São Camilo | agencia

Podcast

Caro(a) jornalista,

Em nossos podcasts são abordados temas relacionados à Saúde comentados por professores do Centro Universitário São Camilo - SP. Você pode usar esses conteúdos em versão integral ou editada, conferindo o crédito da fonte: Nome completo e o cargo que ocupa nesta instituição. Os áudios estão disponíveis também no Spotify.

Fale conosco sempre que precisar: agenciadenoticias@saocamilo.br

Julho de 2022 Varíola dos macacos: o que é, como se proteger e quais as perspectivas de imunização contra a doença no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro óbito por Varíola dos Macacos no país. O Brasil é o sexto país do mundo em número de casos de da doença, também chamada de Monkeypox, com 813 diagnósticos positivos. Ela possui sintomas muito parecidos com a varíola e a preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a subnotificação de casos, devido à sua semelhança com outras lesões na pele, porém são altamente infecciosas. O professor doutor Sérgio Zanetta, médico sanitarista e professor de Saúde Pública do Centro Universitário São Camilo fala sobre os possíveis riscos de um surto no país e como as pessoas devem se proteger do vírus.

Abril de 2022 | Médico sanitarista comenta: Dengue

A dengue e seus efeitos já não são desconhecidos para o Brasil, pelo contrário; o País foi capaz de conter e diminuir a transmissão do vírus na medida em que os nascedouros do mosquito Aedes aegypti foram controlados. Na análise do médico sanitarista Sérgio Zanetta, porém, durante a pandemia esse trabalho não pode ser feito por visitadores de casa em casa, resultando em alta de casos.

O professor de Saúde Pública e de Epidemiologia do Centro Universitário São Camilo explica, ainda, quais os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito, e recomenda o que deve ser feito caso surjam sintomas da infecção.

Março de 2022 Comer transtornado: os riscos de emagrecer sem cuidar da saúde

Perder peso de maneira rápida e “fácil” pode ser tentador, ainda mais quando as dicas estão ao alcance de um clique nas redes sociais. Mas quando essas orientações são repassadas por pessoas sem a devida qualificação, experiência e expertise, os riscos para a saúde são altos. Um deles é o desenvolvimento do comer transtornado.

A nutricionista Aline de Piano, coordenadora do Mestrado Profissional em Nutrição do Centro Universitário São Camilo – SP, explica do que se trata essa condição, quais os principais perigos associados a ela e como tratá-la.

Março de 2022 | A realidade do luto coletivo na pandemia, na guerra e em desastres naturais

O sentimento de perda que vem se prolongando desde o início da pandemia acaba gerando um “luto coletivo”, comum entre as tantas famílias que perderam um ou mais entes queridos para o Coronavírus. As perdas se estenderam também durante o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, e pelos efeitos das chuvas e consequentes enxurradas e deslizamentos em diferentes cidades na Bahia e em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Agora, o mundo se depara com a iminência de uma guerra, com a invasão russa à Ucrânia. 

A psicóloga Gláucia Benute, coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo, fala sobre os possíveis efeitos do luto sobre a saúde mental, e como lidar com ele.

Novembro de 2021 | Pandemia em 2022: médico sanitarista avalia possíveis efeitos de aglomerações de fim de ano e Carnaval no Brasil 

O atual cenário da Covid-19 na Ásia e na Europa, que tem levado alguns países a retomarem o lockdown e o distanciamento social em consequência do segundo ciclo do Coronavírus, faz ganharem forças as dúvidas no Brasil acerca da realização de festas de fim de ano e, em seguida, do Carnaval – além da possibilidade de ser suspendida a obrigatoriedade do uso de máscara em alguns Estados.

Considerando também o avanço da vacinação no país, o médico sanitarista e professor de Saúde Pública do Centro Universitário São Camilo – SP, Sérgio Zanetta, analisa as possibilidades que acompanham a progressão da pandemia em 2022.

Novembro de 2021 | Urologista comenta: Novembro Azul

Como referência ao Novembro Azul, o urologista Álvaro Bosco, professor de Medicina do Centro Universitário São Camilo - SP, detalha a importância da celeridade dos exames e do diagnóstico feito de forma precoce, e os riscos da demanda que foi reprimida pela pandemia.

Outubro de 2021 | Oncologista comenta: Outubro Rosa

Em alusão ao Outubro Rosa, o oncologista e professor de Medicina do Centro Universitário São Camilo, Felipe Cruz, fala sobre a importância do diagnóstico precoce e reforça a necessidade de realizar o exame de mamografia com a periodicidade correta, seguindo as indicações do Ministério da Saúde.

Setembro de 2021 | Terceira dose em idosos ou vacinação de crianças contra a Covid-19: qual deve ser a prioridade?

É possível acompanhar diariamente o aumento no número de vacinados contra a Covid-19 no Brasil. O País ultrapassou a marca dos 60 milhões de habitantes que receberam as duas doses, o que representa quase 30% da população. E é neste cenário, onde também contamos com a variante Delta, que surge o debate sobre os desafios da imunização – e entre eles, a aplicação das vacinas em crianças e adolescentes.

O que deve ser priorizado nesse momento: a vacinação de crianças, ou a dose de reforço para idosos? Neste episódio, o médico sanitarista e professor de Saúde Pública e de Epidemiologia do Centro Universitário São Camilo, Sérgio Zanetta, esclarece essa e outras dúvidas.

Setembro de 2021 | Variantes Gama e Delta do Coronavírus: qual a diferença?

Embora a variante Gama do Coronavírus ainda seja predominante no Brasil, casos de infecção pela variável Delta se multiplicam no País e já se fazem notar, por exemplo, no estado do Rio de Janeiro. Mas qual a diferença entre ambas? Alguma delas é mais transmissível ou pode provocar casos mais graves? Neste episódio, o médico e professor de Infectologia do Centro Universitário São Camilo, Robert Fabian, responde a essas e outras perguntas sobre as variantes do Sars-Cov-2.

Agosto de 2021 | Saúde mental, rotina de estudos e impactos emocionais: o que aconteceu com alunos e professores durante a pandemia? 

Neste episódio os professores da Medicina, Sérgio Zanetta, da Pedagogia, Luciane Pedro e da Psicologia, Glacia Benute, comentam um estudo da Fundação Roberto Marinho que aponta que 4 a cada 10 estudantes consideraram a ideia de abandonar os estudos por dificuldades de adaptação, acesso e falta de contato com o meio escolar.

Agosto de 2021 | Como as escolas devem se preparar para a volta às aulas

O médico Sanitarista Sérgio Zanetta e a fisioterapeuta, Zodja Graciani, professores do Centro Universitário São Camilo, falam sobre a rotina de crianças e adolescentes na volta às aulas em meio à pandemia e os efeitos da quarentena sobre os jovens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Infraestrutura

Vídeos

 
 
 
 

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP