INSTRUÇÕES NORMATIVAS

A Comissão Organizadora do VIII Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo orienta que, antes de iniciarem o processo de inscrição, todos os autores leiam as orientações desta normativa em sua íntegra.
Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, não podendo ter sido apresentados em outros locais fora da instituição e/ou demais congressos ou eventos da instituição até a data de realização das apresentações no VIII Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo.
A submissão de trabalhos não gera a inscrição automática do participante no VIII Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo, portanto, para participar das atividades do evento e antes de fazer a submissão de trabalhos, todos os participantes devem realizar a inscrição online no site: https://saocamilo-sp.br/eventos/viii_congresso_multi  até do dia 27 de outubro de 2023.

 PERÍODO E ENDEREÇO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A submissão dos trabalhos ocorrerá entre de 21 agosto a 20 de setembro de 2023.
A submissão dos trabalhos será feita somente pelo preenchimento da ficha de inscrição online disponível em “ENVIE SEU TRABALHO” no site do evento: https://saocamilo-sp.br/eventos/viii_congresso_multi

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Os trabalhos podem ser enviados nas seguintes áreas de atuação e/ou formação:

  • Colégio Técnico São Camilo
  • Administração/gestão
  • Assistência social
  • Bioética e Direitos Humanos
  • Biologia
  • Biomedicina
  • Direito
  • Imaginologia
  • Educação física
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Medicina
  • Nutrição/gastronomia
  • Odontologia
  • Pedagogia/educação
  • Psicologia
  • Terapia ocupacional
  • Tecnologia em Gestão Hospitalar
  • Tecnologia em Marketing
  • Tecnologia em Recursos Humanos
  • Tecnologia em Gestão Comercial

 

CATEGORIAS DOS TRABALHOS

Estudantes de pós-graduação, de graduação e do ensino técnico, bem como profissionais internos ou externos à instituição, poderão submeter seus trabalhos de acordo com as seguintes categorias:

RESUMOS DOS ALUNOS DO COLÉGIO TÉCNICO SÃO CAMILO 

Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de resumo, podendo ter no máximo sete autores.
Para trabalhos do Colégio Técnico São Camilo, é obrigatória a inclusão do(s) docente(s) orientador(es) como o(s) último(s) autor(es) do trabalho.

RESUMOS DOS TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NO CONGRESSO

  1. a) Categoria estudante de graduação
  2. b) Categoria estudante de Pós-graduação
  3. c) Categoria profissional

Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de resumo, podendo ter no máximo sete autores.
Para trabalhos da graduação e Pós-graduação é obrigatória a inclusão do(s) docente(s) orientador(es) como o(s) último(s) autor(es) do trabalho.

TRABALHOS EM FORMATO DE ARTIGO NA ÍNTEGRA - PRÊMIO CIENTISTA CAMILIANO

  1. a) Categoria estudante
  2. b) Categoria estudante de Pós-graduação/Categoria profissional

Caso os autores optem por concorrer ao Prêmio Cientista Camiliano, deverão enviar o trabalho na íntegra (além da submissão do resumo), em formato de artigo científico, respeitando as normas para escrita de artigo científico conforme a Revista O Mundo da Saúde.  Para mais detalhes sobre o Prêmio Cientista Camiliano ver o item 4.2.3 dessa normativa.

 INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DO RESUMO: 

Os resumos poderão ter no máximo 500 palavras.
Os resumos não deverão conter fórmulas, gráficos, figuras, discussão, citações de autores e referências bibliográficas.
Estudos com seres humanos ou com animais deverão citar o número do parecer da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CoEP/CEP) ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) no item material e método, e o parecer consubstanciado deverá ser anexado no local indicado na plataforma de submissão.

 Estrutura do resumo a ser submetido:  

  1. Título do trabalho (máximo 100 caracteres com espaço). 
  2. Palavras-chave: colocar apenas 1 (uma) palavra-chave por campo, com letra inicial maiúscula. Utilizar o DeCS/MeSH ou Dedalus como padrão para escolha. Em caso de dúvidas sobre as palavras-chave, encaminhe o resumo do trabalho para bibli@saocamilo-sp.br
  3. Resumo: deverá ser inserido diretamente nas caixas de texto correspondentes às seções específicas:  INTRODUÇÃO (deve trazer definições, abordar a relevância do tema e demonstrar o conhecimento dos autores sobre a problemática estudada), OBJETIVO (o que se pretende alcançar com a realização do trabalho), MÉTODOS (deve explicar claramente como o trabalho foi desenvolvido), RESULTADOS (descrição dos principais resultados de forma resumida e concreta), CONCLUSÃO (como os resultados trazem avanços no conhecimento na área ou ajudam a resolver o problema proposto). Cada seção deverá conter o número mínimo de palavras descrito e não poderá exceder o número máximo permitido. É obrigatório o preenchimento de forma correta de todas as seções.
  4. Pesquisa com seres humanos e animais: indicar se o trabalho é desta categoria e, em caso positivo, fazer upload do arquivo com o parecer consubstanciado emitido pela Plataforma Brasil ou pela CEUA.

Obs.: Serão recusados os resumos de trabalhos não aprovados ou em análise pelo Comitê de Ética em Pesquisa ou Comissão de Ética no Uso de Animais (quando aplicável). O parecer de aprovação deverá ser anexado na ficha de inscrição, sem o qual o trabalho será recusado. Também não serão aceitos trabalhos cujo parecer de aprovação não correspondam ao trabalho apresentado. Os trabalhos em que os autores não apontem o envolvimento de seres humanos ou animais, o que obrigaria a existência de parecer de CoEP ou CEUA, mas que na leitura do resumo pelos avaliadores for constatado que a natureza do trabalho obrigaria a submissão a essas instâncias, serão reprovados.

 NORMAS PARA A SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

O autor responsável pela inscrição e o orientador do trabalho de estudantes do nível técnico, graduação e pós-graduação deverão estar de acordo com as normas e os nomes incluídos no trabalho.
Entende-se como trabalho na categoria profissional aquele desenvolvido sem orientação de docentes.
No caso de estudantes orienta-se a leitura e discussão dessa normativa com seu(s) orientador(es).
Antes do início do processo de inscrição, o autor que fará a submissão deve garantir que todos os demais autores estejam inscritos no congresso e ter em mãos todos os dados abaixo, conforme categoria, pois eles são obrigatórios para a finalização da inscrição.
Ao final do preenchimento, o autor responsável deverá declarar que está ciente de que todas as informações estão corretas, e de que não haverá possibilidade de alterações dos dados após a submissão final.
Não será possível realizar alterações após o final da submissão do trabalho. 
 

SUBMISSÃO DE RESUMOS DOS ALUNOS DO COLÉGIO TÉCNICO SÃO CAMILO

Os autores devem completar as informações solicitadas no site de inscrição, na seguinte ordem:

  1. Dados do autor responsável: nome completo, e-mail, telefone com DDD e instituição a qual o trabalho está vinculado.
  2. Dados dos coautores: nome completo, e-mail e instituição à qual estão vinculados.
  3. Orientadores: nome completo, e-mail, curso, instituição.

 

SUBMISSÃO DE RESUMOS DOS TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NO CONGRESSO   

Os autores devem completar as informações solicitadas no site de inscrição, na seguinte ordem:

  1. Dados do autor responsável: nome completo, e-mail, telefone com DDD e instituição a qual o trabalho está vinculado.
  2. Dados dos coautores: nome completo, e-mail e instituição a qual estão vinculados.
  3. Orientadores (obrigatório para submissões de trabalhos de estudantes):
  4. Orientadores do Centro Universitário São Camilo: nome completo, e-mail e curso.
  5. Orientadores de outras instituições: nome completo, e-mail e instituição a qual está vinculado.

Os alunos que se formaram e quiserem enviar o resumo oriundo do TCC, poderão participar e deverão escolher a opção Estudante na hora de realizar o envio do resumo, desde que não tenham sido apresentados em outro evento da instituição ou fora dela.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS QUE CONCORREM AO PRÊMIO CIENTISTA CAMILIANO

Para concorrer ao Prêmio, é necessário enviar o trabalho em formato de artigo na íntegra.
Os autores devem estar cientes de que, para concorrer ao Prêmio Cientista Camiliano, o trabalho deverá atender às normas para escrita de artigo científico, estabelecidas pela Revista O Mundo da Saúde. As orientações estão disponíveis no site da revista: https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/
Ao optar por participar do prêmio, no momento da submissão do resumo, o autor responsável deverá anexar o trabalho em formato de artigo na íntegra, sem identificação dos autores (em formato de artigo científico) e em arquivo do MS Word®. Atenção: Apenas arquivos doc ou docx de até 10Mb serão permitidos.
Não serão aceitos para concorrer ao prêmio artigos que não fazem parte do escopo da revista O Mundo da Saúde, como artigos de revisão, relato de caso ou relato de experiência e comunicação. 
Os trabalhos com identificação dos autores não serão analisados.

 AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Todos os resumos inscritos e validados com a apresentação da documentação exigida passam por avaliação cega, criteriosa e aos pares, formada por avaliadores externos e internos, segundo os critérios apresentados abaixo:

  • Adequação do título ao conteúdo do trabalho.
  • Coerência entre os objetivos e a conclusão.
  • Descrição clara do método do trabalho.
  • Coerência entre os resultados e a discussão.
  • Texto de acordo com as normas da língua portuguesa.

A seleção, realizada pela comissão científica, será classificatória.
Os trabalhos em formato de artigo na íntegra que concorrerão ao Prêmio Cientista Camiliano serão avaliados pela Comissão Científica, que escolherá o melhor trabalho de cada categoria: estudantes de graduação e estudantes de Pós-graduação/profissional.
Os seguintes critérios serão usados para a seleção do melhor trabalho para o Prêmio Cientista Camiliano:

  • Originalidade e relevância científica;
  • Adequação do título ao conteúdo do trabalho;
  • Coerência entre os objetivos e a conclusão;
  • Descrição clara do método do trabalho;
  • Coerência entre os resultados e a discussão;
  • Texto de acordo com as normas da Língua Portuguesa

Obs.: Serão recusados os resumos de trabalhos não aprovados ou em análise pelo Comitê de Ética em Pesquisa ou Comissão de Ética no Uso de Animais (quando aplicável). O parecer de aprovação deverá ser anexado na ficha de inscrição, sem o que o trabalho será recusado. Também não serão aceitos trabalhos cujo parecer de aprovação não corresponda ao trabalho apresentado.

 DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS 

Os autores deverão acompanhar a publicação dos resumos aprovados, bem como o formato de sua apresentação (sessão pôster ou comunicação oral) no site do evento até dia 20 de outubro de 2023.
Ficará a critério da comissão científica do evento a determinação da apresentação do resumo aprovado em sessão pôster ou comunicação oral.
A distribuição e localização das apresentações serão divulgadas no site do evento e também estarão disponíveis nos murais do local do Congresso.

Orientações importantes: 

  • Acompanhe a publicação dos trabalhos aprovados no site do evento.
  • Verifique o e-mail com o qual foi realizada a inscrição do trabalho, inclusive quarentena ou lixo eletrônico, evitando perda de informações e prazos.
  • O título do pôster ou da comunicação oral deverá ser idêntico ao título do resumo aprovado.
  • Não poderá haver mudança de autores do resumo aprovado.


APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS 

SESSÃO DE PÔSTERES

 Os resumos aceitos para a aprensentação na forma de pôsteres deverão seguir as seguintes dimensões para sua confecção: 0,90m (largura) x 1,20m (altura).
Todos deverão apresentar estrutura com 2 (dois) pontos para fixação dos fios dispostos no local da apresentação. Para que o pôster fique adequadamente estendido e visível, os autores deverão solicitar durante o processo de confecção do pôster que seja colocada uma haste na base e no topo do pôster (pode ser madeira, barra de ferro, etc…).
Os pôsteres deverão estar afixados até 10 min antes do início das apresentações.
Não serão aceitos pôsteres confeccionados em papel.
O autor deverá permanecer no local destinado ao pôster durante o período de avaliação.

 COMUNICAÇÃO ORAL

O autor terá no máximo 10 (dez) minutos para apresentar o trabalho e 5 (cinco) minutos para arguição do avaliador.
O autor deverá comparecer ao local da apresentação 20 (vinte) minutos antes do início dos trabalhos para gravar o arquivo com a sua apresentação no desktop do computador ligado ao projetor de imagens. O uso de notebook não será permitido.
As apresentações ocorrerão em salas previamente informadas aos autores, com listagens afixadas nas portas.
OBSERVAÇÃO: O arquivo com a apresentação do trabalho deverá estar gravado em mídia eletrônica (pen drive).

 DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS PREMIADOS

Os trabalhos apresentados em sessão pôster ou comunicação oral serão premiados com 1º lugar; 2º lugar e 3º lugar nas categorias estudantes de graduação e estudantes de Pós-graduação/profissional.
O trabalho vencedor do Prêmio Camiliano será premiado o 1º lugar nas categorias estudante graduação e estudante de Pós-graduação/profissional.

  • Categoria estudante de Pós-graduação/Profissional: “PRÊMIO CIENTISTA CAMILIANO – PE. LEOCIR PESSINI”;
  • Categoria Estudante de graduação: “PRÊMIO CIENTISTA CAMILIANO - PROF. DR. PE. CHRISTIAN DE PAUL DE BARCHIFONTAINE”

 A divulgação dos trabalhos premiados será realizada na Sessão de Encerramento. Os autores presentes receberão o Certificado de Premiação.

 PUBLICAÇÃO EM ANAIS DO EVENTO

Os resumos apresentados no VIII Congresso Multiprofissional, serão publicados em Anais, na forma eletrônica, no site do Centro Universitário São Camilo.
Os resumos dos trabalhos do Colégio Técnico São Camilo serão publicados como Suplemento dos Anais do VIII Congresso Multiprofissional, 
Todos os autores dos resumos aceitos para participação no VIII Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo devem estar cientes que cedem e autorizam a utilização dos direitos autorais para publicação dos resumos em qualquer tipo de mídia, sem nenhum ônus e obrigação, e por tempo indeterminado.
Todos os participantes, devem estar cientes que cedem e autorizam a utilização de sua imagem, em foto e/ou vídeo, para efeitos de divulgação do VIII Congresso Multiprofissional dentro e fora do Centro Universitário São Camilo, sem nenhum ônus e obrigação e por tempo indeterminado. 

PUBLICAÇÃO NA REVISTA O MUNDO DA SAÚDE

Os trabalhos vencedores (primeiro colocado de cada categoria – estudantes  de  graduação e estudantes de Pós-graduação/profissional) serão indicados para publicação e submetidos ao  processo de apreciação de manuscritos estabelecidos por este periódico e, se aceitos, estarão isentos das taxas de submissão e publicação.

 CURSOS DE EXTENSÃO (Pré congresso)

Serão oferecidos cursos de extensão, gratuitos e com vagas limitadas. Estes cursos serão optativos e independentes da inscrição no VIII Congresso Multiprofissional.
A abertura das inscrições para os cursos de extensão será divulgada com a programação do evento.


