EDUCAÇÃO, QUALIDADE DE VIDA E REALIDADE BRASILEIRA: IMPERATIVOS NECESSÁRIOS
EDUCATION, QUALITY OF LIFE AND BRAZILIAN REALITY: NECESSARY IMPERATIVES
EDIÇÃO DE JULHO/SETEMBRO DE 2006 - ISSUE OF JULY/SEPTEMBER OF 2006
Abrir Editorial
Editorial:
Pensar em qualidade de vida e sua relação com a realidade social e especificamente com o campo educacional implica inicialmente constatar a polissemia do termo, uma vez que historicamente abrange inúmeros significados, assim como reflete variações quanto às expectativas e valores entre os indivíduos e a coletividade. A par de inúmeras conceituações reducionistas, sobretudo advindas do campo biomédico destacamos que entendemos qualidade de vida como uma “construção social” complexa, relativizada culturalmente.
Esta relativização de “qualidade de vida” tem ao menos alguns pontos referenciais que a embasam: O primeiro deles, a história, uma vez que o tempo e o espaço em que se insere atrela-se ao desenvolvimento econômico, social e tecnológico. Outra referência é de ordem cultural, uma vez que vinculada à visão de qualidade de vida estão valores e necessidades construídas e hierarquizadas pela sociedade. E, por fim, o terceiro aspecto,resultante da dimensão que os sujeitos têm de qualidade de vida a partir do espaço social que ocupam na comunidade, implicando desta forma as noções de igualdade / desigualdade, inclusão / exclusão social, eqüidade / nãoeqüidade social.
Mais que captar a dimensão conceitual pelo campo semântico, está a visão de “qualidade de vida” vinculada à noção de democracia, manifestada, de forma concreta pelas possibilidades reais de convivência entre as pessoas, pelas possibilidades reais de acesso aos bens materiais e culturais, pelas possibilidades de realização pessoal e coletiva.
Se há, então, uma intrínseca relação entre o caminho para a “eqüidade social” e a capacidade de desenvolvimento integral dos sujeitos mediante o exercício consciente de escolhas e de reivindicações,a dimensão qualidade de vida prescinde para se efetivar, não só de elementos objetivos, mas fundamentalmente de subjetivos.
A amplitude conceitual de “qualidade de vida” tecida a partir das interlocuções que estabelece com os variados campos da realidade, vai além do utilitarismo a que possa inicialmente parecer, expressa em índices de desenvolvimento humano e social, dentre outros, abrangendo o campo ético, permitindo assim,aos sujeitos e grupos sociais atribuírem valores e sentidos ao que pensam, produzem e a forma como se inserem no contexto social. É nesta esfera que a educação tem seu papel inalienável.
Fica então patente a necessidade de uma formação humana que permita condições para a autonomia e o desenvolvimento das potencialidades individuais, respeitando cada pessoa em sua integralidade; uma educação que ofereça condições aos sujeitos mediante o exercício axiológico possibilitando a abertura destes para a construção de suas identidades pessoais e sociais. Amplia-se esta dimensão por meio de uma educação com base numa perspectiva transdisciplinar que permita que cada sujeito se aperceba enquanto ser humano múltiplo,ao mesmo tempo que uno, que se reconheça enquanto pessoa e cidadão,que estabeleça uma comunicação humana não restritiva e fragmentada. Em um mundo em constantes mudanças, carregado por incertezas e provisoriedades, a Educação é certamente uma instância chave à promoção e dignidade humanas.
Pergunta-se: como lidar com a nossa condição planetária frente às ameaças e às desigualdades sociais? O desenvolvimento da “ética do humano”, a partir do diálogo e dos processos educativos, é certamente, o caminho para a superação do “estado de caos”, o caminho para a “civilização planetária”.
A presente edição de Cadernos-Educação, qualidade de vida e realidade brasileira: imperativos necessários sintetiza por meio de seus artigos, os pontos acima mencionados, acreditando que ainda é possível criar, re-criar, re-fletir, re-inventar várias instâncias, até mesmo a escola, enquanto espaço formador.
A escola que temos como expectativa e esperança é aquela que permite condições para pensar, criar e fazer do processo de aprendizagem um momento único, capaz de despertar no educando o gosto pelo saber. Fazer educação é mais do que ensinar, com base em princípios que levem à formação de um ser humano crítico, criativo e que levem ao desenvolvimento de valores éticos em relação a si e ao outro, que possibilite condições de enfrentar os desafios da atualidade e contribuir para a transformação da sociedade. Educar implica mudanças sem, no entanto, dissociar o presente do futuro; é desvelar “o desconhecido”, “o não-vivido”, “o novo” e fazer revelar que é pela educação que o sujeito cresce, apropria-se do espaço em que vive, nele interfere e promove a qualidade social.
O aluno precisa de autonomia para aprender, autoconfiança para decidir e um ambiente saudável,baseado na cooperação e respeito para se desenvolver, tendo como uma das referências o diálogo entre várias instâncias, a começar com a família. A formação de todo aluno pressupõe o refletir,o criar e o realizar como parte de uma postura empreendedora, necessária à construção de sua identidade e à atribuição de novos sentidos e significados relacionados à realidade pessoal e social.
O educador ao distanciar-se dos discursos, por vezes retrógrados, tem condições de atuar sobretudo por meio da experiência concreta, partilhada e significativa,de forma a estimular seus alunos a que se empenhem intensa e prazerosamente na busca de níveis cada vez mais elevados de suas potencialidades.
Atribui-se ao educador o acreditar num futuro mais equânime, uma vez que o cotidiano se apresenta repleto de contradições e injustiças. Neste cenário,a educação exerce um papel preponderante para o crescimento, o aprimoramento e a melhora da qualidade de vida. É pela educação, no sentido mais amplo de sua acepção que se desenham reais possibilidades de reconstrução da vida pessoal dos sujeitos.
Mais do que o olhar para com a melhora da vida pessoal, que certamente deve ser preconizada e valorizada, é imperioso também, ao educador assinalar junto aos seus parceiros algumas
certezas, em meio a tantas incertezas, dentre elas, a força do compromisso com o coletivo, na direta proporção da consciência da responsabilidade para com o outro.
As escolas precisam se inovar e se adequar aos novos tempos e à realidade de seus alunos.
Persistir num modelo superado é abdicar da responsabilidade e da ética de quem acredita na educação como campo possibilitador à reinvenção da vida e dos espaços sociais.
Dessa forma, compete à escola oferecer não apenas alternativas para a aquisição de conhecimento, mas realizar um trabalho educativo que torne o processo de aprendizagem uma descoberta instigante e prazerosa,capaz de gerar o desejo constante pelo aprendizado e aperfeiçoamento,tendo como referências o diálogo transcultural e o processo inclusivo,que contemple o respeito às diferenças e a tolerância, bases para uma sociedade mais humana e solidária.
Nesta oportunidade, externamos nossos agradecimentos aos colaboradores desta edição, que com profundidade e pertinência apresentam importantes reflexões direcionando-nos a novos horizontes e perspectivas.
Thinking about quality of life and its relation with social reality and specifically with the educational system implies first of all recognizing the term’s polysemy, for historically it contains innumerable meanings, and reflects variations regarding the expectations and values both individually and collectively. Along with innumerable reductionist conceptualizations, chiefly stemming from the biomedical field, we emphasize our understanding of quality of life as a complex “social construction”, culturally relativized.
This relativization of “quality of life” has nonetheless reference points that ground it: The first, history, because the time and the space where it inserts itself have to do with economic, social and technological development. Another reference is the fact that cultural, values and necessities society constructs and organizes hierarchically are linked to Quality of Life. T lastly, the third aspect, a result of the way subjects conceive of quality of life in the terms of the space they have in the community, implying thus the notions of equality / inequality, social inclusion / exclusion, social equity/inequity.
More than to apprehend the conceptual dimension by means of the semantic field, there is the concept of “Quality of life” linked to the notion of democracy, concretely manifest by the real possibilities of people’s life together, of access to material and cultural goods, of personal and collective accomplishment.
If there is thus an intrinsic relationship between the means for promoting “social equity” and the ability individuals develop of integrally develop themselves by means of the conscious exercise of choices and claims of rights, the dimension “quality of life” requires, for becoming real, not only objective factors, but, fundamentally, subjective ones.
The conceptual ampleness “quality of life” presents, threaded by means of the dialogical relationships it establishes the with many fields reality is divided in, quality of life, contrary to appearances, goes beyond utilitarianism, and expresses itself in social and mainly human development indicators, among others, encompassing all the ethical field, and thus allowing subjects and social groups to assign ethical values and senses to what they think, produce and the way they integrate themselves in the social context. It is in this sphere that education has its indisputable role.
A human formation that creates conditions for the autonomy and the development of individual potentialities, respecting each person in its wholeness; an education that offers conditions for citizens by means of the axiological exercise, making possible the citizens receptivity to
the construction of their personal and social identities. An education based on a transdisciplinary perspective that allows each citizen to perceive as a multiple and at the same time singular human being that recognizes herself as a person and a citizen; an education that establishes a communication that is neither non-restrictive nor fragmented.
In a world in constant change, burdened by uncertainties and provisory realities, Education is certainly a key instance for human beings promotion and dignity.
A question imposes itself: “How to deal with our planetary condition considering threats and social inequalities?”
The development of “a human ethics” from the dialogue and the educative processes is certainly, the way for overcoming the “state of chaos” we are in, the way for a “planetary civilization” to come true.
The present issue of Cadernos-Education synthesizes by means of its papers the points above mentioned, believing that it is still possible to create, re-create, to reflect, re-invent several instances, even the school as a formatting space.
The school we expect and hope to see exist is the one that brings conditions to think, to create, to grow and makes the learning process a peculiar moment, capable of awaken in pupils the
passion for knowing. More than to teach, we educators have to create education based on principles that lead to the formation of a critical and creative human being that made her own crucial ethical values, prepared to face the challenges of the present time and prompt to intervene and to contribute for the transformation of the society.
To educate implies transforming without severing the present from the future. It is to dispel the smoke curtain and to show that buy means of education citizen grow and promote social quality.
Pupils need autonomy to learn, self-confidence to decide and a healthful environment, based on cooperation and respect, to develop themselves, and one considers vital the dialogue with the family. The formation of every pupil supposes that to dream, to create and to bring about is part of a bold attitude, necessary so that pupils be capable to interact, to intervene and to transform the reality where they lives.
From educators it is required the creation of conditions for pupils to adopt ethical instances in relation to themselves and the others, grounded on the conscientious exercise of choice. Educators must not “fill” their pupils with retrograde worldviews nor already surpassed subject matters, but instead encourage them to dedicate intensely, to make ever-new efforts to realize to the maximum their potentialities.
The task of educators is always to believe that their pupils will be able to face life’s vicissitudes for life not always is just, easy and source of joys. Daily life is full of frustrations, disillusionments and injustices and education is a way for the growth, the improvement and the betterment of the quality of this life. Education is the opportunity pupils have to change their destiny. It is by means of education in the broader sense of the word that pupils will be able to change their life and reality.
But the improvement of the pupils own life is not the only thing to be taught, valued and pursued. Educators need to make grow in their pupils some certainties among the many extant
uncertainties: it is by means of the commitment with the collective that we can cultivate hopes of a better world, a world of mutual responsibility one for another.
Schools need to renew themselves and to adjust to the new times and the reality of their pupils. To persist in a surpassed model is to abdicate from the responsibility and the ethics of the very persons that dedicate life to education and it is to forget the ones that more need education to transform their life.
The role of the school is not only to offer alternatives for knowledge acquisition but also to make an educative work that makes the learning process am instigating discovery, capable to generate the constant desire for learning ever more, by means of dialogue and the respect to differences.
We also wish to express our gratefulness to the collaborators of this issue, who present important new reflections, with depth and relevancy, making us to contemplate new horizons and perspectives.
Autonomia da escola – base para elaboração do projeto pedagógico
School autonomy – a foundation for elaborating the pedagogical project
Autores:
Anita Fávaro Martelli*
Abrir resumo
Resumo:
O presente artigo estabelece algumas reflexões sobre a estreita relação entre a autonomia da escola e o projeto pedagógico. Parte-se do pressuposto de que a autonomia só ganha importância se significar autonomia da tarefa educativa, incluindo-se a compreensão das próprias metas da fazer educativo em uma sociedade democrática. O alcance consciente e responsável da autonomia pressupõe a elaboração e a implementação de um projeto pedagógico, instrumento teórico-metodológico possível a ser estabelecido de forma reflexiva, sistematizada, participativa e orgânica, o que é essencial para definir e ressignificar as ações que venham a garantir e efetivação de propósitos, bem como a missão da escola e de seus agentes. Tempos de contínuas mudanças exigem por parte de educadores enfrentar com determinação e consciência o desafio de alcançar a autonomia da escola. Experiências educacionais inovadoras têm sido desenvolvidas em países mais avançados em busca de uma “nova modalidade de escola pública”, acreditando que por meio, sobretudo da autonomia pedagógica e do processo de descentralização da administração seja possível obter maior eficácia , eficiência e maturidade do sistema escolar.
DESCRITORES
Educação-autonomia, Educação-projeto pedagógico, Educação-rede pública de ensino
The present article proposes some reflections on the intimate relation between school autonomy and pedagogical project. The basis is the assumption that autonomy only acquires importance when it means the autonomy of the educative task, including the understanding of the very goals of educative activity in a democratic society. Reaching conscientiously and responsibly autonomy supposes the elaboration and implementation of a pedagogical project, a possible theoretical-methodological instrument to be established in a reflexive, systematic, participative and organic way, something essential for defining and resignifying the actions that assure and make effective the purposes, as well as the school mission and its agents. Times of continuous changes require educators to face with determination and conscience the challenge of reach school autonomy.
Innovative educational experiences have been developed in more advanced countries aiming to develop a “new modality of public school”, based on the belief that chiefly by means of pedagogical autonomy and the process of administrative decentralization it is possible to have a more effective, efficient and mature school system.
KEYWORDS
Education-autonomy, Education-pedagogical project, Education-public system of education
Baixar artigo
Educação política como garantia de qualidade de vida e saúde: uma análise a partir de um grupo de estudantes
Political education as a guarantee of quality of life and health: a case study of Brazilian students
Autores:
Humberto Dantas*
Abrir resumo
Resumo:
Um regime democrático tem como princípio fundamental a participação dos cidadãos na construção da realidade social. Assim, a garantia de direitos fundamentais ligados à cidadania recai sobre nossas escolhas políticas e atuação enquanto cidadãos ativos. Tais
questões exigem uma profunda reflexão sobre nosso sistema de educação. Uma alteração nos valores transmitidos pelas escolas pode ter impacto direto sobre nossa qualidade de vida e bem estar social. Em sintonia com esses princípios, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que o conceito de saúde transcende a ausência de doença, e representa o bem estar físico, mental e social dos indivíduos. Tais questões marcam a compreensão da Organização das Nações Unidas sobre o conceito de Cidades Saudáveis, e comprovam a necessidade de o indivíduo saudável manter relação próxima com a política, a comunidade e a sociedade de um modo geral. Diante de tais desafios, estamos próximos de tais ideais? Partindo de uma pesquisa realizada com estudantes do Ensino Médio de bairros de classe média /média alta de São Paulo, mostramos que nossa juventude carece de informações, valores e princípios sociais básicos para a consolidação de nossa democracia e de um ambiente socialmente saudável. A educação é a chave para enfrentar esse desafio.
DESCRITORES
Educação política, Qualidade de vida, Saúde Pública
One of the foundations of a democracy is citizens right to participate in the construction of social reality. The guarantee of fundamental human rights by means of political choices demands an analysis of our educational system. Changes in the values professed by schools could have a direct impact on social welfare. The World Health Organization (WHO) understands that a healthy citizen needs to keep a close relationship to politics, her community and society as a whole. Are we close to reaching this ideal? By means of a survey with high-school students of a high socioeconomic status in Brazil, we show that young people do not share the values, the information and basic social principles required to maintain our democracy as well as a socially healthy environment. Education is the key to solve this challenge.
KEYWORDS
Political education, Quality of life, Public Health
Baixar artigo
Educação: um atenuante para a exclusão social
Education: a way for attenuating social exclusion
Autores:
Tereza Maria de Paula Cavalari Telles*
Abrir resumo
Resumo:
Este artigo apresenta uma reflexão sobre os procedimentos pedagógicos mais adequados à formação do cidadão, no mundo contemporâneo. Parte-se de uma análise das características da sociedade pós-revolução industrial e do homem, que se insere nesta sociedade. O Brasil, que está inserido nesta conjuntura moderna, requer uma educação de qualidade, que possa atenuar as inadequações da exclusão social. Sugere-se um trabalho pedagógico com o texto literário, Milagre brasileiro, de Chico Buarque de Holanda, que explore a estrutura textual e o seu contexto, para que possa atender a algumas das demandas para que se forme o cidadão: domínio da linguagem, reflexão sobre a linguagem e inscrição do texto literário na época de sua produção.
DESCRITORES
Educação, Cidadania, Literatura
This paper presents a reflection about the most adequate pedagogic procedures for citizen formation in the contemporary world. It is based on an analysis of the characteristics of the post-Industrial Revolution society and the man who is inserted in this society. Brazil, inserted in this modern conjuncture, requires a qualified education, able to attenuate the inadequate situation of social exclusion. It suggests a pedagogic work with the literary text Milagre brasileiro [The Brazilian miracle] written by Chico Buarque Holanda, which explores the textual structure and its context, aiming to contribute some citizen formation requirements: language mastery, reflection about language and the literary text inscription in the epoch of its production.
KEYWORDS
Education, Citizenship, Literature
Baixar artigo
Ética, cidadania e educação
Ethics, citizenship and education
Autores:
Christian de Paul de Barchifontaine*
Abrir resumo
Resumo:
Ressaltando a temática desta edição de Cadernos “Educação, qualidade de vida e realidade brasileira”, a questão da ética e da cidadania é de grande relevância. De fato, a educação e o educador fazem parte da sociedade cuja realidade está descrita sumariamente. Frente a esta realidade, o educador deve conduzir o processo educacional consciente de sua responsabilidade a respeito de cada pessoa que ele encontra, mas também consciente de sua responsabilidade cidadã que o obriga a refletir junto aos educandos sobre as mudanças para melhorar o cenário no qual vivemos. Concluimos sinteticamente com a seguinte afirmação: “O professor se liga à eternidade; ele nunca sabe onde cessa a sua influência”.
DESCRITORES
Ética, Cidadania, Educação
Emphasizing the thematic proposed by this issue of Cadernos “Education, quality of life and Brazilian reality”, the question of ethics and citizenship has a great relevance. In fact, education and educators are part of the society whose reality is briefly described. Before this reality, educators must conduct the educational process conscious of their responsibility regarding each person they meet, but also of their citizen responsibility, that compels them to reflect together with pupils on the changes needed to improve the scene in which we all live. Thus, the conclusion says everything: “Teachers bind to eternity; they never know where ceases their influence”.
KEYWORDS
Ethics, Citizenship, Education
Baixar artigo
Redimensionando o papel da Universidade para a formação ética dos jovens e adultos
Redimensioning the role of the University on the ethical formation of young people and adults
Autores:
Massako Taminato*
Abrir resumo
Resumo:
Este texto destaca a idéia central das obras de Dupas, Motta e Morais sobre as questões paradoxais enfrentadas pelo mundo contemporâneo: o avanço espetacular da ciência e da tecnologia e os seus efeitos perversos. Assim sendo, na esteira destas inquietações, sinaliza alguns questionamentos do papel das Instituições Educacionais, em particular das universidades, face à crise estabelecida.
DESCRITORES
Ciência e tecnologia, Universidade, Formação ética – jovens e adultos
This text emphasizes the central idea of Dupas, Motta and Morais works about paradoxical questions faced by the contemporary world: the spectacular advances of science and technology and their unexpected negative effects. Following the anxieties this brings, the paper presents some questions about the role of Educational Institutions, particularly universities, before the so-established crisis.
KEYWORDS
Science and technology, University, Ethical formation – young people and adults
Baixar artigo
Algumas considerações sobre a aprendizagem sob diferentes perspectivas teóricas
Some remarks on learning according to different theoretical perspectives
Autores:
Érica Valeria Alves*
Abrir resumo
Resumo:
O presente artigo buscou analisar as competências requeridas do professor de Matemática sobre a relação ensino-aprendizagem de acordo com as orientações das Diretrizes Curriculares. Para tanto, apresenta inicialmente as características atuais da área de trabalho do professor de Matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e as características do conhecimento matemático. A seguir, buscando aprofundar os conhecimentos sobre a aprendizagem, apresenta os fundamentos de três das principais teorias psicológicas: o Behaviorismo, a Epistemologia Genética e o Interacionismo Social.
DESCRITORES
Formação de professores, Matemática (estudo e ensino), Aprendizagem
This article aims to analyze the abilities required from Mathematics teachers related to knowledge about the teaching and learning relationship, according to the Curricular Guidelines. First, it presents the professional abilities now required from mathematics teachers according to PCN [National Curricular Criteria] for Elementary School and the characteristics of mathematical knowledge. It then discusses the foundations of three psychological theories: Behaviorism, Genetic Epistemology and Social Interactionism.
KEYWORDS
Teacher’s formation, Mathematics (teaching – learning), Learning
Baixar artigo
Trabalhando com projetos: aprendendo a aprender
Working with projects: learning how to learn
Autores:
Altamar Roberto de Carvalho*
Abrir resumo
Resumo:
O presente artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre a importância do trabalho com projetos na educação. Atualmente, na maioria das escolas brasileiras, ainda prevalece a aprendizagem mecanicista, que tem como foco a reprodução e não a construção do conhecimento. Entretanto, o mundo necessita de uma escola que promova uma aprendizagem para a autonomia, o aprender a pensar, o desenvolvimento das inteligências e o desenvolvimento da capacidade de tomar decisões. É necessário criar situações desafiadoras que sejam motivadoras e mobilizem a inteligência do aluno. Neste âmbito o trabalho com projetos poderá possibilitar o desencadeamento de discussões e a ampliação dos conhecimentos dos alunos e do professores. O artigo irá discorrer sobre os seguintes temas: o papel da escola neste novo milênio, o papel do professor como mediador do conhecimento, o desenvolvimento da aprendizagem do aluno e o trabalho com projetos como uma importante ferramenta pedagógica.
DESCRITORES
Educação – autonomia, Aprendizagem, Educação – projetos
The present article intends to reflection on the importance of work with projects in education. Currently, in most Brazilian schools a mechanist view of learning prevails, having as its focus the reproduction and not the construction of knowledge. However, the world needs a school that promotes learning for autonomy, learning to think, the development of intelligences and the capacity to take decisions. It is necessary to create challenging situations that are encouraging and mobilize pupils’ intelligence. In this context, the work with projects will be able to encourage arguments and enhance the pupils’ and the teachers’ knowledge. The paper will discuss the following themes: the school role in this new millennium, the teacher’s role as a knowledge mediator, the pupils’ learning development the pupil and the work with projects as an important pedagogical tool.
KEYWORDS
Education – autonomy, Learning, Education – projects
Baixar artigo
Educação e qualidade de vida na primeira infância: apontamentos para pensar sua relação com a prática do professor
Education and quality of life in early childhood: remarks for thinking its relationship with teacher’s practice
Autores:
Hilda Lucia Cerminaro Sarti*
Abrir resumo
Resumo:
Objetiva-se discutir a formação do(a) professor(a) estabelecendo-se sua relação com a educação e qualidade de vida na primeira infância. Tomamos como eixo para a discussão, o conceito de qualidade, as perspectivas da formação docente e alguns aspectos norteadores para se pensar de que educação estamos tratando.
DESCRITORES
Educação – formação docente, Qualidade de vida, Educação infantil
This paper aims to discuss teacher’s training by establishing its relationship to education and quality of life in early childhood. We take as the center of the discussion the concept of quality, the perspectives of teacher’s formation and some guiding aspects to reflect what type of education we are dealing with.
KEYWORDS
Education – teachers training, Quality of life, Child education
Baixar artigo
Programa de Auto-Avaliação Institucional: apresentação de uma proposta metodológica para avaliação de Estágio Curricular Obrigatório
Program of Institutional Self-Evaluation: a methodological proposal for evaluation of Mandatory Curricular Pre-Service Training
Autores:
Márcia Aparecida Giuzi Mareuse*
Cláudia de Oliveira**
Maria Cristina Schlucat Cassim***
Márcia Alves Magnani****
Osvaldir Lanzoni La Falce*****
Marize Regina Negrini******
Abrir resumo
Resumo:
O objetivo deste artigo é descrever e trazer para reflexão e análise, uma proposta metodológica desenvolvida para avaliar as condições de oferta de estágios curriculares obrigatórios de cursos da área da Saúde. A metodologia aqui apresentada teve como referência os estágios desenvolvidos no Centro Universitário São Camilo e privilegiou a análise da realidade institucional como possibilidade de auto-desenvolvimento. Sua estruturação contou com a participação da comunidade acadêmica, além da Comissão Própria de Avaliação, e mostrou ser possível, a partir de uma ação do grupo voltada para um objetivo comum (metodologia denominada Grupo Focal), identificar indicadores internos e externos de qualidade e desenvolver processos avaliativos. O modelo resultante dessa experiência, apesar de refletir a identidade de uma Instituição, poderá orientar outras unidades educacionais e contribuir para o desenvolvimento de pesquisas na área.
DESCRITORES
Auto-avaliação institucional, Estágios, Indicadores de qualidade
The aim of this article is to describe and to bring to reflection and analysis a methodological proposal developed to evaluate the supply conditions of mandatory curricular pre-service training for the Health area courses. The methodology presented here had as reference pre-service training developed in the University Center São Camilo and privileged the analysis of the institutional reality as a self-development possibility. Its construction counted on the participation of the academic community, besides the Evaluation Commission, and demonstrated that starting from an action of the group directed toward a common objective (the Focal Group methodology) it is possible to identify internal and external quality indicators and develop evaluative processes. The model this experience produced, although reflecting the identity of only one Institution, will be able to guide other educational units and to contribute for the development of research in the area.
KEYWORDS
Institutional self-evaluation, Pre-service training, Quality indicators
Baixar artigo
Reflexões acerca da Educação Profissional na área da Saúde
Reflections on Professional Education in the Health field
Autores:
Maria Augusta da Fonte*
Abrir resumo
Resumo:
O artigo tece considerações acerca da educação de jovens e adultos na área da saúde e seu papel social refletindo sobre a necessidade de compreender esta dimensão de inclusão com a finalidade de propiciar ao educando uma práxis focada em valores sociais, afetivos e cognitivos numa abordagem integral e integradora.
DESCRITORES
Educação de jovens e adultos, Inclusão social, Educação em saúde
The article discuss social inclusion issues to argue for a practice focused on social, affective and cognitive values in an integrative approach and presents a reflection about the social role of young and adults education in the health field.
KEYWORDS
Adult and young people education, Social inclusion, Education in Health
Baixar artigo
A pesquisa como um processo dialógico na produção do conhecimento
Research as a dialogical process in knowledge production
Autores:
Vilma Moreira Ferreira*
Abrir resumo
Resumo:
O texto de pesquisa é uma das atividades que os estudantes universitários desenvolvem na graduação. Esta atividade, apesar de não significar tarefa simples devido às dificuldades por eles encontradas, representa a própria produção do conhecimento dos estudantes no que tange a uma aprendizagem crítica e reflexiva, além de permitir que se reconheçam como sujeitos ativos capazes de interpretar e compreender a própria realidade. Buscamos, então, demonstrar a importância da reflexão que envolve a pesquisa e a produção do texto a partir do conceito de dialogismo de Mikhail Bakhtin, que nos possibilita enxergar o texto de pesquisa como processo dialógico de construção.
DESCRITORES
Pesquisa, Ensino e Aprendizagem, Construção do conhecimento
The research text is one of the activities that university students develop in the undergraduate course. This activity is not a simple task due to the difficulties they find, and it represents the student’s knowledge production itself, as regards a critical and reflexive learning, besides allowing them to self-recognize as active subjects capable to interpret and to understand reality itself. We intend to demonstrate the importance of the reflection research and the research text production involve based on the concept of dialogism of Mikhail Bakhtin, that makes possible see the research text as a dialogical process of construction.
KEYWORDS
Research, Teaching and Learning, Knowledge production
Baixar artigo
Educação em saúde no contexto da saúde à criança
Education in health in the context of children health
Autores:
Júlia Peres Pinto*
Ana Paula Dias França Guareschi**
Abrir resumo
Resumo:
O foco dessa reflexão abrange a função educadora do enfermeiro e o desenvolvimento de ações que possibilitem a adoção de comportamentos saudáveis e a mudança de estilo de vida em direção à melhoria das condições de saúde da criança. O texto contribui com subsídios para a reorientação da prática do enfermeiro nos diversos níveis de atenção à saúde, ressalta a necessidade de parcerias e a participação do profissional e do cliente como agentes ativos no processo educativo.
DESCRITORES
Educação em saúde, Infância, Enfermagem
The focus of this reflection is the nurse’s educative role and her development of actions that allow for the adoption of healthful behaviors and a change of life style aiming the improvement of children health conditions. The text brings elements for reorienting nursing practice in the various levels of attention to health, emphasizes the necessity of partnerships and the professionals and clients participation as active agents in the educative process.
KEYWORDS
Education in health, Infancy, Nursing
Baixar artigo
A trajetória do herói no mundo burguês em Senhora, de José de Alencar
The journey of the hero in the bourgeois world in Senhora, by José de Alencar
Autores:
Manoel Francisco Guaranha*
Abrir resumo
Resumo:
O presente artigo analisa as trajetórias de Fernando Seixas e Aurélia Camargo, personagens centrais do romance Senhora, de José de Alencar, servindo-se do instrumental teórico acerca do herói fornecido por Joseph Campbell em seu livro O Poder do Mito e mostra a tentativa do autor de cunhar uma pedagogia burguesa na qual o homem deve aprender a conciliar os valores materiais e emocionais.
DESCRITORES
Literatura – José de Alencar, Educação, Literatura Brasileira - Romantismo
This article analyses Fernando Seixas and Aurélia Camargo’s journeys. They are the main characters in the novel Senhora, by José de Alencar, and are analyzed according to hero theory presented by Joseph Campbell in his work Joseph Campbell and the Power of Myth – with Bill Moyers and shows the efforts the author makes of shaping a bourgeois pedagogy in which men have to integrate material and emotional values among themselves.
KEYWORDS
Literature – José de Alencar, Education, Brazilian Literature - Romanticism
Baixar artigo
A reflexão como estratégia de ensino no aprendizado de adultos
Reflection as a teaching strategy in adults learning
Autores:
Noemia Fialcow*
Abrir resumo
Resumo:
Este artigo trata de questões afetas a cursos de pós-graduação em período concentrado e das implicações para a aprendizagem do aluno e do papel do professor nesse contexto. Propõe um repensar relacionado às estratégias de ensino, estimulando a reflexão sobre o processo de aprendizagem para adultos, o que justifica uma significativa mudança no fazer docente.
DESCRITORES
Prática docente, Educação de adultos, Ensino e aprendizagem – pós graduação
This article discusses questions concerning specialization programs, developed in concentrate/short periods of time and its implications for adults learning and teacher’s role in this context. It proposes a rethinking related to teaching strategies, encouraging a reflection on adults learning process, something that justifies a significant change in teacher’s practice.
KEYWORDS
Teaching practice, Adults education, Teaching – learning/graduate courses
Baixar artigo
Ética e educação: bases para a formação dos profissionais da área de Saúde
Ethics and education: foundations for health professionals education
Autores:
Maria Rita de Cássia Fernandes*
Abrir resumo
Resumo:
O relacionamento interprofissional é um dos tópicos mais abordados e discutidos no ambiente hospitalar. Autores afirmam que o ambiente altera a forma de relacionamento, bem como o comportamento das equipes multiprofissionais. Alguns fatores influenciam na educação dos profissionais como,a ética.Para o trabalho em equipe, três fatores devem ser considerados:a capacitação profissional, a interface do trabalho dos profissionais e a autonomia dos profissionais. Além disso, o ambiente de trabalho também é um fator de alteração na relação entre profissionais.O trabalho multidisciplinar da equipe de saúde não é suficiente sem um plano em comum ou “projeto assistencial”, em que os objetivos traçados são previamente definidos e os espaços, de cada membro, respeitados. Nesse contexto,a educação exerce um papel fundamental possibilitando mudanças de atitudes dos profissionais,e por decorrência, garantindo à equipe coesão e integração.
DESCRITORES
Ética, Educação, Profissionais da saúde-formação
Interprofessional relationship is one of the most studied and discussed in the hospital environment. Some authors say that the environment modifies the shape of relationships between professionals, and even the behavior of multiprofessional teams. Some factors influence the education of professionals, ethics for one. For teamwork, three factors must be considered vital: professional qualification, the interface of the professionals work and their autonomy. The multidisciplinary work of the health team is not efficient without a common plan or “assistance project” previously defined; the objectives must be established and the space of each member respected. In this context, education has a vital role, being a time that can determine that the professional’s attitudes contribute to concision and unification.
KEYWORDS
Ethics, Education, Health professionals – formation
Baixar artigo
Educação, Bioética e Cinema – Três temas reunidos numa aula
Education, Bioethics and Cinema: Three subjects congregated in a classroom
Autores:
João Henrique Hansen*
Denise Balchiunas**
Abrir resumo
Resumo:
Este trabalho tem por finalidade trazer para a sala de aula alguns filmes que fazem parte do acervo de assuntos polêmicos dentro da Bioética e que acabam gerando discussão e aprendizado aos discentes. Os temas relacionados à Bioética como eutanásia e aborto são explorados em filmes como Menina de Ouro, Mar adentro, De quem é a vida afinal?, Regras da Vida, Vera Drake, A noite dos desesperados e outros, podendo o docente durante suas aulas utilizar o cinema como um painel de idéias sobre o assunto. A Educação na atualidade não deve ficar somente na teoria onde professor e aluno se sintam obrigados a falar e ouvir, mas a interagir entre eles por meio de imagem e som. Desta forma cria-se um tripé: Educação, Bioética e Cinema. A educação que conseguirá didaticamente ensinar os valores da Bioética e o cinema como uma das possibilidades de transformar o ensino numa forma mais prazerosa e inteligente de levar o aluno ao âmago do conhecimento da disciplina.
DESCRITORES
Educação, Bioética, Cinema
This work has the purpose to bring to the classroom some movies that approach bioethically controversial subjects and are able to elicit discussion and learning from Bioethics-related subjects like euthanasia and abortion is explored in films as Dollar Baby, Mar Adentro, Whose Life Is It Anyway?, The Cider House Rules, Drake and They Shoot Horses, Don’t They?. Teachers can use movies during as a panel of ideas on these subjects. Education in the present time must not theories transmission, where teachers and pupils feel obliged to speak and respectively; on the contrary, teachers and pupils must interact among them using images and sound. This one creates a bridge joining Education, Bioethics and Cinema. education that will didactically teach Bioethics values and cinema as one possibility transform education into a more pleasant and intelligent practice to make pupils to the kernel of this discipline knowledge.
KEYWORDS
Education, Bioethics, Cinema
Baixar artigo
Informação, Sociedade da Informação e Exclusão Digital
Information, Information Society and Digital Exclusion
Autores:
Antonio Márcio Mendonça do Carmo*
Abrir resumo
Resumo:
Este artigo avalia a importância da informação na sociedade pós-moderna como mecanismo propulsor de mudanças e diferencial competitivo, o surgimento da Sociedade da Informação, como substituta da sociedade pós-industrial e os efeitos destas alterações na sociedade no sentido de contribuir ou não para o processo de inclusão e exclusão social/digital. Por fim, uma reflexão sobre o impacto da tecnologia da informação na sociedade e o papel do educador e profissional de Tecnologia da Informação neste contexto.
DESCRITORES
Sociedade da Informação, Globalização, Inclusão Social
This article evaluates the importance of information in the post-modern society as a propeller mechanism for changes and competitive differential, the emergence of the Information Society as a substitute for the postindustrial society and the effect of these alterations in society regarding contributing or not to the process of social/digital inclusion and exclusion. One does also a concluding reflection on the impact of information technology on society and the role the educator and professional of Information Technology has in this context.
KEYWORDS
Information Society, Globalization, Social Inclusion
Baixar artigo
O Professor e o Educador – Apesar da rima, parece a mesma coisa, mas não é...
The Teacher and the Educator – Despite appearances, they are not the same thing
Autores:
Zecarlos de Andrade*
Abrir resumo
Resumo:
Professores que se comunicam plenamente com a classe, que trabalham criativamente sem problemas de disciplina, que transmitem com segurança o conteúdo da matéria, que conquistam a confiança dos alunos e que atingem um alto índice de aprovações não são obras de ficção e nem são 100% melhores do que outros que, em alguns momentos, não conseguem cumprir satisfatoriamente metas e objetivos. Provavelmente eles são apenas 1 ou 2% melhores. No entanto, essa mínima diferença cria uma enorme alteração e é exatamente isso que lhes permite ensinar mais e melhor. Acredito que a tal dissemelhança, fundamentalmente, está na atitude. O Professor-Educador tem uma auto-imagem de Educador, mais do que de Professor. Se estiver parecendo filosófico demais, preste atenção e verá que a coisa em si não é tão complexa assim. Inicialmente, para ser um Professor-Educador é necessário aprender a agir e a pensar como um Educador. É necessário acordar todas as manhãs e esquecer, no fundo do espelho, a velha imagem do Professor e começar a criar espaço, dentro de si mesmo, para que surja o Educador.
O Professor-Educador é, acima de tudo, um profissional liberal e não um funcionário. — O Educador é responsável pelo seu próprio sucesso ou fracasso. Se alguma coisa não estiver caminhando bem, eles são capazes de corrigir a rota, em tempo, sem recorrer a nenhuma interferência externa, antes de qualquer colisão. O Professor-Educador é também um Consultor. — O Educador não ensina apenas, ele trabalha sistematicamente com o aluno para solucionar problemas. O Professor-Educador tem um pouco de
médico. — Assim como os médicos, o Educador deve fazer perguntas para descobrir onde está a falha, onde é que se manifesta a dor, e só depois dessa investigação é que ele pensa em receitar algum medicamento. Um Educador, assim como um bom médico, jamais pergunta: “Que tipo de remédio você gostaria de tomar?” O Professor-Educador é um estrategista – Ele não se limita a seguir o que dita o material, pois traz dentro de seus planejamentos verdadeiras táticas, previamente concebidas, para que os objetivos continuem sendo atingidos, caso a velha técnica do ensino venha a se mostrar deficitária. Um estrategista nunca espera para ver o que pode acontecer... Na verdade, no momento oportuno, ele faz acontecer... O Professor-Educador é um indivíduo de ação. — Tempo é precioso e não se multiplica. A aula perdida jamais será recuperada. O Educador não utiliza sua carga horária com atividades não produtivas. Tudo que é feito em sala de aula não escapa, em nenhum momento, ao seu objetivo final.
O Professor-Educador tem um saudável complexo de superioridade. — O Educador deve acreditar em si mesmo e nas suas capacidades.
Deve ter confiança em sua formação e em seu talento natural para a Educação. Ele deve buscar ser o melhor e tem que ter consciência disso durante o tempo todo. O aluno, com certeza, percebe o diferencial. O Professor-Educador é o melhor discípulo de si mesmo. — O Educador só transmite e ensina aquilo que, no mais profundo de seu íntimo, ele também gostaria de aprender. São honestos, éticos e dedicadamente preocupados com seus
alunos, como um todo, e com cada um deles, enquanto espelho de seu passado. O Professor-Educador é um ator. — O Educador, valendo-se de seu carisma, representa com sinceridade para sua platéia cativa, que vibra com sua interpretação. Sua aula é um verdadeiro espetáculo. O Professor-Educador é um místico. — O Educador é movido por fé e otimismo e a sua proposta interior diária é acreditar no que faz, todos os dias, um mínimo a mais que seja em relação ao dia anterior. Esta crença, indubitavelmente, fará com que o seu rendimento também cresça nesse mesmo ritmo, assim como uma luz, que se torna cada vez mais brilhante dentro de si mesmo. O Professor-Educador é um missionário.
— O Educador sabe que não começa e nem acaba nada. Tudo faz parte de um projeto ao qual ele deve tentar ser fiel, respeitando o legado que recebeu e preparando o caminho para os
que o sucederão.
E, finalmente, quem quiser que acredite...
O Professor-Educador é um político. – O
Educador sabe que a Escola sempre foi e sempre será um grande forno onde se forjam personalidades. Cabe a ele fazer com que cada uma delas, apesar de todas as infinitas distinções que nos fazem humanos, tenha em comum com as demais o sentido comunitário da busca pelo bem geral. O Educador, e só ele, é o maior responsável pela formação de novos cidadãos, conscientes de seus direitos e deveres.
Alguém duvida?
Baixar artigo