicine. It is predictable that it finds a strong resistance and even opposition by part of the Christian Church, of Catholicism in general, at least in some aspects. The keyword that includes today internationally this area is “enhancement”, which means artificial extension of functions generally considered typical of our nature.
KEYWORDS: Enhancement. Human nature. Anthropotechnology.
La bioética evoluciona para abarcar el campo de la promoción artificial de la evolución humana que ya ha producido una notable cantidad de artículos, libros y algunos congresos. Este artículo evoca posiciones y perspectivas que parecen dominar hoy este nuevo campo. En términos formales, estamos delante de un sector que interesa tanto filósofos como biólogos y bioeticistas, sobrepasando con nitidez el sector tradicionalmente atribuido a la medicina. La palabra clave que hoy abarca de modo intencional esa área es “Enhancement”, que significa prolongación artificial de las funciones en general consideradas propias de nuestra naturaleza.
PALABRAS-LLAVE: Enhancement. Naturaleza humana. Antropotecnología.
A importância da dimensão espiritual na prática dos cuidados paliativos
The importance of the spiritual dimension in the practice of palliative care
Autores:
Luciana Bertachini
Leo Pessini
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Resumo:
O presente estudo enfoca a importância dos valores religiosos e espirituais, bem como a fé das pessoas no enfrentamento e no relacionamento com os grandes acontecimentos da vida humana: nascimento, dor, sofrimento humano e além-vida, entre outras. Nosso itinerário reflexivo abre a porta do mundo das grandes religiões apresentando alguns de seus valores fundamentais; busca-se, nas raízes das religiões, seus pontos convergentes e as suas distinções sem separar religião, espiritualidade e mística. A seguir, delimitamos o nosso enfoque no âmbito da medicina ressaltando alguns documentos internacionais que valorizam a dimensão da espiritualidade na esfera dos cuidados de assistência à saúde e dos cuidados paliativos. Fazemos, também, referência à carta brasileira dos direitos dos usuários da saúde que reconhece o direito de ser cuidado espiritualmente. Concluímos que fundamentalmente a espiritualidade tem a ver com a busca transcendente de um sentido maior no aparente absurdo de passarmos por experiências de dor, sofrimento, perda, angústia e até mesmo do medo da morte.
PALAVRAS-CHAVE: Cuidados Paliativos. Espiritualidade. Cuidados de assistência à saúde - direitos.
This study focuses the importance of religious and spiritual values, as well as people faith in facing and relating with the great events of human life: birth, pain, suffering, and death, among others. Our reflective itinerary opens the door of the world of the great religions, presenting some of its fundamental values, among others. We seek in the roots of religions their convergence points and differences without separating religion, spirituality and mysticism. We restrict our approach in the field of the medicine by highlighting some world documents that put a great value in the dimension of spirituality for the settings of health assistance and of the palliative care. We also mention the Brazilian Letters of rights of Health Users, which recognizes the right to spiritual care. We conclude that in a fundamental way spirituality is related to the transcendent search for a major sense in the apparent absurdity of our experiences of pain, suffering, loss, anxiety and even fear of death.
KEYWORDS: Palliative care. Spirituality. Health care assistance - rights.
Este estudio enfoca la importancia de los valores religiosos y espirituales, así como la fe de las personas en lo enfrentamiento y en el relacionamiento con los grandes eventos de la vida humana: nacimiento, dolor, sufrimiento, y el más allá de la vida, entre otros. Nuestro itinerario reflexivo abre la puerta del mundo de las grandes religiones, presentando algunos de sus valores fundamentales, entre otros; buscase en las raíces de las religiones sus puntos de convergencia y sus distinciones sin separar religión, espiritualidad y mística. En seguida, delimitamos nuestro enfoque en el campo de la medicina resaltando algunos documentos internacionales que valoran la dimensión de la espiritualidad en el ámbito de los cuidados de asistencia a la salud y de los cuidados paliativos. Hacemos también referencia a la carta brasileña de los derechos de los usuarios de la salud, que reconoce el derecho de ser cuidados en términos espirituales. Llegamos a la conclusión de que, de manera fundamental, la espiritualidad se relaciona con la búsqueda transcendente de un sentido mayor en lo aparente absurdo de nuestras experiencias del dolor, sufrimiento, pérdida, angustia y hasta mismo del miedo a la muerte.
PALABRAS-LLAVE: Cuidados Paliativos. Espiritualidad. Cuidados de asistencia a la salud - derechos.
Ortotanásia: significado do morrer com dignidade na percepção dos enfermeiros do curso de especialização em Unidade de Terapia Intensiva
Orthotanasia: the meaning of dying with dignity in the perception of nurses in a specialization program in Intensive Therapy Unity
Autores:
Júlio César Batista Santana
Bianca Santana Dutra
Liliane Baldansi de Paula
Renato Henrique de Faria Freitas
Tereza Cristina de Oliveira Dias Martins
Isabella Celeste Moura
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Resumo:
O objetivo deste estudo foi compreender o significado do processo de morrer com dignidade na percepção dos enfermeiros do curso de especialização em Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na análise do conteúdo. Foi utilizada a entrevista não estruturada, contemplando a seguinte questão norteadora: Qual o significado para você do processo do morrer com dignidade? A coleta de dados foi realizada entre abril e julho do ano de 2009, no Instituto de Educação Continuada PUC Minas, Campi Sete Lagoas e no Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, com 10 alunos do Curso de Especialização lato sensu em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva. Como resultados, emergiram 4 (quatro) categorias: presença dos familiares na fase final da vida; suporte religioso: fonte de dignidade no processo do morrer; reflexões sobre o respeito à autonomia do paciente terminal; percepção do enfermeiro acerca da humanização e cuidados paliativos ao paciente sem possibilidade terapêutica. Concluiu-se que o enfermeiro considera importante a presença do familiar na fase final do processo de morrer, respeita a necessidade e muitas vezes viabiliza o apoio espiritual. Faz-se necessária a adoção de práticas no processo de morrer com dignidade, as quais aliviem a dor e o sofrimento por meio de cuidados paliativos.
PALAVRAS-CHAVE: Unidades de Terapia Intensiva. Enfermagem. Bioética - doente terminal.
This study aimed at understanding the meaning of the process of dying with dignity in the perception of nurses specializing in Intensive Therapy Unit. It is a qualitative inquiry based in content analysis. A non structured interview was used contemplating the following guiding question: What is for you the meaning of the process of dying with dignity? Data collection was carried out from April to July 2009, in the Institute of Continued Education PUC Minas Campus Sete Lagoas and Campos Praça da Liberdade, Belo Horizonte, with 10 students of the Lato Sensu Specialization Nursing Program in Intensive Therapy Unit. 4 (four) categories surfaced in the research: presence of relatives in the final phase of life, religious support: a source of dignity in the process of dying, Reflections on respect to the autonomy of a terminal patient, perception of nurses about humanization and palliative cares to patients without therapeutic possibilities. We concluded that nurses consider the presence of relatives important in the final phase of the process of dying, respect the necessity and very often promotes spiritual support. We consider necessary to emphasize the importance of adopting practices in the process of dying with dignity that relieve pain and suffering by means of palliative cares.
KEYWORDS: Intensive Therapy Unities. Nursing. Bioethics - terminal patient.
El objetivo de este estudio ha sido comprender el significado del proceso de morir con dignidad en la percepción de los enfermeros del curso de especialización en Unidad de Terapia Intensiva. Se trata de una investigación cualitativa, con inspiración en el análisis del contenido. Se utilizó la entrevista non estructurada considerando la siguiente cuestión orientadora: ¿Cuál es para vos el significado del proceso del morir con dignidad? La colecta de datos se hizo entre abril y julio del año de 2009, en el Instituto de Educación Continua PUC Minas, Campus Sete Lagoas y Campus Praça da Liberdade en Belo Horizonte con 10 alumnos del Curso de Especialización “lato sensu” en Enfermera en Unidad de Terapia Intensiva. Han emergido como resultados 4 (cuatro) categorías: presencia de los familiares en la fase final de la vida, suporte religioso: fuente de dignidad en el proceso del morir, reflexiones acerca del respeto a la autonomía del paciente terminal, percepción del enfermero acerca de la humanización y cuidados paliativos al paciente sin posibilidad terapéutica.
PALABRAS-LLAVE: Unidades de Terapia Intensiva. Enfermería. Bioética - paciente terminal.
Dilemas éticos enfrentados pela equipe de enfermagem no programa DST/HIV/AIDS
Ethical dilemmas faced by the nursing team in a STD/HIV/AIDS program
Autores:
Maria Tereza Soratto
Renata Córneo Zaccaron
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Resumo:
Estudo com abordagem qualitativa, descritiva, desenvolvido com 4 profissionais da equipe de enfermagem que atuam diretamente no Programa DST/HIV/AIDS. Teve como objetivo identificar os dilemas éticos enfrentados pela equipe de enfermagem atuante no Programa DST/HIV/AIDS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, após Assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As questões das entrevistas foram dirigidas no sentido de identificar os dilemas éticos vivenciados como profissional atuante do programa em relação aos pacientes, familiares e a própria equipe de saúde e sugestões para o enfrentamento desses problemas. A análise das informações foi realizada pelo processo de categorização dos discursos. Os principais dilemas éticos vivenciados pela equipe de enfermagem referente à temática é alicerçado no sigilo e no preconceito que a AIDS suscita. A AIDS ainda é um tema impactante para os próprios profissionais que atuam diretamente com o paciente, os familiares, a sociedade e a própria equipe. Sugere-se, a partir dos resultados da pesquisa, a capacitação da equipe frente à bioética e AIDS.
PALAVRAS-CHAVE: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Ética. Enfermagem.
Study with a qualitative, descriptive, approach developed with 4 professionals of the nursing team working in a STD/HIV/AIDS Program. The study aimed at identifying ethical dilemmas faced by the nursing team of a Program STD/HIV/AIDS. Data were obtained by means of a semi-structured interview, after the signing of a Free and Informed Consent Term. The questions of the interviews were directed to identifying ethical dilemmas professionals of the program face as regards patients, relatives and other professionals of the health team, as well as suggestions for solving these problems. Data analysis was done by means of discourse categorization. The main ethical dilemmas faced by the nursing team regarding the subject are due to the secretiveness and the prejudice that HIV/AIDS generates. HIV/AIDS is still a topic having a great impact even in professionals who work directly with patients, relatives, society as well as the health team as a whole. Results show the need of training the team as regards both bioethics and HIV/AIDS.
KEYWORDS: Acquired Immunodeficiency Syndrome. Ethics. Nursing.
Estudio con un abordaje cualitativo, descriptivo, desarrollado con 4 profesionales del equipo de enfermería que actúan en el Programa DST/VIH/SIDA. El estudio tuve por objetivo identificar los dilemas éticos enfrentados por el equipo de enfermería que actúa en el Programa DST/VIH/SIDA. La recolección de datos ha sido hecha por medio de una entrevista semiestructurada, después del Término de Consentimiento Libre y Esclarecido (TCLE). Las cuestiones de las entrevistas fueron dirigidas con la finalidad de identificar los dilemas éticos vividos en cuanto profesionales actuantes del programa frente a los pacientes, familiares y la propia equipa de salud, así como sugestiones para el enfrentamiento de eses problemas. El análisis de las informaciones ha sido realizado promedio el proceso de categorización de los discursos. Los principales dilemas éticos vividos por el equipa de enfermería referentes a la temática se basan en el sigilo y en lo prejuicio que la SIDA genera. La SIDA es todavía un tema de gran impacto para los propios profesionales que actúan directamente con el paciente, los familiares, la sociedad y el propio equipo. Se sugiere, a partir de los resultados de la investigación, la capacitación del equipo delante de la bioética y del SIDA.
PALABRAS-LLAVE: Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida. Ética. Enfermería.
Ética, alteridade e saúde: o cuidado como compaixão solidária
Ethics, alterity and health: care as supportive compassion
Autores:
Débora Vieira de Almeida
Nilo Ribeiro Júnior
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Resumo:
O objetivo é mostrar, a partir da filosofia da alteridade de Emmanuel Lévinas, que a categoria de cuidado refere-se à humanização do ser humano em função da relação com o outro. Este trabalho procurará evidenciar como o cuidado na saúde acontece em dois níveis: da proximidade e assimetria do face a face e da simetria e igualdade do caráter público. Dessa forma, o cuidado recupera a sua originalidade como compaixão solidária, a partir da ética do rosto.
PALAVRAS-CHAVE: Ética. Humanização da assistência. Justiça social.
Aiming at showing from the philosophy of alterity of Emmanuel Lévinas that the category of care refers to humanization of human beings from the relationship with others, this work will try to show how care in health happens in two levels: the one of proximity and asymmetry of face-to-face encounters and that of symmetry and equality of public contact. Thus, care retrieves its original sense of supportive compassion from the ethics of the face.
KEYWORDS: Ethics. Humanization of care. Social justice.
Con el objetivo de mostrar, desde la filosofía de la alteridad de Emmanuel Lévinas, que la categoría de cuidado se relaciona a la humanización del ser humano debido a la relación con el otro, este trabajo procurará evidenciar como el cuidado en la salud ocurre en dos niveles: el de la proximidad y el de la asimetría del frente a frente y el de la simetría y igualdad de carácter público. Así, el cuidado recobra su originalidad como compasión solidaria, desde la ética del rostro.
PALABRAS-LLAVE: Ética. Humanización de la asistencia. Justicia social.
Vida e obra de Camilo de Lellis: patrono dos doentes e modelo para os enfermeiros
Life and works of Camilo de Lellis: patron of patients and model for nursing
Autores:
Maria Rita de Cássia Fernandes
Léo Pessini
Ana Cristina de Sá
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Resumo:
Trata-se de um estudo descritivo e bibliográfico sobre a vida e obra de Camilo de Lellis, que evidencia, por meio de seus ideais e ensinamentos, a atenção por ele praticada com zelo e amor no cuidado para com os doentes, e a repercussão de seu legado, tornando-o patrono e modelo de atuação para os enfermeiros, bem como um dos notáveis precursores para a história da enfermagem. Descreve, como base para suas ações, a religiosidade, o carisma e a sua intuição. Sua contribuição para a enfermagem não se restringe à época em que viveu, evidenciada hoje, através, de suas de regras escritas, com palavras simples, porém com entusiasmo, sabedoria, caridade e de sua pura intuição, que retratam um verdadeiro código de assistência aos doentes.
PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem. Assistência ao paciente. Camilo de Lellis - espiritualidade.
This is a descriptive and bibliographic study about life and works of Camilo de Lellis, it shows by means of ideas and teaching the zeal and love in patient care, the repercussion of his legate, made him patron and model to nurses, as well as one of the noticeable precursors of nursing history. Describe as a base for his actions, the religiosity, the charisma and his institution. His contribution to nursing does not limit to his age, it appears today by his written rules with simple words, but with enthusiasm, wisdom, charity and pure intuition that reflects a true code for patient care.
KEYWORDS: Nursing. Patient care. Camilo de Lellis - spirituality.
Este es un estudio descriptivo y bibliográfico sobre la vida y obra de Camilo de Lellis, presenta por medio de sus ideales y enseñanzas, la atención practicada por él con celo y amor para con los enfermos, y la repercusión de su legado, transformándolo en patrono y modelo de actuación para con los enfermos, bien como uno de los notables precursores de la historia de la enfermería. Describe como base para sus acciones, la religiosidad, el carisma y su institución. Su contribución para la enfermería no se limita a su época, evidenciada hoy, por sus reglas escritas, con palabras simples, pero con entusiasmo, sabiduría y por su institución, que retratan un verdadero código de asistencia a los enfermos.
PALABRAS-LLAVE: Enfermería. Ayuda al paciente. Camilo de Lellis - espiritualidad.
O Trabalho: breve visão da concepção de castigo da antiguidade cristã, valor social afirmado na Encíclica Rerum Novarum no século XIX e despontar no século XXI como valor Bioético
Work: a brief analysis of Ancient Christianity conception of punishment, a social value emphasized in Rerum Novarum Encyclic at the end of the 20th Century and the dawn of the 21st Century as a Bioethical value
Autores:
Eliane Vieira
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Resumo:
O presente artigo condensa reflexões e comenta sinteticamente o fenômeno social e bioético presente no trabalho. O trabalho considerado no presente artigo é o afirmado como atividade essencial da pessoa para sua subsistência. O refletir do valor social e bioético do trabalho, de forma breve, parte do desvalor da tradição cristã até chegar ao momento contemporâneo, século XXI, quando o valor social e bioético do trabalho despontam de forma indubitável. O que se busca é traçar um delinear, ainda que conciso que estimule o leitor a refletir e aprofundar as afirmações neste artigo contidas. Chamar a atenção para o valor social e bioético do trabalho é ação que faz com que este valor seja cada vez mais concretizado.
PALAVRAS-CHAVE: Trabalho. Trabalho - valor social. Trabalho - valor bioético.
This article condenses reflections and comments the social and bioethical phenomenon condensed on work. Work considered in this paper is taken as an essential activity for people to survive. Our brief reflection on work’s social and bioethical value briefly, goes from the worthlessness of the Christian tradition to the contemporary world, the 21st Century, where work’s social and bioethical value no doubt emerge. What is sought is to draw an outline, as yet concise, which encourages the reader to reflect and deepen the statements contained in this article. Drawing attention to the social and bioethical value of work is an action that makes this value ever more actualized.
KEYWORDS: Work. Work - social value. Work - bioethical value.
Este artículo condensa reflexiones y sintetiza comentarios acerca del valor social y bioético del fenómeno presente en el trabajo. El trabajo considerado en este artículo se afirma como actividad esencial de la persona para su subsistencia. La reflexión acerca del valor social y bioético del trabajo, en pocas palabras, parte de la inutilidad de la tradición cristiana como para llegar al momento contemporáneo, el siglo XXI, donde el valor social y bioético del trabajo sin duda emerge. Lo que se busca es hacer un esquema, todavía conciso, que anime al lector a reflexionar y profundizar las declaraciones contenidas en este artículo. Llamar la atención al valor social y bioético del trabajo es una acción que hace que este valor se realice cada vez más.
PALABRAS-LLAVE: Trabajo. Trabajo - valor social. Trabajo - bioética.
Clinical Ethics
Ética Clínica / Bioética Clínica
Autores:
George J. Agich
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Resumo:
Bioética – e agora, o que fazer?
Bioethics: what are we to do now?
Autores:
William Saad Hossne (coordenador)
Rosa Maria Peres
Márcio Fabri dos Anjos
Maria Alice Dittert Toninato
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