Sobre o Curso

O envelhecimento da população é uma realidade em muitos países, incluindo o Brasil, onde a expectativa de vida tem aumentado gradualmente. Estima-se que até 2030, cerca de 22% da população brasileira terá mais de 60 anos, e a inversão da pirâmide populacional será uma característica marcante, com mais pessoas idosas do que jovens. Esse cenário traz consigo desafios e oportunidades para a sociedade em geral, bem como para os profissionais que atuam na área da saúde, do envelhecimento e bem-estar da pessoa idosa.

Por conta deste cenário a gerontologia é uma área em crescimento, e a complexidade do processo de envelhecimento exige profissionais especializados capazes de atuar de forma holística e multidisciplinar. Além disso, a diversidade é uma característica inerente à sociedade, e a velhice é heterogênea, abrangendo diferentes identidades, experiências e necessidades. Portanto, é fundamental formar profissionais preparados para promover o bem-estar, respeitando e valorizando a singularidade de cada indivíduo.

A gerontologia como área multidisciplinar, que estuda o envelhecimento em suas diversas dimensões, abrangendo aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais, amplia-se a necessidade de se considerar a diversidade presente entre as pessoas idosas, como gênero, etnia, orientação sexual, condição socioeconômica, entre outros aspectos.

Além disso, a Gerontologia pode contribuir para reduzir as desigualdades que frequentemente afetam as pessoas idosas, permitindo a criação de políticas públicas mais adequadas, programas de atendimento mais abrangentes e a promoção de uma sociedade que valoriza e respeita todas as fases da vida.

Nesse contexto, o lançamento de um programa de pós-graduação em Gerontologia na Contemporaneidade se justifica por fornecer uma formação especializada e abrangente para profissionais interessados em atuar na área do envelhecimento, capacitando-os para enfrentar os desafios do cenário atual e futuras demandas relacionadas ao envelhecimento populacional.

Em síntese, o lançamento de um programa com essa característica é justificado pela necessidade de formar profissionais capacitados para lidar com a diversidade no envelhecimento, promovendo uma abordagem mais inclusiva e holística para o cuidado e bem-estar das pessoas idosas, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais equitativa e enriquecedora para todas as gerações.

 

Inscreva-se.

  • On Line | Ao vivo
  • 12 meses
  • Data de início:
    08/03/2024

    ATENÇÃO:
    A oferta atual deste curso será na modalidade síncrona, com aulas online ao vivo e mediadas por tecnologias, seguindo todas as regulamentações do MEC. Cursos com atividades em laboratório ou estágios contarão com a presencialidade respeitando as determinações governamentais e a disponibilidade nas unidades do Centro Universitário São Camilo.

    Configuração mínima recomendada:
    • 10MB de internet
    • Navegador Chrome, Firefox ou Edge atualizados
    • Webcam (opcional)
    • Microfone e som
    • Headset (opcional)
    • E-mail institucional para acesso a plataforma
    • Instalação da plataforma Teams no celular ou computador/notebook (recomendado)


Coordenação

Gustavo Oliveira

Pós-Doutorando pela Universidade de Araraquara - (UNIARA/SP). Doutor…

Infraestrutura

Vídeos

 
 
 
 

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP