Sobre o Curso

A atenção à saúde vem sendo ajustada ano a ano, em virtude das inovações tecnológicas, mas principalmente pelas inovações em gestão. Com a elevação dos custos de internação, o sistema de atendimento domiciliar (HOME CARE) vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, sendo uma estratégia interessante para o sistema de saúde público e suplementar. Tal aspecto, incrementou a participação do fisioterapeuta no atendimento a esta população, todavia, exigindo deste profissional maior capacitação.

Alguns números mostram que o percentual de indivíduos fisicamente inativos é expressivo. Apesar do tempo, em 2008, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios mostrava 23,2% no estado de São Paulo e 19,9% no Brasil. Destes, 39,6% se auto avaliaram como ruim ou muito ruim no Brasil e em São Paulo 79,2% descreveram mesmas características. Em São Paulo, 23% descreveram algum grau de inatividade física (PNAD - https://datasus.saude.gov.br/informacoes-de-saude-tabnet/; PNAD – QUESTIONÁRIO SUPLEMENTAR).

Com a existência e crescimento do curso de Fisioterapia Hospitalar, foi observado a possibilidade de oferecer esta nova capacitação. O curso deverá ocorrer de maneira híbrida, presencial ou à distância ao vivo mediada por tecnologias via plataforma Teams, ou seja, durante o curso o aluno pode escolher vir ao campus ou assistir as aulas on-line.

Procurou-se também, ajustar a matriz curricular possibilitando uma nova formação, ou uma complementação aos alunos que já fizeram outros cursos, onde a realização de um semestre ofereceria um aperfeiçoamento. Também se fez a opção por imersão presencial ao final do semestre para realização das aulas/atividades práticas, o que possibilita a participação de alunos de outras cidades/estados. Esta imersão ocorrerá ao final de cada módulo, de maneira presencial em período entre três e cinco dias, nos meses de julho e dezembro ou janeiro. Durante este período o aluno irá vivenciar junto aos laboratórios de práticas e centro de simulação, situações e treinamentos para criar aptidão na aplicação dos conhecimentos obtidos durante o curso. Esta imersão poderia ser oferecida de maneira opcional.

Ao final do curso, com o conhecimento assimilado, o aluno será capaz de proporcionar à população em foco, atendimento seguro e eficaz e efetivo, visto a crescente realidade do mercado de atendimento domiciliar (home care).

Inscreva-se.

  • On-line | Ao Vivo
  • 2ª e 4ª feira, das 19h às 22h30 | 5ª e 6ª feira, das 19h às 22h30
  • 12 meses
    • Data de início: 15/03/2023

      IMERSÕES (Aulas Práticas):
      Serão presenciais e obrigatórias, dispostas ao final de cada semestre durante 3 dias corridos - 4ª, 5ª e 6ª feira.

    ATENÇÃO:
    A oferta atual deste curso será na modalidade síncrona, com aulas online ao vivo e mediadas por tecnologias, seguindo todas as regulamentações do MEC. Cursos com atividades em laboratório ou estágios contarão com a presencialidade respeitando as determinações governamentais e a disponibilidade nas unidades do Centro Universitário São Camilo.

    Configuração mínima recomendada:
    o 10MB de internet
    o Navegador Chrome, Firefox ou Edge atualizados
    o Webcam (opcional)
    o Microfone e som
    o Headset (opcional)
    o E-mail institucional para acesso a plataforma
    o Instalação da plataforma Teams no celular ou computador/notebook (recomendado)


Coordenação

Josy Davidson

Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Respiratória pela…

Infraestrutura

Vídeos

 
 
 
 

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP