EDUCAÇÃO E SAÚDE: desafios do aprender e saber ensinar
EDUCATION AND HEALTH: challenges of learning and knowinghow-how-to-teach
EDIÇÃO DE JULHO/SETEMBRO DE 2005 - ISSUE OF JULY/SEPTEMBER OF 2005
Abrir Editorial
Editorial:
Do primeiro grito do homem até a sua chegada à Internet, foi uma trajetória que levou milhares e milhares de anos. Desde os primórdios do tempo, os homens se preocuparam em ensinar o próximo como se caçava para alimentar a tribo, acender o fogo e se defender dos inimigos. A existência e sobrevivência dos homens somente foi possível pela relação ensinar e aprender aspectos condicionantes e determinantes da Educação.
Nas civilizações antigas, como o Egito, temos registrado o processo educacional, inclusive, por curiosidade e exemplo, como Cleópatra aprendeu outras línguas. A famosa rainha egípcia era seguida por um professor de línguas estrangeiras que a acompanhava em todos os lugares onde ela precisava ir e ensinava-a a falar outro idioma e depois, também, a escrever. Aparece a necessidade da comunicação, na dimensão da oralidade e escrita, entre as culturas. Tampouco, é necessário lembrar a importância dos gregos no aspecto da educação e cultura, basta entendermos que a Filosofia acabou sendo a mãe de todas as
ciências, pois nos ensinou o valor do pensar e criar o conhecimento.
Portanto, neste patamar em que o homem ensina e aprende, produz conhecimento, apresentamos mais um número da Revista Cadernos, oferecendo nesta edição, uma reflexão aos profissionais sobre as pontes de sentidos visíveis e invisíveis para compreender o próprio ser humano entre as áreas de Educação e Saúde.
É lugar comum, a visão compartimentalizada de, Saúde e Educação. A preocupação com a Saúde tem sido efetivada dentro do modelo atual que se preocupa com a doença e as medidas adotadas de cura restrita aos Hospitais e Clínicas. No entanto, o modelo de Saúde na perspectiva do doente pressupõe uma interação com a Educação que, também é compreendida dentro de um modelo fechado que a vê apenas sob a responsabilidade da Família e Escola.
A proposta é direcionar a reflexão para o modelo de Saúde que introduz a complexidade no entrecruzamento da doença e do doente: a subjetividade. Aqui se coloca a questão da Educação que se propõe a olhar o sujeito em diferentes níveis de realidade: matemático, virtual, mitológico, filosófico, psíquico, simbólico, cultural. É uma questão ética o olhar para todas as dimensões do ser humano, é um caminho que nos leva à interrogações constantes sobre os sentidos de nossas decisões.
Significa uma ruptura conceitual de Saúde e Educação, que percebe o sujeito no seu contexto. É possível que em casos de: crianças consideradas com hiperatividade; professores com estresse, pelo distanciamento do modo de aprender do aluno; alunos com medo de errar, representado pelo desânimo, dor de estômago, febre; sejam sintomas que não devam ser tratados com remédios, vitaminas e antitérmicos, trata-se, tão somente, de carências educativas.
É a primeira vez que direcionamos os nossos conhecimentos à aplicação dos aspectos educacionais
que movem não somente as licenciaturas, mas também os cursos de graduação da saúde, em função de que todos são professores e educadores e necessitam do conhecimento pedagógico.O processo educacional atinge, todos os profissionais que lidam diretamente com o público e que necessitam transmitir-lhes os mais diferenciados saberes que tratam dos aspectos da vida.
A maioria dos profissionais não se assume como professores, a sua identidade é o curso de sua formação, por exemplo, o enfermeiro. É fundamental que o enfermeiro se reconheça como enfermeiro e professor, envolve um processo de conscientização, de abertura compreendendo os princípios de justiça, ética e de valores humanísticos no ato de ensinar e aprender.É justamente nos artigos que ora apresentamos, que se encontram possíveis respostas para as nossas indagações como profissionais da Educação.
Destacamos que nossa Instituição procura sempre “a construção de uma sociedade mais saudável, justa e solidária”, fortalecendo a Missão Camiliana no cenário educacional, onde a preocupação com o ensino de qualidade perpassa todos os cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário São Camilo. Podemos afirmar que a seleção oferecida neste número da Revista Cadernos, consegue abranger de forma considerável as inquietações do corpo docente, que batalha arduamente para atingir seus objetivos de saber ensinar.
Nesse sentido,os artigos aqui apresentados constituem-se em um painel riquíssimo de como “ministrar” o conhecimento de cada um, sem perder o carisma, a individualidade e o bom senso, sempre pautado na magia da Educação,que ao lado da cultura torna-se uma só força para combater as dificuldades do docente moderno.
É exatamente, no aspecto cultural que o escritor vai buscar inspiração para tratar dos temas aqui expostos. Buscando o saber na teoria e aplicando na prática do dia-a-dia tem-se um caleidoscópio aqui representado por artigos precisos, delicados, complexos e precisamente informativos que poderão ser transformados em novos conhecimentos.
Mais uma vez a Revista Cadernos-Centro Universitário São Camilo supera as expectativas, demonstrando a importância da Educação junto à docência universitária,como força propulsora para contribuir na promoção de sujeitos conscientes,autônomos e compromissados com a superação das questões que exigem respostas contundentes em direção à construção de uma sociedade “plenamente” inclusiva, mais justa e solidária.
Que a leitura, reflexão e discussão do conteúdo da presente edição de Cadernos-Centro Universitário São Camilo ajude a descobrir em nós as potencialidades para sempre aprender, bem como sermos” artistas” na arte de ensinar.
From the first shout man has uttered to his creating the Internet,there is a journey that took thousands and thousands of years to occur. From time immemorial, men had a concern about teaching each other how to hunt in order to feed the tribe, to light the fire and to defend themselves from the enemies; the existence and survival of men were only possible because of the relation teachinglearning – conditioning and determining aspects of Education.
In the old civilizations, as in Egypt, we have registered the educational process; in this vein, a curiosity and example is the way Cleopatra learned foreign languages. The famous Egyptian queen was always followed by a foreign languages teacher who accompanied her to all the places she needed to go to and he taught her to speak other languages and later also to write them. There emerges the necessity of communication, in the dimension of orality and the one
of writing, between the cultures. It is also necessary to remember the Greeks’ importance as regards education and culture, and one has only to understand that Philosophy eventually became the mother of all sciences, for it taught us all the value of thinking and creating knowledge.
It is thus in this domain where man teaches and learns, produces knowledge, that we present another issue of Revista Cadernos, presenting to professionals, in this edition, reflections on the bridges uniting visible and invisible senses in order for them to understand human being himself in the interface linking the fields of Education and Health.
It is a common place a compartmented approach of Health and Education. The concern with Health has been understood inside the current model only as a concern to illness and the measures for curing adopted have been restricted to Hospitals and Clinics. However, the model of Health centered in the sick person supposes an interaction with Education, and this latter is also understood according to a closed model that sees it only as regards its being a Family’s and School’s responsibility.
The proposal here is to direct the reflection to the model of Health that introduces complexity in the interaction of illness and the sick person: subjectivity. Here the question of Education is placed that make efforts to examine human subjects in different levels of reality: mathematical, virtual, mythological, philosophical, psychical, symbolic, and cultural. Taking into account all dimensions human beings have is an ethical question it is a way that takes us to constant interrogations on the senses our decisions have.
This perspective means a conceptual breakthrough regarding Health and Education, for it perceives the human subject in his context. It is possible that cases of children taken to be hyperactive; teachers burned out because of their distancing from the way their pupils learn; pupils that fear making a mistake, and present a loss of heart, stomach ache, fever etc. — they are all symptoms that do not have to be dealt with drugs in general, antithermic remedies, vitamins — for they reflect only a problem of educational privation.
It is the first time that we direct our knowledge to the application of the educative aspects that are the basis not only of the teacher’s formation courses, but also the undergraduate courses in the field of Health, an integration based on the idea that all are teachers and educators and all need to have pedagogical knowledge. The educative process affects all professionals who directly deal with the public and need to transmit to it the most differentiated knowledge dealing with the different aspects of life.
Most professionals do not assume their role as teachers; their identity is linked to the formal designation of the career they were trained in, as is the case for example of the nurse. It is crucial that nurses recognize themselves as nurses and teachers, what it involves an awareness creating process, of receptivity, understanding the principles of justice, ethics and of humanistic values in the teaching-learning process. It is exactly in the articles that we present in this issue that we can find possible answers for our interrogations as professionals of Education.
We emphasize that our Institution always makes efforts to “construct a society that is more healthy, just and marked by solidarity”, making always stronger the Camillian Mission in the educational context, where the concern with a high-quality education is the guiding principle of all undergraduate and graduate courses of Centro. We can declare that the papers selected for this number issue of Revista Cadernos succeeded in addressing a large part of the faculty’s concern, that battles strenuously to reach their objectives regarding knowing how to teach.
In this sense, the papers here presented forms a very suggestive panorama about how “to minister” each one’s knowledge, without losing our charisma, individuality and common-sense, always imbued by the magic of Education, that forms with culture a unifying force to surpass the difficulties modern teachers have to face.
It is just in the cultural dimension that the writer goes to search inspiration to deal with the subject-matters here examined. Searching knowledge in theory and applying it in the daily practice, we have a kaleidoscope represented here by precise, delicate, complexes and precisely informative papers that can be the harbingers of new knowledge.
Revista Cadernos — Centro Universitário São Camilo surpasses once again the expectations, demonstrating the importance of Education to all university teaching as a propeller force contributing to the promotion of conscientious and autonomous subjects committed to overcoming the challenges presented by questions that demand vigorous answers — marching to a fully “inclusive” society.
We hope reading, reflecting on and discussion the content of the present issue help discovering in us all the potentials for always learning as well as for us to be” artists” in the art of teaching.
Matrizes pedagógicas e formação de professores
Pedagogic matrixes and teacher’s formation
Autores:
Ecleide Cunico Furlanetto
Abrir resumo
Resumo:
O estudo tem como objetivo principal discutir a formação de professores sob uma perspectiva simbólica. As pesquisas realizadas possibilitaram constatar que os professores, ao entrarem em contato com os símbolos que se constelam em suas trajetórias, vão descobrindo um “professor interno” que habita em cada um. Esta base pedagógica possibilitou construir o conceito de matriz pedagógica que se constituem não só de aspectos teóricos, mas, sobretudo, de experiências de aprendizagem. Optou-se por investigar como elas se mostram e transformam-se nos espaços e tempos de formação contínua de professores em uma escola de Ensino Fundamental. Inicialmente foram mapeados os espaços e tempos formativos existentes e o que se revelou foi uma teia de relações potencialmente formativas na escola. As atitudes assumidas pelos formadores e professores que compõem essa teia foram consideradas como símbolos a serem elaborados. O processo de elaboração simbólica tem nos possibilitado compreender que a autoria, a participação, a tomada de decisões, a troca, o diálogo e a tomada de consciência dos processos vividos parecem ser elementos fundamentais para que os professores disponibilizem-se a rever suas matrizes. Relações assimétricas que fixam o professor no lugar do que não sabe parecem não favorecer a abertura dos professores para novas aprendizagens.