I SIMPÓSIO DE PESQUISAS EM EXERCÍCIO E QUALIDADE DE VIDA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO (Pré congresso)

Atividade optativa e independente da inscrição no VIII Congresso Multiprofissional, gratuita e com vagas limitadas.
A abertura das inscrições será divulgada com a programação do evento.

 I MOSTRA DE PROJETOS APLICADOS DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Os projetos aplicados desenvolvidos nos cursos de Pós-graduação Lato sensu do Centro Universitário São Camilo poderão ser inscritos e apresentados na Mostra de forma de vídeos sequenciais, formato “pitch”, em concordância com o orientador e conforme programação do evento.

A inscrição ocorrerá no site do evento e deverá conter as seguintes informações: 

  1. Dados do autor responsável: nome completo, e-mail, telefone com DDD;
  2. Dados dos coautores: nome completo, e-mail e instituição à qual estão vinculados;
  3. Orientadores (obrigatório para submissões de trabalhos de estudantes);
  4. Curso que está vinculado.
  5. EMISSÃO DE CERTIFICADOS

Os certificados de participação no Congresso e cursos pré-congresso e apresentação de trabalhos estarão disponíveis em até 30 dias úteis após o evento no site do VIII Congresso Multiprofissional no link https://portal.saocamilo-sp.br/certificados/

Serão emitidos os seguintes certificados:

  • Certificado de participação nas atividades Pré congresso do VIII Congresso Multiprofissional: para participantes que registrarem sua presença nas atividades de pré-congresso do evento (Curso e/ou Simpósio). Para tanto, será preciso realizar a leitura do QR Code ou preenchimento do link disponibilizado durante a programação. 
  • Certificado de participação do VIII Congresso Multiprofissional: para congressistas que registrarem sua presença nas atividades do evento. Para tanto, será preciso realizar a leitura do QR Code ou preenchimento do link disponibilizado durante a programação. 
  • Certificado de apresentação de trabalhos do Colégio Técnico São Camilo: para os autores que tiverem seus trabalhos apresentados durante o VIII Congresso Multiprofissional. 
  • Certificado da apresentação de trabalho em Sessão Pôsteres: para os autores que tiverem seus trabalhos apresentados em sessão pôsteres durante o VIII Congresso Multiprofissional. 
  • Certificado de apresentação de trabalho em Comunicação oral: para os autores que tiverem seus trabalhos apresentados em comunicação oral durante o VIII Congresso Multiprofissional. 
  • Certificado de apresentação na I Mostra de projetos aplicados dos cursos de Pós-graduação Lato sensu: para os autores que tiverem seus projetos apresentados durante o VIII Congresso Multiprofissional.
  • Certificado de apresentação no Simpósio de pesquisas em exercício e qualidade de vida do Centro Universitário São Camilo: para os autores que tiverem seus projetos apresentados durante o Simpósio de pesquisas em exercício e qualidade de vida
  • Certificado de premiação dos trabalhos em 1º lugar; 2º lugar e 3º lugar nas categorias estudante e profissional, apresentados em sessão pôster e comunicação oral e dos trabalhos vencedores do Prêmio Camiliano nas categorias estudante e profissional.

 
TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS

Essa normativa observa a Lei Geral de Proteção de Dados - Lei nº 13.709/18 – “LGPD” e adota as melhores práticas no tratamento dos dados pessoais. Os dados coletados, tais como nome, e-mail e CPF servirão para alimentar a base de dados VIII Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo, com a finalidade exclusiva de comunicação e identificação pessoal no sistema. Tratamos os seus dados pessoais de acordo com o Termo de Consentimento concedido e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – “LGPD”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Todos os participantes, ao formalizarem sua inscrição no VIII Congresso Multiprofissional, aceitam e concordam com os termos desta Normativa de maneira irrevogável e irretratável. 
Qualquer questão não contemplada nesta normativa será dirimida pela Comissão Organizadora do evento pelo e-mail: congressomulti@saocamilo-sp.br

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP