Sobre o Curso
Nos últimos tempos, o termo ESG (do inglês, Environment, Social e Governance) tem ganhado grande visibilidade.
As questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais nas análises de risco e nas decisões de investimento.
Uma das questões relevantes para o ESG é a saúde e segurança no ambiente de trabalho. Estudos demonstram que as empresas que promovem e protegem a saúde, segurança e bem-estar dos seus trabalhadores estão entre as mais bem-sucedidas.
Além disso a preservação do meio ambiente está na pauta das principais empresas e instituições do Brasil e do mundo, como por exemplo economia circular, manejo adequado de dejetos, eficiência energética e redução de emissão de carbono.
Pensando na preparação do profissional para as tendências do atual e futuro do mercado de trabalho, o Curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho proporciona ao profissional conhecimentos técnicos, científicos, éticos e legais, para o desenvolvimento de habilidades de planejamento, programação, orientação e execução de atividades específicas de promoção, prevenção, manutenção, controle, reabilitação da saúde do trabalhador, gestão ambiental, sustentabilidade e noções de empreendedorismo na área de saúde ocupacional, alinhados aos 17 ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável).
Ao final do curso o aluno estará capacitado, atualizado e instrumentalizado para atuar Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) de empresas, e ambientes de saúde, bem como realizar auditoria e consultoria na área de enfermagem relacionada a saúde ocupacional.