
Sobre o Curso
A participação do fisioterapeuta em unidades de terapia intensiva e principalmente no suporte à melhoria das condições respiratórias dos pacientes gravemente enfermos evoluiu muito nos últimos anos, principalmente junto aos hospitais, mas também em nível domiciliar.
Tal aspecto, implica em uma maior aprofundamento teórico-prático junto a terapia de suporte ventilatório, recurso coadjuvante na atenção de diferentes situações que envolvem o sistema respiratório.
Destaca-se que as situações de média e alta complexidade normalmente envolvem a atuação do fisioterapeuta em algum momento e/ou nível da atenção aos indivíduos.
Sendo o fisioterapeuta o profissional com melhor formação para atuar junto a esses pacientes, vem se mostrando no mercado uma busca cada vez maior na atenção destes indivíduos por estes profissionais.
O curso deverá ocorrer de maneira híbrida, presencial ou à distância ao vivo mediada por tecnologias via plataforma Teams, ou seja, durante o curso o aluno pode escolher vir ao campus ou assistir as aulas on-line.
Também se fez a opção por imersão presencial ao final do semestre para realização das aulas/atividades práticas, o que possibilita a participação de alunos de outras cidades/estados. Esta imersão ocorrerá ao final de cada módulo, de maneira presencial em período entre três e cinco dias, nos meses de julho e dezembro ou janeiro. Durante este período o aluno irá vivenciar junto aos laboratórios de práticas e centro de simulação, situações e treinamentos para criar aptidão na aplicação dos conhecimentos obtidos durante o curso. Esta imersão poderia ser oferecida de maneira opcional.
Ao final do curso, com o conhecimento assimilado, o aluno será capaz de proporcionar à população em foco atendimento seguro e eficaz e efetivo, visto a crescente realidade do mercado.