Sobre o Curso
A participação do fisioterapeuta em unidades de terapia intensiva e principalmente no suporte à melhoria das condições respiratórias dos pacientes gravemente enfermos evoluiu muito nos últimos anos.
Tal aspecto, implica em um maior conhecimento técnico-científico e prático sobre a complexidade dos cuidados a esses pacientes em relação a terapia de suporte ventilatório, recurso coadjuvante como novas modalidades ventilatórias, avaliação ultrassonográfica da musculatura respiratória, aspectos farmacológicos entre outros. Além disso, os discentes participantes desse curso terão a oportunidade de aprenderem sobre o manejo do transporte desses pacientes criticamente enfermos tanto por via terrestre quando aéreo.
Devido a importância do treinamento das habilidades para o manejo desses pacientes, o curso é PRESENCIAL, com a realização de práticas em todas as disciplinas, tanto em laboratório quanto em sala de aula e no Centro de Simulação Realística, trabalhando com cenários reais do cotidiano da vida dentro das unidades de terapia intensiva. Além disso, há a possiblidade de estágio hospitalar nas unidades de terapia intensiva aumentando a segurança, treinamento e experiencia dos discentes.
Ao final do curso, com o conhecimento assimilado e o treinamento realizado em laboratório e durante o estágio, esses fisioterapeutas estarão capacitados para desenvolverem suas funções dentro das unidades de terapia intensiva, pronto socorro e enfermarias, além da possibilidade de participar ativamente do transporte desses pacientes de maneira segura e eficaz.