Sobre o Curso
A ABO NACIONAL em parceria com a ABRAREC – Associação Brasileira da Relação Empresa Cliente estabeleceu o conceito de Ouvidoria, alcançando a dimensão pública e privada, qual seja “Ouvidoria é a instituição que representa os legítimos interesses dos cidadãos no ambiente em que atua na busca de soluções definitivas.” Clique aqui e confira o Manual de Boas Práticas Ouvidorias Brasil.
O principal objetivo da OUVIDORIA contemporânea é atuar de forma isenta e independente com caráter mediador, pedagógico e estratégico. É um “agente da realidade” na organização porque acolhe as manifestações (elogios, sugestões, reclamações e denúncias) dos cidadãos (ãs) não solucionadas por outros canais de atendimento e de apoio ao cidadão na condição de consumidor/usuário/colaborador; analisa e atua na busca por soluções; identifica tendências e orienta a organização promovendo a melhoria contínua dos processos de trabalho e a busca por soluções efetivas, que reverbera na imagem reputacional.
A ONU – Organização das Nações Unidas, em 16 de dezembro de 2020, em Assembleia Geral aprovou a Resolução A/75/186 , incentivando os países membros a criarem suas Ouvidorias, sinalizando medidas como a “realização de atividades de conscientização sobre seu papel e função, apoio às Ouvidorias como mecanismo de promoção e proteção aos direitos humanos em sentido amplo, boa governança e respeito pelo Estado de Direito”.
O MBA Gestão Estratégica em Ouvidoria Pública e Privada está alinhado com o ESG, reforçando a posição estratégica das Ouvidorias como indicador de boa governança e fortalecimento social desde a primeira disciplina de Fundamentos, marcos legais e formatação da Ouvidoria.
Os pilares do ESG são transversais e estão presentes nas disciplinas de Interface com a Promoção da Integridade; Liderança Humanizada; e Estratégicas e Ferramentas de Gestão.