Edição v.10 n.4
Educação: Pluralidade e inclusão social
Education: reflecting on plurality and social inclusion
EDIÇÃO DE OUTUBRO/DEZEMBRO DE 2004 - ISSUE OF OCTOBER/DECEMBER OF 2004
Diante da complexidade do desafio de transformação da nossa sociedade e a multiplicidade de fatores intervenientes, não existe uma solução milagrosa para resolver os problemas da inclusão social. Não basta construir teorias para induzir ações transformadoras, nem de tentar construir uma sociedade que reconheça de fato os direitos humanos em toda a sua plenitude, como civis, políticos e sociais. É necessário ir além disso e investir fortemente na educação básica. Só assim será possível capacitar lideranças para implementar políticas inovadoras quanto à melhoria das condições de vida de toda a população e à democratização dos processos de trabalho e gestão. Se o homem puder inspirar e potencializar ações políticas institucionais em todos os setores da sociedade para difundir práticas democráticas ampliadoras da cidadania, por certo os temas como inclusão deixarão de ser mencionados num futuro próximo. Podemos entender que o problema central da humanidade nesta era de incertezas é encontrar o “sentido da vida”, que parece totalmente perdido quando constatamos que em sociedades como a nossa, cujos traços característicos são a exclusão e o autoritarismo, as oportunidades culturais raramente conseguem penetrar em todas as camadas sociais. E quando pensamos desta maneira, a mais difícil é justamente a literária, que por se tratar de arte escrita, acaba ficando restrita a uma porcentagem muito pequena da população. Impede-se, assim,o acesso a obras que, enquanto representações artísticas possuem a propriedade de sensibilizar, gerar conflitos e desencadear reações do leitor. Para ser experimentada, portanto a linguagem literária precisa passar pela vivência concreta do leitor e despertar o sentido da construção, da destruição e da reconstrução do mesmo texto para que ele chegue, finalmente, à conclusão. Ou seja, é na relação dialética de construção/reconstrução de uma obra que o leitor faz seus acréscimos. Neste número da Revista Cadernos, o leitor vai justamente vivenciar esta experiência, tendo como pano de fundo a inclusão social. Os artigos aqui apresentados têm como proposta ousar, sensibilizar e emocionar por meio de uma pluralidade de idéias, que somente poderiam ser condensadas quando educadores dos cursos de Licenciatura e da Saúde do Centro Universitário São Camilo, além de convidados, resolvem impactar os leitores graças à fascinação exercida por seu objeto de estudo num processo de criação e recriação. A presente edição inicia-se com o artigo A formação do professor reflexivo: uma necessidade de autoria do Prof. Benerval Pinheiro Santos que reporta a dinâmica histórica de construção da área da Educação Matemática no Brasil enquanto campo profissional e científico, bem como as concepções norteadoras relacionadas à formação do professor de matemática e sua prática.Segue-se com o artigo da Profa. Dra. Celina Camargo Bartalotti e equipe,Construindo um programa de apoio à inclusão da criança com deficiência na escola regular: uma ação da Terapia Ocupacional na formação de educadores que aborda a questão da inclusão da criança com deficiência por meio do desenvolvimento de um programa de apoio consolidado pela Terapia Ocupacional com vistas a garantir a permanência destas crianças na escola com sucesso. Por sua vez o Prof. Dr. João Henrique Hansen discute em seu artigo O Neorealismo português e seus temas principais o quanto este movimento literário retrata a opressão social que a camada popular mais desprotegida sofreu em tempos de ditadura sala.... O Prof. Dr. Manoel Francisco Guaranha em seu artigo Literatura e realidade: aspectos da poesia de João Cabral de Melo Neto aborda as relações entre literatura e realidade no mundo contemporâneo considerando poemas de João Cabral de Melo Neto. Outro problema do nosso tempo é a solidão, sobretudo das personagens femininas vista por Clarice Lispector, tema retratado pela Profa. Niube Ruggero em seu artigo A inevitável solidão para as personagens femininas. A Profa. Dra. Márcia Romero-Lopes por meio de seu artigo Linguagem, trabalho linguístico e ensino de língua: o processo semântico instiga inúmeras reflexões sobre o papel das unidades linguísticas e do contexto no processo de significação.Por sua vez, o texto do Prof. Hmberto Pereira da Silva Notas sobre o ensino de ética e de pluralidade cultural os PCNs mostra como esses justificam a introdução da transversalidade para que os professores tenham sucesso no ensino de ética e de pluralidade cultural. Mediante a análise de quatro poemas de Chico Buarque a Profa. Dra. Tereza Maria de Paula C. Telles insere-os na categoria de poesia de crítica social ao retratar o perfil das personagens, demonstrando no texto Chico Buarque e a exclusão social. Segue-se com a apresentação do texto da Profa. Dra. Maria Emília Miranda de Toledo intituladoO percurso do homem contemporâneo em busca de sua verdade na obra de Fernando Namora que traça uma trajetória da obra Namora relacionada ao segundo momento do neo-realismo, em que a problemática da consciência individual se faz presente suplantando a da consciência social. Considerações sobre o brincar e o processo inclusivo são apresentadas pela Profa. Hilda Lúcia Ceminaro Sarti no artigo Brincar como possibilidade de inclusão.A violência que caracteriza a sociedade cotemporânea é discutida na sua relação com os meios de comunicação e o universo infanto-juvenil pela Profa. Márcia Aparecida Mareuse no artigoReflexões sobre a violência, suas manifestações na mídia e implicações no universo infanto-juvenil. A experiência escolar relaciona-se diretamente à formação dos alunos adolescentes, estudo este apresentado pelo Prof.Dr.Carlos Giovinazzo Jr. por meio do artigo Escola, experiência escolar e os alunos adolescentes.A organização das escolas cooperativas e a questão da democratização são objetos de estudo do texto O valor da participação: escolas cooperativas de autoria do Prof. Dr. Itamar Mendes da Silva.O uso de uma linguagem emocional afetuosa nos cursos de formação de educadores e demais profissionais em ambientes telemáticos pode ser considerado um diferencial significativo para a aprendizagem é que reflete a Profa. Adriana Rocha Bruno em seu artigo A linguagem emocional em ambientes telemáticos — tecendo a razão e a emoção na formação de educadores. Finaliza-se com o artigo Projetos interdisciplinares: qual é o sentido? analisa e problematiza o sentido de projeto de formação de profissionais da educação a partir da perspectiva interdisciplinar, proposta esta apresentada pela Profa. Dra. Margarete May Rosito.
The complex character of the challenge we face as regards changing our society and the multiplicity of intervenient factors make us conclude for the inexistence of a miraculous solution for resolving the problems that accrue from the need of social inclusion. Constructing theories is not enough for inducing the inception of transformative actions and neither is to try and construct a society that really recognize human rights in all their wholeness, including civil, political and social rights. It is imperative to go beyond all this and begin to invest a great many resources in basic education. This is the only way to educate leaders able to implement innovative policies as concerns the betterment of life conditions of the population as a whole and the democratization of work and management processes. If we human beings could inspire and potentialize political actions of an institutional kind in all segments of society, aiming to spread democratic practices that broaden citizenship, no doubt themes like inclusion would not be even mentioned in the near future. It is legitimate to understand the central problem of humankind in our present era of uncertainty as being to find the “sense of life”, a sense that seems completely lost when we verify that in societies like the ones we live in, characterized by exclusion and authoritarianism, cultural opportunities rarely are available to all social layers. Following this line of thought, the most unavailable cultural expression is literature, whose character of written art makes it accessible only to a very limited percentage of the whole population. There is thus impediments to the access to works that, because of their being artistic representations, have the property of sensitize, create conflicts and trigger reactions on the reader. To be experienced, literary language has then to insert itself in the concrete life of readers and awake the sense of construction, destruction and reconstruction of the same text, necessary steps for it to reach at last to its conclusion. In other words, it is in the dialectical relationship of construction/reconstruction of the work that the reader makes her contributions as regards sense. Is this issue of Revista Cadernos, the reader is invited just to pass through this experience having as a background the theme of social inclusion. The papers here presented propose as a whole an effort to be daring, to sensitize and move by means of a plurality of ideas, a set that could only be condensed like they are when educators from the courses of teacher’s formation, members of the health departments of Centro Universitário São Camilo and invited researchers unite to create a deep impact on the reader due to the fascination their subject matter is capable of exerting, in a process of creation and re-creation. This issue begins with the article The Reflexive Math Teacher’s Formation: A Present Need, by Instructor Benerval Pinheiro Santos, that brings an account of the historical dynamics of the construction of Mathematical Education in Brazil as a field both of professional practice and of scientific research, examining at the same time the guideline conceptions regarding mathematics teachers’ formation and their practice. The next article, by Instructor Celina Camargo Bartalotti and her research group, The Construction of a Project for Supporting Children with Deficiencies in Their Inclusion into The Regular Educational System: An Occupational Therapy’s Action in the Formation of Educators, devoted to the question of the inclusion of children with deficiencies by means of a the development of a support program based on Occupational Therapy aiming to assure the successful permanence of these children in school. João Henrique Hansen, Ph.D., by his turn, discusses in his article, Portuguese Neo-Realism and its Main Themes, the degree to which that literary movement portrays the social oppression affecting the most unprotected popular segments during the Portuguese Salazar’s dictatorship. Manoel Francisco Guaranha, Ph.D., in his article Literature and Reality: Some Aspects of João Cabral de Melo Neto’s Poetry, analyses the relationships between literature and reality in the contemporary world as represented on some poems of João Cabral de Melo Neto. Another problem our time suffers from is solitude, mainly when we consider feminine characters as represented by Clarice Lispector, a theme treated by Instructor Niube Ruggero in her article Solitude as Feminine Characters’ Unavoidable Destiny. Márcia Romero-Lopes, Ph.D., instigates by means of her article Language, Linguistic Work and Language Teaching: The Semantic Process several reflections on the role of linguistic units and context in the process of sense production. The article by Instructor Humberto Pereira da Silva, Some Remarks on the PCN’s Conception of Teaching Ethics and Cultural Plurality, by its turn, shows the way these educational guidelines justify the introduction of transversal themes for making teachers successful when they teach ethics and cultural plurality. Examining four poems of Chico Buarque, Tereza Maria de Paula C. Telles, Ph.D., classifies them as social critique poetry as regards the characters profile and shows how the author does it in the article Chico Buarque and the Theme of Social Exclusion. The next paper, by Maria Emília Miranda de Toledo, Ph.D., is Contemporary Man’s Trajectory in Search of His Truth in the Work of Fernando Namora, a survey on the trajectory of Fernando Namora’s work linked to the second stage of neorealism, a stage in which individual consciousness’ problematic comes to the scene and takes the place of social consciousness. Instructor Hilda Lúcia Ceminaro Sarti presents remarks on the relationship between playing and the inclusiveness process in the article Playing as a Possibility of Inclusion’s Promotion. The violence that defines contemporary society has its relationships to the media and the universe of children and teenagers discussed by Instructor Márcia Aparecida Mareuse in her article Reflections on Violence, its Image on the Media and its Effects on Children and Teenagers. School experience has direct links to teenager pupils’ formation, and is the object of a study by Carlos Giovinazzo Jr, Ph.D. presented in the article School, School Experience and Teenager Pupils. The organization of cooperative schools and the question of democratization are the subject matter of the article The Value of Participation: Cooperative Schools, by Itamar Mendes da Silva, Ph.D. The use of a loving emotional language in courses for the formation of educators and other professional in telematic environments can be considered a significant differential for learning, as shows the reflections done by Instructor Adriana Rocha Bruno in her article Emotional Language in Telematic Environments: Knitting Together Reason and Emotion in Educators Formation. The last article Interdisciplinary Projects: What Sense Have They? examines and submits to a critique the sense of projects for the formation of educators from the interdisciplinary vantage point, a proposal made by Margarete May B. Rosito, Ph.D.
A formação do professor de matemática reflexivo: uma necessidade*
The reflexive math teacher’s formation: a present need
Autores:
Benerval Pinheiro Santos
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Resumo:
Neste artigo focamos brevemente a dinâmica histórica de construção
da área de Educação Matemática no Brasil como campo profissional
e científico, e as concepções que têm guiado as instâncias de formação
inicial do professor de matemática e a sua prática. Depois, discutimos
o que seria um professor de matemática reflexivo com enfoque
nos obstáculos e nas condições necessárias à sua formação, tendo
como base as idéias de Schön, Contreras, Paulo Freire, Iturra, Vieira
e D’Ambrosio.
In this article we briefly survey the historical dynamics of construction
of the area of Mathematical Education in Brazil as a professional and
scientific field and the conceptions that have guided the institutions
of initial formation of mathematics teachers and their practice. Later,
we discuss on what could be a reflexive math teacher with an emphasis
on the obstacles and the necessary conditions for her formation, based
on the ideas of Schön, Contreras, Paulo Freire, Iturra, Vieira and
D’ambrosio.
Construindo um programa de apoio à inclusão da criança com deficiência na escola regular: uma ação da terapia ocupacional na formação de educadores
The construction of a project for supporting children with deficiencies in their inclusion into the regular educational system: an occupational therapy’s action in the formation of educators
Autores:
Celina Camargo Bartalotti
Mayra Crepaldi Ambrozio
Carlos Alberto Bricoli
Fernanda Miccas
Sharline C. Oliveira
Denise Monteiro Ocken
Thais Rebelo Valente
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Resumo:
A questão da inclusão da criança com deficiência na rede regular de ensino tem
sido um dos temas mais urgentes da escola e em consonância com esse momento,
a Terapia Ocupacional vem consolidando uma ação voltada à busca de
garantias de permanência destas crianças na escola com sucesso. Este artigo
apresenta dados preliminares de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida
por docente e discentes Centro Universitário São Camilo, tendo como sujeitos
professores de escolas regulares. Partindo da premissa de que as transformações
se darão a partir de processo de reflexão sobre o cotidiano escolar, foram
promovidos encontros com um grupo de educadoras de uma EMEI, objetivando
promover o debate e a reflexão sobre o tema. O trabalho indicou que a
reflexão conjunta permite uma maior compreensão dos professores sobre o
impacto de suas ações sobre a criança e a possibilidade de atenção à diversidade
dentro dos projetos pedagógicos desenvolvidos pela instituição escolar.
The question of including children with deficiencies into the regular educational
system has been one of the most crucial questions schools deal with.
Occupational Therapy, in keeping with this recent preoccupation, is now
consolidating a proposal of action for assuring the successful permanence of
these children in schools. The present paper presents some preliminary results
of a survey being made by a teacher and students of Centro Universitário São
Camilo, and having as subjects regular-school teachers. The point of depart is
the assumption according to which changes will come from the reflection on
the daily school activities, we promoted some meetings with teachers from a
EMEI (a municipal school for infant education) with the goal of promoting
discussions and reflection on the studied question. The project shows that a
joint reflection allows teachers to better understand the impact their actions
have on children and the possibility of giving assistance to diversity in terms of
the pedagogical plan educational institutions develop.
O neo-realismo português e seus temas principais
Portuguese neo-realism and its main themes
Autores:
João Henrique Hansen
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Resumo:
O neo-realismo português foi um dos movimentos literários que
mostraram toda a opressão social que a camada popular mais desprotegida
sofreu durante a ditadura de Antonio Oliveira Salazar. Neste
artigo são mostrados os temas principais do movimento neo-realista,
como o fatalismo, o pessimismo, a descrença em Deus, a materialização
dos bens, a tragédia humana, através de um painel de suas obras mais
expressivas.
Portuguese Neo-Realism was one of the literary movements that had
shown all the social oppression that the more unproctected popular
segments suffered during the dictatorship of Antonio Oliveira Salazar.
In this article, the main themes of the Neo-Realist movement are
shown: Fatalism, Pessimism, the incredulity in God, the materialization
of the goods, human tragic condition — in the form of a panel of its
more significant works.
Literatura e realidade: aspectos da poesia de João Cabral de Melo Neto
Literature and reality: some aspects of João Cabral de Melo Neto’s poetry
Autores:
Manoel Francisco Guaranha
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Resumo:
O texto aborda as relações entre literatura e realidade no mundo
contemporâneo, analisando três poemas do escritor João Cabral de
Melo Neto: “A mesa”, “A educação pela pedra” e “Rios sem discurso”.
The present paper aims to discuss the relationships between literature
and reality in the contemporary world by means of an analysis of thee
poems by João Cabral de Melo Neto: “A mesa” [The table]; “A educação
pela pedra” [The education by the hard way” and “Rios sem
discurso” [Rivers without discourse].
A inevitável solidão para as personagens femininas
Solitude as feminine characters’ unavoidable destiny
Autores:
Niube Ruggero
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Resumo:
O presente artigo é uma leitura dos contos “Obsessão”, de Clarice
Lispector, e “Tanta gente, Mariana”, de Maria Judite de Carvalho, sob
o ponto de vista da solidão a sós e da solidão em companhia a que
as personagens femininas estão muitas vezes fadadas.
The present article is a reading of the short-stories Obsessão [Obsession],
by Clarice Lispector, and Tanta Gente, Mariana [So much People,
Mariana!], by Maria Judite de Carvalho, from the point of view of
solitude all alone and solitude in company of other — a destiny
feminine characters are most of the time condemned to.
Linguagem, trabalho lingüístico e ensino de língua: o processo semântico
Language, linguistic work and language teaching: the semantic process
Autores:
Márcia Cristina Romero Lopes
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Resumo:
No universo da linguagem, a variação do sentido das unidades lingüísticas
constitui um fenômeno absolutamente central, que, por ocorrer em
função dos meios textuais nos quais as apreendemos, instiga inúmeras
reflexões sobre o papel da unidade e do contexto no processo de significação.
A articulação que se estabelece entre unidade e contexto é,
portanto, tema primordial de vários dos debates em lingüística contemporânea,
sobretudo porque a maneira de concebê-la suscita posições
claras acerca da natureza da própria identidade semântica da unidade
lingüística, do modo de apreensão de termos como frase, discurso, enunciação,
da relação entre língua e referente, em suma, do que vem a ser
fundamentalmente a atividade de linguagem. Nosso trabalho busca contribuir
para a reflexão sobre o papel das unidades lingüísticas e do contexto
no processo de significação a partir da discussão do tratamento
conferido à variação semântica pela Teoria das Operações Enunciativas
de A. Culioli, quadro teórico no qual se insere nossa pesquisa.
In the universe of the language, linguistic unit’s sense variation constitutes
an absolutely central phenomenon which, given that occurs in function
of the textual media where we apprehend them, instigates innumerable
reflections on the role of linguistic units and the context in the process
of sense production. The articulation established between unit and context
is, therefore, a primordial topic of several of the debates in contemporary
linguistics, chiefly because the way one conceives it demands a clear
position concerning the nature of linguistic unit’s semantic identity as
well as regarding the understanding of concepts like sentence, discourse,
enunciation, of the relation between language and reference, in a word,
as regards what basically defines language activity. Our work seeks to
contribute to the reflection on the role of linguistic units and the context
in the process of sense production, and it does so based on the exploration
of the way semantic variation is conceived by Culioli’s Theory of Enunciative
Operations, the theoretical background of our endeavor.
Notas sobre o ensino de ética e de pluralidade cultural nos PCNs*
Some remarks on the PCN’s conception of teaching ethics and cultural plurality
Autores:
Humberto Pereira da Silva
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Resumo:
Este texto mostra como os PCNs justificam a introdução da transversalidade
para que os professores tenham sucesso no ensino de ética e
de pluralidade cultural. Essas justificativas, no entanto, mostram que
o sucesso esperado está preso a um dilema: ou se joga fora o ensino
de ética ou o de pluralidade cultural.
This text shows the way the PCNs [Planos Curriculares Nacionais —
Brazilian official curricular recommendations] justifies the introduction
of transversality [the use of themes linked indirectly to the curricular
ones] so that teachers have success in the education for ethics and
cultural plurality. These justifications show, however, that PCNs’
expected success creates a dilemma for educators: they are forced to
choose between educating for ethics and educating for cultural
plurality.
Chico Buarque e a exclusão social
Chico Buarque and the theme of social exclusion
Autores:
Tereza Maria de Paula Cavalari Telles
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Resumo:
Neste trabalho, há a análise de quatro poemas de Chico Buarque de
Holanda, “Malandro quando morre”, “Gente humilde”, “Partido alto”
e “O meu guri”, inserindo-os na categoria de poesia de crítica social.
O perfil das personagens que transitam por estes quatro poemas —
o malandro maltrapilho; as pessoas humildes e resignadas; o brasileiro
fraco, desdentado e feio; o marginal/menino que roubava e presenteava
à mãe — faz com que eles sejam configurados como poemas
que manifestam uma das tendências artísticas de Chico Buarque: o
cantor dos oprimidos.
The present paper aims to present an analysis of four poems by Chico
Buarque, Malandro quando morre [Cheaters after death], Gente humilde
[Humble people], Partido alto [The real samba] and O meu guri
[My toddler], inserting them in the category of critical social poetry.
The profile of the characters who are present in these four poems, the
ragamuffin; the humble and resigned people; the weak Brazilian,
toothless and ugly; the delinquent boy, that stole and gave gifts to his
mother, makes them be configured as poems that reveal one of the
artistic facets of Chico Buarque: the singer of the oppressed ones.
O percurso do homem contemporâneo em busca de sua verdade na obra de Fernando Namora
Contemporary man’s trajectory in search of his truth in the work of Fernando Namora
Autores:
Maria Emília Miranda de Toledo
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Resumo:
O texto procura estabelecer uma trajetória da obra de Fernando
Namora, relacionadas ao segundo momento do Neo-Realismo, em
que a problemática da consciência individual se faz presente, suplantando
a da consciência social do primeiro momento.
Para tanto, aborda três obras fundamentais na produção literária do
autor nesse período: O Homem disfarçado, Domingo à tarde e Os
Clandestinos, em que Namora procura mostrar a luta do homem
contemporâneo em busca de sua verdade, isto é, libertar-se do círculo
fechado em que se encontra, sem possibilidade de libertação
procurar dentro de si e na convivência com o outro a saída para uma
vida mais autêntica e sem disfarces.
The present paper aims to present an overview of Fernando Namora’s
works linked to neo-realism second stage, a moment in which individual
consciousness’ problematic came to the scene and took the place
social consciousness had in the earlier stage. With this goal in view,
the paper analyses three work crucial as concerns the author’s literary
production in the consdered period: O Homem disfarçado [The
Disguised Man], Domingo à tarde [Sunday Afternoon] and Os Clandestinos
[The Clandestines]. In these books, Namora seeks to show
contemporary man in search of his truth, that is, an effort to liberating
himself from the closed circle in which he is, with no possibility of
liberation, and a search in his interior and in the relationships with
others the way out for a more authentic and undisguised life.
Brincar como possibilidade de inclusão
Playing as a possibility of inclusion’ promotion
Autores:
Hilda Lucia Cerminaro Sarti
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Resumo:
Neste artigo discutimos o brincar como atividade importante no desenvolvimento
da criança e como possibilidade de inclusão. Abordamos
ainda as dificuldades presentes no momento atual para que a
atividade aconteça e apontamos a brinquedoteca como um dos espaços
possíveis para a sua realização.
The present paper discuss playing as an important activity for children’s
development and as a possible means for promoting inclusion. We
also discuss the difficulties that affect now-a-days the development of
activities and point to brinquedoteque as one the spaces available for
activities to happen.
Reflexões sobre a violência, suas manifestações na mídia e implicações no universo infanto-juvenil
Reflections on violence, its image on the media and its effects on children and teenagers
Autores:
Marcia Aparecida Giuzi Mareuse
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Resumo:
O presente artigo mostra que a violência que caracteriza a sociedade
contemporânea, parcela significativa da qual tem sido atribuída à
influência dos meios de comunicação, em especial à televisão, principalmente
quando se considera os atos violentos praticados por crianças
e jovens, merece uma abordagem mais ampla, que não pretenda
isentar a mídia de parcela de responsabilidade, mas aborde as mais
diversas formas de que a violência se reveste, para que não sejam
negligenciadas, mas compreendidas e trabalhadas. Chama a atenção
ainda para outras mediações que contribuem para a construção do
imaginário infanto-juvenil, de modo a conduzir pais e educadores a
uma reflexão sobre a educação necessária para os novos tempos.
The present article argues for a broader analysis perspective to account
for violence, so dominant in contemporany society and seen by society
as being due the influence of the media, television in particular,
mainly when one considers the violent acts practiced by children and
teenagers. This perspective does not intend to free the media from
responsibility, but examines the many different forms with that violence
takes, so that these forms are not neglected, but understood
and worked. It also calls the attention to other factors contributing to
the imaginary construction of children and teenagers in order to
encourage parents and educators to reflect on the kind of education
that is necessary for these new times.
Escola, experiência escolar e os alunos adolescentes
School, school experience and teenager pupils
Autores:
Carlos Antônio Giovinazzo Jr.
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Resumo:
O presente artigo analisa como a experiência escolar determina a
formação dos alunos adolescentes. Obtendo informações sobre a expressão
de alunos do Ensino Médio a respeito de suas necessidades,
aspirações e expectativas, procurou-se compreender os significados
da educação escolar para a vida dos alunos. Constatou-se que a prática
pedagógica está baseada, predominantemente, na integração e na
adesão dos indivíduos à ordem estabelecida, pois não possibilita formação
cultural, uma vez que se apresenta como a extensão da realidade
social e impõe padrões cristalizados. Na escola, verificou-se
que a formação propriamente dita é relegada a segundo plano ou
reduzidamente encarada como adaptação ou preparação; e que há
uma tensão em seu interior: diante das limitações impostas aos indivíduos,
acontecem resistências — dado verificado no contato com a
vida social da escola. Os alunos investigados, tendencialmente, interpretam
a escola de maneira instrumental e pragmática, mas também
expressaram o desejo de que a experiência escolar seja mais significativa,
reivindicando uma prática pedagógica assentada na transmissão
da cultura.
The present article analyzes how school experience determines the
formation of adolescent pupils. Getting information on the expression
of pupils enrolled on Medium Grades regarding their necessities,
aspirations and expectations, the work aimed to understand the
meanings school education has for the life of the pupils. It was
evidenced that pedagogical practice is based predominantly on the
integration and the adhesion of the individuals to the established
order, and therefore it does not make possible cultural formation, as
it configured as an extension of social reality and imposes crystallized
standards. It was verified that formation proper is relegated in the
school in a reduced way as adaptation or preparation for life as it is
and that there is a tension in it: the limitations imposed to individuals
create in them a counter-reaction perceptible in the contact with the
school social life. Most of the investigated pupils interpret the school
in an instrumental and pragmatic way, but also, they had expressed
the desire that school experience be more significant, demanding a
pedagogical practical based on the transmission of culture.
O valor da participação: escolas cooperativas
The value of participation: cooperative schools
Autores:
Itamar Mendes da Silva
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Resumo:
O presente trabalho procura caracterizar a face de instituições fundadas
e mantidas por pais/mães; entender suas propostas de organização
cooperativa e o valor ético desta forma de funcionamento democrático.
As Escolas Cooperativas são instituições forjadas no âmbito da participação
cidadã construídas nos anos que sucederam ao regime militar.
Os pais/mães que compõem estas experiências pertencem a setores
médios da população, com boa educação e recursos para buscar
alternativas em vários setores de suas vidas. São experiências que
demonstram na prática as possibilidades e os limites dos processos
participativos na escola. Também difundem valores de solidariedade,
cooperação, altruísmo e construção coletiva, tão caros aos segmentos
progressistas que pretendem a transformação dos processos educativos
e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
The present work seeks to define the character of these institutions
established and kept by fathers/mothers; to understand its proposals
of cooperative organization and the ethical value of this form of
democratic functioning. The Cooperative Schools are institutions forged
in the context of citizen participation, an attitude emerging in the
years after Brazil’s military rule. The fathers/mothers who take part on
these experiences belong to the medium segments of the population,
had a good education and have resources to search for alternatives in
several aspects of their lives. These schools are experiences that
demonstrate practically the possibilities and limits of participative
processes in the school. Also they spread out values of solidarity,
cooperation, altruism and collective construction, so important to the
progressive segments that intend to promote the transformation of the
educative processes and the construction of a society having more
justice and solidarity.
A linguagem emocional em ambientes telemáticos: tecendo a razão e a emoção na formação de educadores
Emotional language in telematic environments: knitting together reason and emotion in educators formation
Autores:
Adriana Rocha Bruno
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Resumo:
Pressupõe-se que a linguagem utilizada, bem como a emoção dos
sujeitos da aprendizagem, envolvidos nos cursos em ambientes
telemáticos, podem favorecer as relações e interações nestes ambientes,
onde o tipo de Linguagem Emocional adotada pode contribuir no
processo de construção do conhecimento. O uso de uma Linguagem
Emocional afetuosa/amorosa, nos cursos de formação de educadores
e demais profissionais em ambientes telemáticos, pode ser considerado
um diferencial significativo para a aprendizagem, por criar um
espaço operacional mais favorável às inter-relações, à mediação pedagógica
e ao desenvolvimento dos processos reflexivos, auxiliando a
construção do conhecimento.
There is an accepted assumption to the effect that the kind of language
used as well as the emotional attitudes that emerge in subjects
enrolled in courses developed on telematic environments are able
promote relationships and interactions on these environments, in which
the specific Emotional Language adopted can make a contribution
the process of knowledge construction. The use of an affectionate/
caring Emotional Language in the courses for the formation of educators
and other professional in telematic environments can be a significant
booster for learning to occur, because it creates an operational
space more favorable to interrelations, to the pedagogical mediation
and the development of the reflective processes, assisting thereby the
construction of knowledge.
Projetos interdisciplinares, qual o sentido?
Interdisciplinary projects: what sense have they?
Autores:
Margaréte May Berkenbrock Rosito
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Resumo:
RESUMO
Este artigo propõe-se a analisar e problematizar o sentido do projeto
de formação de profissionais da educação a partir da perspectiva
interdisciplinar. Reconhece-se a necessidade dos profissionais da educação
construírem uma concepção de sujeito voltada para a autonomia,
liberdade e responsabilidade, elaborando uma atitude que entendemos
por interdisciplinar, tanto em termos de teoria como de prática
de outras maneiras de se perceber o real. Os sujeitos começam a se
reconhecer como seres paradoxais, em processo de recriação constante.
A complexidade, a diversidade, a exceção, até então desconsideradas,
podem ser vistas como desafios a serem compreendidos.
The present paper aims to examine and interrogate the sense the
project for the formation of professionals of education has from an
interdisciplinary perspective. We recognize the need professionals of
education have of constructing a conception of subject marked by
autonomy, freedom and responsibility, creating for themselves an
attitude we conceive of as interdisciplinary, both theoretically and
practical as regards other ways of perceiving reality. Subjects begin to
recognize themselves as paradoxical beings in a constant self-recreation
process. Complexity, diversity and exceptionality, until that moment
not accounted for, can then come to be considered challenges subjects
have to understand.