Sobre o Curso

O curso de Pós-Graduação em Saúde Pública com Ênfase na Estratégia Saúde da Família (ESF) é destinado a todos os profissionais que pretendem ampliar seu campo de atuação, visão crítica e reflexiva do contexto social, econômico e político do Brasil.

O Sistema Único de Saúde vem passando por grandes reformulações, e o Estado aos poucos vem tentando inserir novas formas de gestão na saúde. Portanto, o curso discute as políticas atuais na área da saúde e suas implantações.

A Estratégia Saúde da Família foi criada pelo Ministério da Saúde em 1994, e o documento que define as bases do programa destaca que, ao contrário do modelo tradicional, centrado na doença e no hospital, a Estratégia Saúde da Família prioriza as ações de proteção e promoção à saúde dos indivíduos e da família. Várias experiências vêm sendo desenvolvidas e diversos municípios incorporaram a ESF aos seus sistemas de prestação de serviços de saúde, obtendo bons resultados.

Diante disso, o curso busca proporcionar a compreensão da Estratégia Saúde da Família, enquanto modelo estruturante da atenção básica no Brasil para a aplicação dos princípios e diretrizes do SUS e dos conceitos que são a base para a sua estruturação.

Além disso, o curso tem o intuito de capacitar profissionais para refletir sobre a melhor alternativa para a solução dos problemas de saúde da coletividade, o que resultará na otimização do gerenciamento dos recursos destinados à saúde, preparando os alunos para administrar, planejar e intervir no processo saúde–doença.

Destaca-se ainda que o curso passou por um recente processo de reformulação, buscando estar ainda mais próximo à realidade do mercado.

Objetivos:

  • Instrumentalizar o profissional para desenvolver ações educativas em saúde, desenvolvendo métodos didáticos que favoreçam a relação da teoria e da prática vivenciada, com vistas a resolver problemas e modificar situações.
  • Preparar profissionais capazes de planejar, organizar e supervisionar as ações em saúde da família.
  • Compreender o processo de trabalho em saúde e o trabalho em equipe no âmbito da atenção básica.
  • Estabelecer o diagnóstico de saúde da realidade local e elaborar o planejamento das ações a serem desenvolvidas no âmbito da promoção, proteção e recuperação da saúde nas diferentes fases do ciclo de vida.

Inscreva-se

  • Campinas | Salas Prontas - Rua Dr. Teodoro Langard 126 - Bonfim (local a confirmar)
  • Sábado das 8h às 17h40 e 6ª das 17h40 às 22h40 (aulas quinzenais)
  • Até 18 meses
  • Data de Início 
    06/04 - Início Previsto

     


Coordenação

Maria Paola Mattion Badin

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia…

Infraestrutura

Vídeos

Tenho
interesse!

Entre em contato

0300 017 8585
Campus Ipiranga
Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia
R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP