Terapia Ocupacional: Produção de conhecimentos e responsabilidade social.
Occupational Therapy: Knowledge production and social responsibility.
EDIÇÃO DE JULHO/SETEMBRO DE 2002 - ISSUE OF JULY/SEPTEMBER OF 2002
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Editorial:
Apresente edição da Revista Cadernos — Terapia Ocupacional,
apresenta para o leitor trabalhos realizados por docentes e pesquisadores do Centro Universitário São Camilo, alguns deles contando com a participação de discentes, e conta também com a colaboração de outros renomados profissionais da área. A leitura destes textos permite que se tenha uma idéia da amplitude do campo e da profundidade dos conhecimentos que vêm sendo produzidos pela Terapia Ocupacional.
Embora não possa ser considerada uma profissão nova — no Brasil os primeiros cursos datam da década de 50, e a profissão é regulamentada desde 1969 —, nos últimos vinte anos temos assistido a uma crescente consolidação do campo, fruto do desenvolvimento de abordagens terapêuticas cada vez mais reconhecidas e da sistematização do conhecimento específico da profissão, através da ampla titulação dos profissionais que vêm, cada vez mais, assumindo o papel de pesquisadores e construtores de conhecimento.
Tendo como objeto de estudo a ação humana, entendida como o fazer significativo do homem em seu cotidiano, a Terapia Ocupacional preocupa-se com a compreensão da complexidade dos fenômenos que envolvem esse fazer, analisado em seus aspectos físicos, psíquicos e sociais, sempre objetivando a independência e a inclusão social.
Temos observado na nossa sociedade atual, um crescimento assustador de situações que, das mais variadas formas, contribuem para que o ser humano se aliene de seu fazer, que se torna vazio, sem significado. A compreensão da saúde como mais que a ausência de doença, leva o terapeuta ocupacional a ter que enfrentar, cada vez mais, as implicações sociais de suas intervenções — mais do que tratar a patologia, constrói com seus clientes uma nova forma de “estar no mundo”, que passa pela consciência das questões (físicas, psíquicas, sociais) que o levaram a, de alguma maneira, necessitar de seus cuidados. É, portanto, uma ação transformadora.
Dentro dessa perspectiva, o curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário São Camilo tem trabalhado para a formação de profissionais que aliem a competência técnica à sensibilidade social. A formação do profissional reflexivo e ético, que compreenda que aprender é um processo que não se encerra com a conclusão do curso de graduação, tem sido uma de nossas principais diretrizes. Esta edição da Revista Cadernos — Centro Universitário São Camilo (Terapia Ocupacional) é um dos produtos desse trabalho.
Os artigos veiculados nesta produção retratam de certa forma, o amplo campo de abrangência da Terapia Ocupacional, a começar pela contribuição dos Professores Doutores Jean Pierre Goubert e Maria José Benetton e terapeutas ocupacionais graduados pela Universidade de São Paulo com o texto “Você disse Ética? “seguido pelos temas “O desenvolvimento e estudo de instrumentos de avaliação em Terapia Ocupacional”; “Terapia Ocupacional: reflexões em saúde mental” abordados pela Professora Solange Aparecida Tedesco, este último contando também com a participação da aluna Flávia Ishikawa Duarte. Outros aspectos do campo da Terapia Ocupacional são desenvolvidos nos artigos “A profissionalização da pessoa com deficiência mental”, pela Professora Celina Camargo Bartalotti; “Trabalho corporal, música e dança em Terapia Ocupacional: clínica e formação”, pela Professora Flávia Liberman; “Terapia Ocupacional e AIDS”, estudo este resultante do trabalho desenvolvido pelas terapeutas ocupacionais Ida Jentof e Mônica Queiroz, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Seguem-se a esses as experiências relatadas pela professora Celina Camargo Bartalotti e a aluna Jacqueline Peixoto, “Terapia Ocupacional e transtornos de conduta: possibilidades de intervenção”; O atendimento de Terapia Ocupacional a uma criança com Síndrome de Down — um estudo de caso”, de autoria da Professora Celina Camargo Bartalotti e da aluna Ariad Nascimento.
Na sequência de estudos são apresentados os artigos “A terapia ocupacional com bebês de risco: reflexões sobre a clínica”, de autoria das terapeutas ocupacionais do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, Andréia Obana e Milena Oshiro; “O tratamento da distrofia simpático-reflexa no membro superior pelo programa de reabilitação baseado no estresse muscular de tração e compreensão ativa” da terapeuta ocupacional e professora Miriam Cabrera Corvelo Delboni. Outras questões pertinentes são abordadas nos artigos “Sexualidade e deficiência mental” pela professora Celina Camargo Bartalotti e alunos do Curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário São Camilo; “Tecnologia reabilitadora-órteses” do Professor Doutor Livre Docente Danilo Masiero em parceria com as terapeutas ocupacionais Jeanine Maria Linzmeyer, da Universidade Federal São Paulo e Simone Maria Puresa Fonseca Lima, esta também docente no Curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário São Camilo. Finaliza-se esta edição com o artigo “Desenvolvimento de um projeto de tecnologia assistiva em reabilitação cognitiva, elaborado pelas alunas Bárbara Cristina Mello, Patricia Padilha Pinto, Ana Cristina Garrini, do Curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário São Camilo juntamente com as docentes Simone Maria Puresa Fonseca Lima e Viviane Peixoto Salgado Abreu.
Esperamos que o leitor possa, através da leitura, reflexão e discussão dos artigos publicados, conhecer e aprofundar os conhecimentos, sobre essa profissão tão rica, e tão apaixonante. Que tudo isto sirva para construírmos um mundo melhor, com mais dignidade e menos exclusão, mais solidariedade e menos indiferença, menos sofrimento e mais felicidade.
The present issue of Revista Cadernos — Occupational Therapy presents the reader works done by teachers and researchers of Centro Universitário São Camilo [São Camilo’s University Center], some of them with the collaboration of students, as well as the participation of some other renowned professionals of the field. Reading these texts allows readers to have a view of the broad scope of occupational therapy’s field as well as the deep knowledge that has been produced in its context in the last years.
Although one can not consider Occupational Therapy a new profession in Brazil — the first courses were begun in the 1950’s and the profession is legally recognized by Brazilian law since 1969 —, the last twenty years has seen an increasing consolidation of the field, a consequence of the development of therapeutic approaches more and more recognized as well as of the systematic development of the specific knowledge in the profession, by means of the academic formation of a increasing number of professionals that are assuming more and more the role of researchers and knowledge builders.
Having as its subject matter human action, understood as one of man’s significant acting in his daily living, Occupational Therapy concerns itself with the understanding of the complex phenomena implicated by this action, and examines them in their physical, psychic and social aspects, always concerned with the patient’s independence and social inclusion.
It is in terms of this perspective that the course Occupational Therapy, of Centro Universitário São Camilo [São Camilo’s University Center], has made important efforts to promote the formation of professionals that add to technical competence a sensibility to social problems and issues. The formation of a reflexive and ethically bound professional, a professional that understands that learning is a process that does not absolutely end with graduation — this has been Centro Universitário São Camilo’s guidelines. This issue of Revista Cadernos — Centro Universitário São Camilo (Occupational Therapy) is one of the results of this work.
The papers presented in the issue are in a certain way a panorama of the broadness of Occupational Therapy’s field, as shows first of all the contribution of Jean Pierre Goubert, Ph. D., and Maria José Benetton. Ph. D., occupational therapists graduated by Universidade de São Paulo (USP), that present the text “Have You Said ‘Ethics’?”. The next themes are “Evaluation Tools in Occupational Therapy” and “Occupational Therapy: Reflections as Regards Mental Health”, approached by Instructor Solange Aparecida Tedesco, this last with the collaboration of one of her students, Flávia Ishikawa Duarte. Some other aspects of the Occupational Therapy Field are the object of the papers “The Professionalization of Mentally Impaired Patients”, by Instructor Celina Camargo Bartalotti, and “Body Work, Music, Theater and Dance in Occupational Therapy”, by Instructor Flávia Liberman; “Occupational Therapy and Hiv/Aids”, based on work developed by the occupational therapists Ida Jentof e Mônica Queiroz, of Instituto de Infectologia Emílio Ribas, an infectological public organization of São Paulo — State São Paulo — Brazil. Other papers presented in this issue are the experiences reported in “Occupational Therapy and Behavior Disturbances: Possibilities of Intervention” by Instructor Celina Camargo Bartalotti and Jacqueline Peixoto, a student; “Occupational Therapy’s Assistance to a Child Affected by Down Syndrome: A Case Study”, by Instructor Celina Camargo Bartalotti and the student Ariad Nascimento. The next studies presented are “Occupational Therapy for the Assistance of At-Risk Babies: Reflection on the Clinic”, by the occupational therapists Andréia Obana e Milena Oshiro, from Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros; “Treatment of Sympathetic-Reflexive Dystrophy in the Superior Member By Means of the Rehabilitation Program Based on Active Compression and Traction Muscular Stress”, by the occupational therapist and instructor Miriam Cabrera Corvelo Delboni. Other pertinent questions are approached in the articles “Sexuality and Mental Illness”, by Instructor Celina Camargo Bartalotti and students of hers from the course of Occupational Therapy of Centro Universitário São Camilo; “Rehabilitation Technology: Ortesys”, by Professor Emeritus Danilo Masiero in collaboration with Instructor Jeanine Maria Linzmeyer, of Universidade Federal São Paulo and Instructor Simone Maria Puresa Fonseca Lima, that is also instructor in the course of Occupational Therapy from Centro Universitário São Camilo. The last paper of the issue is “Development of an Assistive Technology Project in the Field Of Cognitive Rehabilitation for a Visual Perception Impaired and Motor-Skill Dysfunctional Patient Due to Ataxia”, by the students Bárbara Cristina Mello, Patricia Padilha Pinto and Ana Cristina Garrini, of the course of Occupational Therapy of Centro Universitário São Camilo together with Instructors Simone Maria Puresa Fonseca Lima and Viviane Peixoto Salgado Abreu.
We hope reading, reflecting on and discussing the papers published in this issue of Revista Cadernos help the reader gather new knowledge and deepen the knowledge she has of so rich a profession, and so passionating, as Occupational Therapy. That all this knowledge can help us build a better world, a world marked by more dignity and less exclusion, more solidarity and less indifference, less suffering and more happiness.
Você disse: ética?
Have you said “ethics”?
Autores:
Jean-Pierre Goubert
Maria José Benetton
F. Alencar; J. Blanco
J. Felisardo
S. Ferreira
A. Furlini
M. Kuniyosi
K. Macan
R. Martins
C. Monchini
A. Oliveira
E. Osada
M. Oshiro
A. Otsu
T. Peres
T. Reis
A. Otsu
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Resumo:
Trata-se de pôr em pauta o estudo e as discussões sobre ética profissional de uma sala de aula de graduação em Terapia Ocupacional. Apresentam-se tanto os caminhos trilhados na compreensão da tradição filosófica da Ética, sua singularidade na clínica, como as possíveis delimitações de fronteiras deontológicas.
This paper intends to call the attention to the study and the discussions on professional ethics in the context of an undergraduate class of Occupational Therapy. The paper presents both the courses followed for understanding the philosophical tradition of Ethics and ethic’s singularity in the clinical context, including the possible delimitations of deontological frontiers.
O desenvolvimento e estudo de instrumentos de avaliação em Terapia Ocupacional
The development and the study of evaluation tools in Occupational Therapy
Autores:
Solange Tedesco
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Resumo:
O reconhecimento e a evolução da Terapia Ocupacional em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Continente Europeu estão centrados na prática clínica. Definições da profissão, métodos e técnicas têm sido desenvolvidos em função ou conseqüência dessa prática. Grande ênfase tem sido dada na construção de instrumentos de avaliação desses construtos, na expectativa de alcançar medidas de eficácia da terapia ocupacional. O objetivo do presente artigo é apresentar alguns aspectos abordados na dissertação de mestrado da autora: “Estudo da Validade e Confiabilidade de um Instrumento de Terapia Ocupacional: Auto-Avaliação do Funcionamento Ocupacional (SAOF)” no que se refere ao uso de instrumentos padronizados de avaliação. Os resultados obtidos neste estudo sugerem a necessidade de ampliação do estudo de escalas de avaliação de terapia ocupacional em nosso meio e o cuidado na aplicação de escalas desenvolvidas em outra cultura.
The recognizance and evolution of Occupational Therapy in countries like the United States, Canada, England and the European Continent are centered on clinical practice. Definitions of the profession, methods and techniques have been developed in function of or in consequence of this practice. The development of evaluation tools for examining these constructs is greatly emphasized and one expects by this promote a good level of efficaciousness in occupational therapy. This paper intends to present some aspects approached on our M.A. dissertation, “Estudo da Validade e Confiabilidade de um Instrumento de Terapia Ocupacional: Auto-Avaliação do Funcionamento Ocupacional (SAOF)” [A Study of the Validity and Dependableness of an Occupational Therapy Instrument: Self-Evaluation of Occupational Functioning (SAOF)] as concerns the use of standardized evaluation tools. The results of this study suggest that there is a need to broaden the knowledge on occupational therapy’s evaluation scales in Brazil and to be careful in the use of scales developed in another culture.
Terapia Ocupacional:reflexões em saúde mental
Occupational Therapy: reflections as regards mental health
Autores:
Flavia Ishikawa Duarte
Solange Aparecida Tedesco
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Resumo:
O artigo trata da construção de uma narrativa a partir das experiências de campo possibilitada pelo trabalho interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Terapia Ocupacional em Saúde Mental, Terapia Ocupacional em Reabilitação Psicossocial e Psicologia Social e do Trabalho. A autora trabalha a partir dos disparadores institucionais para construir um caminho reflexivo.
This paper approaches the elaboration of a narrative on the basis of field experiences allowed for by interdisciplinary work that got together Occupational Therapy in Mental Health, Occupational Therapy in Psychosocial Rehabilitation and Social and Work Psychology. The author works on the basis of the institutional catalysers in order to create a reflexive path.
A profissionalização da pessoa com deficiência mental
The professionalization of mentally impaired patients
Autores:
Celina Camargo Bartalotti
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Resumo:
Este artigo discute as alternativas de profissionalização oferecidas a pessoas com deficiência mental, partindo de uma análise sobre o trabalho em nossa sociedade. Discute os chamados programas de oficinas em suas várias modalidades, apontando para o caráter segregador que, geralmente, lhes é subjacente. Finalmente, procura apontar para alternativas inclusivistas de trabalho para a pessoa com deficiência mental.
This paper discusses the professionalization alternatives offered to mentally impaired patients, on the basis of an analysis of the place of work in the Brazilian society. It presents a reflection on the so-called workshop programs and their several modalities, and points to the underlying attitude of segregation that is in general a relevant part of their conception. The paper has the additional goal of proposing some inclusive work alternatives for mentally impaired patients.
Trabalho corporal, música, teatro e dança em Terapia Ocupacional: clínica e formação
Body work, music, theater and dance in Occupational Therapy
Autores:
Flávia Liberman
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Resumo:
O presente artigo discute o trabalho corporal, a música, o teatro e a dança como elementos que vem, cada vez mais, sendo utilizados na formação e na prática de terapeutas ocupacionais, com ênfase nos processos de subjetivação e na perspectiva da reabilitação psicossocial, buscando aprofundar análises e atribuir sentido à práticas terapêuticas.
This paper discusses body work, music, theater and dance as resources that has come lately to be more and more used in the formation and practice of occupational therapists; this formation emphasizes the processes of subjectivization and the perspective of psychosocial rehabilitation, aiming to deepen analysis and giving sense to therapeutical procedures.
Terapia Ocupacional e aids — atuação no Instituto de Infectologia emílio ribas — São Paulo — Brasil
Occupational Therapy and hiv/aids — report of a work done at Instituto de Infectologia Emílio Ribas — State São Paulo — Brazil
Autores:
Ida Bujanski Jentof
Mônica Estuque Garcia de Queiroz
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Resumo:
Este trabalho configura-se em um estudo sobre faixas etárias e diagnósticos de pacientes acompanhados pela Terapia Ocupacional no Instituto de Infectologia Emilio Ribas. Descreve diagnósticos mais comuns e as intervenções realizadas, enfatizando dados de avaliação e objetivos de intervenção. Ressalta a importância da intervenção da Terapia Ocupacional na equipe multiprofissional.
This work constitutes a study, based on age groups and kind of diagnostic, of patients helped by Occupational Therapy at Instituto de Infectologia Emílio Ribas. It describes the most commom diagnostics and the interventions done, emphasizing evaluation data and intervention goals. It calls the attention to the relevance of Occupational Therapy’s intervention in the context of the multi-professional medical team.
Terapia Ocupacional e transtornos de conduta: possibilidades de intervenção
Occupational Therapy and behavior disturbances: possibilities of intervention
Autores:
Jacqueline Francis Gomes Peixoto
Celina Camargo Bartalotti
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Resumo:
Este trabalho faz uma abordagem teórica dos transtornos de conduta, a partir de um referencial psicanalítico, e analisa um caso fictício (o personagem principal do filme “O Anjo Malvado”), que retrata um portador de tal transtorno, para aprofundamento da compreensão sobre o caso. Propõe, ainda, uma possibilidade de intervenção da Terapia Ocupacional no quadro estudado.
This work approaches theoretically behavior disturbances, on the basis of psychoanalytical knowledge, and analyses a fictitious case (the main character of the movie “The Good Son”), that presents behavior disturbances, in order do deepen our understanding of the condition. Besides, the work proposes a possible intervention procedure of Occupational Therapy to alleviate the studied condition.
O atendimento de Terapia Ocupacional a uma criança com Síndrome de Down:um estudo de caso
Occupational Therapy’s assistance to a child affected by Down Syndrome: a case study
Autores:
Ariad Mirella Souza Nascimento
Celina Camargo Bartalotti
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Resumo:
Este trabalho configura-se em um estudo de caso, e analisa o atendimento terapêutico ocupacional a uma criança com síndrome de Down, a partir de um referencial socio-interacionista. A análise aponta para a importância de se observar as interações significativas que se constroem ao longo da relação terapêutica, objetivando ao desenvolvimento global da criança, em um contexto favorecedor da evolução dos processos psicológicos.
This work constitutes a case study, analyzing occupational therapy assistance to a child affected by Down Syndrome. The study is based on a socio-interactionist approach. The analysis done points to the relevance of paying attention to significant interactions that are created in the course of the therapeutic relationship, aiming to promote the child’s global development in a context that allows for the evolution of psychological processes.
A Terapia Ocupacional com bebês de risco: reflexões sobre a clínica
Occupational therapy for the assistance of at-risk babies: reflection on the clinic
Autores:
Andréia Yuriko Obana
Milena Oshiro
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Resumo:
Este trabalho proferido no IV Simpósio Paulista sobre Berçário de Alto Risco apresentou a experiência de duas terapeutas ocupacionais em um hospital maternidade na clínica com bebês de risco. Ofereceu-se elementos para a reflexão e discussão sobre a terapia ocupacional na atenção a essa população.
This work, presented on the occasion of IV Simpósio Paulista sobre Berçário de Alto Risco (IV São Paulo State’s Symposium on High-Risk Nursery), is a report about the experience of two occupational therapists in a maternity hospital in the context of the at-risk babies’ clinic. The study offers elements for reflection and discussion on occupational therapy’s assistance to this population.
Tratamento da distrofia simpático-reflexa no membro superior pelo programa de reabilitação baseado no estresse muscular de tração e compressão ativa
Treatment of sympathetic-reflexive dystrophy in the superior member by means of the rehabilitation program based on active compression and traction muscular stress
Autores:
Miriam Cabrera Corvelo Delboni1
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Resumo:
Foram avaliados 25 pacientes com distrofia simpático-reflexa pelo programa de reabilitação baseado no estresse muscular de tração e compressão ativa. Utilizou-se parâmetros clínicos para avaliar dor, edema, alterações vasomotoras, a goniometria e oponência do polegar comparativos no pré e pós-tratamento. Concluímos que este programa mostrou-se eficaz na redução da dor e normalização das alterações vasomotoras, com ganho de amplitude articular, exceto em dois pacientes encaminhados tardiamente à terapia.
25 patients suffering from sympathetic-reflexive dystrophy were evaluated by means of the rehabilitation program based on active compression and traction muscular stress. The study relied on clinical parameters in order to evaluate pain, edema, vasomotor alterations, goniometry and opponence of the thumb comparative in pre- and post-treatment. The study concludes that the evaluated rehabilitation program is efficacious to reduce pain and helping normalizing vasomotor alterations, leading to a gain in articular amplitude, with the exception of two patients that have come tardively to therapy.
Tratamento da distrofia simpático-reflexa no membro superior pelo programa de reabilitação baseado no estresse muscular de tração e compressão ativa
Treatment of sympathetic-reflexive dystrophy in the superior member by means of the rehabilitation program based on active compression and traction muscular stress
Autores:
Miriam Cabrera Corvelo Delboni
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Resumo:
Foram avaliados 25 pacientes com distrofia simpático-reflexa pelo programa de reabilitação baseado no estresse muscular de tração e compressão ativa. Utilizou-se parâmetros clínicos para avaliar dor, edema, alterações vasomotoras, a goniometria e oponência do polegar comparativos no pré e pós-tratamento. Concluímos que este programa mostrou-se eficaz na redução da dor e normalização das alterações vasomotoras, com ganho de amplitude articular, exceto em dois pacientes encaminhados tardiamente à terapia.
25 patients suffering from sympathetic-reflexive dystrophy were evaluated by means of the rehabilitation program based on active compression and traction muscular stress. The study relied on clinical parameters in order to evaluate pain, edema, vasomotor alterations, goniometry and opponence of the thumb comparative in pre- and post-treatment. The study concludes that the evaluated rehabilitation program is efficacious to reduce pain and helping normalizing vasomotor alterations, leading to a gain in articular amplitude, with the exception of two patients that have come tardively to therapy.
Sexualidade e deficiência mental
Sexuality and mental ilness
Autores:
Celina Camargo Bartalotti
Andreia Fernandes Cardoso
Érika de Oliveira
Fabiana Fontoura Nascimento
Flávia Ishikawa Duarte
Priscila Mayumi Fuzihara
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Resumo:
Este artigo discute a temática da sexualidade da pessoa com deficiência mental. Aponta para a dificuldade que se observa na sociedade em geral e, particularmente, nas famílias e junto aos profissionais que atuam com esta população, no sentido de aceitar, compreender e proporcionar espaço para que a pessoa com deficiência mental possa desenvolver sua sexualidade. Ressalta, ainda, a importância de, a partir de uma compreensão sobre as peculiaridades dessa população, se desenvolver programas de orientação sexual que visem, em última instância, à melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência mental.
This paper discusses the thematic of sexuality of mentally impaired patients. It points to the difficulty observed in society as a whole and specifically in the context of families and among professionals who work with the population as regards the acceptance, the understanding and the creation of spaces for mentally impaired people to develop their sexuality. It emphasizes the importance of developing, on the basis of an understanding of the peculiarities of the group involved, sexual orientation programs aiming in the last analysis to improve quality of life of mentally impaired patients.
Tecnologia reabilitadora: órteses
Rehabilitation technology: ortesys
Autores:
Simone Maria Puresa Fonseca Lima
Jeanine Maria Linzmeyer
Danilo Masiero
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Resumo:
O uso das órteses de membros superiores como recurso terapêutico na reabilitação vem aumentando nos últimos anos em consultórios, hospitais e centros de reabilitação. A grande variedade de termoplásticos melhorou em muito a qualidade das órteses. Em forma plástica ou emborrachada os termoplásticos possibilitam a confecção de órteses de acordo com a necessidade de cada paciente. Como material de baixo custo, em relação ao termoplástico, o gesso sintético, que tem boa resistência e fácil modelagem, ou ainda a atadura gessada, podem ser utilizados. No período de janeiro de 1996 a dezembro de 1999, na oficina ortopédica do Lar Escola São Francisco/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), foram confeccionadas 643 órteses em termoplástico para membros superiores, por terapeutas ocupacionais. Em sua maioria, órteses para pacientes neurológicos, como o abdutor de polegar. No Setor de Terapia Ocupacional foram confeccionadas 600 órteses com atadura gessada e 83 com gesso sintético.
The last years has seen the increasing use in doctors’ offices, hospitals and rehabilitation centers of superior member’s ortesys as a terapeutic recourse in rehabilitation. The great variety of thermo-plastical materials has given ortesys’ quality an important improvement; doctors can now have recourse to more flexible materials, both plastical and rubbery versions, that allows for molding the pieces to be used according with each patient’s needs. As a low cost alternative material, one can use also syntectic plaster, that presents a good resistance and an easy molding, or else plastered bandages. In the period from January, 1996, to December, 1999, a team of occupational therapists produced in the orthopedic workshop of Lar Escola São Francisco/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) 643 ortesys for superior members using thermo-plastical materials; most of the pieces were destined to neurological patients, e.g., tumb abductor. These professionals produced in the Sector of Occupation Therapy 600 ortesys in plastered bandage and 83 of syntectic plaster.
Desenvolvimento de um projeto de tecnologia assistiva em reabilitação cognitiva para portador de incapacidades da percepção visual e disfunção motora por ataxia
Development of an assistive technology project in the field of cognitive rehabilitation for a visual perception impaired and motor-skill dysfunctional patient due to ataxia
Autores:
Bárbara Cristina Mello
Patrícia Padilha Pinto
Ana Cristina Garrini
Simone Maria Puresa Fonseca Lima
Viviane Peixoto Salgado Abreu
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Resumo:
O desenvolvimento de um projeto interdisciplinar, entre as disciplinas de reabilitação cognitiva e tecnologia assistiva do Curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário São Camilo, resultou no desenvolvimento de dois jogos adaptados intitulados de livro interativo “Onde está a Cor?” e dominó, desenvolvidos por acadêmicas do 6º semestre. O estudo, análise e aplicação do projeto, foi realizado com um adolescente portador de síndrome cerebelar global, com incapacidades visuomotoras e visuo-espaciais. O objetivo principal do projeto foi estimular a memória para favorecer a aprendizagem escolar. Os resultados apresentados permitiram concluir a melhora na percepção de formas. Estudos posteriores serão necessários para verificar a eficiência dos jogos sobre as outras incapacidades apresentadas.
The development of an interdisciplinary project involving cognitive rehabilitation and assistive technology in the context of the undergraduate study of Occupational Therapy of Centro Universitário São Camilo, a college from São Paulo, State São Paulo, Brazil, resulted in the development of two adapted games, the Interactive Book “Where is the color?” and the Domino — work done by two sixth grade female students. The study, analysis and application of the project has as their subject a teenager affected by global cerebellar syndrome affected by visual-motor visual-spatial impairments. The main goal of the project was stimulating the patient’s memory in order to favor learning. Additional studies are going to be conducted aiming to evaluate the games’ efficacy as regards other impairments the patient have.