Edição vol.1, n.2
REVISTA BIOETHIKOS
EDIÇÃO JULHO/DEZEMBRO DE 2007
A bioética surgiu no início dos anos 70 nos EUA (Van Rensselaer Potter). Ainda não completou quatro décadas de vida e já pode ser considerada uma tremenda história de sucesso. Consolidando-se nos EUA ao longo dos anos 70, expande-se para aEuropa nos anos 80, para a América Latina e Ásia emmeados dos anos 90 e chega na África, tardiamente neste início de século XXI. Em todos os continentes, ainda que em diferentes momentos em termos de tempo ela está presente. Para se ter a dimensão da magnitude deste campo de estudo, o Congresso Mundial de Bioética realizado em Tóquio, 1998 abordou o tema da "Bioética global", neste mundo de "globalização excludente". Para entendermos o que é Bioética, precisamos conhecer suas origens históricas bem como responder a algumas perguntas fundamentais de caráter histórico-cultural, entre outras: o surgimento da bioética respondeu nas suas intuições pioneiras a que desafios? Qual é o contexto sócio-cultural de origem? Quais foram suas vozes pioneiras? Como se firmou e consolidou em termos de programas educacionais? Que matizes sócio-culturais assumiu nos diversoscontinentes (Europa, Ásia, África, e América Latina) ao longo deste tempo, para além de uma "bioethics made in USA"? O contexto sócio-histórico cultural de cada região tem uma influência muito grande na construção do perfil da própria bioética. Tanto isto é verdade que o IX Congresso Mundial de Bioética, a ser realizado na Croácia, em setembro de 2008, terá como tema central "Bioética e os desafios trans-culturais". É no contexto maior deste momento da bioética mundial que saudamos o surgimento de duas importantes obras coletivas, publicadas em 2007, que resgatam a história do movimento da bioética em nossas terras ibero-americanas. São elas: Bioética no Brasil: tendências e perspectivas, sob a coordenação de Márcio Fabri dos Anjos e José Eduardo de Siqueira (Sociedade Brasileira de Bioética / Idéias e Letras, 2007) e, Bioética na ibero-américa: história e perspectivas, obra organizada por Leo Pessini e Christian de Paul de Barchifontaine (Loyola, Centro Universitário São Camilo, 2007). Esta última publicação já tem sua edição em espanhol, via Organização Pan-Americana de Saúde em Santiago (Chile) e para meados de 2008, a versão em inglês, que circulará nos países anglo-saxônicos. A presente edição de Bioethikos traz, além dos artigos que contemplam investigações em diferentes campos relacionados ao da bioética, um núcleo de três textos originais que complementa o projeto da obra Bioética na Ibero-América: história e perspectivas ao publicar a história do desenvolvimento da bioética de três países da América Latina, a saber: Panamá (Claude Vergès), Venezuela (Ludwig Schmidt H.) e Costa Rica (Daniel Bustos Montero). No próximo número teremos a história da bioética no Equador e em Porto Rico. Nesta perspectiva, acreditamos contribuir com uma preciosa publicação aos estudiosos da área de bioética dos inúmeros pro-gramas de educação na área, espalhados nestes países, que se perguntam sobre a história da bioética na região. Agradecemos aos colaboradores da presente edição, companheiros da causa bioética que expõem suas idéias nos artigos ora publicados. É somente através do idealismo ético que descobriremos que "um outro mundo é possível" e iremos nos empenhar em construir uma sociedade mais justa e saudável.
Bioethics emerged in the beginning of the 1970's in the United States (Van Rensselaer Potter). Although raving less than four decades of life, it already can be consi-dered an incredible success history. Consolidating itself in the U.S.A. during the 1970's, it spread to Europe in the 1980's, and then to Latin America and Asia in the 1990's and had a late arrival to Africa in the beginning of the Twentieth-First century. Although arriving at different moments of time, Bioethics is now present in all continents. For glimpsing the great magnitude this field of study reached so far, the World Congress of Bioethics carried through in Tokyo, in 1998, had as its main subject "Global Bioethics", in this world of an "excluding globa-lization". To understand what Bioethics currently is, we need to know its historical origins as well as give answers to some basic questions of a historical-cultural character, among others: to what challenges did the emergence of bioethics answered by means of its pioneering intimations? Which was the social-cultural context in which it first emerged? Which were its pioneering voices? How did it grounded and consolidated itself as regards educational programs? What social-cultural distinctive characteristics did it developed in the different continents (Europe, Asia, Africa, and Latin America) from its inception, beyond a "Bioethics made in the USA"? The social-historical-cultural context of each region has a very deep influence on the construction of the profile of bioethics itself; so much so that the IX World Congress of Bioethics, to be carried through in Croakier in September 2008, will have as its central subject "Bioethics and trans-cultural challenges". It is in the broader context of this moment world bioethics is passing through that we greet the publication of two important collective works in 2007, which rescue the history of the bioethical movement in our Latin American lands, namely, Bioética no Brasil: tendências e perspectivas (Bioethics in Brazil: trends and perspectives), edited by Márcio Fabri dos Anjos and José Eduardo de Siqueira (São Paulo: Sociedade Brasileira de Bioética [Brazilian Society of Bioethics]/Idéias e Letras, 2007) and Bioética na ibero-américa: história e perspectivas (Bioethics in Ibero-America: history and perspectives), edited by Leo Pessini and Christian de Paul de Barchifontaine (São Paulo: Loyola, Centro Universitário São Camilo, 2007). This last publication has already a Spanish version, edited by Pan-American Health Organization (Santiago, Chile) and will have in 2008 an English one, which will be distributed in Anglo-Saxon countries. The present issue of Bioethikos presents, besides the articles that contemplate inquiries in different fields related to Bioethics, a dossier with three original texts that complement the project Bioética na ibero-américa: história e perspectivas (Bioethics in Ibero-America: history and perspectives). They are all about the history of the development of bioethics in the Latin American region, focusing in three countries, namely, Panama (Claude Vergès), Venezuela (Ludwig Schmidt H.) and Costa Rica (Daniel Bustos Montero). The next issue will bring papers on the history of bioethics in Equator and Puerto Rico. We are certain to contribute this way with a publication precious to scholars on the bioethics field in the countless academic programs in the area spread in these countries that ask about the history of bioethics in the region as a whole. We are grateful to the collaborators of the present issue, friends of the bioethical cause who present their ideas in the published articles. Only by means of ethical idealism will we discover that "another world is possible" and will make every effort to constructing a more healthy and just society.
History of Bioethics in Panama
Historia de la Bioética en Panamá
Autores:
Claude Vergès
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Resumo:
A partir de 1998, a bioética no Panamá tem provocado o surgimento de vários textos legais bem como de experiências de ensino e de pesquisa. Depois da apresentação de antecedentes da bioética no Panamá, descrevemos a bioética nos serviços públicos e no setor privado, a educação em bioética e as leis que a incorporam. Nossa conclusão discute aspectos do futuro da bioética no país.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética-história. Bioética-Panamá. Bioética-educação.
Since 1998, bioethics in Panama has accumulated legal texts, teaching and clinical experiences. After the presentation of antecedents of bioethics in Panama, we present bioethics in public services and in the private sector, education and the laws on bioethics. And we conclude with considerations about the future of bioethics in the country.
KEYWORDS: Bioethics-history. Bioethics-Panama. Bioethics-education.
A partir 1998, la bioética en Panamá ha reunido testos legales así bien experiencias de enseño e investigación. Después la presentación de antecedentes de la bioética en Panamá, describimos la bioética en los servicios públicos e el sector privado, la educación en bioética e leyes que la asimilan. Nuestra conclusión discute aspectos del futuro de la bioética en el país.
PALABRAS LLAVE: Bioética-historia. Bioética-Panamá. Bioética-educación.
La Bioética en Venezuela, primeras huellas
Bioethics in Venezuela, first footpaths
Autores:
Ludwig Schmidt H.
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Resumo:
Este artigo é um panorama histórico da bioética na Venezuela nas três últimas décadas. A bioética teve uma aceitação gradual nos campos da saúde, do direito, da filosofia, da teologia, da educação, da ciência e da ecologia, principalmente nesta última década, entrando no século XXI com uma perspective global e uma abordagem mais social. Embora tenha tido percalços em seu trajeto, isso se deveu em parte à compreensão de sua natureza e funções como interdisciplina, reorientada para a reflexão antropológica e ética em torno dos avanços tecnocientíficos e a promoção da vida em general, e da vida humana em especial. Como aconteceu em outras latitudes, sua origem é ligada aos círculos acadêmicos, às unidades do bem-estar social e à pesquisa. Os primeiros comitês foram implementados em 1995. Em 1998, o primeiro comitê nacional de bioética é implementado pelo MSAS
- Ministério da Saúde e da Assistência à Saúde, hoje Ministério do Poder Popular para a Saúde; um ano mais tarde, a Constituição Nacional incorporou a palavra "bioética" em aspectos ecológicos e, no começo do século XXI, dois eventos internacionais e o primeiro congresso nacional de bioética foram realizados. Em 2001 o Comitê de Bioética é regulado pela LOCTI-Ley Orgánica de Ciencia, Tecnologia e Innovación (lei orgânica da ciência, da tecnologia e da inovação), embora definida já desde 1997 nos primeiros projetos de LOS (Ley Orgánica de la Salud). Hoje, nas principais cidades, os hospitais públicos e as clínicas privadas, as universidades e os centros de pesquisa contam com pessoas treinadas na questão.
PALAVRAS-CHAVE: Venezuela-bioética. Bioética-história. Comitês de bioética.
This paper is a historical panorama of Bioethics in Venezuela in these last three decades. Bioethics had a gradual acceptance in fields such as health, law, philosophy, theology, education, science and ecology, mainly in this last decade, entering into the XXI century with a global perspective and a more social approach. Although Bioethics had its bumps in his path, it was partly due by the understanding of its nature and functions as an inter-discipline, reoriented towards the anthropological and ethical reflection around techno-scientific advances and the promotion of life in general, and specially human life. Like it happened in other latitudes, its origin is linked to academic circles, welfare units and research. The first committees are implemented in 1995. In 1998, the first National Bioethics Commission is implemented by MSAS - Health and Health Assistance Ministry, today Ministry of the Popular Power for Health; a year later, the National Constitution incorporated the word "bioethics" in ecological aspects and, in the beginning of the XXI century, two international events and the first national bioethics congress were carried out. In 2001 the Committee of Bioética is regulated by LOCTI-Ley Orgánica de Ciencia, Tecnologia e Innovación (Organic Act of Science, Technology and Innovation), although already defined from 1997 in the first projects of LOS (Ley Orgánica de la Salud). Today, in the main cities, public hospitals and private clinics, universities, research centers have people trained in the matter.
KEYWORDS: Venezuela-bioethics. Bioethics-history. Bioethics Committees.
El presente artículo es un esbozo histórico de la Bioética en Venezuela en estas últimas tres décadas. La Bioética tuvo una gradual aceptación en el ámbito de salud, derecho, filosofía, teología, educación, ciencia y ecología, sobre todo en esta última década, ingresando al siglo XXI con una perspectiva global y un enfoque más social. Si bien la Bioética tuvo sus altibajos en su transcurrir, en parte fue por la comprensión de su naturaleza y funciones que como interdisciplina, se reorienta hacia la reflexión antropológica y ética en torno al avance tecnocientífico y la promoción de la vida en general, especialmente, de la vida humana. Como en otras latitudes, su origen estuvo en los medios universitarios, unidades asistenciales y de investigación. Los primeros comités tienen lugar en 1995. En 1998, se conformó la primera Comisión Nacional de Bioética en el MSAS-Ministerio de Sanidad y Asistencia de Salud, hoy Ministerio del Poder Popular para la Salud; un año después, la Constitución Nacional incorporó el término "bioética" en aspectos ecológicos y, en el comienzo del siglo XXI se llevaron a cabo dos eventos internacionales y el primer congreso nacional de Bioética. En el 2001 se institucionaliza el Comité de Bioética en la LOCTI-Ley Orgánica de Ciencia, Tecnología y Innovación, aunque ya estaban definidos desde 1997 en los primeros proyectos de la LOS. Hoy, en las principales ciudades, hospitales públicos y clínicas privadas, universidades, centros de investigación se cuenta con personas capacitadas en la materia.
PALABRAS LLAVE: Venezuela-bioética. Bioética-historia. Comités de bioética.
Evolución de la bioética en Costa Rica: una historia reciente
Evolution at the bioethics in Costa Rica: a recent history
Autores:
Daniel Bustos Monteiro
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Resumo:
A bioética na Costa Rica começou no campo da pesquisa, regulamentada desde 1972, antes de o relatório Belmont ser divulgado, e apresenta hoje um bem desenvolvido conjunto de normas legais. Este trabalho descreve a evolução da bioética na Costa Rica. Após a descrição do sistema da saúde do país, considerado um dos melhores da América Latina, apresenta os principais momentos do desenvolvimento da bioética no país, que começa na década de 1970, quando se fizeram os primeiros esforços para sua incorporação ao sistema de saúde costarricense. Além da descrição do atual estatuto da bioética no país, o texto apresenta os pontos que devem ser considerados para assegurar sua evolução futura.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética-história. Bioética-Costa Rica. Sistema de saúde-Costa Rica.
Bioethics in Costa Rica begins in research, regulated from 1972, before the Belmont Report was known, and presents today a well-developed set of legal rules. This work describes the evolution of bioethics in Costa Rica. After the explanation of the country's health system, considered one of best ones in Latin America, it presents the main moments of the development of bioethics in Costa Rica, which begins in Seventies, when the first efforts were done for its incorporation to the Costa Rican health system. In addition to the description of the present situation of bioethics in the country, the text presents the points that must be taken into account to assure its future evolution.
KEYWORDS: Bioethics-history. Bioethics-Costa Rica. Health system-Costa Rica.
La bioética en Costa Rica comienza en la investigación, reglamentada desde 1972, antes que se conociera el Informe Belmonte, e presenta hoy una avanzada normativa. Este trabajo describe la evolución de la bioética en Costa Rica. Después de la explicación del sistema de salud del país, considerado uno de los mejores en Latinoamérica, presenta los principales momentos del desarrollo de la bioética en Costa Rica, el cual comienza en la década de los años setenta, cuando se empezaron a mostrar los primeros esfuerzos para su incorporación como parte del quehacer de sector salud costarricense. Además de la descripción de la situación actual de la bioética en el país, el texto presenta los puntos que deben seguirse para lograr su futura evolución.
PALABRAS LLAVE: Bioética-historia. Bioética-Costa Rica. Sistema de salud-Costa Rica.
Princípios éticos gerais no agir em enfermagem: condicionamentos às intervenções de enfermagem promotoras de dignidade das pessoas em fim de vida, internadas em unidades de cuidados intensivos
General ethical principles in nursing: factors affecting nursing interventions promoting peoples' dignity in the end of life interned in intensive-cares units
Autores:
Paulo Marques
Margarida Vieira
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Resumo:
O receio de atentarem contra a dignidade coloca os enfermeiros perante dilemas éticos. Para compreender o modo como os enfermeiros são condicionados nas suas intervenções, e como estas promovem a dignidade das pessoas em fim de vida das quais cuidam nas UCI efectuamos um estudo exploratório. Dos discursos emergiram a categoria dos factores perturbadores das acções de promoção da dignidade: incerteza do prognóstico; variabilidade da concepção de dignidade; foco das intervenções descentrado das pessoas; tentação de futilidade face à dificuldade em lidar com o insucesso e a morte; deficiente valorização do sofrimento e da dor; supremacia do paternalismo e a falta de informação dos doentes; dúvidas sobre a vontade do doente e a sua capacidade de decisão; insistência familiar na manutenção da vida, e a dos factores facilitadores: trabalho em equipa; manutenção da esperança; competência profissional no tratamento da dor e a valorização dos cuidados básicos face aos tratamentos agressivos.
PALAVRAS-CHAVE: Cuidados de enfermagem-ética. Ética de enfermagem. Unidades de terapia intensiva.
The fear of violating people dignity puts nurses before ethical dilemmas. To understand how nurses are conditioned in their interventions and how these promote the dignity of people being cared in end of life in ICUs, we did an exploratory study. From speeches examined there emerged the category of factors disturbing actions of promotion of dignity - uncertainty regarding prognostic; variability of the conception of dignity; focus of interventions not centered on people; temptation of futility before difficulties in dealing with failure and death; deficient valuation of suffering and pain; supremacy of paternalism and the lack of information of sick people; doubts on the sick person's will and their capacity of decision; family insistence in the maintenance of life - and the category of factors contributing to the promotion of dignity: team work; having hope; professional ability in the treatment of pain and the preference for basic cares instead of aggressive treatments.
KEYWORDS: Nursing care-ethics. Nursing-ethics. Intensive care units.
El miedo de violar la dignidad de la gente pone a los enfermeros delante dilemas éticos. Para entender cómo se condicionan a los enfermeros en sus intervenciones y cómo éstos promueven la dignidad de la gente que es cuidada en finales de la vida en UCUs, hicimos un estudio exploratorio. De los discursos examinados emergió la categoría de los factores que disturban acciones de promoción de la dignidad - incertidumbre respecto al pronóstico; variabilidad del concepto de dignidad; foco de las intervenciones no centrado en la gente; tentación de la futilidad delante dificultades en ocuparse de la falta y de muerte; valuación deficiente del sufrimiento y del dolor; supremacía del paternalismo y carencia de información de la gente enferma; dudas en la capacidad de la persona enferma cuanto a la voluntad y la decisión; insistencia de la familia en el mantenimiento de la vida - y la categoría de los factores que contribuyen a la promoción de la dignidad: trabajo en equipo; tener esperanza; capacidad profesional en el tratamiento del dolor y la preferencia por cuidados básicos en vez de tratamientos agresivos.
