
Sobre o Curso
O principal objetivo da OUVIDORIA contemporânea é atuar de forma isenta e independente com caráter mediador, pedagógico e estratégico. É um “agente da realidade” na organização porque acolhe as manifestações (elogios, sugestões, reclamações e denúncias) dos cidadãos não solucionadas por outros canais de atendimento e de apoio ao cidadão na condição de consumidor/usuário/colaborador; analisa e atua na busca por soluções; identifica tendências e orienta a organização promovendo a melhoria contínua dos processos de trabalho e a busca por soluções efetivas, que reverbera na imagem reputacional.
O desafio das organizações em promover uma gestão que alinhe interesses à sustentabilidade e longevidade no cenário sócioeconômico brasileiro, encontra nas Ouvidorias uma ferramenta materializada em recomendações objetivas de ações e soluções de problemas.
Nesse contexto, o MBA – Gestão Estratégica em Ouvidoria Público e Privada fornecerá elementos prático-teóricos para as várias dimensões inerentes às suas funções. O desenvolvimento do curso partirá da premissa matricial das competências do Ouvidor previstas na CBO-1423-40 com destaque à comunicação, mediação, visão sistêmica, planejamento e construção de indicadores. Essa sinalização de uma unidade que fomenta a boa governança, entre outras razões, levou a unidade organizacional da Ouvidoria a se integrar ao eixo do controle interno em órgãos públicos, especialmente em alinhamento ao modelo da CGU – Controladoria Geral da União.
Para este curso, ressaltamos a inédita parceria entre duas instituições de destaque, o Centro Universitário São Camilo (SP) e a Associação Brasileira de Ouvidores. Esta colaboração ampliará as possibilidades de intercâmbio de conhecimento e experiências positivas entre docentes e discentes do curso.
O MBA Gestão Estratégica em Ouvidoria Pública e Privada está alinhado com o ESG, reforçando a posição estratégica das Ouvidorias como indicador de boa governança e fortalecimento social desde a primeira disciplina de Fundamentos, marcos legais e formatação da Ouvidoria.
Os pilares do ESG são transversais e estão presentes nas disciplinas de Competências do Ouvidor, Interface com a Promoção da Integridade; Liderança Humanizada; e Estratégicas e Ferramentas de Gestão.