Sobre o Curso
O mundo vem passando por transformações sociodemográficas nos últimos anos, estas são responsáveis pelo aumento da parcela de pessoas idosas em todo o mundo. No Brasil este fenômeno também é observado.
Assim o programa do curso foi estruturado para especializar profissionais em Gerontologia e Multidisciplinaridade para trabalho em diferentes tipos de serviços de atenção e cuidado ao idoso com uma visão crítica, ética, inovadora, e com ênfase na abordagem espiritual e prática e sistêmica, visando a qualidade de vida na velhice. Também há abordagem de oferecer atendimento humanizado aos idosos com enfoque em suas características biopsicossociais, assim como avaliar as condições biopsicossociais da pessoa idosa.
O profissional formado neste curso, poderá atuar em serviços de atenção ao idoso, posicionando-se diante dos grandes desafios das diante de transformações advindas do envelhecimento, com olhar ética, crítico, inovador e empreendedor, também poderá atuar em equipes multidisciplinares de atenção à saúde do idoso, identificando e aplicando instrumentos de avaliação, programas e políticas de atendimento nas diversas modalidades de saúde e assistência ao idoso.
O curso acompanha as diretrizes do MEC com relação à especialização em Gerontologia e suas abordagens na área de saúde, estão de acordo com a sociedades especialistas, associações de classes e conselhos regionais e federais dos profissionais egressos. O curso agrega atualizações na área da Gerontologia de acordo com as resoluções e normas dos conselhos regionais e federais.
Com complemento de formação, o Centro Universitário São Camilo, entende que as mudanças biopsicossociais inerentes ao envelhecimento necessitam de uma prática e entendimento qualificado, nesse contexto a proposta do curso de especialização em Gerontologia e Interdisciplinaridade tem uma abordagem global que leva a compreender o envelhecimento em todos os aspectos, priorizando o contexto de um desenvolvimento sustentável alinhado a isso o curso oferece disciplinas voltadas a capacitação em ESG. (Environmental, Social, Governance), que vem corroborar com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como a: demografia e representações socioculturais e perspectivas do envelhecimento e qualidade de vida, avaliação multidimensional da pessoa idosa, epidemiologia do envelhecimento, diversidade e vulnerabilidade na velhice, aspectos teóricos e práticos da educação e promoção da saúde no contexto da gerontologia, práticas interdisciplinares, e assim como tantos outros assuntos importantes para prepar o aluno para administrar, planejar e intervir no processo saúde-doença que visa qualidade de vida da pessoa idosa.
Objetivos Específicos:
- Capacitar profissionais para o exercício pleno de sua profissão dentro das normas e resoluções de suas entidades profissionais na Gerontologia nos setores de saúde, especialmente preparado para atuar em um mercado competitivo e inovador;
- Promover uma formação profissional fundamentada em base técnico-científica, considerando a dinâmica do ambiente socioeconômico na Gerontologia no Brasil e no Mundo.
- Instrumentalizar o discente para uma atuação crítico-reflexivo na assistência, gestão, ensino, pesquisa e prática multiprofissional em Gerontologia;
- Estimular a capacidade de autoaprendizagem, formando profissionais comprometidos com atualização constante de suas competências e habilidades;
- Oferecer ao aluno, uma orientação quanto ao desenvolvimento de projetos, a fim de que esteja apto a desenvolver trabalhos para aplicações em seu dia a dia profissional nas organizações de saúde que atua ou venha atuar.