
Sobre o Curso
O curso Nutrição e Microbioma Intestinal nasce devido ao crescente avanço técnico-científico a respeito do microbioma intestinal e o seu papel sobre a saúde humana. Tendo em vista tal evolução científica, bem como a imprescindibilidade da nutrição, entendemos que é fundamental possibilitar o acesso às informações de maneira clara e objetiva, permitindo a aplicação prática pelo nutricionista. A temática é amplamente interessante e atual, pois apresenta interface com outros tópicos em saúde, necessitando de familiarização com aspectos básicos e avançados.
O curso é direcionado exclusivamente ao nutricionista, graduado em IES reconhecidas pelo MEC, por envolver prescrição dietética e atividades privativas desse profissional, conforme dispõem os Conselhos: Federal-CFN e Regional-CRN (CFN, 1991 Lei 8234; CFN, Resolução 600/2018).
O objetivo do curso é possibilitar a compreensão detalhada do microbioma intestinal e as suas interações com outras células, órgãos e tecidos. Este entendimento permitirá aplicar as intervenções alimentares e nutricionais mais assertivas e direcionadas - baseadas em evidências científicas - à redução do risco de doenças e à atenuação da progressão de condições pré-existentes. Portanto, considerando a amplitude do tema, discussões sobre a importância do microbioma intestinal e a sua interface com outros tópicos serão conduzidas, tais como:
- Os aspectos básicos sobre o microbioma intestinal, os fatores mais importantes para o seu estabelecimento, bem como os principais elementos capazes de influenciar a sua composição e atividade;
- As ciências ômicas, sua base e aplicação à saúde humana;
- A interação entre o microbioma intestinal, as células epiteliais intestinais, e o sistema imunológico na regulação do binômio saúde-doença;
- Os eixos microbiota-intestino-músculo, microbiota-intestino-cérebro, microbiota-intestino-pâncreas, microbiota-intestino-fígado, microbiota-intestino-tecido adiposo;
- O papel dos metabólitos derivados da microbiota intestinal;
- O efeito das intervenções alimentares e nutricionais sobre o microbioma intestinal;
- O efeito da suplementação prebiótica, probiótica, simbiótica e posbiótica sobre o microbioma intestinal.
Ao final do curso o profissional terá desenvolvido habilidades que permitirão compreender o avanço científico sobre nutrição e microbioma intestinal, bem como propor intervenções alimentares e nutricionais mais robustas para os mais diversos desfechos em saúde, perpassando pelo microbioma intestinal.
Os temas abordados no curso estão alinhados ao ESG (Ambiental, Social e Governança), tendo em vista a ampla preocupação com a sustentabilidade. Neste sentido, sobretudo fatores ambientais e sociais, impactam diretamente no microbioma intestinal humano, o que reforça a importância de discussões sobre essa relação. Especialmente nas disciplinas que abordam os efeitos das intervenções alimentares sobre o microbioma intestinal, diversos tópicos vão ao encontro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda/2030 da ONU. Assim, temos como propósito formar agentes de transformação, em busca de um mundo melhor, mais inclusivo e sustentável.