PALABRAS LLAVE: Cuidado de enfermería-ética. Enfermería-ética. Unidades de cuidado intensivo.
Distribuição dos processos disciplinares pelo CREMESP -Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e seus resultados nas diversas especialidades médicas
Distribution of disciplinary investigations by CREMESP - Regional Council of Medicine of São Paulo State and their verdictis in the different medical specialties
Autores:
Fernando dos Ramos Seugling
Moacyr Esteves Perche
Roberto Teixeira Mendes
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Resumo:
O presente estudo teve como objetivo estimar a incidência de processos e condenações de médicos no CREMESP, comparando as diversas especialidades com base em coeficientes, entre os anos de 1995 e 2003. Foram coletados da base de dados do CREMESP informações sobre os processos éticodisciplinares instaurados e as condenações aplicadas entre os anos de 1995 e 2003, totalizando 4806 médicos processados e 1146 condenados. Foram desenvolvidos coeficientes de incidência de processos e condenações entre as especialidades a partir de estimativas do número de especialistas tendo como base o registro de especialistas em cada área no CREMESP em 2003. Tem-se como resultados que a Ginecologia-Obstetrícia foi a especialidade médica com maior número de processos e condenações. Entretanto, analisada a correlação entre as especialidades, através de coeficientes, Cirurgia Plástica emerge como a especialidade com o maior coeficiente de processos e condenações por especialista da área. Concluiu-se que o uso de coeficientes para a análise da incidência de processos e condenações entre as diferentes especialidades médicas permite uma melhor observação das especificidades de cada área de especialidade quanto a processos e condenações.
PALAVRAS-CHAVE: Ética médica. Especialidades médicas. Má conduta profissional-estatística e dados.
This study aims to identify the incidence of investigations and convictions of doctors in CREMESP, comparing the different specialties on the basis of coefficients, from the year 1995 to the year 2003. Data were searched in the database of CREMESP on ethical-disciplinary investigations done and convictions applied from 1995 to 2003, in a total of 4806 doctors investigated and 1146 convicted. Coefficients of incidence of investigation procedures and convictions distributed among specialties based on estimates of the number of specialists were developed considering the registry of specialists in each area in CREMESP in 2003. Results show that Gynecology-Obstetrics was the medical specialty with higher numbers of investigations and convictions. However, when the correlation between the specialties was analyzed by means of coefficients, Plastic Surgery emerges as the specialty with the highest coefficient of procedures and convictions by specialist. One concludes that the use of coefficients for analyzing the incidence of procedures and convictions among the different medical specialties allows a better exam of the specificities of each specialty regarding investigations and convictions.
KEYWORDS: Medical ethics. Medical specialties. Professional misconduct-statistics and data.
Este estudio apunta identificar la incidencia de investigaciones y de condenaciones de doctores por el CREMESP, comparando las diversas especialidades en base de coeficientes, a partir del año 1995 hasta al año 2003. Los datos fueron buscados en la base de datos de CREMESP, se buscando informaciones acerca de las investigaciones ético-disciplinarias hechas y las condenaciones aplicadas a partir de 1995 hasta 2003, en un total de 4806 doctores investigados y 1146 condenados. Se desarrollaran coeficientes de incidencia de los procedimientos y de las condenaciones en investigaciones distribuidas entre las especialidades en base a estimativas del número de especialistas, considerando el registro de especialistas en cada área en CREMESP en 2003. Los resultados demuestran que la Ginecología-Obstetricia fue la especialidad médica con números más altos de investigaciones y de condenaciones. Sin embargo, cuando la correlación entre las especialidades fue analizada por medio de coeficientes, la cirugía plástica emerge como la especialidad con el coeficiente más alto de procedimientos y de condenaciones de especialistas. Uno concluye que el uso de coeficientes para analizar la incidencia de procedimientos y condenaciones entre las diversas especialidades médicas permite un examen mejor de las especificidades de cada especialidad respecto investigaciones y condenaciones.
PALABRAS LLAVE: Ética médica. Especialidades médicas. Mala conducta profesional-estadísticas y datos.
Bioética: uma análise sobre sua inserção nos cursos de graduação em enfermagem em uma região do Estado de São Paulo
Bioethics: an analysis of its introduction in nursing undergraduated courses in a region of São Paulo State-Brazil
Autores:
Joice Maria Zanatta
Magali Roseira Boemer
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Resumo:
O estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico da inserção da Bioética nos Cursos de Graduação em Enfermagem, atualmente existentes na cidade de Ribeirão Preto. Investigou-se a grade curricular dos cursos oferecidos, a área de formação do profissional responsável pela disciplina, o ano de graduação que a disciplina é oferecida, quais os conteúdos ministrados e dinâmica pedagógica adotada. Os resultados evidenciam que dos 7 cursos oferecidos, em 4 instituições diferentes, apenas 1 dos cursos tem em sua grade curricular a disciplina de Bioética, com 30 horas voltadas para seus conteúdos específicos. O estudo possibilitou evidenciar que os docentes responsáveis pelas disciplinas são bem preparados, todos doutores, mas que a disciplina ainda é incipiente, expressando, assim, uma carência por parte dos alunos no lidar com dilemas de natureza bioética.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética-educação. Educação em enfermagem. Educação superior.
This study aimed to diagnose the introduction of bioethical matters in undergraduate Nursing courses offered in a city in São Paulo state, Brazil. We examined aspects related to the curriculum, taught contents, educational level of faculty presenting these contents, undergraduate course series in which they are offered and pedagogical dynamics adopted. The results show that from the seven courses offered at four institutions, only one has a specific thirty-hour discipline on Bioethics in its curriculum. The teaching staff responsible by teaching bioethical principles has at least a doctoral degree. This subject is still incipient, lacking further investments in the training of students to deal with bioethical dilemmas.
KEYWORDS: Bioethics-education. Education-nursing. Higher education.
La finalidad de este estudio fue diagnosticar la inserción de contenidos de bioética en los cursos de pregrado en enfermería en un municipio del estado de São Paulo, Brasil. Así, se investigaron algunos aspectos relacionados a: currículo, contenidos proporcionados, área y nivel de formación de los docentes que proporcionan dichos contenidos, el ano de pregrado en que son presentados a los alumnos y la dinámica pedagógica adoptada. Los resultados muestran que, de los 7 cursos ofrecidos en 4 instituciones, sólo uno tiene una disciplina específica de bioética, con 30 horas. Los docentes responsables por el enseño de principios bioéticos están bien preparados, con grado de doctorado. Se evidenció también que la disciplina aún es incipiente, careciendo de mayor envolvimiento de los alumnos para tratar de dilemas bioéticos.
PALABRAS LLAVE: Bioética-educación. Educación en enfermería. Educación.
A influência da atuação da enfermagem aos pais que vivenciam a morte do feto viável
The influence of nursing work on parents who experience the death of a viable embryo
Autores:
Deise Ampese
Greice Perosa
Ruth Elizabeth Haas
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Resumo:
A morte algumas vezes inverte a seqüência lógica do ciclo vital e se apresenta em um momento indesejado ou no mínimo inesperado, como nos casos de mortes fetais. Essas, na maioria das vezes, ocorrem no contexto hospitalar, envolvendo a equipe de enfermagem. Diante disso, este estudo objetivou conhecer a influência da atuação da enfermagem junto aos pais que vivenciam a morte do feto viável. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva de abordagem qualitativa, realizada em um município do interior do Rio Grande do Sul. Foram entrevistados três pais, totalizando quatro participantes, sendo eles duas mães e um casal, residentes na zona urbana, com histórico de óbito de feto viável nos últimos seis meses. Coletaram-se os dados através de entrevistas semi-estruturadas. Para análise, utilizou-se a técnica temática, identificando-se três categorias: decorrer da gestação, do pré-natal à morte do feto viável; atuação da enfermagem desde a internação até a alta hospitalar; expectativas dos pais no planejamento de uma próxima gravidez. Como resultado evidenciou-se que a enfermagem não apresentou influência significativa na vivência da morte fetal. Isso demonstra a necessidade e importância do preparo profissional para atuar diante de situações extremas, como uma perda fetal.
PALAVRAS-CHAVE: Morte fetal. Cuidados de enfermagem. Relações profissional-família.
Death sometimes inverts the logical sequence of the vital cycle and presents itself as an undesired or at the very least unexpected moment, such as happens in cases of fetuses' death. These latter most times occur in the hospital context, involving the nursing team. Considering this, the present study aimed to identify the influence of nursing performance on parents who experience the death of a viable embryo. This is an exploratory-descriptive research of a qualitative type carried through in a town of Rio Grande do Sul, Brazil. Three parents, in a total of four participants, two mothers and a couple, residents in the urban zone, with description of death of a viable embryo in the last six months, were interviewed. Data were gathered by semi-structured interviews. For analysis, the thematic technique was used, identifying three categories: pregnancy, from prenatal exams to the death of the viable embryo; nursing performance from internment to hospital discharge; expectations of parents in the planning a next pregnancy. Result shows that nursing work had no significant influence in the experience of fetus death. This shows the necessity and importance of professional preparation to act before extreme situations such as a fetus death.
KEYWORDS: Fetus death. Nursing care. Professional-family relationships.
La muerte a veces invierte la secuencia lógica del ciclo vital y se presenta como momento indeseado o por lo menos inesperado, por ejemplo, en casos de muerte de fetos. Estos últimos la mayoría de las veces ocurren en el contexto del hospital, envolviendo el equipo de enfermería. En vista de esto, el actual estudio buscó identificar la influencia de la actuación de enfermería en los padres que experimentan la muerte de un embrión viable. Ésta es una investigación exploratorio-descriptiva de tipo cualitativo realizada en una ciudad de Río Grande del Sur, Brasil. Se entrevistaran tres padres, en un total de cuatro participantes, dos madres y un par, residentes en la zona urbana, con descripción de la muerte de un embrión viable en los seis meses pasados. Los datos fueron recopilados por entrevistas semiestructuradas. Para el análisis, la técnica temática fue utilizada, se identificando tres categorías: embarazo, que va de exámenes prenatales a la muerte del embrión viable; actuación de enfermería de la internación a la salida del hospital; expectativas de padres en el planeamiento de otro embarazo. El resultado muestra que el trabajo de enfermería no tiene ninguna influencia significativa en la experiencia de la muerte del feto. Esto demuestra la necesidad y la importancia de la preparación profesional para actuar delante situaciones extremas tales como la muerte de un feto.
PALABRAS LLAVE: Muerte del feto. Cuidado de enfermería. Relaciones profesional-familia.
