Sobre o Curso

 

O Curso de Especialização em “Capelania Hospitalar: concepções e práticas da Pastoral dos Enfermos”, inserido em contexto multidisciplinar, cumpre um relevante papel diante dos problemas enfrentados por uma sociedade em acelerada mudança. A busca por ações que possam minimizar diferenças bem como melhorar a qualidade de vida, faz com que o curso, além de aprofundar as concepções sobre Saúde, Espiritualidade e Bioética, busque trabalhar práticas que auxiliem na construção da vida com qualidade.

Com o crescente processo de afastamento da vida espiritual, observamos que as expressões religiosas e espirituais exercem um papel estratégico que é importante compreender para quem atua no campo da saúde, especialmente na Capelania Hospitalar. É evidente que a busca intensa pelo "sagrado", pelo “divino” tem uma razão de ser para o humano, esse processo deve ser compreendido pelos profissionais que buscam uma abordagem humanística em seu exercício no campo da saúde. Daí emerge também a relevância deste curso, que busca compreender de que forma as práticas espirituais contribuem nos processos de cura e na constituição de sentido para a vida, tanto individual, como familiar e social.

A saúde é um dos maiores clamores da sociedade brasileira, e nessa realidade, um dos maiores desafios do ser humano é confrontar-se e conviver com situações caóticas geradas pelas doenças. Por isso, a busca pela cura é algo central em diversas culturas, sendo a relação doença/cura um balizador importante tanto para as pessoas, como para a religiões e as instituições de saúde.

Considerando essa dinâmica, o curso de Capelania Hospitalar leva em conta o papel relevante da Espiritualidade no processo de resgate da saúde, pois contribui para ampliar os questionamentos em relação ao sentido da existência e da vida, bem como da sua finitude e transcendência. Daí, o curso auxiliará os profissionais da Pastoral dos Enfermos para que, respaldados pela pesquisa e reflexão a partir da interdisciplinaridade, atuem com mais proficiência na sua prestação de serviços.

  • Pompeia
  • Uma sexta das 13h30 às 20h30 e um sábado 8h30 às 15h30/por mês
  • 18 meses
  • Nos meses de dezembro de 2019 e, janeiro e julho de 2020 os encontros serão de 3 dias, das 8h30 às 19h

    Início:
    20/09/19 - início previsto


Coordenação

Antonio Boeing

Licenciado em Filosofia; bacharel em Teologia; mestre em Teologia Dogmática;…

Infraestrutura

Vídeos

Tenho
interesse!

Entre em contato

0300 017 8585
Campus Ipiranga
Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia
R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP