Edição v.4, n.1
REVISTA BIOETHIKOS
JANEIRO / MARÇO DE 2010
Bioética: ponte para a sociedade e ponte para a cidadania O diálogo entre comunidade científica e sociedade não só é indispensável, para ambas as partes, como deve ser sempre estimulado e incrementado. “As relações entre ciência e sociedade são dinâmicas, de modo que acontecimentos sociais acarretam transformações na ciência, assim como as produções da ciência provocam transformações na sociedade”1. Fatores, motivos e interesses podem impedir, falsear, e/ou deturpar o diálogo. A história nos ensina que toda vez que esse diálogo não ocorre, ou é deturpado, as repercussões, também para ambas as partes, podem ser desastrosas. Como consequência, podem surgir reações exageradas, insustentáveis e até mesmo improcedentes que, em círculo vicioso, podem dificultar, ainda mais, um diálogo já imperfeito, incompleto ou sufocado. Podem surgir da sociedade, como reação, movimentos “anticiência”, obscurantistas, causando graves danos à própria sociedade e à ciência. Por sua vez, a comunidade científica também não está imune a algum tipo de reação desmedida a ponto até mesmo de se isolar; as consequências são altamente prejudiciais a ambas as partes. Tal tipo de reação pode se transformar em instrumento de “ideologização”. O diálogo assume, assim, importância capital em todos os momentos, sobretudo diante das grandes mudanças sociais e científicas. Do ponto de vista ético, é fundamental o interesse de ambas as partes no estabelecimento do diálogo aberto, franco e constante, a fim de se evitar situações indesejáveis resultantes do não-diálogo. Ideal também é que a interrelação comunidade-sociedade se concretize para além do diálogo, para a criação de oportunidades de ações conjuntas. Diálogo e participação – Utopia? Até recentemente, poderia ser, se não utopia, uma possibilidade remota. Hoje, esse fenômeno acontece com maior grau de consciência e profundidade graças, às contribuições da Bioética. A Bioética, nascida há 40 anos, surgiu como um neologismo, sim, mas um neologismo carregado de específicos significados, tendo em vista a natureza da construção de seu corpo conceitual e doutrinário. Atrelado ao conteúdo epistêmico, a Bioética contempla, em seu processo construtivo, a intensa interrelação entre diálogo e participação. Diálogo dentro da própria comunidade científica, assim como dessa para com os diversos segmentos da sociedade. Dado seu caráter plural e transdisciplinar, envolvendo todos os cidadãos, o exercício bioético autêntico pressupõe, como condição sine qua non, a predisposição ao agir comunicativo e ao diálogo refletido, com implicação não só em informação e esclarecimento, mas, sobretudo, em participação, deliberação e até decisão. Pela sua própria natureza, a Bioética está envolvida com todos os cidadãos, assim como com as diversas áreas do saber e segmentos da sociedade. Potter, ao criar o neologismo “Bioética”, acrescentou a expressão “Ponte para o futuro”. Tão importante quanto é acrescentar hoje, passados 40 anos: Bioética Ponte para a Sociedade e daí Ponte para a Cidadania. Cidadania, porque, por meio da Bioética, é possível caminhar em direção ao amadurecimento dessa cidadania com base em reflexões e juízo crítico de valores. Cabe a todos nós manter o fluxo (multidirecional) livre nessas pontes, assumindo, de fato, a Bioética como Ponte para a Sociedade e para a Cidadania. Que belas pontes! E sólidas. Nesta oportunidade, destacamos que, com a experiência advinda do Programa de Mestrado, o Centro Universitário São Camilo instalou, neste mês de março, o Programa de Doutorado em Bioética, marco importante para a instituição, que há tempos se dedica à causa bioética e, sobretudo para a área da Bioética. Estão definidas três linhas de pesquisa: “Bioética – teoria e história”, “Bioética – pesquisa e experimentação em seres vivos” e “Bioética Clínica”, além de projetos isolados em “Bioética e Meio Ambiente”. A Bioética mobiliza a nossa capacidade de juízo de valores e, a partir dessa capacidade, permite-nos aprender o cultivo da humildade, o não-preconceito, a superar a ignorância e o obscurantismo, que, facilmente, se transformam em dogmas petrificados sem muita aderência à vida. Ressaltamos, também, que, a partir desta edição, a Revista Bioethikos altera sua periodicidade para a trimestralidade, evidenciando sua vitalidade e sua intencionalidade no desenvolvimento de novos estudos e pesquisas. E, por fim, manifestamos nossos agradecimentos aos pesquisadores colaboradores desta edição.
Bioethics: a bridge to society and a bridge to citizenship The dialog between the scientific community and the society is not only essential for both but it also must be al-ways stimulated and developed. “The relationships between science and society are dynamical in a way that social events cause transformations in science and science products cause transformations in society”¹. There are factors, reasons and/or interests that may prevent, falsify and/or distort this dialogue. History teaches that whenever this dialogue does not happen or is distorted the consequences for science and society may be disas-trous. Therefore, there may appear exaggerated, untenable and unfounded reactions which, in a vicious circle, can make an already imperfect, incomplete or choked dialog even more difficult. There may appear in society as a reaction “anti-science”, reactionary movements having serious consequences that damage to both society and science. In addition, the scientific community also is not immune to such types of disproportioned and non-rational reactions that may isolate it; the consequences are very harmful for both society and the scientific community. This type of reaction may be turned into an instrument of “ideologization”. The dialog is thus crucially relevant at all moments, mainly during great social and scientific transformations. From an ethical point of view it is vital for both parts that a constant, open and frank dialogue exist in order to avoid undesirable situations caused by the non-dialogue. It is also ideal that the interrelationship scientific community-society goes beyond dialog to the creation of opportunities of joint operations. Is dialogue and participation a Utopia? Until recently, it could be, if not a utopia, at least a remote possibility. To-day this phenomenon happens with a greater degree of consciousness and depth thanks to the contributions of Bio-ethics. Bioethics, created 40 years ago, certainly appeared as a neologism! But it was a neologism full of specific mean-ings considering the construction of its conceptual and doctrinal body. Together with its epistemic content, Bioethics promotes, in its process of construction, an intense interrelationship between dialogue and participation – a dialogue within the scientific community and a dialogue between the community and the diverse social segments. Given its plural and transdisciplinary character, including all citizens, an authentic exercise of Bioethics has as sine qua non conditions a tendency to communicative action and a careful dialogue, dialogue that implies not only information and clarification but overall participation, deliberation and even decision. Bioethics includes by definition all citizens and all areas of knowledge and the diverse segments of society. When he created the neologism “Bioethics”, Potter added to it the term “a bridge to the future”. It is equally impor-tant to add today, after 40 years: Bioethics, a bridge to society. Bioethics, a bridge to citizenship. It is a bridge to citi-zenship because by means of Bioethics one may come near the maturation of citizenship based on reflection and analysis about values. We all have the obligation to maintain free the (multidirectional) flow of these bridges, never obstructing them and really accepting the fact that bioethics is a bridge to society and a bridge to citizenship. Beautiful bridges! And solid ones. We profit from this opportunity to point out that on the basis of the experience of the Master Program, the University Center São Camilo inaugurated in March 2010 the Doctorate Program in Bioethics, an important landmark for the institution that dedicates to the Bioethics cause for a long time now, over all to the Bioethics field. Three research lines are defined: “Bioethics - theory and history”, “Bioethics - research and experiments in living beings” and “Clinical Bioethics”, in addition to independent projects in “Bioethics and the Environment”. Bioethics mobilizes our capacity of judging values and, from this capacity, it allows us to learn how to cultivate humbleness, non-prejudice, to surpass ignorance and obscurantism, which easily become petrified dogmas with no relation to life. We also point out that from this issue Bioethikos journal will be a quarterly, something that confirms its vitality and its leading role as a promoter of the development of new studies and research. We also want to express our gratefulness to researchers collaborating to this edition.
Historicidade da ciência e da ética
Historicity of science and ethics
Autores:
Olinto Antonio Pegoraro
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Resumo:
Este artigo se insere no contexto de tempos de profundos questionamentos, sobretudo os que envolvem especialmente ciência, filosofia, teologia, ética, bioética e psicologia. O século XXI herdou do anterior muitas incertezas. Longe de ser uma herança maldita, é herança bem-vinda, porque começamos o novo milênio com a certeza de que não há certezas definitivas pela frente. O século passado libertou a ciência, a filosofia e a teologia dos dogmatismos e das doutrinas prontas desde séculos passados. Neste contexto, move-se este texto. O propósito é pensar a temporalidade como fundamento do pensamento crítico em filosofia, ciência, ética e religiões entre outros saberes. O que sabemos, em qualquer área, é relativo a uma época: é sempre, portanto, um saber provisório, em transição para uma formulação mais abrangente, convincente e explicativa. Assim são todas as especulações humanas no tempo. Na definição de Berthold Brecht, “a atividade científica consiste em demonstrar o caráter não-científico dos atuais enunciados científicos”. Esta é a ótica do presente artigo: a temporalidade e historicidade do saber humano. Enfim, soluções existem, mas são provisórias.
PALAVRAS-CHAVE: Ciência - história. Filosofia - temporalidade. Ética.
This article is part of a context of deep questions, over all the ones that include specifically science, philosophy, theology, ethics, bioethics and psychology. The XXI century inherited many uncertainties from the previous one. Far from being a cursed inheritance, it is a welcome inheritance because we start the new millennium with the certainty that there are no definitive cer-tainties. The last century freed science, philosophy and theology from dogmatisms and ready doctrines coming from past centuries. This text aims to think about temporality as the ground of critical thought about philosophy, science, ethics and religions, among others. What we know in any area is time bound: it is always, therefore, a provisory knowledge, in transition to a more comprehensive, convincing and productive conception. Thus are all human speculations inside time. In Berthold Brecht’s definition, “scientific activity consists in demonstrating the non-scientific character of current scientific statements”. This is the perspective of the present article: human knowledge’s temporality and historicity. In sum, there are solutions , but they are all provisory.
KEYWORDS: Science - history. Philosophy - temporality. Ethics.
Este artículo es parte de un contexto de preguntas profundas, sobre todas las que incluyen específicamente la ciencia, la filosofía, la teología, la ética, la bioética y la psicología. El siglo veintiuno heredó muchas incertidumbres del anterior. Lejos de ser una herencia maldecida, es una herencia agradable porque comenzamos el nuevo milenio con la certeza de que no hay certezas definitivas. El siglo pasado liberó la ciencia, la filosofía y la teología de los dogmatismos y de las doctrinas listas que venían de los últimos siglos. Este texto intenta pensar la temporalidad como la base del pensamiento crítico sobre la filosofía, la ciencia, la ética y las religiones, entre otros. Lo que sabemos en cualquier área es limitado por el tiempo: es siempre, por lo tanto, un conocimiento provisorio, en transición a un concepto más amplio, más convincente y más productivo. Así, están todas las especulaciones humanas dentro del tiempo. En la definición de Berthold Brecht, la “actividad científica consiste en la demostración del carácter no-científico de las actuales declaraciones científicas”. Ésta es la perspectiva de este artículo: la temporalidad y la historicidad del conocimiento humano. En suma, hay soluciones, pero son todas provisorias.
PALABRAS LLAVE: Ciencia - historia. Filosofía - temporalidad. Ética.
Avanços da tecnociência e a pessoa humana
Techno-scientific achievements and the human person
Autores:
Eliane Elisa de Souza e Azevedo
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Resumo:
O presente artigo estimula reflexões bioéticas sobre diversos tipos de avanços tecnocientíficos vivenciados pela humanidade, destacando a invenção das máquinas, as biotecnologias, as terapias gênica e celular e os implantes cerebrais. Relembra que todos os avanços da modernidade preenchem expectativas do ser humano que, confiando na ciência e em suas tecnologias, delas deseja benefícios. Reflexões morais e críticas sobre a perda do limite ético em situações específicas não devem ser confundidas com pensamentos retrógrados ou anticientíficos. O poder da ciência e suas tecnologias não podem ser superiores à liberdade humana de pensar e elaborar analises éticas pertinentes a cada nova descoberta e suas aplicações em humanos. Os avanços da ciência e suas tecnologias são desejados por todos nós, sem o pesadelo das aplicações que atingem as liberdades individuais.
PALAVRAS-CHAVE: Tecnociência. Ética. Pessoa humana.
The present paper calls for bioethics reflections on various scientific and technological advancements experienced by humanity, recalling the invention of machines, biotechnologies, gene and cell therapies, and brain implants. It points that all modern advances fulfill humanity expectations on the trust that some benefic will come for the people. Critics to the lost of ethics limits on specific cases of scientific ant technological advancements should not be confused with retrograde ideas or anti-scientificism. The power of science and its technologies should ever be greater than people’s liberty for thinking and developing critical analysis of each new advance applicable to human. The scientific and technological advances are desired dreams by all of us, without the nightmares of its harm to our individual liberties.
KEYWORDS: Techno-scientific. Ethics. Human person.
Este articulo requiere reflexiones bioéticas acerca de varios avances científicos y tecnológicos experimentados por la humanidad, recordando la invención de máquinas, las biotecnologías, las terapias genéticas y celulares, y los implantes de cerebro. Señala que todos los avances modernos satisfacen las expectativas de la humanidad basadas en la creencia que algunas ventajas resultarán para la gente. Las reflexiones críticas acerca de la perdida de límites éticos en casos específicos de avances científicos y tecnológicos no se deben confundir con ideas retrógradas o anticientíficas. El poder de la ciencia y sus tecnologías nunca deben ser mayores que el pensamiento libre de las personas y el desarrollo de análisis críticos acerca de cada nuevo avance y su uso en el ser humano. Los avances científicos y tecnológicos son sueños que todos tienen, sin las pesadillas de su dañar nuestras libertades individuales.
PALABRAS LLAVE: Tecnociencia. Ética. Persona humana.
Sobre las incertezas metafísicas y religiosas
On metaphysical and religious uncertainties
Autores:
Diego Gracia
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Resumo:
¿Cómo construir la ética en un mundo secularizado y posmetafísico? La secularización de la vida de los últimos cincuenta años ha hecho que el recurso clásico de fundamentar la ética en la religión, haya perdido buena parte de su antigua vigencia. Por secularización se entiende la emancipación de los saberes no directamente religiosos de la tutela de la religión o de la teología. En ética este proceso es muy reciente y se halla aún en proceso. ¿Qué papel puede y debe desempeñar la religión, si es que tiene alguno, en una ética secular? Por otra parte, la filosofía del siglo XX ha sido calificada múltiples veces como “posmetafí-sica”. La metafísica clásica había sido el otro gran soporte utilizado por la filosofía para fundamentar la ética. ¿Cómo hacer ética en una época posmetafísica? Ambas cuestiones pueden analizarse conjuntamente, porque teología y metafísica han caminado unidas en lo que Heidegger llamó “ontoteología”. La cuestión actual es cómo hacer ética una vez que la ontoteología ha dejado de tener vigencia. Es el tema del presente estudio.
PALABRAS LLAVE: Bioética. Metafísica. Teología.
How to construct ethics in a secularized and post-metaphysical world? Life’s secularization in the last fifty years has made the classic resource to base ethics on religion to lose almost all its old legitimacy. By secularization we describe emancipation of knowledge not directly religious from the dominance of religion or theology. In the field of ethics this process is very recent and is still in progress. What role can and must religion have, if any, in a secular ethics? On the other hand, twentieth-century phi-losophy has been described many times as “post-metaphysical”. Classic metaphysics was the other important support used by philosophy to base ethics. How to practice ethics at a post-metaphysical time? Both questions can be analyzed jointly because theology and metaphysics were once united in that which Heidegger called “ontotheology”. The present question is how to practice ethics after ontotheology has stopped being useful. That is the subject of the present study.
KEYWORDS: Bioethics. Metaphysics. Theology.
Como construir a ética em um mundo secularizado e pós-metafísico? A secularização da vida nos últimos cinquenta anos fez o recurso clássico de basear a ética na religião perder quase toda sua antiga validade. Por secularização descrevemos a emancipação do conhecimento não diretamente religioso do domínio da religião ou da teologia. No campo da ética esse processo é muito recente e ainda está em andamento. Que papel pode e deve a religião ter, eventualmente, nas éticas temporais? De um lado, a filosofia de do século XX foi descrita muitas vezes como “pós-metafísica”. A metafísica clássica era a outra sustentação importante usada pela filosofia para fundamentar a ética. Como praticar a ética em tempos pós-metafísicos? Ambas as perguntas podem ser analisadas em comum porque a teologia e a metafísica estiveram unidas naquilo que Heidegger chamou de “ontoteologia”. A questão atual é como praticar a ética depois que a ontoteologia deixou de ser útil. É esse o tópico deste estudo.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética. Metafísica. Teologia.
A importância da educação prática para a formação do caráter moral em Kant
The importance of practical education for the building a moral character according to Kant
Autores:
Vinícius Elias Foderario
Lourenço Zancanaro
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Resumo:
O presente texto examina a relevância da educação prática para formação do caráter moral em Kant. Na primeira parte, é apresentada, por meio de uma reconstrução analítica, a filosofia moral kantiana, ainda que apenas em aspectos gerais, a partir da obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Na segunda parte, ao apresentar a educação prática em Kant, busca-se demonstrar a importância do processo educacional para formação do caráter moral do ser humano, tal como desenvolvido em Sobre a Pedagogia, e como a educação está vinculada à moral kantiana. Propõe-se, assim, a partir da leitura dos textos kan-tianos, um caminho por meio da educação, pelo qual seja possível superar a atual crise de valores socialmente aceitos.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Moral. Caráter.
This text examines the relevance the practical education for building moral character according to Kant. In the first part, the Kantian moral philosophy is presented through an analytical, although general, reconstruction from the work Groundwork for the Metaphysics of Morals. In the second part, while presenting practical education according to Kant, we try to demonstrate the importance the educational process has for building moral character in humans, as developed in On Pedagogy, and also how education links to Kantian moral. We thus propose from the reading of Kantian texts a way passing through education for making possible to surpass the current crisis of socially accepted values.
KEYWORDS: Education. Moral. Character.
Este texto examina la importancia de la educación práctica para la construcción del carácter moral según Kant. En la primera parte, se presenta la filosofía moral kantiana con una reconstrucción analítica, aunque general, de la obra Fundamentacion de la metafisica de las costumbres. En la segunda parte, mientras presentamos la educación práctica según Kant, intentamos demostrar la importancia que el proceso educativo tiene para la construcción del carácter moral de los seres humanos, según lo desarrolla la obra de Kant acerca de la Pedagogía y también cómo la educación se vincula a la moral kantiana. Proponemos así, a partir de una lectura de textos kantianos una manera que pasa por la educación para hacer posible sobrepasar la crisis actual de valores social aceptados.
PALABRAS LLAVE: Educación. Moral. Carácter.
Invasão da privacidade em pacientes de UTI: percepções de profissionais
Privacy invasion of ITU patients: perceptions of professionals
Autores:
Luiz Antonio Bettinelli
Dalva Maria Pomatti
Jordana Brock
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Resumo:
Estudo com abordagem qualitativa, descritiva, desenvolvido com 22 profissionais da saúde que atuam no intensivismo em duas unidades de hospitais de Passo Fundo, RS. Teve como objetivo analisar as questões éticas relativas à invasão da priva-cidade e à exposição corporal dos pacientes nas UTIs. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semiestruturada, entre março e maio de 2007. O projeto teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UPF. A análise temática possibilitou construir as categorias: o contrato do cuidado; o descuidado com a privacidade na sedação ou no coma; o constrangimento do paciente diante do desconhecido; e o comportamento dos profissionais perante a exposição corporal do paciente. O estudo estimula que seja repensada a conduta ética do profissional, zelando pela privacidade e proteção da exposição corporal dos pacientes no ambiente de UTI.
PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem. Direitos do paciente. Unidade de Terapia Intensiva.
Qualitative and descriptive study having as subjects 22 health professionals who work in hospital intensive care units of Passo Fundo, RS aiming at analyzing ethical questions related to privacy invasion and body exposition of Intensive Therapy Units patients. Data were collected by means of a semi-structured interview from March to May 2007. The project had approval of UPF Ethics in Research Committee. Thematic analysis enabled us to construct the categories care contract; negligence regarding privacy in sedation or coma; patient fear before the unkonw and professionals’ behavior before patients body exposition of the . The study suggests to rethink the ethical behavior of professionals so as to protect privacy and body exposition of patients in the ICU setting.
KEYWORDS: Nursing. Patient rights. Intensive Therapy Unit.
Estudio cualitativo y descriptivo que tubo como sujetos 22 profesionales de salud que trabajan en Unidades de Cuidados Intensivos de un hospital de Passo Fundo, RS. Tiene como meta analizar cuestiones éticas relacionadas a la invasión de privacidad y la exposición del cuerpo de pacientes de unidades de terapia intensiva. Los datos fueron recogidos por medio de una entrevista semiestructurada de marzo a mayo de 2007. El proyecto tubo aprobación de en comité de ética en investigación de UPF. El análisis temático nos permitió construir las categorías contrato de cuidados, negligencia respecto la privacidad en la sedación o la coma; miedo del paciente frente al desconocido y comportamiento de los profesionales frente a la exposición del cuerpo de los pacientes. El estudio sugiere repensar el comportamiento ético de los profesionales como para proteger la privacidad y la exposición del cuerpo de pacientes en ambientes de terapia intensiva.
PALABRAS LLAVE: Enfermería. Derechos del paciente. Unidad de Terapia Intensiva.
Controvérsia Ética: os organismos geneticamente modificados são uma alternativa à crise de alimentos?
Ethical Controversy: are genetically modified organisms (GMO) an alternative for the food crisis?
Autores:
Christian Byk
Joël Guillemain
Leila Oda
Yvon Le Maho
Paulo Y. Kageyama
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Resumo:
Os avanços da biotecnologia, no século XX, associados à genética e à engenharia genética, propiciaram o surgimento, na década de 90, de uma nova revolução, promovendo mudanças significativas na agricultura mundial. A produção de organismos geneticamente modificados (OGM) aponta para o aumento da produ-tividade, para a maior resistência às doenças e às pragas, reduzindo o tempo necessário para se produzir e distribuir novos cultivares de plantas. Por outro lado, o mundo ainda se depara, hoje, com uma grande crise de alimentos, que tende a piorar frente à crise econômica atual. Tal déficit de alimentos não se registra apenas sob o aspecto da quantidade ou sob o aspecto do aumento de seu custo em geral, mas, também, sob a questão de sua qualidade. Com o objetivo de discutir se alimentos geneticamente modificados poderiam ser uma alternativa para a crise mundial de alimentos, seus benefícios e riscos, o Centro Univer-sitário São Camilo, com o apoio da International Association of Law, Ethics and Science, L’Annee de la France au Brésil e da UNESCO – French National Commission, promoveu, em agosto de 2009, um amplo debate aberto ao público, durante o qual pesquisadores brasileiros e franceses colocaram seus argumentos prós e contras à utilização dos Organismos Geneticamente Modificados.
Ethical Controversy: are genetically modified organisms (GMO) an alternative for the food crisis?
Análise das dificuldades no processo de doação de órgãos: uma revisão integrativa da literatura
Analysis of the difficulties in the process of organ donation: an integrative bibliographical survey
Autores:
Ana Lúcia De Mattia
Adelaide De Mattia Rocha
João Paulo Aché de Freitas Filho
Maria Helena Barbosa
Michelle Barros Rodrigues
Mithla Gonçalves de Oliveira
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Resumo:
Este é um estudo descritivo de revisão integrativa da literatura com o objetivo de caracterizar os artigos científicos, publicados no Brasil no período de 2000 a 2007, que fazem referência às dificuldades no processo de doação de órgãos. Os transplantes foram regulamentados em 1997, pela Lei n. 9.434/1997; Decreto n. 2.268, que sofreu alterações em 2001 pela Lei n. 10.211, onde foi introduzido o Registro Nacional de Doadores (RND). A seguir, o decreto n. 2.268/1997 regulamentou a Lei 9.434 e criou-se o Sistema Nacional de Transplante (SNT), responsável pela infraestrutura das notificações de pacientes com morte encefálica, captação e distribuição de órgãos e tecidos. Utilizou-se como base de dados: LILACS e SciELO, com os unitermos “Enfermagem” e “Transplante de Órgãos”, segundo DeCS/Bireme. Na busca, foram encontrados 20 artigos científicos, na língua portuguesa. A análise dos artigos demonstrou que as maiores frequências das publicações foram no ano de 2007, no estado de São Paulo, elaborados pelo profissional médico, seguidos do profissional enfermeiro. Quanto ao método de análise dos dados utilizados, destaca-se o método quantitativo associado com o qualitativo, com 9 (45,0%) publicações. Quanto aos problemas identificados no processo de doação de órgãos, 8 (40,0%) apontaram o desconhecimento da população, dos profissionais médicos e enfermeiros e dos acadêmicos, tanto de enfermagem como de medicina, sobre a doação de órgãos no Brasil. Ficou caracterizado que o desconhecimento vai desde a Legislação da doação de órgãos até o manuseio dos órgãos e tecidos para o transplante. Concluiu-se que sejam tomadas medidas de educação contínua entre esses profissionais, iniciando durante o período acadêmico, conscientizando a importância dos profissionais no processo de doação, com o objetivo de reduzir o tempo nas filas de espera por um transplante de órgão no Brasil.
PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem. Doação de órgãos. Doação de órgãos - legislação.
This is a descriptive study based on an integrative bibliographical survey aiming at characterizing scientific articles published in Brazil from 2000 to 2007 that make reference to difficulties in the organ donation process. Transplants were an object of regulations in 1997 by Act 9.434/1997 and Decree 2,268, modified in 2001 by Act 10.211, which created the National Register of Organ Donors (RND). Latter, Decree 2.268/1997 regulated Act 9.434 and created the National System of Transplants (SNT), responsible for the infrastructure of notifications of patients with encephalic death, and for collecting and distributing organs and tissues. We searched databases LILACS and SciELO with keywords Nursing and Organs Transplants, according to DeCS/Bireme. 20 articles were found in the Portuguese language. The analysis of articles demonstrated that publications were more frequent in the year 2007, in State of São Paulo, written mainly by doctors and nurses. Regarding data analysis we used a quantitative method associated to a qualitative one, with 9 (45.0%) publications. The problems identified in the organ donation process by 8 (40.0%) articles pointed out that the population, medical professionals and nurses and academics, both of nursing and medicine, have little knowledge about organ donation in Brazil includes Legislation and the whole process of organs and tissues manipulation for transplant. We concluded that measures of continued education must be taken involving these professionals, since their university years for showing how important are professionals in the donation process, with the aim to reduce the time patients must wait for organs transplants in Brazil.
KEYWORDS: Nursing. Organ donation. Organ donation - legislation.
Estudio descriptivo basado en un examen bibliográfico integrativo que intenta caracterizar los artículos científicos publicados en Brasil desde 2000 hasta 2007 que hacen referencia a las dificultades en el proceso de la donación de órganos. Los trasplantes han sido objeto de regulaciones en 1997 por el acto 9.434/1997 y el decreto 2.268, modificados en 2001 por el acto 10.211, que creó el Registro Nacional de Donantes De Órganos (RND). El acto 9.434 ha sido regulado por el decreto 2.268/1997 y se han creado el Sistema Nacional de Trasplantes (SNT), responsable de la infraestructura de notificaciones de pacientes con muerte encefálica, y de la recogida y distribución de órganos y tejidos. Se buscó en las bases de datos LILACS y SciELO con las palabras-llave Enfermería y Trasplantes de Órganos, según DeCS/birreme. 20 artículos fueron encontrados en lengua portuguesa. El análisis de artículos demostró que las publicaciones fueran más frecuentes en el año 2007, en el estado de São Paulo, escritos principalmente por médicos y enfermeras. Respecto al análisis de datos utilizamos un método cuantitativo asociado a lo cualitativo a 9 (45.0%) publicaciones. Los problemas identificados en el proceso de donación de órganos por 8 (40.0%) artículos precisaron que la población, los profesionales médicos y médicos e enfermeros académicos tienen poco conocimiento a cerca de la donación de órganos en Brasil incluyendo desde la legislación hasta el proceso de manipulación de órganos y tejidos para trasplante. Concluimos que medidas de educación continua se deben tomar implicando a estos profesionales, desde sus años de universidad, para demostrar cómo son importantes los profesionales en el proceso de donación, a fin de reducir el tiempo de espera de trasplantes de órganos por los pacientes de Brasil.
PALABRAS LLAVE: Enfermería. Donación de órganos. Donación de órganos - legislación.
Desafios éticos do mundo técnico e tecnológico: entre recurso e vulnerabilidade
Ethical challenges of the technical-technological world: between resource and vulnerability
Autores:
Rogério Gomes
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Resumo:
O presente artigo reflete sobre os desafios éticos do mundo técnico e tecnológico nos dias atuais. Mostrar-se-á o processo evolutivo da técnica, especialmente a partir do suporte teórico fornecido pela ciência, que amplia a capacidade técnica de transformar a realidade e promover maiores recursos e benefícios, melhorando a vida humana. Essas grandes e rápidas trans-formações, a cada dia, trazem novas interrogações, devido às ambivalências da própria técnica e trazem desafios à bioética, que não consegue responder a todos os problemas éticos que o imperativo técnico impõe. Essas inquietações nascem quando a realidade tecnológica começa a vulnerabilizar o ser humano e a instrumentalizá-lo, mas é da condição de vulnerabilidade, transformada em princípio e a partir de conceitos, como responsabilidade, deontologia, aletheia, logos e rahamim, que se podem buscar elementos para um agir eticamente responsável no campo da técnica e tecnologia, de modo que essa possa estar a serviço do ser humano, promovendo-o.
PALAVRAS-CHAVE: Técnica. Tecnologia. Bioética.
This article reflects on the ethical challenges of the technical-technological world in our days. We discuss the evolutionary process of technique, especially from the theoretical support supplied by science, which broadens technical capacity to change reality and to provide greater resources and benefits, improving human life. These broad and fast transformations, happening every day, bring new questions due to the ambivalences of technique itself, and bring challenges to bioethics, which is not able to care for all ethical problems the technical imperative imposes. These worries are born when technological reality begins to make human beings vulnerable and made into instruments. However, from the condition of vulnerability itself, transformed into a principle and from concepts such as responsibility, deontology, aletheia, logos and rahamim, are we able to seek elements for an ethically responsible action in the field of technique and technology, so as can to put it at the service of human beings, and promoting them.
KEYWORDS: Technique. Technology. Bioethics.
Este artículo refleja a cerca de los desafíos éticos del mundo técnico-tecnológico en nuestros días. Discutimos el proceso evolutivo de la técnica, especialmente de la ayuda teórica suministrada por la ciencia, que amplía la capacidad técnica de cambiar la realidad y de proporcionar mayores recursos y ventajas, mejorando la vida humana. Estas transformaciones amplias y rápidas, que se suceden a cada día, traen nuevas cuestiones debido a las ambivalencias de la técnica misma, y traen desafíos a la bioética, que no puede cuidar de todos los problemas éticos que el imperativo técnico impone. Estas preocupaciones nacen cuando la realidad tecnológica comienza a hacer a los seres humanos vulnerables y los convierte en instrumentos. Sin embargo, desde la misma condición de la vulnerabilidad, transformada en principio, y de conceptos tales como responsabilidad, deontología, aletheia, logos y rahamim, nosotros podemos buscar los elementos para una acción ética responsable en el campo de la técnica y de la tecnología, para poder ponerlas al servicio de los seres humanos, y hacerlas promoverlos.
PALABRAS LLAVE: Técnica. Tecnología. Bioética.
Bioética e espiritualidade na sociedade pós-moderna - desafios éticos para uma medicina mais humana
Bioethics and spirituality in the post-modern society - ethical challenges for a more human medicine
Autores:
Virgínio Cândido Tosta de Souza
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Resumo:
As ciências biomédicas, aliadas à tecnologia na sociedade pós-moderna, permitem manipular o ser humano em todas as fronteiras da vida, surgindo, em consequência, questões éticas que vão ao encontro dos valores espirituais. Esse fato é moti-vado pela força econômica que a ciência e a tecnologia adquiriram na cultura do mundo globalizado. A proposta desse ensaio é discutir as alternativas éticas, por meio da bioética, nos cursos de medicina e no exercício da profissão médica, voltadas para a formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade solidária, justa e, portanto, mais humana.
PALAVRAS-CHAVE: Ética médica. Espiritualidade. Ciências biomédicas.
Biomedical sciences, together with technology in the post-modern society allow one to manipulate human beings in all life’s frontiers, causing ethical questions to appear that link with spiritual values. This fact is motivated by the economic force that science and technology acquired in the culture in the globalized world. The proposal of this essay is to argue for ethical alternati-ves, by means of bioethics, in medical courses and the medical profession, aiming at educating citizens committed to the construction of a solidary, just and, therefore, more human society.
KEYWORDS: Medical ethics. Spirituality. Biomedical sciences.
Las ciencias biomédicas, junto con la tecnología en la sociedad postmoderna permiten que uno manipule a seres humanos en todas las fronteras de la vida, evocando cuestiones éticas que se acoplan con valores espirituales. Este hecho es motivado por la fuerza económica que adquieren la ciencia y la tecnología en la cultura en el mundo globalizado. La propuesta de este estudio es la defensa de alternativas éticas, por medio de la bioética, en los cursos médicos y la profesión médica, teniendo como objetivo educar a ciudadanos comprometidos con la construcción de una sociedad solidaria, justa y, por lo tanto, más humana.
PALABRAS LLAVE: Ética médica. Espiritualidad. Ciencias biomédicas.
Uma visão panorâmica dos direitos humanos
A panorama of human rights
Autores:
José Gregori*
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A bioética no e para o contexto latino-americano e caribenho numa perspectiva nova, libertadora e alternativa
Bioethics in and for the latin american and caribbean context in a new, liberating and alternative perspective
Autores:
Luiz Augusto de Mattos*
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Bioética – e agora, o que fazer?
Bioethics: what are we to do now?
Autores:
William Saad Hossne (coordenador)*
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Consensus Statement on Dignity in Illness, Disability, and Dying and a Response to the UNESCO Universal Draft Declaration on Bioethics and Human Rights
Autores:
Colloquium of the International Association of Catholic Bioethicists
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