
Sobre o Curso
A Psicologia Jurídica estuda o comportamento humano visando auxiliar o funcionamento do sistema legal. Em um contexto de ampliação dos direitos humanos, a psicologia jurídica torna-se de exímia importância. É cada vez mais necessário humanizar o individuo ao invés de apenas relacioná-lo a uma norma ou a uma estatística. Assim sendo, a psicologia jurídica converte-se em um instrumento de individualização da pessoa humana, ganhando destaque em diversos ramos do sistema jurídico, tais como: tribunais de justiça, ministério público, defensoria pública, penitenciárias, polícia, ONGs, entre outros.
Este curso fornecerá ao aluno o título de especialista, reconhecido pelo MEC. Vale ressaltar, também, que a Psicologia Jurídica é um ramo da Psicologia reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Psicologia.
O título de especialista normalmente conta pontos para os diversos concursos na área jurídica. Para muitos profissionais que já atuam na área, como os psicólogos e assistentes sociais do Tribunal de Justiça de São Paulo, o título também fornece um acréscimo no salário além, obviamente, de uma atualização científica na área.
Afora o título, este curso representa uma excelente oportunidade de conhecer mais profundamente uma excelente e interessante área do conhecimento e atuação profissional, junto a profissionais renomados da área.
OBJETIVOS DO CURSO:
• Instruir o aluno acerca das principais leis que regem a atuação profissional do psicólogo jurídico;
• Capacitar o aluno a compreender e diagnosticar as principais problemáticas afetivas (definição, causas e consequências) mais encontradas nos diversos campos da Psicologia Jurídica;
• Habilitar o aluno a, uma vez tendo identificado essas problemáticas afetivas, atuar no tripé diagnóstico, intervenção, prevenção.
• Qualificar o aluno a realizar laudos e documentos escritos nos diversos campos de atuação;
• Contribuir para o aperfeiçoamento técnico-científico, preparando o profissional a desenvolver pesquisas científicas;
• Aprimorar o raciocínio lógico e crítico, formando um profissional capaz de compreender o papel da justiça e da Psicologia Jurídica, promovendo à ética e a cidadania.