Sobre o Curso

Nosso diferencial com relação a cursos concorrentes é ensinar a psicanálise produzida nos últimos 40 anos mais ou menos, depois de Lacan, morto em 1981. A psicanálise contemporânea deixou de ter vária orientações ou “linhas” divergentes, como freudiana, kleiniana, winnicottiana, lacaniana; ela passou a ser uma só, homogênea, e não regionalista, como acontecia na psicanálise antiga. É necessário o aluno conhecer esta psicanálise mais antiga, mas ela ocupa apenas cerca de 15% da carga horária total. A psicanálise contemporânea pôde alinhar-se com a neurociência que praticamente se desenvolveu a partir da década de 1990. Ela não tem mais as teorias abrangentes de antigamente que pretendiam, cada uma, abarcar todos fenômenos psicológicos relacionados ao afeto. Hoje ela é setorial, procura delimitar cada transtorno mental, por exemplo, borderline, personalidade narcisista, estresse pós traumático, depressões, síndrome do pânico, bulimia, e estudá-los cada um profundamente de forma empírica, sem ter que se amarrar a um esquema geral abstrato. Com isto, a psicanálise contemporânea abarca mais de 50 transtornos mentais, enquanto que até Lacan, eram apenas 9. Cerca de 80 % dos transtornos mentais descritos na classificação oficial do DSM (Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais) vieram da psicanálise contemporânea. A técnica psicoterapêutica, por sua vez, deixou de ter um esquema geral e passou a se adaptar às características próprias dos vários transtornos mentais. Uma disciplina do nosso curso é a psicossomática, que não existia na psicanálise antiga, que considera que todas as moléstias físicas podem ter um componente psicológico em seu desencadeamento e evolução, com o que a medicina atual está em pleno acordo.

Veja e compare com outros cursos:

  • Os conteúdos ensinados
  • As disciplinas da matriz curricular

A disciplina Técnicas Psicoterapêuticas é um componente curricular prático que ocorrerá a cada dois anos (previsão para primeira oferta em 2025) entre os meses agosto e dezembro, portanto no segundo ano do curso.

Professores podem propor que os alunos tragam casos de seu atendimento para ilustrar o conteúdo que está sendo ensinado, desta maneira o aluno acaba recebendo uma supervisão. A atividade de supervisão será intensificada na disciplina de Técnicas Psicoterapêuticas.
Para terminar o curso, o aluno deve ter atendido, ou estar atendendo, pelo menos um caso. E o curso se compromete a dar supervisão de pelo menos um caso de seu atendimento.
Os atendimentos podem ser presenciais ou online.
O Centro Universitário São Camilo pode indicar ao aluno pelo menos um paciente para terapia online gratuita.

  • On-line | Ao Vivo
  • Sábado das 8h30 às 16h30 (dois encontros mensais)
  • 24 meses
  • ATENÇÃO:
    A oferta atual deste curso será na modalidade síncrona, com aulas online ao vivo e mediadas por tecnologias, seguindo todas as regulamentações do MEC. Cursos com atividades em laboratório ou estágios contarão com a presencialidade respeitando as determinações governamentais e a disponibilidade nas unidades do Centro Universitário São Camilo.

    • Configuração mínima recomendada:
      o 10MB de internet
      o Navegador Chrome, Firefox ou Edge atualizados
      o Webcam (opcional)
      o Microfone e som
      o Headset (opcional)
      o E-mail institucional para acesso a plataforma
      o Instalação da plataforma Teams no celular ou computador/notebook (recomendado)


Coordenação

Wilson de Campos Vieira

COORDENAÇÃO TÉCNICA Graduação em filosofia…

Infraestrutura

Vídeos

 
 
 
 

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP