Edição v.11 n.2
ENFERMAGEM: redimensionando as competências
THE NURSING PROFESSION: redimensioning competencies
EDIÇÃO DE ABRIL/JUNHO DE 2005 - ISSUE OF APRIL/JUNE OF 2005
A enfermagem como profissão surgiu do desenvolvimento das práticas de saúde ao longo da história. Nos seus primórdios ela foi exercida de forma empírica, pautada na caridade, na abnegação e na obediência. Apesar do movimento renascentista, que estimulou a busca da ciência, a enfermagem permaneceu empírica até meados do século XVIII. Foi somente no século XIX que se deu início à caracterização do que hoje é denominado enfermagem moderna,mais especificamente frente às ações desenvolvidas por Florence Nightingale junto aos soldados na Guerra da Criméia. A partir de então, a busca de conhecimentos e de uma formação para o exercício da profissão passa a se constituir em preocupação e adquire maior cientificidade. A enfermagem detém hoje um corpo de conhecimentos e espaços de atuação que lhe são próprios, com um movimento crescente para ampliar sua autonomia de decisão e intervenção. Podemos mencionar como focos de preocupação na profissão a adoção de um referencial teórico e de um método de trabalho que sustente suas ações; o encontro de elementos gerenciais que favoreçam o alcance da qualidade dos serviços que presta; a caracterização de estratégias para a aproximação e manejo das experiências de doença e sofrimento; a identificação de virtudes atitudinais que promovam a plenitude da ação cuidativa. Enfim, a enfermagem mantém uma busca dos saberes que lhe são próprios e específicos sem deixar de reconhecer a articulação com as demais áreas do conhecimento e almejando a competência. O enfermeiro vem deparando-se de forma crescente com um conceito de competência no qual está implícita a capacidade de tomar,executar e avaliar decisões selecionadas em circunstâncias imprevisíveis e diversas, de modo a proporcionar soluções adequadas na especificidade de cada contexto, com uso cônscio do repertório de conhecimentos e capacidades. Tornar-se competente é um processo que aprimora o saber agir e está diretamente relacionado ao autoconhecimento, ao respeito, à criação, à reflexão, à análise crítica e ao movimento contínuo de ampliação de saberes. Com isto fica cada vez mais evidente que as ações do profissional enfermeiro ocorrem junto às experiências humanas, o que implica na necessidade de aproximação da situação que será partilhada. Esperança, sofrimento, dor, perseverança e amor passam a estar presentes nos múltiplos cenários em que o enfermeiro pode atuar. No exercício profissional há o reconhecimento de quatro grandes áreas de competência do enfermeiro: o assistir, vinculado ao exercício da prática clínica; o educar, em que há o enfoque para as interações/ações que transmitem e favorecem a acomodação de conhecimentos; o gerenciar, que envolve a administração de recursos humanos, materiais, físicos e de custo envolvidos no cuidado; e o pesquisar, quando o foco está na identificação de evidências científicas para a prática profissional. A organização da presente edição foi orientada pelo desejo de oferecer oportunidades de reflexões acerca da diversidade em que nós, enfermeiros, estamos imersos. Diversidade esta que engloba contextos, sentimentos, intervenções, princípios, métodos, enfim, que é tão vasta e apreendida a cada dia na abertura contínua para viver o presente com vontade de somar ao meu eu ao eu do outro. Nas clássicas competências designadas acima encontramos uma possibilidade de prover um pouco de tudo isto. Assim, a apresentação dos artigos está estruturada nas competências do assistir, do gerenciar, do educar e do pesquisar. O conjunto de artigos selecionados para o assistir apresenta recursos possíveis de serem utilizados na prática clínica do enfermeiro, como o brinquedo terapêutico, a consulta de enfermagem, o processo de enfermagem, o cuidado paliativo, a compreensão da estada do idoso em instituições de longa permanência. No educar disponibilizamos artigos que abordam concepções em relação à bioética, à morte e ao raciocínio clínico no cuidado. No âmbito do gerenciar elencamos questões vinculadas à visão da disciplina de administração e aos indicadores de qualidade. Na leitura dos diversos artigos encaminhados para nossa avaliação foi notória a escassa produção acerca da competência pesquisar, o que sinaliza a urgência de investimento nesse âmbito, seja através da criação de espaços de atuação para o enfermeiro, seja na busca de profissional para esse fim. Apenas um artigo contempla essa competência, trazendo o relato de experiência de uma enfermeira pesquisadora em uma instituição particular de assistência. Estamos convictos de que “somente profissionais conscientes, questionadores, atualizados, participativos e reconstrutivos podem construir para renovar a profissão e dar conta dos sempre novos desafios” (Demo, 1997). Concluímos esta edição com os trabalhos premiados na VIII Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo. Assim, convidamos os leitores a trilhar os caminhos oferecidos pelos autores da presente edição de Cadernos – Centro Universitário São Camilo. Boa leitura!
Nursing as a profession emerged from the development of health practices through history. In its beginnings, it was practiced only empirically, as a charitable act, in self-denial and obedience. Despite the Renascence movement that stimulated the search of Science, Nursing remained empirical until the middle of the seventieth century. Only in the nineteenth century has that beginning been given the characterization of what today is called Modern Nursing, more specifically because of the actions developed by Florence Nightingale among the soldiers in the War of Crimea. From then on,the search for knowledge and formation for the exercise of the profession passes to constitute a concern that promotes an ever greater scientific character to Nursing. Today the Nursing profession gathers a body of knowledge and spaces of performance that are proper to it, with an increasing movement to extend its autonomy of decision and intervention. We can mention as focus of concern in the profession: the adoption of a theoretical referential and a method of work that supports the actions of Nursing; the adoption of managerial elements that favor the betterment of the quality of the services provided; the characterization of strategies for the approach and handling of the illness experiences and suffering; the identification of attitudinal virtues that promote the fullness of the caregiving action. Besides all this, Nursing keeps searching its adequate and specific knowledge, without forgetting to recognize its links with the various other areas of knowledge, longing for develop its own mastery. The nurse is increasing coming across with an ability concept that brings with it the capacity to execute and to evaluate decisions selected in unexpected and diverse circumstances, in order to provide solutions adjusted to the specificities of each context, with a conscious use of the repertoire of knowledge and capacities that it has gathered. To become competent is a process that improves knowing how to act and relates directly with self-knowledge, respect, creation, reflection, critical analysis and the continuous movement of knowledge expansion. This makes ever more apparent time that the actions of the professional nurse happen in a deep link to the experiences human beings have, and it makes necessary a shared approach of the situation. Hope, suffering, pain, perseverance, love pass to be gifts in the multiple scenes where the nurse can act. In the professional exercise, there are now four great areas of ability of the nurse: assistance, tied with the exercise of clinical practice; education, focused on the interactions/actions that transmit and favor the acquisition of knowledge; management, that involves the administration of human and physical resources, materials, and the cost related to care; researching, focused in the identification of scientific evidences for a better professional practice.
O uso do raciocínio clínico contextualizado na realização das prescrições de enfermagem
The use of contextualized clinical judgment for nursing prescriptions
Autores:
Heloisa Ribeiro do Nascimento
Monika Wernet
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Resumo:
Este estudo identificou os parâmetros que o enfermeiro assistencial de uma unidade de clínica médica para adultos utiliza para prescrever ações de enfermagem. O resultado revelou que o enfermeiro utiliza prescrições padronizadas pela instituição baseadas no modelo de Wanda Horta e a teoria das necessidades humanas básicas, fazendo complementações com base principalmente em seus conhecimentos sobre fisiopatologia e nos sinais e sintomas apresentados pelo cliente. Aponta ainda que existe uma grande dificuldade dos enfermeiros em vincular as prescrições aos problemas identificados, devido a falhas na implementação do processo de enfermagem que comprometem a qualidade do histórico e da evolução e que os enfermeiros demonstram preocupação com o cumprimento
de rotinas e com o apoio ao trabalho do médico. Propõe-se uma discussão e reflexão sobre a participação do enfermeiro na assistência, por meio da utilização do raciocínio clínico.
This research identified the rules that the assistant nurse of a adult medical clinic uses to prescribe nurse procedures. Results show that the nurse uses prescriptions according to patterns set by the institution, which are based on the models of Wanda Horta and human needs theory; the assistant nurse completes these criteria mostly on the basis of her knowledge of physiopathology and signs and symptoms client shows. It also shows that nurses have a great difficult in giving prescriptions to the identified problems because of some failures on the implementation of the Nursing Process that can damage the
quality of the history and the evolution, and also that nurses show worries regarding work routine and the support to the doctor’s work. A joint dialogue and and reflection about nurses participation in the patient’s assistance, using clinic reasoning, were suggested.
O brinquedo terapêutico e seu uso pela enfermagem pediátrica na assistência hospitalar: um encontro com a literatura
Therapeutical toys and their use for pediatric nursing in hospital assistance: A meeting with literature
Autores:
Patrícia Grell Polack
Elaine Buchhorn Cintra Damião
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Resumo:
O brinquedo com finalidade terapêutica é caracterizado pela utilização de uma brincadeira simulando situações hospitalares e estressantes em que a criança recebe explicações sobre os procedimentos a que deve ser submetida ou descarrega sua tensão após intervenções estressantes. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura nacional e internacional disponível sobre o brinquedo terapêutico e seu uso pela enfermeira pediatra na assistência hospitalar. A coleta de dados foi realizada através das bases de dados Medline, Lilacs e Perienf, sendo selecionados 27 artigos. Os artigos foram analisados segundo a temática apresentada: O brincar e o brinquedo terapêutico para a criança; A técnica do brinquedo terapêutico; As funções do brinquedo terapêutico para a criança
hospitalizada; O pré-escolar e o brinquedo terapêutico; A enfermeira e o brinquedo terapêutico. Houve consenso em toda a literatura sobre a importância do brincar e do brinquedo terapêutico para a criança hospitalizada, bem como a recomendação para que estas estratégias façam parte da assistência de enfermagem à criança.
Toys with a therapeutical purpose are characterized by the use of a trick that simulatee hospital and stressing situations in which the child receives explanations on the procedures she will have to be submitted to or releases her tension after stressing interventions. The objective of this work was to revise available national and international literature on therapeutical toys and their use by pediatric nurses in hospital assistance. Gathering of data was carried through searches on databases Medline, Lilacs and Perienf, from whose results twenty seven papers were selected. The papers were analyzed according to the thematic presented: Playing and therapeutical toys for the child; The technique of therapeutical toys use; The functions of therapeutical toys for the hospitalized child; Preschool and therapeutical toys; The nurse and therapeutical toys. The examed literature was unanimous on the importance of playing and the therapeutical toy for the hospitalized child, as well as the recommendation that these strategies are part of the assistance of nursing care to children.
A Consulta de Enfermagem como oportunidade de conscientização do hipertenso ao tratamento não medicamentoso
Nursing consultation as an opportunity for hypertension patients to get aware of non-pharmacological interventions
Autores:
Maria de Jesus Viana do Nascimento
Simone Pereira Gabriel Murayama
Mildred Patrícia Ferreira da Costa
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Resumo:
A Hipertensão Arterial (HA) é caracterizada pela presença de níveis elevados de pressão arterial (PA), geralmente assintomática, podendo passar despercebida durante anos em muitas pessoas, fato que dificulta o seu controle e tratamento. O presente artigo discute a importância da participação do Enfermeiro no processo de educação e conscientização no tratamento não-medicamentoso do hipertenso, através da Consulta de Enfermagem. O tratamento da HA requer atuação multiprofissional e medidas terapêuticas nas quais os indivíduos são orientados sobre a doença, o tratamento e a mudança no estilo de vida. A motivação é fundamental no tratamento e inúmeras intervenções não medicamentosas podem ter um impacto em reduzir a PA, principalmente a redução do peso, diminuição da ingestão de sal e do consumo de álcool, a eliminação do tabagismo, a prática regular de atividade física e a adoção de medidas de controle do estresse. A consulta de enfermagem direciona as ações de enfermagem dispensadas ao cliente, necessitando para isso ser fundamentada cientificamente. Utilizando todas as etapas do processo de enfermagem – histórico de enfermagem, prescrição de enfermagem e avaliação da implementação das orientações prescritas – o Enfermeiro adotará condutas de resolutividade própria ou de encaminhamento a outros profissionais. O Enfermeiro, por meio de processo educativo contínuo e direcionado para o auto cuidado durante a consulta de enfermagem, pode conscientizar o cliente hipertenso sobre a diminuição ou erradicação dos fatores de risco para HA e suas co-morbidades, o que contribuirá para a diminuição dos níveis pressóricos e conseqüentemente melhora da qualidade de vida.
Hypertension (H) is characterized by the presence of high levels of arterial pressure (AP), in general asymptomatic, and can be non-perceived during years in many people, a fact that makes it difficult its control and treatment. The present article argues for the importance of Nurse participation in the education process and awareness regarding the non-pharmacological treatment of hypertension, through Nursing Consultation. The treatment of Hypertension requires multidisciplinary performance and therapeutically measures in which the individuals receive information about the illness, the treatment and the change in life style it requires. Motivation is vital in the treatment and innumerable non-pharmacological interventions can have an impact in reducing the AP, mainly the reduction of weight, the reduction of salt intake and alcohol consumption, the elimination of smoking, the regular practice of physical activity and the adoption of measures of stress control. Nursing consultation directs nursing actions for patients car – history, nursing prescription and evaluation of the implementation of the activities prescribed – Nurses will help the patient adopt behaviors for adequately solving the problem by himself or referring patients to other professionals. Nurses, by means of a continuous and directed educative process for self-care during the nursing consultation can make the customer learn about how to reduce or eliminate risk factors linked to Hypertension and its complications, something that will consequently contribute to reducing the pressure levels and improve quality of life.