Células-tronco embrionárias: implicações bioéticas e jurídicas
Embrionyc stem-cells: bioethical and legal implications
Autores:
Delci Gomes
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Resumo:
A pesquisa e terapia com as células-tronco embrionárias, reguladas no Brasil pela Lei de Biossegurança são fontes de questionamentos controversos nos aspectos bioético, moral e jurídico porque resultam na destruição de embriões. Com seus princípios e paradigmas, a Bioética contribui para a compreensão de eventuais benefícios que a terapia celular poderá trazer para a medicina. As grandes questões bioéticas nas pesquisas com as células-tronco recaem sobre o status do embrião humano, isto é, a partir de que momento no seu desenvolvimento o embrião pode ser considerado moralmente uma pessoa. As teorias do surgimento da personalidade do embrião são arbitradas conforme julgamento moral, religioso, biológico ou legal e desse julgamento decorre a recusa ou aceitação das pesquisas com as células-tronco embrionárias. As religiões apresentam posições diferentes com relação à utilização do embrião em pesquisas, sendo que a Igreja Católica defende que a vida é inviolável desde a concepção. A dimensão jurídica da utilização das células-tronco embrionárias é analisada através das diferentes legislações que regulam a matéria no Brasil e em outros paises. O estado da arte nas pesquisas utilizando células-tronco demonstra que ainda não existe resultado prático quando se trata de células-tronco embrionárias, enquanto as pesquisas com células-tronco adultas apresentam vários resultados promissores. Com todo esse desenvolvimento biotecnológico, a Bioética não têm respostas para os dilemas dos limites da ciência, mas pode dar suporte para resolvê-los.
PALAVRAS-CHAVE: Células-tronco embrionárias. Bioética. Pesquisas com embriões-legislação e jurisprudência.
Research and therapy with embryonic stem cells, regulated in Brazil by the Biosecurity Act, is a source of controversial questionings regarding bioethical, moral and legal aspects because they result in the destruction of embryos. With its principles and paradigms, Bioethics contributes for understanding eventual benefits that cell therapy will be able to bring to medicine. The great Bioethical questions in the stem-cell research fall again on the status of the human embryo, that is, on whether the embryo can be morally considered a person from that moment in its development or not. Theories about the emergence of the embryo personality are examined according to moral, religious, biological or legal reasoning, and from this judgment come the refusal or acceptance of embryonic stem-cell research. Religions have different postures with relation to the use of embryos in research, and the Catholic Church maintains that life is inviolable from conception on. The legal dimension of the use of embryonic stem cells is analyzed throughout the different legal provisions that regulate the matter in Brazil and other countries. State-of-the-art research using embryonic stem cell demonstrates the absence up to now of practical results regarding stem-cell research while research on adult stem cell presents some promising results. Despite all this biotechnological development, Bioethics does not have answers for the dilemmas about the limits of science, but it can give support to decide on them.
KEYWORDS: Stem-cells. Bioethics. Researh with embryos-legislation and jurisprudence.
La investigación y la terapia con células troncales embrionarias, reguladas en el Brasil por la Ley de Bioseguridad, es una fuente de cuestiones polémicas c respecto a aspectos bioéticos, morales y legales porque dan lugar a la destrucción de embriones. Con sus principios y paradigmas, la bioética contribuye para entender las ventajas eventuales que la terapia celular podrá traer a la medicina. Las grandes cuestiones bioéticas en la investigación de células troncales inciden sobre el estatuto del embrión humano, es decir, a partir de que momento de su desarrollo el embrión puede ser considerado una persona moral. Las teorías sobre la aparición de la personalidad del embrión son evaluadas según el razonamiento moral, religioso, biológico o legal, y de este juicio viene la negación o la aceptación de las investigaciones con células troncales embrionarias. Las religiones tienen diversas posturas respecto el uso de embriones en la investigación, y la Iglesia Católica propugna que la vida es inviolable a partir de la concepción. La dimensión legal del uso de células troncales embrionarias se analiza a través de las diversas provisiones legales que regulan la materia en el Brasil y otros países. La investigación avanzada que usa células troncales embrionarias demuestra la ausencia hasta ahora de resultados prácticos de la investigación mientras que la investigación sobre las células troncales del adulto presenta algunos resultados prometedores. A pesar de todo este desarrollo biotecnológico, la bioética no tiene respuestas para los dilemas sobre los límites de la ciencia, sino que puede dar ayuda para uno decidir sobre ellos.
PALABRAS LLAVE: Células troncales. Bioética. Investigación con embriones-legislación y jurisprudencia.
Desafios éticos e bioéticos da neurociência
Ethical and bioethical challenges of neuroscience
Autores:
Maria Alice Dittert Toninato
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Resumo:
O cérebro é órgão crucial para se definir a personalidade humana; assim, os avanços recentes da neurociência suscitam sérios questionamentos éticos que não vêm sendo apropriadamente discutidos. A neuroética possui aspectos interdisciplinares, os quais incluem uma reflexão filosófica e moral sobre a vida, envolvendo várias instâncias sociais e aspectos religiosos. O potencial de abuso da tecnologia contemporânea é imenso, constituindo-se em situação cuja abordagem se faz urgente. O objetivo deste trabalho é a conscientização e formação da sociedade pensante sobre as investigações em neurociências, considerando-se que o cérebro é o órgão que comanda múltiplas funções essenciais à vida em sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética. Neurociências-ética. Neurociências-métodos.
The brain is a crucial organ for defining human personality and due to this the recent advances in neuroscience make emerge serious ethical questionings that are not currently appropriately discussed. Neuroethics presents interdisciplinary aspects, which include a philosophical and moral reflection on life, involving several social instances and religious aspects. The potential of abuse of contemporary technology is immense, consisting in situations which are crucial to approach. This work aims to promote awareness and contribute for society to think about neuroscience's inquiries, considering that the brain is the organ that commands multiple functions to essential life in society.
KEYWORDS: Bioethics. Neurosciences-ethics. Neurosciences-methods.
El cerebro es un órgano crucial para definir la personalidad humana y debido a esto los avances recientes en neurología hacen emerger cuestiones éticas serias que no se discuten actualmente apropiadamente. La neuroética presenta aspectos interdisciplinarios, que incluyen una reflexión filosófica y moral acerca de la vida, implicando varias instancias sociales y aspectos religiosos. El potencial de abuso de la tecnología contemporánea es inmenso, creando situaciones que es crucial acercar. Este trabajo apunta promover el conocimiento y contribuir para que la sociedad haga una reflección acerca de las investigaciones de las neurociencias, considerando que el cerebro es el órgano que comanda múltiples funciones esenciales a la vida en sociedad.
