Edição v.10 n.1
Reabilitação
Rehabilitation
EDIÇÃO DE JANEIRO/MARÇO DE 2004 - ISSUE OF JANUARY/FEBRUARY OF 2004
O movimento em favor da reabilitação começou a existir no mundo a partir do momento em que as instituições sociais, a família e a medicina não conseguiam mais atender às necessidades específicas de saúde. Acreditava-se então no conceito superado de que não havia tratamento para prevenir ou recuperar seqüelas, e o atendimento à saúde dos deficientes limitava-se tão somente ao tratamento médico. As primeiras mudanças conceituais e práticas aconteceram nos anos 1940, com o surgimento do Movimento Internacional de Reabilitação, que conquistou uma série de medidas legislativas específicas, alterações na Previdência Social e nos serviços hospitalares e ambulatoriais. Esta preocupação foi sendo difundida através de entidades não governamentais que acataram propostas e recursos para o desenvolvimento dos programas de reabilitação no mundo inteiro. Essa visão ampla de compromisso com o paciente, engajando-se num tratamento mais eficaz que promovesse sua reabilitação, uma vez que as incapacidades físicas por vezes o excluíam socialmente, levou aqueles médicos a serem denominados “médicos de reabilitação”. As faculdades de Medicina lhes eram úteis para embasar cientificamente sua prática médica, pelo acesso ao conhecimento adquirido pelos cientistas europeus sobre fisiologia humana e o emprego crescente dos recursos hídricos, elétricos e térmicos. Através de pesquisas científicas e da crescente produção científica na área da Reabilitação, criou-se uma cultura de atenção diferenciada às deficiências não apenas físicas, mas também mentais e sensoriais. Esse foi um período valioso no sentido de tornar possível recuperar funções de seres humanos que, em tempo não muito distante, não tinham perspectiva de melhora das suas incapacidades. No Brasil, em 1954 tem início na cidade do Rio de Janeiro o primeiro serviço de Reabilitação, que assinala a implantação de nova forma de assistência médico-social, para cujo exercício não havia médicos especializados ou profissionais capacitados a exercer as atividades essenciais à prática da especialidade, mas uma proposta inicial de trabalho multiprofissional voltado para assistência de pacientes portadores de deficiências e seqüelas. Em São Paulo, surgem entidades como a Associação de Assistência à Criança Defeituosa (AACD), Lar Escola São Francisco e as Casas da Esperança, absorvendo esse novo conceito de assistência diferenciada, incorporando em seu meio os “profissionais não médicos”. É curioso observar que, há pouco mais de 40 anos, os primeiros profissionais de reabilitação não passavam de aplicadores de técnicas e equipamentos: só dominavam a arte, não a ciência, e uma arte rudimentar. A preocupação crescente com a qualidade do atendimento oferecido fez que cursos formadores de “paramédicos” se ampliassem. Em 1959, com a fundação do INAR (Instituto Nacional de Reabilitação), denominação influenciada pelo grupo norte-americano que veio a São Paulo, organizado pela seção latina da Organização Mundial de Saúde (OMS), o curso da Universidade de São Paulo foi ampliado para o período de 2 anos, embora não fosse ainda considerado de nível superior. Quando o INAR se torna Instituto de Reabilitação (IR), em 1964, criam-se os cursos superiores de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. No Rio de Janeiro, à mesma época, a ABBR, depois denominada SUAM, teria cumprido papel semelhante ao da USP em São Paulo. Hoje, o que presenciamos no cenário educacional é, sem dúvida, o reflexo da semente plantada pelo pioneirismo desses profissionais que de uma forma ou de outra investiram na melhoria da qualidade de vida de nossos pacientes e que não pouparam esforços na construção do conhecimento técnico- científico dos profissionais da reabilitação. Os estudos e pesquisas voltam-se hoje para esta realidade. Expressivos dados numéricos constatam a dimensão abrangente do processo de Reabilitação, como aponta a recente pesquisa de Marcelo Neri, Chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, realizada em parceria com a Fundação Banco do Brasil indicando que existem no Brasil cerca de 24, 5 milhões de pessoas com deficiência física ou mental, ou ainda que declaram ter percepção de possuírem incapacidades. 21% das deficiências têm origem em doenças crônico-degenerativas; 18% ocorrem por falta de assistência à mulher durante a gravidez; 16% são motivadas por transtornos congênitos e peri-natais; 11% resultam de desnutrição e outras causas ligadas às condições de miséria; 10% são conseqüência do uso de álcool e drogas e 6,6% acontecem em função de alterações psicológicas. (Pesquisa Diversidade- Relatos da Deficiência no Brasil, NERI, 2003). Diversidade- Relatos da Deficiência no Brasil mostra-nos uma realidade da qual, como profissionais da saúde, não podemos fugir, e que, ao contrário, incita-nos a trabalharmos para a redução desses índices. Muitas das porcentagens apresentadas podem sim ser reduzidas se ações de prevenção e de cuidados forem administrados em tempo hábil, pois o processo de Reabilitação, na maioria das vezes, inicia-se na fase aguda. No entanto, para que o processo de Reabilitação aconteça é preciso investir no cliente os cuidados terapêuticos de toda uma equipe multiprofissional. Há profissionais especializados em Reabilitação que devem integrar esta equipe multiprofissional, uma vez que, com isso, a possibilidade de diminuição das complicações e do cliente adquirir autonomia e mobilidade são muito maiores. A falta desses profissionais leva ao risco do atendimento tardio, quando o cliente já apresenta contrações musculares, problemas articulares, postura inadequada tornando o processo de Reabilitação mais longo e menos eficaz. Equipes multidisciplinares integradas por profissionais de Reabiltação, Qualidade e Humanização são premissas que se fazem presentes hoje, em qualquer atendimento em serviços de saúde e, para atingí-las é preciso ousar, inovar e mudar. A presente edição de Cadernos — Centro Universitário São Camilo nos traz estudos e pesquisas da área da Reabilitação que não só apresentam experiências bem sucedidas, como discutem questões conceituais. Os trabalhos apresentam a Reabilitação no seu conceito mais amplo e complexo, abordando tanto a Reabilitação física como a Reabilitação psicossocial, indo desde os cuidados de uma terapia intensiva neonatal aos cuidados para uma qualidade de vida no envelhecimento saudável, mostrando como se podem criar estratégias de cuidado inovadoras para manter a independência física, mental e social. Inicia-se esta edição temática “Reabilitação” com os artigos “Quantificação das manipulações de rotina em recém-nascidos pré-termo internados na UTI neonatal” de autoria de Tatiana Christine Aguiar Rodrigues Poggi, Vivian Spanholeto e da Profa. Cyntia Fonseca de Abreu, e “A intervenção da Terapia Ocupacional no processo de hospitalização de Crianças” das Terapeutas Ocupacionais Ana Paula Martins Cazeiro, Patrícia Tanoue Peres, Anelise Sartori e Andréia Obana. Completa-se esta primeira parte com o artigo da Profa. Dra. Maria Inês Britto Brunello, “Ressignificando a deficiência a partir do brincar na infância”. No segundo bloco de artigos, o leitor encontrará mais estudos sobre o processo de reabilitação entre os quais figuram: “Análise comparativa do exercício isométrico de extensão de perna e eletroestimulação no vasto medial oblíquo aferida pela eletromiografia” das autoras Regiane Ferrari Castro, Agnes Santana Teixeira e da Profa. Patricia Horta Andrade. Avança-se com “Um estudo de caso na lesão medular em processo de reabilitação interdisciplinar: a atuação ocupacional”, das Terapeutas Ocupacionais Silmara Pedroso de Moraes e Profa.Viviane Peixoto Salgado Abreu. As Fisioterapeutas Fabiana Guiger, Fernanda Cristina Ferreira de Camargo e Profa. Renata Trimer abordam a reabilitação junto a pacientes que sofreram infarto agudo do miocárdio no artigo “Programa de reabilitação fisioterápica pós-infarto agudo do miocárdio na fase I” Estudo sobre a efetividade da “Terapia do movimento por contenção induzida em pacientes com seqüela de AVE unilateral” é apresentado em seguida pelas Fisioterapeutas Érica Marques Zanella e Tatiana Tarni Oshima, e pelos Professores Geraldine Serra Schanzer, Guilherme Herrera e Rafaela Okano Gimenes . O estudo da dor pélvica crônica decorrente da endometriose é alvo de pesquisa desenvolvida pelas Fisioterapeutas Tatiana Maria Tripoli, Liris Leite Wuo e Profa. Adriana Luciana Moreno apresentada no artigo” Tratamento da algia pélvica decorrente da endometriose pela terapia de microcorrentes elétricas” . Uma abordagem de terapia ocupacional desenvolvida junto a pacientes de uma Unidade Psiquiátrica é descrita pelas Terapeutas Ocupacionais Ana Lívia Perroni e Fernanda Del Santoro Reis mediante o artigo “Grupos de histórias: uma abordagem em Terapia Ocupacional. O artigo “Qualidade de vida no envelhecimento saudável: um enfoque da terapia ocupacional”, de autoria das Terapeutas Ocupacionais Maria Teodósio dos Santos e Profa. Viviane Peixoto Salgado Abreu, representa um referencial teórico e de pesquisa de campo aplicada relacionados à atuação específica junto ao idoso. A Profa. Dra. Luzia Iara Pfeiffer e Daniel Marinho Cezar da Cruz desenvolveram estudo baseado na “Pesquisa na formação do Terapeuta Ocupacional: visões e perspectivas de 53 estudantes brasileiros”. Pesquisa com o propósito de realizar um levantamento qualitativo e quantitativo junto a funcionários industriais submetidos a um Programa de Cinesioterapia Laboral é o que apresenta o artigo Cinesioterapia laboral como prevenção e melhora da qualidade de vida em trabalhadores industriais” da Fisioterapeuta Ana Paula Assunção Falchi, do Educador Físico Alexandre Duarte de Souza e do Prof. Maurício Bezerra da Silva. Finaliza-se esta edição de Cadernos — Reabilitação com dois relatos de experiência. O primeiro “Relato de uma experiência: atelier de atividades com adolescentes” das Terapeutas Ocupacionais Juliana Conti e Profa. Giovanna Delorenzo, seguido do texto” Avaliação da força de preensão palmar: o resultado de um estudo com idosos” da Profª. Miriam Cabrera Corvelo Delboni e estudantes do curso de Terapia Ocupacional Juliana Dimitrov, Janaína Leal, Maria Cleonice, Renata Boffi e Renata Tosta. A evolução da área da Reabilitação vem se caracterizando cada vez mais pelo seu redimensionamento. A Reabilitação é hoje entendida como um processo que ultrapassa a recuperação de funções perdidas e/ou alteradas. O olhar sobre a Reabilitação volta-se à construção e/ou recuperação de uma vida digna e plena, entendida como Vida com Qualidade.
The movement in favor of rehabilitation started to exist in the world from the moment when the social institutions, the family and medicine did not had more to offer in order to take care of the specific necessities of health. One believed then in the surpassed concept of that there was no treatment to prevent sequels or to recover from them, and assistance to the health of the deficient ones was because of this limited only to medical treatment. The first conceptual and practical changes had happened in the 1940s, with the sprouting of the International Movement of Rehabilitation, that made true a series of specific legislative measures, alterations in the Social Welfare system and the hospital and ambulatory services. This concern was spread out through non-governmental entities that had accepted proposals and resources for the development of programs of rehabilitation in the entire world. This ample vision of commitment with the patient, engaging itself in a more efficient treatment that promoted his rehabilitation, in a time when disabilities sometimes caused his social exclusion, made those doctors to be called “doctors of rehabilitation”. Schools of Medicine were useful to give a scientific basis to the practical doctor, making possible the access to knowledge acquired by the European scientists about the physiology of human beings and the increasing use of hydrical, electric and thermal resources. Through scientific research and of the increasing scientific production in the area of the Rehabilitation, a differentiated culture of attention not only to the physical deficiencies, but also mental and sensorial was created. That was a period valuable as regards making possible to recover functions of human beings that, in a not very distant time, did not have a perspective of improvement of its incapacities. In Brazil, in 1954, the first service of Rehabilitation was began in the city of Rio De Janeiro, and it marked the implantation of new form of medical-social assistance for whose exercise there was not specialized or professional doctors able to develop the activities essential to the practical side of the specialty, being instead a first proposal of multiprofessional work directed to an assistance to patients with deficiencies and sequels. In São Paulo, entities appear, as the Associação de Assistência à Criança Defeituosa (Association of Assistance to Deficient Children — AACD), Lar Escola São Francisco (Home-School San Francisco) and the Casas da Esperança [Houses of the Hope], absorbing this new concept of differentiated assistance, incorporating in its environment the “non-medical professionals”. It is curious to observe that in no more than 40 years ago, the first professionals of rehabilitation did not pass of applicators of techniques and equipment: they only dominated the art, not the science, and a rudimentary art. The increasing concern with the quality of the offered assistance promoted the spreading of courses to train “paramedical professionals”. In 1959, with the foundation of the INAR ((Instituto Nacional de Reabilitação — National Institute of Rehabilitation), denomination influenced by the North American group that came to São Paulo, a group organized by the Latin section of the World Health Organization Saúde (WHO), the course of the Universidade de São Paulo was extended to a period of 2 years, although it was not considered an university course. When the INAR transforms itself into Instituto de Reabilitação (IR — Institute of Rehabilitation), in 1964, the graduate courses of Physiotherapy and Occupational Therapy is created. In Rio de Janeiro, at the same time, the ABBR, later named SUAM, would have fulfilled a similar role to the one of USP in São Paulo. Today, what we witness in the educational scene is, without a doubt, the consequence of the seed planted by the pioneerism of these professionals who invested one way or another in the improvement of the quality of life of our patients, professionals who came out of their way in efforts for building the scientific-technical knowledge of the professionals of rehabilitation. The studies and research done are turned today toward this reality. Expressive numerical evidences argue for the value of the broad dimensions of the process of Rehabilitation, as is pointed out by the recent research of Marcelo Neri, Head of the Centro de Políticas Sociais (Center of Social Politics) of Fundação Getúlio Vargas (Getúlio Vargas Foundation), carried through in partnership with Fundação Banco do Brasil (Banco do Brasil Foundation), indicating there exist in Brazil about 24, 5 million people with physical or mental deficiencies, or still that declare to see themselves as having incapacities. 21% of the deficiencies have origin in chronic-degenerative illnesses; 18% occur due to assistance to the woman during the pregnancy; 16% are motivated by congenital and perinatal disturbances; 11% result of malnutrition and other depend on causes linked to deep impoverishment conditions; 10% are consequence of alcohol and drugs use and 6.6% happen due to psychological alterations (Pesquisa Diversidade- Relatos da Deficiência no Brasil, NERI, 2003 [Research Diversity-Stories of the Deficiency in Brazil]). The said research shows a reality which we, as health professionals, cannot run away from, a reality that, on the contrary, stirs us up to work for the reduction of these indices. Many of the presented percentages can no doubt be reduced if actions of prevention and care be applied at the right time, for the process of Rehabilitation begins in most of the cases in the acute stage. However, for the process of Rehabilitation to happen it is necessary to invest in the customer the therapeutic cares the effort of a multiprofessional team. There are professionals specialized in Rehabilitation who must integrate this multiprofessional team, because this increases the possibility of reducing the complications and makes easier for the customer to acquire autonomy and mobility. The lack of these professionals leads to the risk of the delayed assistance when the customer already presents muscular contractions, problems to articulate, inadequate position, making the process longer and less efficient. Multidisciplinary teams formed by professionals of Rehabilitation, Quality and Humanization are today imperative requisites in any assistance given by health services. Making them a reality asks us to always dare, innovate and change. The present edition of Cadernos — Centro Universitário São Camilo in brings studies and research of the area of Rehabilitation that not only present successful experiences but also discuss relevant conceptual questions. The works present the Rehabilitation in its ampler and more complex sense, approaching both physical and psycho-social Rehabilitation, going from the care of a neonatal intensive therapy to the ones favorable to the promotion of quality of life in the healthful aging process, showing how to create innovative strategies of care to keep physical, mental and social independence. This thematic edition on Rehabilitation begins with the papers “Quantification of routine manipulation of preterm newborn admitted to the infant ICU”, by Tatiana Christine Aguiar Rodrigues Poggi, Vivian Spanholeto and instructor Cyntia Fonseca de Abreu, and “The intervention of occupational therapy in the process of children hospitalization”, by occupational therapists Ana Paula Martins Cazeiro, Patrícia Tanoue Peres, Anelise Sartori e Andréia Obana. This first part closes with a paper by Maria Inês Britto Brunello, Ph.D., “Re-signifying deficiency from the point of view of playing in infancy”. In the second set of papers, the reader finds some more studies on the rehabilitation process, among them “A comparative analysis of isometric exercise of leg extension and vastus medialis oblique functional electrical stimulation as evaluated by electromyography”, by Regiane Ferrari Castro, Agnes Santana Teixeira and instructor Patricia Horta Andrade. Follows it the paper “A case study in medular injury in a process of interdisciplinary rehabilitation: the intervention of occupational therapy”, by occupational therapists Silmara Pedroso de Moraes and instructor Viviane Peixoto Salgado Abreu. Physiotherapists Fabiana Guiger, Fernanda Cristina Ferreira de Camargo and instructor Renata Trimer discuss rehabilitation of patients who suffered an acute myocardial infarct in the paper “Physiotherapeutic rehabilitation program after acute myocardial infarct — Phase I”. A study on the efficacy of “Constraint-induced movement therapy for unilateral vascular accident patients presenting sequels” is presented by physiotherapists Érica Marques Zanella and Tatiana Tarni Oshima, and instructors Geraldine Serra Schanzer, Guilherme Herrera and Rafaela Okano Gimenes. The study of chronic pelvic pain due to endometriosis is the focus of a research conducted by physiotherapists Tatiana Maria Tripoli and Liris Leite Wuo, and instructor Adriana Luciana Moreno in the paper “Treatment of pelvic chronic pain due to endometriosis by electric microcurrents therapy”. An specific trend of occupational therapy having as subjects patients of a Psychiatrical Unity is described by occupational therapists Ana Lívia Perroni e Fernanda Del Santoro Reis, in the paper “Group of stories: a technique in occupational therapy”. The article “Quality of life in healthy aging: an occupational therapy perspective”, by occupational therapists Maria Teodósio dos Santos and instructor Viviane Peixoto Salgado Abreu, represents a theoretical and field applied research reference linked to the specific intervention regarding old people. Luzia Iara Pfeiffer, Ph.D., and Daniel Marinho Cezar da Cruz developed a study based on the “Research in occupational therapist training: visions and perspectives of 53 brazilian students”. A research aimed to carry through a qualitative and quantitative survey of industrial employees who are submitted to a Program of Labor Kinesiotherapy is the theme of the paper “Labor kinesiotherapy for prevention and quality of life improvement for industrial workers”, by physiotherapist Ana Paula Assunção Falchi, physical educator Alexandre Duarte de Souza and instructor Maurício Bezerra da Silva. Cadernos-Reabilitação closes the present issue with two reports of experiences. The first one is “Reporting an experience: workshop with teenagers”, by occupational therapists Juliana Conti and instructor Giovanna Delorenzo, followed by “Palmar prehension strenght evaluation: results of a study having old people as subjects”, by authors instructor Miriam Cabrera Corvelo Delboni and the occupational therapy undergraduate students Juliana Dimitrov, Janaína Leal, Maria Cleonice, Renata Boffi and Renata Tosta. The evolution of the rehabilitation field is now more and more marked by a reshaping process. Rehabilitation is nowadays understood as a process that goes beyond recovering lost and/or altered functions. The look on Rehabilitation has as its focus building and/or recovering a full and dignified life understood as Life Marked by Quality.
Quantificação das manipulações de rotina em recém-nascidos pré-termo internados em UTI neonatal
Quantification of routine manipulation of preterm newborn admitted to the infant ICU
Autores:
Tatiana Christine Aguiar Rodrigues Poggi
Vivian Spanholeto
Cyntia Fonseca de Abreu
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Resumo:
Com o avanço da neonatologia e a evolução dos cuidados de terapia intensiva neonatal, os recém-nascidos pré-termo tiveram maior sobrevida, como consequência, houve um aumento do risco de seqüelas. O pré-termo na UTI neonatal recebe manipulações de rotina, às vezes de forma inadequada. Este estudo foi realizado visando quantificar as manipulações de rotina em recém-nascidos pré-termo; analisando a freqüência e a duração das manipulações realizadas por toda a equipe multidisciplinar. Observamos cinco recém-nascidos pré-termo durante os seis primeiros dias de vida na UTI neonatal. Constatamos que as manipulações variam de acordo com idade gestacional, período do dia e dia analisado. As manipulações de rotina e o ambiente físico devem ser planejados para evitar o estresse no neonato, minimizando ao máximo o manuseio desnecessário, procurando realizar todos os procedimentos no mesmo momento, respeitando a individualidade e observando os sinais comportamentais de cada recém-nascido pré-termo.
With the progress of neonatology and the evolution of neonatal intensive therapy neonatal preterm newborn began to have a longer life, and as a consequence there was an increase of the risk of sequels. Preterm infants inside cared on neonatal ICU receive routine managements, sometimes in an inadequate way. This study was accomplished seeking to quantify the routine managements in preterm newborn; analyzing the frequency and the duration of the managements accomplished by the whole multidisciplinar team. We observed five preterm newborn during the first six days of life in the neonatal ICU. We verified that the managements vary according to gestational age, period of the day and analyzed day. The routine managements and physical place should be planned to avoid the stress in the neonate, minimizing to the maximum handling it unnecessarily, trying to accomplish all the procedures in the same moment, respecting the individuality and observing behavioral signs of each preterm newborn.
A intervenção da Terapia Ocupacional no processo de hospitalização de crianças
The intervention of Occupational Therapy in the process of children hospitalization
Autores:
Ana Paula Martins Cazeiro
Patrícia Tanoue Peres
Anelise Sartorel
Andréia Yuriko Obana
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Resumo:
A criança hospitalizada pode apresentar alterações como atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, mudanças comportamentais e perda de habilidades adquiridas. Neste contexto, o terapeuta ocupacional deve ter sua atenção voltada não apenas para o diagnóstico da doença, mas também para o processo de hospitalização em si, auxiliando na preparação da criança para a internação e para os procedimentos, na adequação do ambiente hospitalar, na melhoria da qualidade de vida, na preparação para a alta por meio de orientações e do treino das Atividades de Vida Diária, e na manutenção da autonomia da criança em fase terminal. Sua atuação se dá em contato direto com a família e, principalmente, pelo uso da atividade lúdica. Ao estimular a realização das atividades cotidianas, o terapeuta ocupacional pode atuar na reestruturação da rotina diária e na prevenção da Síndrome do Imobilismo, além de possibilitar a prevenção da perda das habilidades adquiridas e a aquisição de novas habilidades.
Hospitalized children can present alterations as delayings in neuropsicomotor development, behavioral changes and loss of acquired abilities. In this context, the occupational therapist must not only have its attention directed toward the diagnosis of the illness, but also to the process of hospitalization in itself, assisting in the preparation of the child for the internment and the procedures, in the adequacy of the hospital environment, in the improvement of quality of life, in the preparation for dismissal through orientations and of the training for Daily Life Activities and the maintenance of the autonomy of the child in terminal phase. Its intervention occurs in direct contact with the family and its main tool is the use of playing. When stimulating the performance of daily activities, the occupational therapist can act in the reorganization of the daily routine and in the prevention of Immobilism Syndrome, and it also makes possible the prevention of loss of acquired abilities and the acquisition of new abilities.
Ressignificando a deficiência a partir do brincar na infância
Re-signifying deficiency from the point of view of playing in infancy
Autores:
Maria Inês Britto Brunello
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Resumo:
O artigo aborda a questão da inclusão da criança com deficiência nas atividades relativas à infância. Infelizmente, ainda presenciamos a exclusão dessas crianças do direito de brincar, de participar conjuntamente de brincadeiras e jogos espontâneos, de freqüentar espaços voltados para o lazer e as atividades culturais, artísticas e esportivas. As crianças podem ser as facilitadoras desse processo de inserção social, pois recebem com mais tranqüilidade as vivências das diferenças, por estarem menos impregnadas pelas representações construídas socialmente sobre a deficiência. E a brincadeira, por ser a atividade fundamental da relação da criança com o mundo, pode ser um canal para a mudança de atitude.
This article approaches the question of the inclusion of deficient children in activities proper to the infancy period. Unhappily, still we witness the exclusion of these children as regards their right to play, to jointly participate of tricks and spontaneous games, to use spaces directed to leisure and cultural artistic and sport activities. Children can be facilitators of this process of social insertion because they see with more tranquility experiences with differences for they are less impregnated by socially constructed representations of deficiency. Being tricks the basic activity of the relationships of children with the world, it can be a means for promoting attitude change.
Análise comparativa do exercício isométrico de extensão de perna e eletroestimulação no vasto medial oblíquo aferida pela eletromiografia
A comparative analysis of isometric exercise of leg extension and vastus medialis oblique functional electrical stimulation as evaluated by eletromiography
Autores:
Regiane Ferrari Castro
Agnes Santana Teixeira
Patrícia Horta Andrade
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Resumo:
A disfunção fêmoro-patelar é uma das patologias mais comuns na prática clínica ortopédica. Sua etiologia inclui diversos fatores e o sintoma mais comum é a dor peri ou retropatelar, tendo um prognóstico geralmente favorável. Devido ao fato de que uma deficiência na força do músculo vasto medial oblíquo é uma das causas dessa disfunção, este trabalho tem como objetivo propor o fortalecimento deste músculo, comparando o exercício isométrico voluntário com a estimulação elétrica funcional (FES). Foram analisados neste estudo 10 voluntários do sexo feminino, divididos em dois grupos: um de estimulação elétrica funcional e o outro de contração voluntária máxima de quadríceps. Foi realizada uma avaliação de eletromiografia pré e pós-treinamento para comparação dos dados. Analisando os dados eletromiográficos, o grupo fortalecido com FES apresentou uma tendência a um maior aumento nos valores de Root-Mean-Squared em relação ao grupo fortalecido com CIVM, porém, algumas voluntárias não compareceram fidedignamente ao treinamento, tornando este resultado duvidoso. Ao fazer a comparação entre os indivíduos fiéis à todas as sessões, observou-se uma pequena diferença entre os dois grupos, sendo que o grupo de CIVM teve uma tendência a um maior aumento nos dados eletromiográficos do que o grupo de FES. A estimulação elétrica funcional provavelmente é capaz de produzir força semelhante ao exercício ativo e, na disfunção fêmoro-patelar, ela têm a vantagem de contrair preferencialmente o músculo VMO, o que ainda não é possível analisando as diferentes formas de exercícios.
Patellofemural dysfunction is one of the most common disorders in Physical Therapy practice. The etiology comprehends distinct factors and the most common symptoms are retropatellar and peripatellar pain, a condition that normally presents a good prognostic. The vastus medialis oblique weakness is one of the causes of this disease and, because of this, the propose of this study is to strengthen this muscle, comparing active isometric exercise with the functional electrical stimulation (FES). In this study, 10 female volunteers divided in two groups: one of FES and another of the quadriceps active isometric exercise. The participants trained for 5 weeks, 3 times a week, passing by an electromyographic evaluation before and after training in order to compare the results (RMS). Analyzing the information of the electromyography of all involved individuals, the FES group had an increase of RMS superior to active isometric exercise group; however, as some of the volunteers did not participate in all the training sessions, this result is dubious. When a parallel was established between the participants who were present to all sessions, a little difference between the two groups was manifest. The active isometric group had an increase superior to that of the FES group. Probably FES is more able to produce strength than active exercise and, in patellofemoral dysfunction it presented an advantage: it contracts preferably the VMO muscle, something that is as yet not possible analyzing the variety of exercise’s types.
Um estudo de caso na lesão medular em processo de reabilitação interdisciplinar: a atuação da Terapia Ocupacional
A case study in medular injury in process of interdisciplinar rehabilitation: the intervention of Occupational Therapy
Autores:
Silmara Pedroso de Moraes
Viviane Peixoto Salgado Abreu
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Resumo:
O presente artigo tem por finalidade o acompanhamento da reabilitação de um paciente com lesão medular. Nesse trabalho, as principais causas, os distúrbios, as evoluções clínicas e os tratamentos de lesão medular são abordados, assim como o enfoque da equipe interdisciplinar no estudo de caso. A terapia ocupacional se estabelece como importante área de atuação na reabilitação física, contribuindo para os processos de adaptação, recuperação, substituição e compensação de funções comprometidas pela lesão medular, por meio de técnicas e de metodologia específica para tornar autônoma e independente a vida da pessoa com lesão medular.
The present article has as its purpose the accompaniment of the rehabilitation of a patient with medular injury. In this work, the main causes, the disorderd, the clinical evolutions and the treatments of medular injury are discussed, as well as the approach of the interdisciplinar team linked to the case study. Occupational therapy establishes itself as an important area of work in physical rehabilitation, contributing to the adaptation processes, the recovery, substitution and compensation of functions compromised by the medular injury, by means of techniques and an specific methodology to make autonomous and independent the life of the person affected by medular injury.
Programa de reabilitação fisioterápica pós-infarto agudo do miocárdio na fase I
Physiotherapeutic rehabilitation program after-sharp infarct of the myocardial in the phase I
Autores:
Fabiana Guiguer
Fernanda Cristina Ferreira de Camargo
Renata Trimer
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Resumo:
O infarto agudo do miocárdio (IAM) é um evento coronário inesperado; neste estudo de campo, foi criado, e aplicado em 9 indivíduos, um protocolo de reabilitação fisioterápica após o IAM, na Fase I; os indivíduos encontravam-se internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um Hospital Municipal da cidade de São Paulo. O atendimento iniciou-se após 24 horas do evento coronário e foi realizado 2 vezes ao dia, durante 5 dias, sendo possível observar a evolução funcional com ausência de complicações ao repouso prolongado no leito, adaptando os indivíduos ao retorno de suas atividades de vida diária (AVD’s) e orientando-os quanto às mudanças necessárias no estilo de vida.
Acute myocardial infarct (AMI) is an unexpected coronary event, this field study, which created and applied in 9 individuals a physiotherapeutic rehabilitation protocol after IAM, in Phase I; these patients were interned in the Intensive Therapy Unit (ITU) of Hospital of São Paulo. The assistance began after 24 hours of the coronary event and it was accomplished 2 times a day, for 5 days, and it was possible to observe the functional evolution with absence of complications to the lingering rest in bed, adapting the individuals to return to their daily life activities (DLA) and guiding them to accomplhish the necessary changes in their lifestyle.
Terapia do movimento por contenção induzida em pacientes com seqüela de AVE unilateral
Constraint-induced movement therapy for unilateral vascular accident patients presenting sequels
Autores:
Erica Marques Zanella
Tatiana Tami Oshima
Geraldine Serra Schanzer
Guilherme Herrera
Rafaela Okano Gimenes
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Resumo:
A maioria dos tratamentos para pacientes pós-acidente vascular encefálico (AVE) são focados em minimizar as lesões cerebrais na fase aguda. O método que tem se mostrado mais efetivo para melhorar a recuperação motora após o AVE é a Terapia do Movimento por Contenção Induzida (TMCI). A TMCI consiste em confinar os movimentos do membro não-afetado enquanto se treina intensivamente o uso do membro afetado, com o objetivo de maximizar ou restaurar a função motora. Este trabalho tem como objetivo avaliar a efetividade da TMCI enquanto técnica de neurorreabilitação. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica através das bases de dados eletrônicas (Medline, Lilacs e Cochrane Library).Conclusão: os dados acumulados indicam que a TMCI produz efeitos positivos na melhora da função motora, assim como na qualidade dos movimentos. Pôde-se observar também, através de técnicas de neuroimagem utilizadas, que a área de representação cortical de um músculo sofre expansão após a aplicação da TMCI.
The majority of the treatments for post-stroke patients has as its focus minimizing cerebral injuries in the acute phase. The method which has been shown to be more effective to improve the motor recovery after the stroke is the Constraint-Induced Movement Therapy (CIMT). This therapy consists on the restriction of the movements of the non-affected member while the use of the affected member is trained intensively. Objectives: To evaluate the effectiveness and safety of the CIMT. Methods: The used methodology was the bibliographical research, as well as the Internet as source, in the data bases Medline, Lilacs and Cochrane. Conclusions: Gathered data indicate that CIMT has a significant effect in the improvement of the motor function, as well as in the quality of the movements and the size of the areas of cortical representation of a muscle after being induced to expand by the application of CIMT.
Tratamento da algia pélvica crônica decorrente da endometriose pela terapia de microcorrentes elétricas
Treatment of pelvic chronic pain due to endometriosis by electric microcurrents therapy
Autores:
Tatiana Maria Tripoli
Adriana Luciana Moreno
Liris Leite Wuo
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Resumo:
A proposta deste trabalho foi verificar a eficácia do tratamento da dor pélvica crônica em decorrência da endometriose com a terapia de microcorrentes elétricas. A dor pélvica crônica se localiza no baixo abdome com duração de no mínimo seis meses, causando uma condição debilitante e podendo ser causada por etiologias diversas, como a endometriose. A endometriose é uma afecção definida pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, sendo predominante entre as mulheres na idade reprodutiva, causando dismenorréia, dispareunia, dor pélvica e infertilidade. A terapia por microcorrentes é hoje a mais inovadora e valiosa arma eletroterapêutica disponível para o combate de várias patologias e a diminuição de sintomas álgicos. Um dos maiores benefícios obtidos com essa terapêutica é o controle da dor. Foi realizado um estudo em uma mulher com diagnóstico de endometriose, por videolaparoscopia, no Ambulatório de Algia Pélvica e Endometriose de um Hospital público de São Paulo, em quem foi aplicada a terapia de microcorrentes elétricas durante 30 minutos, duas vezes por semana, num total de dez sessões. Antes e depois das sessões a paciente mensurou sua dor através da escala visual analógica (EVA) e respondeu ao questionário Melzack/Mcgill, para comparar a melhora da qualidade de vida. Conclui-se que o tratamento é eficaz e benéfico, havendo diminuição do quadro doloroso e melhora na qualidade de vida.
The proposal of this work was verifying the effectiveness of the treatment of chronic pelvic pain due to endometriosis through the therapy of electric microcurrents. The chronic pelvic pain is located in the low abdomen zone with duration of at least six months, causing a debilitating condition and having as possible causes several diseases as for example endometriosis. Endometriosis is a pathology defined by the presence of endometrial tissue in the uterine cavity, affecting women in most of the cases during the reproductive age and causing dysmenorrhea, dyspareunia, pelvic pain and infertility. The therapy by microcurrents is now a days the more innovative and valuable electrotherapeutic weapon available for the combat of several pathologies and for decrease of pain symptoms. One of the most important benefits obtained from microcurrents is the control of pain. A study was accomplished having as subject a woman with endometriosis by means of videolaparoscopia, in the Ambulatório de Algia Pélvica e Endometriose of public Hospital, São Paulo, Brazil, [Pelvic Pain and Endometriosis Ambulatory] and applied the therapy of electric microcurrents for 30 minutes, twice a week, with a total of ten sessions. Before and after the sessions the patient measured pain through the analogical visual scale (EVA) and both in the beginning and at the end of treatment she answered the questionnaire Melzack/Mcgill, to compare the improvement in quality of life. The study shows the treatment to be effective and beneficial, having caused a decrease in the pain condition and it improving quality of life.
Grupo de histórias: uma abordagem em Terapia Ocupacional
Group of stories: a technique in Occupational Therapy
Autores:
Ana Lívia Perroni
Fernanda Del Santoro Reis
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Resumo:
O artigo trata de uma abordagem de terapia ocupacional, um grupo de histórias, com atendimentos a pacientes internadas em curta permanência, no contexto da Unidade Psiquiátrica de um Hospital público de São Paulo. Os atendimentos aconteciam semanalmente, as histórias eram previamente selecionadas pelas terapeutas, sendo as escolhas decorrentes de situações vivenciadas no cotidiano das pacientes na enfermaria. Apresenta-se o grupo de histórias e as observações clínicas das autoras.
The article deals with a technique in occupational therapy, the group of stories, used in assisting patients interned for short periods in the context of the Psychiatric Unit of Hospital of São Paulo, State São Paulo, Brazil. The assistance sessions happened weekly, involving stories previously selected by the therapists according to the need of choosing situations lived in the daily life of patients in the infirmary. The article presents the group of stories and the clinical comments of the authors.
Qualidade de vida no envelhecimento saudável: um enfoque da Terapia Ocupacional
Quality of life in healthy aging: an Occupational Therapy perspective
Autores:
Maria Teodósio dos Santos
Viviane Peixoto Salgado Abreu
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Resumo:
O presente artigo é um resumo do referencial teórico e da pesquisa de campo aplicada em um Centro Educacional de Convivência, na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo. O objetivo deste texto é apresentar a Terapia Ocupacional em sua atuação específica junto ao idoso.
The present paper aims to present a summary of theoretical and field research principles apllied in Centro Educacional de Convivência, São Caetano do Sul City, State São Paulo, Brazil. The focus of the present paper is presenting Occupation Therapy from the point of view of its specific work with old people.
Pesquisa na formação do Terapeuta Ocupacional: visões e perspectivas de 53 estudantes brasileiros
Research in Occupational Therapist training: visions and perspectives of 53 brazilian students
Autores:
Luzia Iara Pfeifer
Daniel Marinho Cezar da Cruz
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Resumo:
Esta pesquisa foi desenvolvida durante o IV Encontro Nacional de Estudantes de Terapia Ocupacional (ENETO), realizado na cidade de Belo Horizonte (MG). Objetivou-se coletar através de questionários as visões e perspectivas dos discentes acerca da importância da pesquisa científica na formação do terapeuta ocupacional. Participaram da pesquisa 53 estudantes de Terapia Ocupacional de 10 universidades brasileiras. Mediante análise quantiqualitativa dos dados, verificou-se que os resultados ilustraram as principais visões sobre pesquisa como sendo produção de conhecimento: 18 (34%); validação da prática clínica: 26 (49%); e aprimoramento da prática clínica: 25 (47%). Com relação às sugestões e expectativas, identificaram-se concepções pertinentes tais como: aumento de incentivos institucionais e de órgãos financiadores para realização de pesquisas: 23 (43%); e a necessidade da participação do discente na pesquisa com docentes: 21 (40%). Pôde-se concluir que as dificuldades relatadas se aproximaram e as necessidades evidenciadas caminham num mesmo rumo de expectativas e propostas, isto é, de um princípio científico e educativo. Finalmente, acrescenta-se a necessidade de se ouvir o estudante de Terapia Ocupacional ao se abordar questões de formação profissional, visto que os resultados obtidos ilustraram sugestões significativas para a melhora da produção científica e conseqüentemente da formação profissional.
This research was developed during the “IV National Meeting of Occupational Therapy Students” that happened in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Its aim was to collect by means of a questionary the visions and perspectives about the importance of scientific research for occupational therapist training. The participatants were fifty three (53) Occupational Therapy students from ten (10) brazilian universities. A quantitative and qualitative analysis of data show the main visions about research to be knowledge production 18 (34%), validity of clinical practice 26 (49%) and perfecting clinical practice 25 (47%). Pertinent results about suggestions and expectatives were identified and the main ones were increasing institutional incentives and the number of research sponsoring institutions 23 (43%) as well as the need for students’ participation in teacher’s researches 21 (40%). The study concluded that difficulties reported were similar and suggestions and expectations take all the same direction based on an educative and scientific principle. Finally, the study shows to be relevant to know the opinion of Occupational Therapy students as regards professional training questions, because the results present significant suggestions as regards the improvement of scientific production and as a consequence professional training.
Cinesioterapia laboral como prevenção e melhora da qualidade de vida em trabalhadores industriais
Labor kinesiotherapy for prevention and quality of life improvement for industrial workers
Autores:
Ana Paula Assunção Falchi
Maurício Bezerra da Silva
Alexandre Duarte de Souza
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Resumo:
Este estudo teve como propósito realizar um levantamento qualitativo e quantitativo de funcionários industriais submetidos a um Programa de Cinesioterapia Laboral, com o objetivo de avaliar os benefícios e as mudanças ocorridas com estes funcionários após esta intervenção laboral. Através de um questionário, foram entrevistados 31 funcionários de uma empresa metalúrgica, com idades entre 22 e 47 anos, que ocupam o cargo de prensistas. Foi aplicado o mesmo questionário antes e após a intervenção laboral. Os resultados mostram que antes do programa de Cinesioterapia 60% dos funcionários sentiam-se bem para o início da jornada de trabalho, após o programa 65% sentiam-se ótimos. Durante o período de trabalho, 13% sentiam dores musculares, depois 91% não sentiam nenhum incômodo. Em relação às restrições a algum movimento, 13% sentiam dores, após o questionário somente 10%. Esses mesmos funcionários sentiram uma melhora do rendimento, de 58% bom para 71% ótimo. Nos relacionamentos com colegas da empresa, 52% tinham ótimo relacionamento, e melhoraram para 66%. Após a jornada de trabalho, 26% ficavam cansados; obteve-se uma melhora para 74% que se sentiam bem. Em relação à qualidade de vida, 26% apresentavam-se ótimos, e houve uma melhora para 42%. Concluindo, o interesse em realizar a Cinesioterapia Laboral passou de 81% para 94% após a prática do programa. O método do estudo mostrou uma melhora global da vida dos funcionários desta empresa, qualificando o fisioterapeuta para atuar cada vez mais na área preventiva das empresas.
This study intended to carry through a qualitative and quantitative survey of industrial employees who are submitted to a Program of Labor Kinesiotherapy, with the objective of evaluate the accrued benefits and changes for these employees due to this labor intervention. Through a questionnaire, 31 employees of a metallurgic company had been interviewed, and with ages between 22 and 47 years, that occupy the position of pressists. A questionnaire was applied to the same group, both before and after the labor intervention. The results show that before the program of Kinesiotherapy 60% of the employees felt well in the beginning of the working day and after the program 65% felt in an excellent shape. During the working hours 13% suffered from muscular pains, but later 91% did not. In relation to the restrictions to some movement 13% felt pains but after the program only 10%. These same employees had felt an improvement of their productivity from a good productivity for 58% to an excellent one for 71%. As regards the relationships with colleagues 52% of them had excellent relationships, a number that soared to 66%. After working hours 26% felt tired, and after the program 74% began to feel well. In relation to quality of life 26% felt excellent, and after the program there were an increase to 42% feeling this way. The interest to carry through the Labor Kinesiotherapy went from 81% to 94% after the application of the program. The method of study shows a global improvement in the life of the employees of this company, something that makes the physiotherapist even more necessary in the preventive area of the companies.
Relato de uma experiência: ateliê de atividades com adolescentes
Reporting an experience: workshop with teenagers
Autores:
Juliana Conti
Giovanna Delorenzo
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Resumo:
O artigo descreve uma experiência vivenciada em uma Instituição (Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas — COMEC) que atende adolescentes em conflito com a lei, durante o cumprimento da medida socioeducativa de liberdade assistida (cap. IV, art.112 do ECA). Este processo ocorreu durante um estágio do quarto ano de graduação de Terapia Ocupacional, ao longo do qual foi possível observar a transformação e os conflitos gerados neste grupo e na própria terapeuta (estagiária).
The report describes an actual experience in an Institution, COMEC (Center for Guidance to Adolescents at Campinas — SP Brazil). The project works with teenagers who have individual histories of conflicts with the law. The approach used is a socio — educational assisted guidance into freedom (ch. IV — art. 112 of the ECA — Child and Teenager Statute). This study was undertaken in the second semester of the senior undergraduate year of Occupational Therapy. During the workshops it was possible to observe the dynamics of transformation and conflict generated within the study group and with the therapist herself.
Avaliação da força de preensão palmar: o resultado de um estudo com idosos
Palmar prehension strenght evaluation: results of a study having old people as subjects
Autores:
Miriam Cabrera Corvelo Delboni
Janaína Leal
Juliana Dimitrov
Maria Cleonice
Renata Boffi
Renata Tosta
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Resumo:
Foram avaliados 184 idosos que participaram voluntariamente de atividades de extensão do Centro Universitário São Camilo em Ações Comunitárias nos SESCs Santo Amaro e Vila Mariana e na Feira da Saúde realizada no Centro Universitário São Camilo — Campus Ipiranga. As pessoas foram avaliadas segundo a força de preensão palmar utilizando o equipamento “Jamar”, relacionando a idade, o sexo e a prática ou não de atividade física regular. Podemos observar que foi significativa a maior força de preensão palmar nas pessoas que mantêm atividade física em relação às que não a realizam, o que conseqüentemente acarreta benefícios e qualidade de vida para o idoso, facilitando inclusive as atividades do seu cotidiano.
The study evaluated184 elderly people that volunteered to participate on the extension activity of Centro Universitário São Camilo (State São Paulo — Brazil) in Community Actions Program at SESC Santo Amaro and Vila Mariana and at the Health Fair sponsored by Centro Universitário São Camilo — Campus Ipiranga. The subjects were evaluated as regards prehension strenght by means of hydraulic dynamometer Jamar™, and the study evaluated the relationships between age, gender and exercise-practice routine. There were a significant higher grip strength among people who regularly practice physical exercises showing that exercise practice brings elderly people a better life quality that makes daily life routines easier.