O olhar de quem presta assistência a idosos em instituições de longa permanência
On the perspective of old people’s caregivers in long-permanence institutions
Autores:
Camila Salerno Carvalho
Gabriela Gaeta Gomes
Maria Ângela Gandolpho
Márcia Regina Veneroni Novaes
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Resumo:
A transição demográfica que vivemos já há algumas décadas mostra um envelhecimento significativo da população, o que nos leva a uma preocupação importante acerca do preparo de nosso país para acolher esses idosos. Alguns idosos já não possuem mais família; muitas famílias não possuem condições de cuidar de seus idosos, e muitas optam por não fazê-lo, gerando assim um aumento do número de instituições de longa permanência. Assim, essa pesquisa, tem por finalidade verificar o olhar de quem presta assistência a idosos em instituições de longa permanência. Para isso entrevistamos um total de 22 funcionários em duas instituições com perfis distintos e que trabalham no período da manhã, por acreditarmos ser este o período em que o funcionário fica mais sobrecarregado
com as tarefas do cuidar (banho, medicação, alimentação, entre outros). Trata-se de uma pesquisa exploratória/descritiva com a aplicação de um instrumento com questões abertas e fechadas e analisadas pela metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, desenvolvida por Simioni (1997) e Lefèvre (1999). Percebemos com esta pesquisa que trabalhar com idosos requer muita dedicação e atenção e por isso o funcionário deve estar bem descansado tanto física quanto mentalmente, e principalmente deve ser qualificado para esse cuidado. Descobrimos entre outras coisas que o amor pelo cuidar é o combustível que impulsiona a maioria dos profissionais entrevistados a superar as dificuldades em lidar com o idoso. E que o cuidado somente surge quando a existência de alguém tem importância para nós.
The demographic transition we have been facing for some decades now shows a significant increase of old people’s percentage of the population, something that makes us worry about the country’s condition to give shelter to elders. Some old people no longer have a family, many families cannot afford taking care of their elderly and lots of them choose not to do it, contributing to an increase in the number of Long-Perm Institutions. Considering these factors, this search’s purpose is to check the way the ones who take care of old people in Long-Perm Institutions faces it. A total of twenty two employees of two distinct Institutions working in the morning shift were interviewed; the morning shift was chosen because we believe that this is the period when the employee is overloaded with his care tasks (shower, medication, feeding, among others). It is an exploratorydescriptive research where a questionnaire has been applied and later analyzed by means of the methodological strategy known as Discourse of the Collective Subject) developed by Simioni, 1997 and Lefèvre, 1999. With this search we have realized that the work with old people requires a high degree of dedication, attention the employee must be physically and mentally apt and most of all he must be qualified for giving this care. We have found out among other things that love for caring is the fuel that pushes almost all professionals interviewed to overcome the difficulties in dealing with old people. We also found that the care concretely emerges when somebody’s existence is important to us.
O medo e a formação dos enfermeiros acerca da questão da morte
Fear and the nurses’ training concerning the question of death
Autores:
Cíntia Garcia de Oliveira
Ruth Beresin
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Resumo:
Freqüentemente os enfermeiros encontram-se despreparados para interagir com o paciente terminal e lidar com a questão da morte. Este estudo teve como objetivos: 1) Identificar quais os principais medos de morte dos enfermeiros que atuam nas unidades de Terapia Intensiva e Oncologia. 2) Verificar se esses profissionais obtiveram ou não algum tipo de preparo com objetivo de oferecer uma assistência global ao paciente terminal. 3) Conhecer os tipos de formação recebidos pelos enfermeiros para dar uma assistência global ao paciente terminal. Foi realizado estudo transversal com uma amostra de 32 enfermeiros (as) avaliada através da Escala Multidimensional para Medir o Medo da Morte (EMMM) e de um questionário acerca da sua formação na assistência ao paciente terminal. Resultados: Foram identificados como principais tipos de medo o “medo de morrer” e o “medo da perda de pessoas significativas”. Boa parte dos enfermeiros (69%) informou que obteve algum tipo de informação durante a graduação sobre o tema morte e paciente terminal. Quanto aos tipos de formação recebidos pelos enfermeiros, mais da metade recebeu algum tipo de informação sobre morte e paciente terminal dentro de alguma matéria do curso de graduação. Um número pequeno de entrevistados participou de algum curso específico sobre esse assunto. Conclusão: Apesar dos profissionais perceberem-se preparados para lidar com a morte, os medos da morte e da perda estão presentes e a grande maioria considera importante um preparo específico e afirma que o preparo recebido durante a formação profissional foi insuficiente.
Frequently, nurses are unprepared to interact with the terminal patient and the presence of the death. Objects: 1) Identify the mainly fear of death’s types in nurses of Oncology and Intensive Therapy unites. 2) Check out if these professionals had received or not some prepare to offer a global assistance to the terminal patient. It was realized a transversal study with a 32 nurses sample analyzed by the Multidimensional Fear of Death Scale and by a questionnaire about prepare received about death and terminal patient assistance. Results: It was identified “fear of death” and “fear of lost a significant person” as mainly fears. Majority (69%) informed that had received some kind of information during the graduation about death and terminal patient. More than half of nurses informed that had received the information in some subject of the graduation course. A few people went in for some specific course about this theme. Conclusion: In spite of professionals perceive themselves prepared to manage with death, the fear of death and lost are present and, majority consider important to receive a specific prepare and affirm that information received during graduation was insufficient.
A visão dos graduandos em enfermagem sobre o cuidado de paciente com afecção cutânea
On the perspective of nursing undergraduate students on the care of the patient with cutaneous diseases
Autores:
Geraldo Magela Salomé
Vitória Helena Cunha Espósito
Gilberto Tadeu Reis da Silva
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Resumo:
Este estudo procurou desvelar, mostrar e compreender os sentimentos vivenciados pelos alunos de graduação em enfermagem durante a prestação da assistência ao paciente com afecção cutânea internado em uma Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com fundamentação fenomenológica e abordagem fenômeno situado. Considerando-se que no tratamento da ferida as atenções devem ser voltadas ao cliente vendo-o como ser humano que tem emoções e sentimentos, assim os profissionais de enfermagem devem dialogar, tocar, informá-lo sobre o tratamento e o entender nos momentos de alegria e tristeza. O cuidar significa considerar o homem em sua totalidade corpo e alma. Por intermédio da assistência humanizada, o profissional que cuida e o cuidado poderão se relacionar em um processo interativo e obter como resultado a melhora da qualidade da assistência prestada a esse paciente.
This study has as its aim to show and to understand the deep-lived feelings of nursing undergraduate students pupils during the the practice of care giving to inmterned patients with cutaneous diseases in a Intensive Therapy Unit. It is a qualitative research with a phenomenological basis and a phenomenon- situated approach. Considering that the treatment of wounds requires attention to be given to the client, seen as a human being with emotions and feelings. Thus, nursing professionals must dialogue, touch, inform on the treatment and understand the moments of joy and sadness patient show. Taking care of people means to consider human beings in their wholeness — body and soul. By means of humanized assistance, there will be the possibility for the professional who
takes care and care itself to relate in an interactive process, and from this stems the improvement of the quality of the assistance given to patients.
A função administrativa do enfermeiro na ótica dos estudantes de graduação
The administrative function of the nurse in the optics of the graduation students
Autores:
Deborah Elaine Caristo Santiago de Farias
Denise Augusto da Costa Lorencette
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Resumo:
Como docente da disciplina de Administração aplicada à Enfermagem de uma universidade particular presenciei junto aos discentes dúvidas e angústias relativas à compreensão do significado da função administrativa do enfermeiro, surgindo a necessidade de se conhecer o quanto a disciplina está impactando os alunos da 3ª série do curso de Graduação em Enfermagem. Foi indagado aos graduandos dessa instituição sobre a importância, as dificuldades e os sentimentos destes em relação à disciplina. Foram distribuídos questionários com duas questões abertas e quatro fechadas, antes do início dos estágios e ao término do bloco teórico. Os alunos reconhecem a importância do ensino da disciplina de administração para a sua formação; demonstram dificuldades quanto ao conteúdo programático, quanto à metodologia de ensino do professor, quanto à aplicabilidade prática do ensino teórico e dúvidas relativas ao significado da função administrativa do enfermeiro e sua correlação com a função assistencial, mencionam dificuldades de ordem pessoal relacionada ao pouco tempo para estudar, além de registrarem sentimentos de expectativa, ansiedade, medo e contradição em relação à disciplina. O estudo propiciou conhecer a importância da disciplina na concepção dos alunos e suas percepções a respeito da função administrativa do enfermeiro, permitindo uma reflexão sobre mudanças no processo ensino-aprendizagem.
As a teacher of the disciplines Management Applied to Nursing of a university I have witnessed among learners doubts and anxiety relative to the understanding of the meaning of the administrative function of nurses, something that shows the necessity of knowing to what degree the discipline is causing an impact on the pupils of the 3rd year of nursing undergraduate course. A inquiry was done with undergraduates of this Institution on the importance, the difficulties and the feelings they have in relation to the discipline. Questionnaires with two open questions and four closed ones had been distributed, before the beginning of the periods of training and at the end of the respective theoretical unit. The pupils recognize the importance of the discipline for their formation; they demonstrate no difficulties regarding programatic content, teaching-learning methodology and the practical applicability of the theoretical formation received, but they show a certain degree of doubts regarding the meaning of the administrative function of nurses and its correlation with the assistencial function; they mention having difficulties of personal order related to the scarce time for studying; besides, they talk about expectations, feelings, anxiety, fear and contradiction in relation to the discipline. The study shows the importance of the discipline to the ideas pupils have of management applied to nursing and their perceptions regarding the administrative function of the nurse, allowing a reflection on needed changes in the teaching-learning process.
Indicadores de qualidade — Conceitos e sistemas de monitoramento
Quality indicators: Monitoring concepts and systems
Autores:
Elena Bohomol
Maria D’Innocenzo
Isabel Cristina Kowal Olm Cunha
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Resumo:
Os profissionais da área da saúde enfrentam um grande desafio em administrar suas instituições, necessitando demonstrar resultados positivos quanto à qualidade da assistência prestada e otimizar recursos materiais, humanos e financeiros. O uso de indicadores permite definir parâmetros, realizar comparações e agregar juízo de valor, sendo uma medida quantitativa usada como um guia para monitorar e avaliar a qualidade dos cuidados providos ao paciente. Este artigo apresenta conceitos de indicador, discorrendo suas características e construção e informa algumas experiências com o uso de sistema de indicadores, baseado em uma revisão bibliográfica. Os atributos de um bom indicador são: disponibilidade, confiabilidade, validade, simplicidade, discriminatoriedade, sensibilidade, abrangência, objetividade, baixo custo e utilidade. Existem organizações, nacionais e internacionais, que dispõem de sistemas específicos para o gerenciamento de indicadores, subsidiando as instituições de saúde com dados comparativos de sua performance de modo sistemático. A metodologia do uso de indicadores não é recente, porém sua importância é ressaltada nos dias de hoje, requerendo dos profissionais da saúde a utilização desta ferramenta para um gerenciamento de seus processos de trabalho.
Health professionals face a great challenge in managing their institutions, for they need to show positive results regarding the quality of the assistance given and optimize material, human and financial resources. The use of indicators allows to define parameters, to carry through comparisons and to add value judgment, being thus a quantitative measure able to guide to monitoring and evaluating the quality of the care provided to the patient. This article presents monitoring concepts, discussing its characteristics and construction and it reports some experiences with the use of a system of indicators, on the basis of a bibliographical review. The attributes of a good indicator are: availability, trustworthiness, validity, simplicity, discriminating power, sensitivity, broadness, objetivity, low cost and utility. National and international organizations exist that make use of specific systems for the management of indicators, feeding health institutions with comparative data of their performance in systematic way. The methodology of the use of indicators is not recent, however its importance is salient nowadays, requiring the professionals of health to use it for managing their processes of work.
Assessoria de pesquisa científica: Produção científica dos enfermeiros de uma instituição privada
Assistance to nurses scientific activity: The scientific production of nurses from a private institution
Autores:
Eliseth Ribeiro Leão
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Resumo:
A pesquisa científica realizada por enfermeiros assistenciais ainda é uma atividade incipiente. Entretanto, as instituições hospitalares começam a reconhecer a relevância do desenvolvimento de pesquisa para a qualidade da assistência. Este estudo objetivou conhecer a produção científica dos enfermeiros que atuam em uma instituição hospitalar privada, desenvolvida sob orientação de uma assessoria de pesquisa científica. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com abordagem quantitativa realizado em um hospital geral, privado de médio porte da cidade de São Paulo. A produção científica (trabalhos científicos e publicações) de 43 enfermeiros no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2004 foi avaliada. Nesse período foram realizados 54 trabalhos científicos e 32 publicações, sendo a assessoria de pesquisa científica um recurso institucional relevante.
Scientific research done by assistance nurses is still an incipient activity. However, many hospitals begin to recognize the relevance of research development to foster quality of assistance. This study has as its aim the scientific production of nurses working at a private hospital where there is nurses research assistance. An exploratory and descriptive study has been done according to a quantitative approach in a private hospital in the city of São Paulo, from 2002 to 2004, having as subjects 43 nurses. The nurses scientific studies and publications were evaluated. Fifty four scientific studies and thirty two publications had been the result of nurses research activities during the period. The assistance to nurses scientific activity is a relevant resource for nursing research in this institution.
Perfil nutricional de pacientes ingressantes em um hospital de São Paulo
Nutritional profile of patients admitted to a hospital of São Paulo
Autores:
Angela Sartori
Fabiana Varanese
Adriana Garcia Peloggia de Castro
Fernanda Lina
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Resumo:
A antropometria, tem se revelado como o método isolado mais utilizado para o diagnóstico nutricional. A frequência de sobrepeso e de obesidade para os adultos elevou-se gradativamente. Já a desnutrição nos adultos muitas vezes é secundária à própria condição clínica do paciente ou ao baixo nível socioeconômico. O presente trabalho teve o objetivo de determinar o perfil nutricional dos pacientes recém-internados em um hospital de São Paulo. Foram estudados 18 indivíduos, que ingressaram nesse hospital no período de 10 de abril a 4 de junho de 2004. A avaliação da composição corporal foi determinada através dos parâmetros antropométricos: altura estimada, peso, IMC, circunferência do braço (CB), dobra cutânea tricipital (DCT), circunferência muscular do braço (CMB) e área muscular do braço (AMB). Como resultados tem-se que em relação à faixa etária e ao sexo, a maior parte dos ingressantes foram idosos e mulheres. A classificação do estado nutricional segundo o IMC revelou que a maioria encontrava-se em eutrofia, entretanto houve alta porcentagem de pré-obesidade no sexo feminino. Os resultados obtidos através da DCT, CB, CMB e AMB indicaram que a maioria dos ingressantes encontravam-se em eutrofia. E em relação ao tempo de internação, o resultado (5,4 dias), está abaixo da média de tempo encontrada nas pesquisas em hospitais públicos (sete dias). Conclui-se que a A baixa prevalência de desnutridos entre os ingressantes do hospital pode estar relacionada ao fato deste ser um hospital particular. O quadro de
obesidade observado em alguns pacientes pode ser explicado pela alteração no padrão alimentar da população.
Anthropometry turns out to be the more used isolated method for the nutricional diagnosis. The frequency of overweight and obesity in adults has been raised gradually. Malnutrition in adults by its turn is many times a secondary factor in relation to the clinical condition of the patient or the low level economic condition. The present work had as its aim to determine the nutritional profile of patients just admitted to a Hospital of São Paulo. 18 individuals had been studied that entered this hospital in the period of April 10 to June 4, 2004. The evaluation of the corporal composition was determined through anthropometric parameters: estimated height, weight, BMI (Body Mass Index), arm circumference (AC), tricipital cutaneous fold (TCF), muscular circumference of the arm (AMC) and muscular area of the arm (AMA). As regards age group and sex, most of the admitted patienteas were aged and women. The classification of nutritional state according to BMI showed that the majority was in eutrophy, but there was a high percentage of a preobesity state in women subjects. The results obtained by means of TCF, AC, AMC and AMA had indicated that the majority of subjects was in eutrophy. Regarding internment time, the result (5,4 days) is below the average time found in research in public hospitals (7 days). One concludes that the low percentage of maltrution subjects can be related to the fact of this being a private hospital. The condition of obesity observed in some patients can be explained by the alteration in the alimentary standard of the population.
Fatores nutricionais envolvidos na etiologia da pré-eclâmpsia
Nutritional factors involved in the etiology of preeclampsia
Autores:
Michelli Fiegenbaum
Roseli Espíndola
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Resumo:
Pré-eclâmpsia é uma síndrome específica da gestação que se caracteriza por elevação da pressão arterial e presença de proteinúria. A prevalência varia entre 5% e 10% das gestantes e, por aumentar a morbimortalidade materna e fetal, requer vigilância constante e eficiente da população de risco. O objetivo do presente trabalho foi identificar os fatores nutricionais envolvidos na etiologia dessa doença. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica das publicações referentes ao tema dos últimos cinco anos. Muitas hipóteses em relação à participação de macronutrientes e de micronutrientes têm sido formuladas. Ingestão calórica, protéica e de cálcio estão entre os fatores nutricionais mais estudados. Desta forma possuem indicações mais claras quanto às suas recomendações. Entretanto, outros minerais e vitaminas ainda precisam de mais estudos que avaliem o seu envolvimento no controle e/ou prevenção das alterações patológicas decorrentes da pré-eclâmpsia. Um maior e melhor esclarecimento da fisiopatologia da pré-eclâmpsia ajudará a identificar as intervenções nutricionais que são efetivas na prevenção e no tratamento desta síndrome gravídica. Para que isso ocorra, é imprescindível que estudos continuem sendo desenvolvidos e que avaliem todas as fases gestacionais, inclusive o período de pré-concepção. Desta maneira, poderia ser distinguida causa de conseqüência das possíveis influencias dos nutrientes envolvidos.
Pre-eclampsia is a specific syndrome of gestation characterized by a rise of the arterial pressure and the presence of proteinury. The prevalence varies between 5 and 10% of pregnant women and, for increasing the maternal and fetal morbimortality, and this requires a constant and efficient monitoring of the risk population. The objective of the present work was to identify nutritional factors involved in the etiology of this illness. The methodology used was a bibliographical review of publications on the subject in the last five years. Many hypotheses regarding the participation of macronutrients and micronutrients have been formulated. Caloric, protein and calcium ingestion are some of the most studied nutritional factors, and this explains the presence of clearer recommendations of intake for these factors. However, other minerals and vitamins still need to be more studied for evaluating their involvement in the control and/or prevention of the accompanying pathological alterations due to pre-eclampsia. A greater and better clarification of the physiopathology of pre-eclampsia will help to identify the nutritional interventions that are effective in the prevention and the treatment of this pregnant women syndrome. For this to occur, it is essential that studies continue to be developed that evaluate all gestational phases including the daily pre-conception period. Thus,cause could be distinguished, of consequence, of the possible ones you influence of the involved nutrients.
Pedagogia e práticas culturais: As transformações da literatura infantil
Pedagogy and cultural practice: The transformations of child literature
Autores:
Carlos Antônio Giovinazzo Jr.
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Resumo:
Este artigo realiza uma análise acerca das práticas culturais contemporâneas e das maneiras pelas quais a literatura infantil expressa um processo que está sendo denominado de pedagogização da cultura. A partir da noção de Indústria Cultural formulada por Horkheimer e Adorno, assim como das contribuições de Walter Benjamin procurou-se compreender as transformações sofridas pela produção literária. Buscou-se identificar as modificações ocorridas na forma como as práticas e manifestações culturais são produzidas, tendo em vista seu caráter pedagógico e formador, pois é possível verificar uma intenção pedagógica generalizada na definição dos conteúdos oferecidos para as novas gerações em termos de bens culturais. Para tanto, efetuou-se o confronto dos textos clássicos da literatura infantil produzidos entre os séculos XVIII e início do século XX, com as adaptações para o vídeo, a TV e o cinema, e que estão direcionados para o público infantil do final do século XX e início do XXI. Como resultados, percebe-se a tentativa de selecionar, depurar e tornar inteligível a cultura que está sendo transmitida, além da incorporação de ensinamentos e imperativos morais que, após inculcados pelos indivíduos no seu contato com a cultura, devem orientar suas atitudes e comportamentos. Essa mesma preocupação também aparece na escola e nos programas educativos que têm lugar na mídia. Considera-se que as referidas adaptações possuem elementos pedagógicos à medida que buscam sistematicamente substituir a formação baseada na “ comunicação de experiências” pela educação moral. Conclui-se que essa prática cristaliza o caráter abstrato da educação que prescinde da experiência como uma dimensão fundamental da formação do indivíduo. Assim, são oferecidos produtos culturais e educativos supostamente mais adequados às novas gerações, mas depurados do seu conteúdo crítico e significativo.
This article carries through an analysis concerning contemporary cultural practices and the ways child literature express a process that is being called “pedagogization” of culture. Based on the notion of Cultural Industry formulated by Horkheimer and Adorno, as well as on the contributions of Walter Benjamin, an effort was made to understand the transformations literary production passed by. The aim was to identify the modifications suffered by the forms of production practices and cultural manifestations in view of their pedagogical and forming character because this makes it possible to verify a generalized pedagogical intention in the definition of the contents offered to the new generations in terms of cultural goods. Such a procedure allowed for a confrontation of classic texts with child literature specimens produced from the seventieth to the beginning of the twentieth century, including adaptations for video, TV and the cinema, forms directed to the infantile public of the end of the past century and the beginning of the twentieth-first century. Results show an attempt to select, to purify and to make intelligible the culture being transmitted, besides the incorporation of teachings and moral imperatives that, after being assimilated by the individuals in their contact with culture, must guide their attitudes and behaviors. This same concern also appears at school and in the educational programs the media exhibit. It is considered that the cited adaptations have pedagogical elements to the extent they systematically make efforts to substitute for the formation based on the “communication of experiences” as regards moral education. One concludes that this practice crystallizes the abstract character of the education that does without the experience as a basic dimension of the formation of the individual. Thus, cultural and educational products supposedly more adjusted to the new generations’ characteristics are no doubt offered, but purified of their critical and significant content.