This work aims chiefly to discuss teacher’s formation from a symbolic point of view. Research done allowed for perceiving that teachers, when they make contact with symbols constellated in their trajectories, ultimately discover an “inner teacher” that lives inside each one. This pedagogical ground make possible to construct the concept of pedagogical matrix, constituted not only by theoretical components but mainly by teaching-learning experiences. An option was done to research how pedagogical matrixes reveal and transform themselves in the places and times of continuous teacher’s formation in a Basic
Education school. The first task was mapping the existing formative spaces and times and that revealed a web of potentially formative relations in the school. The attitudes formators and teachers composing this web revealed were taken as symbols to be elaborated on. The process of symbolic elaboration has been a way for us to understand that authoring, participation, exchanging, dialogue and conscientization about lived processes seem to be crucial elements for teachers to be willing to rethink their matrixes. Asymmetric relationships that keeps teachers being formed in a place of not-knowers seem not to promote teachers’ willingness to acquire new knowledge.
Uma breve análise de produções de alunos em situação de ensino/aprendizagem sob a luz da teoria da atividade de Leontiev
A brief analysis of pupils’ productions in
teaching/learning situations according to
Leontiev’s theory of activity
Autores:
Benerval Pinheiro Santos
Abrir resumo
Resumo:
Nesse trabalho analisamos, à luz da teoria da atividade de Leontiev, uma tarefa desenvolvida pelos alunos e alunas de uma 5ª série de uma escola pública da Rede MunicipalÀ¨ÜÀ¨
Q8Ä«á–tado de São Paulo nos primeiros dias de aula do ano letivo de 2001. Dito de outro modo, analisamos se aquela tarefa poderia ser entendida como uma Atividade sob o ponto de vista de Leontiev. Para isso, pontuamos brevemente as bases da Teoria da Atividade de Leontiev, tecendo breve comparação desta com as idéias de Piaget em relação ao desenvolvimento da criança.
In this work we analyze from the perspective of Leontiev’s Theory of Activity, a task developed by pupils from the 5th grade of a public school of São Paulo’s Municipal School System in the first class days of the school year of 2001. In other words, we make an analysis aiming to determine whether the said task could be understood as an Activity from Leontiev’s point of view. With this aim in view, we briefly explain the bases of Leontiev’s Theory of Activity and make a brief comparison of these bases and Piaget’s ideas regarding children development.
Baixar artigo
A relevância da pesquisa na formação do educando
The relevance of research in the pupils’ formation
Autores:
Lúcia Aparecida Valadares Sartório
Itamar Mendes Silva
Abrir resumo
Resumo:
Este trabalho destaca procedimentos relativos ao modo como a pesquisa vem sendo utilizada na escola, assim como seus resultados na formação dos/as educandos/as. Foi desenvolvido numa escola que atende à Educação Infantil e Fundamental até a quarta série e noutra que atende de 5ª a 8ª série. Este processo permitiu constatar que a pesquisa pode ser uma alternativa estimuladora à produção de conhecimento, à aquisição de informações, à valorização da auto-estima, à convivência e trabalho em equipe.
This work puts in evidence procedures relative to the way research is being used in the school, as well as its results in pupils’ education. It was developed in a school devoted to Child and Basic Education through the 4th grade and in another school from the 5th to the 8th grades. This process allowed to evidence that research can be a stimulating alternative to knowledge production, to the acquisition of information, to enhance selfesteem, to conviviality and team work.
Educação e cultura no mundo atual
Education and Culture in today’s world
Autores:
Margaréte May Berkenbrock Rosito
Abrir resumo
Resumo:
O texto trata do processo educativo de várias outras instituições e instâncias sociais, além da educação escolar, responsabilidade que extrapola os muros e grades escolares. O sentido da educação e cultura no mundo atual é a humanização da pessoa esquecida, como produtora de cultura. Ao produzir cultura o ser humano educa e é educado, lida com as tensões e contradições de sua identidade como sujeito singular, local e universal. Articular diferentes lógicas provoca uma mudança paradigmática da visão das partes para a de complexidade.
The text deals with educative process of several other social institutions and instances besides school education, responsibility that surpasses the school’s walls and rails. Education and culture in today’s world is the humanization of the forgotten person as a producer of culture. The human being when producing culture educates and is educated, deals with the tensions and contradictions of his identity as a singular, local and universal subject. Articulating distinct logics provokes a paradigmatic change: from seeing only the parts to perceiving complexity.
A sociologia e a investigação dos limites e das possibilidades da educação escolar
Sociology and the Investigation of School Education Possibilities
Autores:
Carlos Antônio Giovinazzo Jr.
Abrir resumo
Resumo:
Este artigo objetiva analisar algumas tendências do estudo da escola e suas implicações políticas. Procurou-se identificar as funções sociais dos sistemas de ensino e das instituições escolares, tendo como referência a maneira pela qual o contexto sociocultural penetra na vida escolar. Considerando que a educação consubstancia-se em uma técnica de controle dos indivíduos das novas gerações, é importante e fundamental definir os limites e as possibilidades da educação escolar no que respeita a formação, entendida como a síntese entre adaptação à realidade natural e social na qual os alunos estão inseridos e o potencial de transcendência da ordem estabelecida, que pode ser desenvolvido a partir da inserção na cultura. No entanto, o exame das tendências predominantes na época contemporânea demonstra que a educação escolar é caracterizada pelo fato de não proporcionar nada além da adaptação às necessidades sociais, relegando a transcendência e a satisfação cultural, enfim, a própria cultura para um plano secundário. O resultado dessa situação, para as novas gerações, é um processo de formação e de desenvolvimento da subjetividade marcado pela submissão dos indivíduos aos padrões estabelecidos por grupos sociais detentores do poder econômico.
This article aims to analyze some trends on the study of the school and its political implications. An effort was done to identify the social functions of educational systems and school institutions, having as a reference the way social-cultural context introduces itself in school life. Considering that education is essentially a technique for controlling individuals members of new generations, it is important and more than this basic to define the limits and the possibilities of school education as regards education, understood as the synthesis between adaptation to the natural and social reality in which pupils are inserted and the potential for transcending the established order, something that can be developed from the insertion in culture. However, the examination of the predominant trends in our time demonstrates that school education is characterized by providing nothing more than the adaptation to the social necessities, relegating transcendence and cultural satisfaction, and more than this, culture itself, to a secondary role. The result of this situation for the new generations it is a process of formation and development of subjectivity marked by the individuals’ submission to the standards established by social groups that hold economic power.
O retorno da filosofia às escolas públicas no estado de São Paulo
O desafio da dis-posição e a tarefa do filosofar
Philosophy’s Reintroduction on State São Paulo’s
(Brazil) Public Schools: The Challenge of
Dis-Position and the Task of Philosophying
Autores:
Monica Aiub
Abrir resumo
Resumo:
Considerando o retorno da disciplina Filosofia como disciplina obrigatória nas escolas públicas do Estado de São Paulo, este artigo apresenta alguns elementos para a reflexão acerca da tarefa do ensino de Filosofia na Educação Básica. Para tal, percorre a trilha histórica do ensino de Filosofia no Brasil, iniciando seu trajeto no período colonial, mas evidenciando, principalmente, os últimos vinte anos, nos quais a Filosofia tenta retornar às escolas. Mais que uma discussão acerca de conteúdos e métodos, o enfoque dado é à postura filosófica a ser suscitada e desenvolvida, e suas possíveis conseqüências no que se refere à vida individual e em comunidade. Também a possibilidade de promoção do exercício da cidadania, provocada pela postura filosófica, é destacada. Em síntese, trata-se de um artigo acerca do papel do professor de Filosofia no exercício da tarefa de ensinar a filosofar.
On account of philosophy’s reintroduction as a mandatory discipline in State São Paulo’s public schools, this work presents some elements for a reflection on the task of philosophy teaching in the Basic Education level. For doing this, it makes a historical survey of philosophy teaching in Brazil, from the Colony Period, but emphasizing mainly the last twenty years, during which philosophy as a discipline has been trying to be reintroduced to schools. More than a discussion on methods and subject matters, the focus in on the philosophical attitude to be elicited and developed and its possible effects to individual
and community life. Another point emphasized is the possible effect of the philosophical attitude on the promotion of citizenship. The paper aims thus to discuss the philosophy teacher’s role in his task of teaching pupils how to practice philosophy.
O medo do novo e a renovação possível – a criatividade no contexto escolar
The fear of novelty and the possible renewal: Creativity in the school context
Autores:
Patrícia Pinna Bernardo
Abrir resumo
Resumo:
A partir de uma visão mitohermenêutica, a autora tece considerações sobre como a escola lida com as demandas criativas de seus alunos, freqüentemente tentando enquadrálas ao invés de permitir sua elaboração, o que poderia desembocar numa renovação de valores e de suas estratégias pedagógicas. No embate entre a instituição, com suas normas e regras já estabelecidas e consolidadas, e as necessidades de desenvolvimento de sua clientela, torna-se necessário e vital repensar como as polaridades professor-aluno, ensinar-aprender, instituinte-instituído estão sendo aí relacionadas. Diante dessa questão, a autora sugere a criação de espaços de diálogo e troca fecunda entre essas instâncias, mediados pela função simbólica, ao invés de se tentar estancar os apelos de transformação que se fazem presentes através das divergências e dissonâncias. Dessa forma, se poderia prevenir a estereotipia e o abuso de poder nas relações escolares, através de uma postura respeitosa diante dos diversos pontos de vista, valorizando-se as diferenças como fonte de troca, aprendizado e crescimento mútuo.
From a myth-hermeneutical perspective, the author makes some remarks on the ways the school deals with the creative demands of its pupils, frequently trying to fit them to some model instead of allowing their elaboration, something that could result in a renewal of the school values and pedagogical strategies. In the shock that ensues between the institution, with its already established and consolidated norms and rules, and the necessities of development of its clientele, a necessary and even vital to rethink how the relations are between the polarities teacher-pupil, teaching-learning, instituting-instituted. In face of this question, the author suggests the creation of dialogue and fruitful exchange spaces between these instances, mediated by the symbolic function, instead of trying to make disappear the pleas for transformation that manifest themselves through the divergences and dissonances. This could prevent stereotyping and power abuse of being able in the school relationships, by means of a respectful attitude before the different points of view there present and a valuing of differences as exchange sources, of learning and mutual growth.
Utilizando a realidade virtual como ferramenta de ensino
Using Virtual Reality as a tool of education
Autores:
Valéria Farinazzo Martins Salvador
Abrir resumo
Resumo:
O objetivo do presente artigo é apresentar como a Realidade Virtual pode ser utilizada como ferramenta para auxiliar no processo de aprendizado, explanando suas principais facilidades e dificuldades. Também dá uma visão geral da área de Realidade Virtual e expõe algumas aplicações bem sucedidas na área de Educação.
The present article aims to present ways Virtual Reality can be used as a tool to assist the learning process, explaining its main positive characteristics and difficulties. It also presents a panorama of Virtual Reality as a field of study and describes some successful applications in the Education field.
Baixar artigo
Leitura matemática e a pedagogia dos sonhos possíveis
Mathematical reading and the Pedagogy of possible dreams
Autores:
Clarice Carolina Ortiz de Camargo
Abrir resumo
Resumo:
Neste texto buscamos refletir sobre a concepção de leitura matemática do mundo e leitura do mundo, na Educação Infantil e nos primeiros anos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental I, tendo como base as teorizações de Freire, Dias e Moreira. Realizamos ainda uma breve análise da função da escola – suas implicações e a formação de professores.
This paper aims do reflect on the notions of mathematical reading of the world and reading the world in Child Education and the first grades of Basic Education Level I according to Freire’s, Dias’ and Moreira’s theories. The work also presents a brief exam of the school institutional function – its implications and teacher formation.
A educação como instrumento de mudança na obra Triste fim de Policarpo Quaresma,
de Lima Barreto
Education as a tool for change in Lima Barreto’s Triste Fim de Policarpo Quaresma [Policarpo Quaresma’s Sad End]
Autores:
Manoel Francisco Guaranha
Abrir resumo
Resumo:
Este artigo tem por objetivo discutir a Educação e a linguagem como instrumentos do poder no romance Triste fim de Policarpo Quaresma(1915), de Lima Barreto (1881-1922), e as relações dessa obra com as idéias de Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), em Raízes do Brasil (1936), e de Paulo Freire (1921-1997), em Educação e Mudança (1979).
The present paper aims to discuss Education and language as tools of power in the novel Triste Fim de Policarpo Quaresma (1915), by Lima Barreto (1881-1922), and the relationships between these ideas and Raízes do Brasil [Brazil’s Roots] (1936), by Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), and Educação e Mudança [Education and Change] (1979), by Paulo Freire (1921-1997).
A voz do dono e o dono da voz?
Considerações sobre a saúde vocal do professor
The master’s voice and the voice’s master? Remarks on the teacher’s vocal health
Autores:
RESUMO
Este artigo tem como objetivo central discutir a saúde vocal do professor, apresentando
alguns subsídios e orientações sobre o uso adequado da voz, já que o aparelho fonador
pode ser considerado como um dos principais equipamentos de trabalho desse profissional.
Cláudia Cristina
Freischmidt*
Márcia Regina
Quevedo Kay**
Abrir resumo
Resumo:
Este artigo tem como objetivo central discutir a saúde vocal do professor, apresentando alguns subsídios e orientações sobre o uso adequado da voz, já que o aparelho fonador pode ser considerado como um dos principais equipamentos de trabalho desse profissional.
This work aims chiefly to discuss the teacher’s vocal health, present some data and suggestion on the adequate use of voice, on the basis of the conception of the phonator apparatus as one of the main work tools of this professional.
A comunicação na sala de aula
Communication in the classroom
Autores:
João Henrique Hansen
Abrir resumo
Resumo:
Este trabalho procura mostrar como a comunicação pode auxiliar o docente na sala de aula, utilizando a voz, os filmes, o teatro, a informática e outros meios para ampliar todos os aspectos educacionais. Como o educando fica muito tempo em sala de aula há uma necessidade de que a comunicação venha ajudar o professor a desenvolver melhor o seu trabalho, utilizando todos os instrumentos modernos para que o aprendizado seja mais agradável.
This work aims to show how communication can assist the professor in the classroom, using voice, movies, theater, computers and other means to broaden all the educational aspects involved. As pupils stay in the classroom for a long time, there is a need for communication to help the teacher to better develop his work making use of all the available modern tools so that learning be more pleasing.
Educação em saúde na escola Projeto de extensão em saúde coletiva
Education for health in the extension school Project in collective health
Autores:
Sandra Maria Misseroli Salerno
Eliana Fritzsons Mellin
Ivonete Sanches Giacometti Kowalski
Ana Cristina de Sá
Abrir resumo
Resumo:
O Projeto Educação em Saúde na Escola de Extensão em Saúde Coletiva foi desenvolvido pelos docentes de Saúde Coletiva e acadêmicos do 3º Semestre do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário São Camilo numa Unidade Escolar do Município da cidade de São Paulo, localizada num bairro de classes sociais D e E. Definiu-se como objetivo desenvolver um programa de orientação a estudantes de 5ª a 8ª séries de uma Unidade Escolar sobre temas de Saúde Coletiva. Foram ministradas aulas e desenvolvidas atividades vivenciais sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), gravidez precoce, drogadição e higiene pessoal, além da implementação de vacinação, tratamento contra pediculose e encaminhamento à Unidade Básica de Saúde de casos detectados de hipertensão arterial e diabetes de alunos de 5ª a 8ª séries da Unidade Escolar e comunidade em geral (pais, professores e vizinhança) no período de 10/09/2003 a 05/12/2003. Foram atendidos pelo Projeto 480 crianças e adolescentes e 80 adultos. O Centro Universitário São Camilo ganhou muito com a abertura deste espaço junto à área de Educação, envolvendo a Saúde Coletiva e o vínculo criado pôde propiciar ganhos bilaterais e uma vida mais saudável para ambos os pólos. Esta experiência favoreceu o verdadeiro compreender pelo acadêmico do que vem a ser a Saúde Coletiva com a inserção da assistência diretamente na comunidade, portanto não institucional, propiciando ao futuro enfermeiro a avaliação das reais condições de vida de uma parcela geralmente excluída da sociedade brasileira. Consideramos esta uma experiência que deve ser continuada e que novos projetos nesses moldes sejam desenvolvidos nas diversas áreas da enfermagem comunitária.
The Project Education for Health in the Extension School in Collective Health was developed by teachers of the discipline Collective Health and students from Centro Universitário São Camilo’s 3rd semester of the Nursing undergraduate course. It took place at a São Paulo City School Unit established at a D and E social classes’ neighborhood. Its aim was the development of a program for instructing pupils from the 5th to the 8th grades (Basic Teaching Level II) of a Scool Unit on Collective Health themes. Classes were given and experiential activities developed having as subject matter sexually transmissible diseases (DST), precocious pregnancy, drug addiction and personal hygiene, involving also vaccination, pediculosis treatment and referral to Health Basic Units of detected conditions of arterial hypertension and diabetes affecting both students from the 5th to the 8th grades of the concerned School Unit and the community as a whole (mothers, fathers, teachers and neighbors) from September 10, 2003 to December 5, 2003. The Project assisted 480 children and teenagers as well as 80 adults. Many benefits accrued to Centro Universitário São Camilo because of this new initiative regarding education in Collective Health, and the link so created could allow for bilateral benefits and a more healthy life for all involved. By introducing a direct assistance link, and thus non-institutional, to the community, the experience allowed academics to really understand how Collective Health is about, giving the would-be nurse an opportunity to evaluate the real life conditions of a population segments normally excluded from benefits in the Brazilian society. We consider this to be an experience worth having continuity and recommend that new projects like this be developed in the different areas of community nursing.
Ética e estética na sala de aula
Ethics and aesthetics in the classroom
Autores:
Kátia Nascimento
Juliana Rubin
Lidiane Cotrim
Marisa Ferreira Neves
Vanessa Avelãs Lopes
Margaréte May B. Rosito
Abrir resumo
Resumo:
Este artigo trata das vivências, as falas de professores, sobre o tema ética e estética na sala de aula. O objetivo é evidenciar o quanto as pessoas são afetadas com o movimento que fazem, respeitando o outro, vivendo e compreendendo os princípios estéticos, éticos, de humildade e afetividade. Articular formação e interdisciplinaridade transcende a busca por resultados e produtos científicos que se encerram em si mesmos, mas envolvem um processo que abrange momentos de conscientização, libertação, autonomia, intersubjetividade e parceria.
This article deals with teacher’s experiential acts and discourses on ethics and aesthetics in the classroom. The objective is to make apparent how much people are affected by the movement they make, respecting the other, living and understanding the aesthetic, ethical, principles of humbleness and affectivity. Articulating formation and interdisciplinarity exceeds the scientific search for results and products that turn around themselves, involving instead a process that includes moments of awareness, liberation, autonomy, intersubjetivity and partnership.