PALABRAS LLAVE: Bioética. Neurociencias-ética. Neurociencias-métodos.
Bioética e educação no ensino médio
Bioethics and education in secondary education
Autores:
Telma Hussni Messias
Márcio Fabri dos Anjos
Margaréte May Berkenbrock Rosito
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Resumo:
O presente artigo sintetiza alguns aportes da pesquisa realizada com o projeto político-pedagógico de escola pública voltada ao Ensino Médio. O objetivo é refletir sobre os prováveis espaços que a Bioética pode ocupar na prática educacional, mais especificamente, no Ensino Médio. Discorre sobre os vínculos entre os referenciais bioéticos de autonomia, respeito à dignidade e vulnerabilidade humanas, justiça/ eqüidade e as propostas da Educação que priorizam a formação ética dos educandos, conforme previsto pela LDB/96 e Parâmetros Curriculares Nacionais.
PALAVRAS-CHAVE: Educação-projeto político pedagógico. Ensino médio. Bioética.
This article synthesizes some contributions of a research carried through with the pedagogical policy project of public secondary schools. The aim is to reflect on the probable spaces that Bioethics can occupy in educational practice, more specifically in Secondary Education. It discusses the relationships between bioethical references of autonomy, respect to human dignity and vulnerability, justice/equity and the proposals of Education that prioritize the ethical formation of students, as provided by the LDB/96 (Brazilian Education Guidelines and Principles) and the National Curricular Parameters.
KEYWORDS: Education-pedagogical policy project. Secondary education. Bioethics.
Este artículo sintetiza algunas contribuciones de una investigación del proyecto político-pedagógico de escuelas secundarias públicas. La meta es reflejar acerca de los espacios probables que la bioética puede ocupar en la práctica educativa, más específicamente en la educación secundaria. Discute las relaciones entre las referencias bioéticas de la autonomía, el respecto a la dignidad y a la vulnerabilidad humanas, la justicia/equidad y las propuestas de educación que dan prioridad a la formación ética de los estudiantes, en la manera prevista por la LDB/96 (las pautas y principios de la educación brasileñas) y los PCN (parámetros curriculares nacionales).
PALABRAS LLAVE: Educación-proyecto político pedagógico. Educación secundaria. Bioética.
Para compreender a doença mental numa perspectiva de bioética
Understanding insanity from a bioethical perspective
Autores:
José Raimundo Evangelista da Costa
Márcio Fabri dos Anjos
Vera Lúcia Zaher
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Resumo:
O presente estudo tem por objetivo compreender o doente mental numa perspectiva de bioética em vista de se delinear o respeito a sua autonomia durante tratamentos em hospitais psiquiátricos. A doença mental constitui um campo de inúmeras inquietações teóricas para as ciências, e de desafios práticos no atendimento a doentes mentais. Em tal contexto, a bioética tem sido atualmente uma importante referência para se avaliar a ética em relacionamentos profissionais e institucionais que envolvam pessoas doentes. Tal contribuição da bioética se tornou particularmente importante pelo fato de se ressaltar a necessidade do respeito à autonomia dos sujeitos, como condição para a ética dos relacionamentos. O doente mental tem sua autonomia reduzida, mas esta deve ser respeitada. O respeito à autonomia é um dos princípios da bioética que procura estabelecer que estas sejam tratadas como seres autônomos. Os profissionais que atuam na saúde mental devem procurar ter um envolvimento e um comprometimento com seu trabalho, buscando realização profissional pautada nos princípios e valores da ética e da bioética. Sabe-se, por outro lado, como pode ser complexa a autonomia de doentes mentais, e como, conseqüentemente, pode ser difícil delinear o respeito ético que lhe é devido.
PALAVRAS-CHAVE: Assistência em saúde mental. Autonomia pessoal. Transtornos mentais.
The present study aims at understanding mentally-ill persons from the perspective of Bioethics in order to conceive of respect during treatment in psychiatric hospitals. Mental disease constitutes a field marked by innumerable theoretical fidgets to sciences as well as by practical challenges in the assistance to mentally-ill people. In such a context, Bioethics is currently an important reference to evaluate ethics in professional and institutional relationships involving sick people. The contribution of Bioethics became particularly important due to the fact of emphasizing the need to respect peoples' autonomy as condition for the ethics of relationships. Mentally ill persons have a reduced autonomy, but this must be respected. Respect to autonomy is one of the principles of Bioethics that aims to make people be treated as the independent beings they really are. Mental health professionals must engage and have a commitment with their work, making efforts to attain professional accomplishment based on the principles and values of ethics and Bioethics. One knows, on the other hand, how complex can be the autonomy of mentally ill people, and how as a consequence can be difficult to delineate the required ethical respect for them.
KEYWORDS: Assistance in mental health. Personal autonomy. Mental disordes.
El presente estudio tiene como objetivo entender el enfermo mental de la perspectiva de la bioética para concebir el respecto durante el tratamiento en hospitales psiquiátricos. La enfermedad mental constituye un campo marcado por intranquilidades teóricas innumerables a las ciencias así como por desafíos prácticos en la ayuda a la gente enferma. En tal contexto, la bioética es actualmente una referencia importante para evaluar la ética en las relaciones profesionales e institucionales que implican la gente enferma. La contribución de la bioética pasa a ser particularmente importante debido al hecho de acentuar la necesidad de respetar la autonomía de la gente como condición para una ética de las relaciones. Las personas mentalmente enfermas tienen una autonomía reducida, mas esta debe ser respetada. El respecto a la autonomía es uno de los principios de la bioética que busca hacer que la gente sea tratada como los seres independientes que realmente son. Los profesionales de salud mental deben se dedicar y asumir compromiso con su trabajo, haciendo esfuerzos de lograr la realización profesional basada en los principios y los valores de la ética y de la bioética. Se sabe, por otra parte, cómo puede ser compleja la autonomía de la gente mentalmente enferma, y cómo por consiguiente puede ser difícil delinear el respecto ético requerido por ellas.
PALABRAS LLAVE: Asistencia en salud mental. Autonomía personal. Disturbios mentales.
A lagarta, a semente e o supremo
The caterpillar, the seed and Brazil´s Supremo Tribunal Federal
Autores:
Olinto A. Pegorano
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Resumo:
O presente artigo comenta, de um ponto de vista ético-filosófico, o debate travado em 2007 entre alguns ministros do Supremo Tribunal Federal-STF com cientistas da área de genética de duas tendências: uma contra, simbolizada pela lagarta, e outra a favor, simbolizada pela semente, a respeito do uso das células-tronco embrionárias humanas em pesquisa científica. Ao longo de 2008, o STF deve proferir sentença de "Direito Positivo" sobre essa matéria central para a Ética, a Teologia Moral e a Política.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética. Biodireito. Células-tronco.
The article comments, from an ethical-philosophical point of view, the debate that happened in 2007 among some ministers of the STF with scientists of the genetics area presenting two trends: one against, symbolized by the lizard, and the other pro, symbolized by the seed, regarding the use of human embryonic stem-cells in scientific research. Throughout 2008, the STF must pronounce a "Positive Right" sentence on this theme so central to Ethics, Moral Theology and Politics.
KEYWORDS: Bioethics. Bioright. Stem-cells.
Este artículo comenta, desde un punto de vista ético-filosófico, la discusión que sucedió en 2007 entre algunos ministros del STF con los científicos del área de la genética que presentaba dos tendencias: una contra, simbolizada por el lagarto, y la otra favorable, simbolizada por la semilla, respecto al uso de células troncales embrionarias humanas en la investigación científica. En 2008, el STF debe pronunciar un juzgamiento de "Derecho Positivo" acerca de este tema tan central a la ética, a la teología moral y a la política.
PALABRAS-LLAVE: Bioética. Bioderecho. Células-troncales.
Anencefalia e ética
Anencephaly and ethics
Autores:
Marculino Camargo
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Resumo:
O presente artigo condensa reflexões que fundamentam atitudes diante da questão da anencefalia. Após a conceituação da mesma são analisados argumentos favoráveis à prática do aborto em tais casos, mas logo em seguida os mesmos são refutados em nome da valorização da pessoa do ser anencefálico. Assim o ser anencefálico não é uma coisa ou um mero amontoado de células mas um ser distinto da mãe. Ainda que pequena, ele tem uma vida extra-uterina que deve ser respeitada. O sofrimento da mãe não justifica sua eliminação. A liberdade dos outros deve respeitarsua liberdade de ser, existir e nascer. À consciência dos outros não é permitido matar alguém tão desprotegido e inocente. O poder do Estado em fazer leis é limitado pelos direitos dos seres humanos em existirem. Só pode existir democracia quando os direitos das minorias, principalmente mais fracas, forem assegurados, incluindo o de nascer, anencefálico ou não. Anencefalia requer solidariedade em cuidar de alguém que tanto precisa. Finalmente ética é procurar desenvolver as potencialidades do ser humano, por mínimas que estas sejam. Assim devem ser superados tanto a ética do utilitarismo de preferência como o darwinismo social, colocando cada ser humano, mesmo o anencefálico, como único, pessoal e irrepetível na sua dignidade.
PALAVRAS-CHAVE: Aborto eugênico-ética. Anencefalia. Bioética.
This article condenses reflections that serve as a basis for attitudes about the question of anencephaly. After conceptualizing anencephaly, we analyze arguments favorable to the practice of abortion in such cases, but soon after we present arguments that refute them on behalf of the valuation of the anencephalic being's person. Thus, the anencephalic being is not a thing or a mere cell cluster but a being distinct from the mother. Although small, it has a extra-uterine life that must be respected. The mother suffering does not justify its elimination. The freedom of others must respect its freedom of being, existing and be born. The conscience of others is not allowed to kill somebody so unprotected and innocent. State power to legislate is limited by the rights of human beings to exist. Democracy can only exist when the rights of minorities, mainly weaker, is assured, including that of being born, with anencephaly or not. Anencephaly requires solidarity in taking care of one that needs it so much. Finally, being ethical is to promoting the development of the potentialities of human beings, for little these might be. So, one must surpass both the ethics of preference utilitarianism and social darwinism, placing each human being, even anencephalic, as unique, personal and unrepea-table in their dignity.
KEYWORDS: Eugenic abortion-etics. Anencephaly. Bioethics.
Este artículo condensa las reflexiones que sirven como base para las actitudes sobre la cuestión de la anencefalia. Después de la conceptualización de anencefalia, analizamos las discusiones favorables a la práctica del aborto en tales casos, pero pronto presentemos discusiones que las refutan en favor de la valuación de la persona anencefálica persona. Así, el ser anencefálico no es un no una cosa simple agregado de células sino un ser distinto de su madre. Aunque es pequeño, tiene una vida extrauterina que debe ser respetada. El sufrimiento de la madre no justifica su eliminación. La libertad de otros debe respetar su libertad de ser, existir y nacer. A la conciencia de los otros no se permite matar alguien tan desprotegido e inocente. El poder del estado de legislar es limitado por los derechos de existir que tienen los seres humanos. La democracia puede existir solamente cuando los derechos de las minorías, principalmente los más débiles, se aseguran, incluyendo la de nacer, siendo o no anencefálicos. La anencefalia requiere solidaridad en el cuidado de quienes lo necesite. Finalmente, ético es promover el desarrollo de las potencialidades de los seres humanos, por mínimas que sean. Así, uno debe sobrepasar la ética del utilitarismo de la preferencia y el darwinismo social colocando cada ser humano, aún anencefálico, como único, personal e irrepetible en su dignidad.
PALABRAS LLAVE: Aborto eugénico-ética. Anencefalia. Bioética.
Bioetica - Ponto de vista
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Notícias de Mestrado
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