
Sobre o Curso
A atenção à saúde vem sendo ajustada ano a ano, em virtude das inovações tecnológicas, mas principalmente pelas inovações em gestão. Com a elevação dos custos de internação, o sistema de atendimento domiciliar (HOME CARE) vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, sendo uma estratégia interessante para o sistema de saúde público e suplementar. Tal aspecto, incrementou a participação do fisioterapeuta no atendimento a esta população, todavia, exigindo deste profissional maior capacitação.
Alguns números mostram que o percentual de indivíduos fisicamente inativos é expressivo. Apesar do tempo, em 2008, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios mostrava 23,2% no estado de São Paulo e 19,9% no Brasil. Destes, 39,6% se auto avaliaram como ruim ou muito ruim no Brasil e em São Paulo 79,2% descreveram mesmas características. Em São Paulo, 23% descreveram algum grau de inatividade física (PNAD - https://datasus.saude.gov.br/informacoes-de-saude-tabnet/; PNAD – QUESTIONÁRIO SUPLEMENTAR).
Com a existência e crescimento do curso de Fisioterapia Hospitalar, foi observado a possibilidade de oferecer esta nova capacitação. O curso deverá ocorrer de maneira híbrida, presencial ou à distância ao vivo mediada por tecnologias via plataforma Teams, ou seja, durante o curso o aluno pode escolher vir ao campus ou assistir as aulas on-line.
Procurou-se também, ajustar a matriz curricular possibilitando uma nova formação, ou uma complementação aos alunos que já fizeram outros cursos, onde a realização de um semestre ofereceria um aperfeiçoamento. Também se fez a opção por imersão presencial ao final do semestre para realização das aulas/atividades práticas, o que possibilita a participação de alunos de outras cidades/estados. Esta imersão ocorrerá ao final de cada módulo, de maneira presencial em período entre três e cinco dias, nos meses de julho e dezembro ou janeiro. Durante este período o aluno irá vivenciar junto aos laboratórios de práticas e centro de simulação, situações e treinamentos para criar aptidão na aplicação dos conhecimentos obtidos durante o curso. Esta imersão poderia ser oferecida de maneira opcional.
Ao final do curso, com o conhecimento assimilado, o aluno será capaz de proporcionar à população em foco, atendimento seguro e eficaz e efetivo, visto a crescente realidade do mercado de atendimento domiciliar (home care).