Edição v.9 n.3
Administração Hospitalar
Hospital Management
EDIÇÃO DE JULHO/SETEMBRO DE 2003 - ISSUE OF JULY/SEPTEMBER OF 2003
Esta edição de Cadernos apresenta estudos de relevância na área de Administração Hospitalar comemorando o vigésimo quinto aniversário do Curso de Pós Graduação (Lato sensu) em Administração Hospitalar do Centro Universitário São Camilo. Sendo uma edição especial, destacamos alguns aspectos históricos dos camilianos no Brasil, informando o leitor sobre o pioneirismo dos Camilianos em terras brasileiras e sua valiosa contribuição para a Administração da Saúde. Um pouco da história do Curso de Especialização em Administração Hospitalar. A saga camiliana em terras brasileiras começou com Pe. Inocente Radrizzani e Pe. Eugênio Dallagiacoma que partiram de Gênova, Itália no dia 29 de agosto de 1922 e desembarcaram no porto da cidade do Rio de Janeiro no dia 15 de setembro do mesmo ano. Vieram a convite de D. Silvério Gomes Pimenta, arcebispo de Mariana, MG, com o objetivo de iniciar uma nova missão no Brasil. Hoje os camilianos estão presentes de norte a sul do Brasil, graças aos milhares de colaboradores leigos e profissionais formados em suas instituições educacionais. São representados civilmente por diversas entidades beneficentes que atuam na área religiosa, da saúde e do ensino, destacando-se entre elas a Sociedade Beneficente São Camilo (na área assistencial) e a União Social Camiliana (na área educacional). Os camilianos no Brasil possuem inúmeros hospitais, recantos para idosos, clínicas, postos de saúde e escolas para a formação de profissionais da saúde. Merecem destaque especial, entre outros. o Hospital São Camilo (Vila Pompéia) e o Centro Universitário São Camilo (Campi Ipiranga, Pompéia e Cardeal Mota), em São Paulo, e o Hospital São Camilo e São Luís (em Macapá), com sua irradiação em toda a região carente da bacia do Amazonas. É ideal e empenho dos camilianos garantir saúde holística e condições de vida digna a todos, com atenção especial pelos mais abandonados e excluídos. A União Social Camiliana — USC é a entidade camiliana que coordena todos os esforços educacionais no Brasil. O Centro Universitário São Camilo — SP é a expressão maior como um departamento desta entidade. Os camilianos seguindo seu carisma, sentiram necessidade de investir na qualificação técnica e científica de profissionais da saúde. É neste contexto, que o Centro Universitário São Camilo vem desde 1978 ministrando cursos de pós-graduação (Lato sensu) em Administração Hospitalar, preparando profissionais qualificados, com domínio de conhecimentos na área de gestão, articulados à realidade social, capazes de interpretar os problemas de saúde da comunidade e de traduzí-los em ações resolutivas, possíveis de serem compreendidas e aplicadas à sua clientela, respeitando sempre os valores éticos e morais, fator diferencial e determinante na colocação deste profissional no mercado de trabalho. Ao longo destes 25 anos foram formadas aproximadamente 286 turmas e 9.154 alunos, distribuídos em toda grande São Paulo e em outros estados como: Brasília, Fortaleza, Recife, Belém, Goiânia, Terezina, Londrina, Belo Horizonte, Vitória, Maceió, João Pessoa, Natal, Manaus, Porto Velho, Uberlândia, São Luís, Ferreira de Santana, Joinvile e Concórdia. O curso foi oferecido sob duas formas: Especialização em Administração Hospitalar, com carga horária equivalente a 440 horas, cumpridas ao longo de um prazo de dez meses, e Especialização em Administração Hospitalar — Programa Intensivo, com carga horária equivalente a 650 horas, cumpridas ao longo de aproximadamente, três etapas de 30 dias cada. Ambos ofereciam uma abordagem multidisciplinar preparando Gestores da Saúde. Nos dias atuais o Centro Universitário São Camilo promove o curso de Especialização em Administração Hospitalar em uma iniciativa consolidada de atender profissionais, já pertencentes à área da saúde e interessados a ingressarem que buscam aprimoramento. A proposta da Especialização em Administração Hospitalar sofreu modificações estruturais, passando para uma carga horária de 520 horas e, de um curso modular de seis disciplinas para um projeto com nove disciplinas garantindo assim maior integração entre elas. O cenário atual A realidade pede administradores com perfil de liderança, capacidade de mediar situações e postura centrada em uma administração pró-ativa.O incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional dos gestores não é apenas uma forma de garantir o processo de inovação nos serviços, mas também e, sobretudo, um meio de praticar ações sociais responsáveis. O olhar aprofundado para a responsabilidade social é um diferencial marcante. As prioridades estratégicas atuais voltam-se à gestão de pessoas, ao desenvolvimento de lideranças, de mudanças organizacionais e de cultura. Os gestores estão na linha de frente para superar os constantes desafios e garantir em última instância a satisfação dos pacientes. A assistência em saúde só tem sentido maior se caminhar num crescendo qualitativamente humanizado. Para tanto, os gestores da área hospitalar têm papel fundamental e deles são exigidas competências imprescindíveis ao desempenho profissional, não só na perspectiva administrativa financeira, mas sobretudo humana. A gestão humanizada demanda em seu processo decisório de inúmeras variáveis, com ênfase as que viabilizam o atendimento e satisfação do paciente, a responsabilidade social e a solidariedade. A proposta editorial O atendimento e a satisfação do paciente, a responsabilidade social e a solidariedade na gestão hospitalar merecem uma abordagem particularizada, razão pela qual esta edição apresenta-se ao leitor como espaço para reflexão do cotidiano dos profissionais/gestores da saúde e contribuição para as possíveis saídas promotoras de condições mais dignas e humanas aos que necessitam de atendimento em saúde. Esta edição de Cadernos aborda em sua primeira parte aspectos relacionados à gestão e assistência em saúde, como nos artigos: Histórico de enfermagem — uma proposta para a qualidade da assistência de Enfermagem Oncológica, das autoras Profa. Dra. Luciane Lúcio Pereira, Profa. Dra. Grazia Maria Guerra e da Enfermeira Sirlene Marquete de Andrade Figueiredo apresenta por meio de revisão da literatura o processo de enfermagem, a sistematização da assistência da enfermagem e as relações interpessoais, além de propor a otimização das intervenções de enfermagem que garantam uma assistência humanitária e de qualidade; Novas formas de organização dos serviços de saúde: um estudo sobre o sistema de internação domiciliar de Londrina — PR, dos professores Poliana Vieira da Silva e Airton José Petris analisa o sistema de internação domiciliar numa dada realidade e as implicações relacionadas à eficácia e eficiência da gerência e organização dos serviços de saúde de forma a garantir um atendimento integral aos pacientes; Novos desafios na gestão das Santas Casas de Misericórdia — revisão de literatura, de Carla Aparecida Spagnol retrata as crises administrativo-financeiras porque passam as Santas Casas de Misericórdia e as possíveis saídas, uma delas a profissionalização de sua gestão e a promoção de contínua capacitação de seus profissionais; Gestão do serviço de enfermagem: estudo de um modelo, de autoria do Prof. Américo Bez Jr., dos enfermeiros Rosa Maria Bottosso, Márcia Suzane Casola, Simoni Paula de Mello, Valéria Meneguini, Anderson de Souza e do economista Gonçalo Nei da Silva descreve o processo de organização do serviço de Enfermagem em um hospital privado da realidade brasileira. Num segundo momento, esta edição apresenta estudos sobre a realidade hospitalar em situações relacionadas ao campo técnico-administrativo e econômico, como administração de materiais e modelos de gestão, conforme os artigos: Tendências na área hospitalar e as competências necessárias a seus gestores, do Prof. Marcelo Chanes realça a importância para os atuais gestores da área hospitalar estarem preparados para continuamente desenvolver práticas inovadoras numa realidade em constantes mudanças; A relevância da administração de materiais em instituições de saúde, da Profa. Cláudia Raffa Galvão destaca que a administração de materiais nas instituições de saúde é relevante tanto para o equilíbrio financeiro destas como para garantir qualidade da assistência prestada ao paciente; Análise do preenchimento da ficha de controle de gastos de material de consumo em cirurgia de revascularização do miocárdio — dificuldades e sugestões, da Enfermeira Eliana Bittar e Profa. Dra. Valéria Castilho aponta por meio de estudo realizado no centro cirúrgico de um hospital público especializado em cardiologia, falhas frequentes no preenchimento de ficha e controle de gastos de material de consumo ao mesmo tempo que propõe soluções para tais situações; Cooperativas de trabalho no segmento da saúde: análise, evolução, solução ou problema? do Prof. Anselmo Carrera Maia e administradores hospitalares Alessandra Fagundes Garcia e Nilton Tadeu da Silva apresenta estudo sobre a evolução das cooperativas de trabalho que atuam no segmento saúde no Brasil bem como retrata o momento econômico brasileiro e as implicações da adoção desta modalidade considerando os diferenciais custos e qualidade de serviços, dentre outros; Considerações teóricas sobre Case Managed, da Profa. Margarita Luis e Amanda Reinaldo tece considerações sobre o conceito de case managed e sua utilização na Enfermagem psiquiátrica comunitária como meio de redução dos custos da assistência; Análise da utilização do cálculo percentual de restos alimentares de pacientes, nos controles técnico-administrativo e econômico-financeiro de uma Unidade de Nutrição e Dietética, da Profa. Rosana Benez Martins Freire, enfatiza por meio de pesquisa realizada a importância do cálculo do percentual de resto-ingestão como elemento auxiliar importante no controle técnico-administrativo da Unidade de Nutrição e Dietética e no estabelecimento de metas que minimizem perdas. Esta edição se completa com a Comunicação: Liderança e mudanças na educação, da Profa. Maria Antonia Dias ressaltando que o mundo de hoje precisa de líderes que ultrapassem a aplicação de técnicas administrativas, atuando como facilitadores junto às equipes na realização de mudanças. Ao finalizarmos esta nota editorial, não podemos deixar de registrar nossa gratidão a todos os profissionais camilianos que foram e são protagonistas desta história de 25 anos de serviços pioneiros à comunidade.
25 years of Hospital Management Lato Sensu Graduate São Camilo’s course This issue of Cadernos presents significant studies on Hospital Management, celebrating 25 Years of Hospital Management Lato Sensu Graduate Course — Centro Universitário São Camilo. Because of its special character, we present here some historical aspects of the camillian presence in Brasil, giving the reader data on the pioneering efforts camillians have done in Brazilian lands and their remarkable contribution to Health Management. Some historical aspects of Hospital Management Specialization Course Camillian heroic journey in Brazil began when Father Inocente Radrizzani and Father. Eugênio Dallagiacoma, coming from Genova, Italy in August 29, 1922, arrived to Rio de Janeiro in September 15 the same year. They had been invited by the Archbishop of Mariana, MG, Father Silvério Gomes Pimenta to take charge of a new mission in our country. Today the presence of camillians makes itself felt in Brazil from North to South, counting the collaboration of thousands of people, both lay ones and professionals trained in Camillian institutions. Their legal presence has the form of different philanthropic organizations working in the fields of religion, heath and teaching, figuring as the most prominent “Sociedade Beneficente São Camilo” (in the assistantial field) and “União Social Camiliana” (in the field of education). Camillians in Brazil maintain and manage many hospitals, institutions for caring older people, clinics, health-assistance units and schools for professional training. The most important ones are, among others, Hospital São Camilo (Vila Pompéia) and Centro Universitário São Camilo (Campuses Ipiranga, Pompéia e Cardeal Mota), em São Paulo, as well as Hospital São Camilo — São Luís (Macapá — Amapá), that gives health assistance to the whole Amazonian basin, a very poor Brazilian region. Camillians have as their ideal and focus of their effort the promotion of a holistic health assistance and humane conditions of life for all, with particular attention and care to the most socially forsaken and excluded people. União Social Camiliana — USC is the camillian organization that coordinates every and all educational efforts in Brazil. Centro Universitário São Camilo — SP is the most important member of USC. Camillians, in keeping with their charisma, felt the need for investments of both material and human resources for the promotion of technical and scientific qualification of health professionals. This is the context in which Centro Universitário São Camilo has been since 1978 offering graduate (Lato sensu) courses in Hospital Administration for training qualified professionals with a mastery of the principles of the field of management and sensible to social reality, professionals able to understand the comunity’s health problems and translate them in practical actions apt to solve these problems according to the specific profile of patients and always showing respect for ethical and moral values, a differential and determinant factor for inserting these professionals in the market place. These 25 years have seen about 286 classes and 9.154 students, both in São Paulo’ metropolitan region and other Brazilian cities: Brasília, Fortaleza, Recife, Belém, Goiânia, Terezina, Londrina, Belo Horizonte, Vitória, Maceió, João Pessoa, Natal, Manaus, Porto Velho, Uberlândia, São Luís, Ferreira de Santana, Joinvile and Concórdia. There were two modalities of the course: Specialization in Hospital Management, with disciplines distributed in about 440 hours and in a período of 10 months, and Specialization in Hospital Management — Intensive Program, with disciplines distributed in about 650 hours divided in 3 stages of 30 days each. Both modalities are marked by a multidisciplinar aproach tot the training of Health Managers. Nowadays, Centro Universitário São Camilo offers Specialization in Hospital Management in a consolidated initiative aiming to promote the continuing training of professionals with already work in the health assistance field and the ones wanting to be part of the field and needing to refine their knowledge. The course of Specialization in Hospital Management passed by structural modifications and began to be divided in 520 hours; besides, the modular way of organization, which comprised six disciplines gave way to a project constituted by nine disciplines, and in a way that assures a more integrated set of disciplines. The present context The present market needs require managers perfectly able to be leaders, prepared to face challenging situations and have an attitude centered in a pro-active management. Encourage the personal and professional growth of managers is not only a way for assuring the constant innovation in health services but also, and mainly, an attitude apt to promote responsible social actions by health professionals. This deep emphasis on the professionals social responsibility is the very core of the differential our institutions want to promote. The present strategic priorities have as their focus people’s management, the development of leadership, of organizational change and cultural change. Managers’ place is the front line of the struggle to overcome the constant challenges the field has to face and assure the attainment of the major goal that is to have satisfied clients. Health assistance only has meaning when it passes for a process of constant refinement qualitatively humanized. This requires hospital managers to assume their fundamental role, something that makes necessary for them to have the vital competences that leads to a good performance, not only from the financial management perspective but most of all from the human one. Humanized management involves, as regards the decision-making process a great many variables, with an emphasis on the ones that make possible assistance to the client and client satisfaction, social responsibility and solidarity. The editorial proposal Assistance to the client and client satisfaction, social responsibility and solidarity in hospital management require a very specific approach, and this explains why this issue of Cadernos presents itself to the reader as a place for reflection on the daily activities of heath professionals and managers of health institutions, and it also brings to the fore contributions to possible ways of working apt to provide more respectful and humane to people who needs health assistance. The present edition of Cadernos has two parts, the first one devoted to aspects of health assistance and management of health organizations, configured in the following papers: Nursing-Care History: a Proposal for Improving Oncological Nursing Assistance’s Quality, by Luciane Lúcio Pereira, Ph.D.; Ph.D, Grazia Maria Guerra and Sirlene Marquete de Andrade Figueiredo, Nurse, is a paper that presents by means of a bibliographical survey the nursing process, the systematization of nursing assistance and interpersonal relationships; besides, it presents suggestions for the optimization of nursing interventions able to assure a humane and qualitatively satisfying assistance. New Organizing Modalities For Health Services: A Study on The Home-Care Assistance’s System of Londrina/PR/Brazil, by Instructors Poliana Vieira da Silva and Airton José Petris, examines the home-care assistance system in a particular context and the related implications as regards efficacy and efficiency in management and organization of health assistance services ir order to assure an integral assistance to patients. New Challenges on Santas Casas de Misericórdia (Brazilian Third Sector Philanthropic Entities)’ Management: a Bibliographic Review, by Carla Aparecida Spagnol, presents a report on the managerial-financial crisis that affect Santas Casas de Misericórdia (Brazilian third sector philanthropic entities) and the possible solutions, the professionalization of management and the continuing improvement of professionals among them; Study of a Model of Nursing-Service Management, by Instructor Américo Bez Jr., Nurses Rosa Maria Bottosso, Márcia Suzane Casola, Simoni Paula de Mello, Valéria Meneguini and Anderson de Souza, together with the economist Gonçalo Nei da Silva, describes the process of organization of the Nursing Service of a private hospital in the context of the Brazilian reality. In the second part, this issue of Cadernos presents studies on the reality of the hospital reality in situations related to the technical-managerial and economic areas, materials management and management models, constituted by the following papers: Trends in Hospital Field and Needed Skills For its Managers, by Instructor Marcelo Chanes, bring to the fore the importance to present managers in the hospital field to be prepared for constantly develop innovative practices in a context of frequent changes; Materials’ Management in Health Organizations: Some Remarks About its Importance, by Instructor Cláudia Raffa Galvão emphasizes the relevance of materials’ management in health organizations both for their budget balance and as a way for assuring a high quality assistance to patients; The Filling of Forms For Controlling Material Used in Myocardium Revascularization — Difficulties and Suggestions, by Nurse Eliana Bittar and Valéria Castilho, Ph.D., reveals by means of a study made in a surgical center of a public hospital specialized in cardiology frequent failures in the filling of forms for controlling material used in medical procedures, presenting also some suggestions for solving this problem. Work Cooperatives in the Hospital Field: Analysis, Evolution, Solution or Problem?, by Instructor Anselmo Carrera Maia and hospital managers Alessandra Fagundes Garcia and Nilton Tadeu da Silva, presents a study on the evolution of work cooperatives in the hospital field in Brazil; the paper also presents a profile of the Brazilian economic conjuncture and discuss the implications of the adoption of this professional organization in terms of the cost and service quality differentials, among others. Theoretical Remarks on Case Managed Care, by Instructor Margarita Luis and Amanda Reinaldo, discusses the concept of case managed and its use in communitarian psychiatric nursing as a means for the reduction of assistance’s costs. An Analysis of the Use of Patients’ Food Residues Percentage Calculation in Technical-Managerial and Economic-Financial of a Nutrition and Diet Unit, by Instructor Rosana Benez Martins Freire, emphasizes by means of a research done the importance of food residues percentage calculation as a significant ancillary means for the technical-managerial and economic-financial control of a hospital nutrition and food-service unit and for setting goals of food residues’ percentage able to minimize losses. This issue of Cadernos presents also the paper Leadership and Changes in Education, by Instructor Maria Antonia Dias, a study that emphasizes the need in our present world of leaders that go beyond the application of managerial techniques and act as facilitators in teamwork in order to make changes happen. It is impossible to finish our editorial considerations without expressing our gratefulness to all camillian professionals that were and are the protagonists of these 25 years of pioneering work aimed to benefit the community.
Histórico de enfermagem:uma proposta para a qualidade da assistência de enfermagem oncológica
Nursing-care history: a proposal for improving oncological nursing assistance’s quality
Autores:
Sirlene Marquete de Andrade Figueiredo
Luciane Lúcio
Grazia Maria Guerra
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Resumo:
O presente estudo trata-se de uma revisão da literatura sobre o processo de enfermagem, sistematização da assistência de enfermagem e relações interpessoais, enfocando o histórico de enfermagem oncológica. O objetivo proposto foi a elaboração de um instrumento de coleta de dados do paciente, que estimule a relação interpessoal e otimize as intervenções de enfermagem, garantindo uma assistência humanitária e de qualidade. No instrumento, procurou-se identificar as necessidades físicas, biológicas, psíquicas e sociais dos clientes com diagnóstico de neoplasias. Adotou-se como referencial teórico os pressupostos estabelecidos por Peplau, utilizando-se o relacionamento interpessoal como a base para o desenvolvimento do histórico de enfermagem.
This paper presents a report about a bibliographical survey on the nursing-care process, nursing assistance’s systematization and interpersonal relationships involved in nursing-care on the basis of a exam of Nursing-Care History. The proposed goal was the elaboration of a data gathering procedure able to encourage the interpersonal relationship between patients and nurses and optimize nursing-care interventions in order to offer a quality and humanized service. The focus of the developed procedure is the identification physical,biological, psychic and social needs of clients diagnosed as suffering from neoplasias. The study theoretical basis the assumptions established by Peplau. The implication of these assumptions is the consideration of interpersonal relationships as the ground for developing Nursing-Care History.
Novas formas de organização dos serviços de saúde: um estudo sobre o sistema de internação domiciliar de Londrina — PR
New organizing modalities for health services:a study on the home-care assistance’s system of Londrina — PR — Brazil
Autores:
Poliana Vieira da Silva
Airton José Petris
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Resumo:
Dentre as propostas alternativas à gerência e a organização dos serviços tradicionais de saúde, visando um funcionamento com maior eficácia e eficiência, está a internação domiciliar. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a atuação do Sistema de Internação Domiciliar (SID) de Londrina, PR, no período de janeiro a julho de 2000, obtidas a partir da aplicação de um protocolo de coleta de dados em 100 prontuários de serviços. Os pacientes atendidos pelo SID/Londrina estavam em sua maioria acima dos 65 anos, com um pequeno predomínio de mulheres, e ficavam internados menos de 60 dias, recebendo alta por melhora no quadro clínico. Foram encaminhados principalmente por hospitais, apresentando enfermidades respiratórias, cardiovasculares e cerebrovasculares, que na maioria dos casos eram acompanhadas de outras enfermidades. Quando internados receberam em média a indicação de 7 medicamentos, principalmente antibacterianos de uso sistêmico e preparados para tosse e resfriados. Com a alta não tinham garantia de acompanhamento ambulatorial devido ao não contato do SID com a rede básica de saúde, principalmente o programa de saúde da família. O SID Londrina é uma nova alternativa de assistência à saúde e seu bom funcionamento depende da capacitação contínua de seus recursos humanos e de uma maior aproximação com a atenção básica, para garantir um atendimento integral a seus pacientes.
Home-care assistance is one of the alternative proposals for managing and organizing traditional health services, aiming to a better efficiency and efficaciousness. The present paper aims to describe the functioning of Sistema de Internação Domiciliar (SID) [Home-Care Assistance’s System] de Londrina, PR, from January to July 2000. We applied a protocol for data gathering to 100 service forms. Most patients assisted by SID/Londrina were 65 years and older, with a little predominance of women, and they stayed in treatment for less than 60 days, being dismissed on the basis of clinical condition betterment. Most of them were referred mainly by hospitals, and they had respiratory, cardiovascular and cerebrum-vascular diseases more often than not accompanied by other illnesses. During the period of treatment, these patients used a mean of 7 drugs, mainly systemic anti-bacterial drugs and formulae for coughs and colds. When dismissed, they had no warranty of ambulatory follow-up, for SID has no links to the basic health network, not even with the family health program. SID Londrina is a new alternative for health assistance, and its efficaciousness depends on a continuous professional training of its staff as well as on a better linkage to basic health assistance in order to assure patients a integral assistance.
Novos desafios na gestão das Santas Casas de Misericórdia: revisão de literatura
New challenges on Santas Casas de Misericórdia’ (Brazilian third sector Philanthropic Entities) management: a bibliographic review
Autores:
Carla Aparecida Spagnol
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Resumo:
Os hospitais vêm atravessando diversas crises financeiras e administrativas, principalmente as Santas Casas de Misericórdia, entidades filantrópicas que, na maioria das vezes, dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) ou de doações para pagarem suas despesas. Diante deste fato, esses hospitais estão passando por processos de reestruturação, implantando novos modelos gerenciais. Neste ensaio buscamos compreender, por meio de uma revisão de literatura, a origem dos hospitais filantrópicos, mais especificamente das Santas Casas, e o contexto de mudanças organizacionais em que estas organizações filantrópicas estão inseridas. Apreendemos na literatura que o terceiro setor, que também congrega instituições de natureza filantrópica, está crescendo cada vez mais, e por isso buscando formas para profissionalizar sua gestão, apropriando-se do processo de gestão empresarial e promovendo a capacitação dos seus profissionais. Acreditamos ser esta uma tendência atual das organizações sem fins lucrativos que buscam se fortalecer e sobreviver no mercado.
Hospitals have been passing through different financial and managerial crisis, something that affects mainly the Santas Casas de Misericórdia, philanthropic entities that most of the time depend on Sistema Único de Saúde [Brazilian government’s unified health program] and/or on donations in order to face their expenses. This makes those hospitals need to restructure their managerial culture and implement new administrative models. As teachers of undergraduate courses in the field of Nursing Management at EE-UFMG, we have been making efforts to offer a contextualized teaching, and aim in this paper to examine, by means of a bibliographical review, the origins of philanthropic hospitals, chiefly Santas Casas de Misericórdia, as well as the context of organizational changes these entities are into. The examined texts teach the Third Sector, in which there are also philanthropic institutions, is a constantly growing one, something that makes it search for ways to implement a professional management, assimilating the entrepreneurial management process and promoting the technical training of its professionals. We think this is the modern trend philanthropic organizations are following in order to assume their own strengthening and survival in the market.
Gestão do serviço de enfermagem: estudo de um modelo
Study of a model of nursing-service management
Autores:
Rosa Maria Bottosso
Américo Bez Junior
Márcia Suzane Casola
Simoni Paula
Valéria Cristhian Meneguini
Gonçalo Nei C. da Silva
Anderson C. de Souza
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Resumo:
Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de organização do Serviço de Enfermagem num hospital privado de Cuiabá — MT. A metodologia foi desenvolvida entre maio e julho de 2003, por meio da aplicação de entrevista a enfermeiras e ao administrador. A análise do conteúdo foi usada no tratamento dos dados. Nos resultados foi constatado, como ponto favorável, a presença de uma política de incentivo à formação e valorização dos colaboradores. Por outro lado, o número insuficiente de enfermeiras dificulta a implantação do processo de enfermagem de forma integral. Nas considerações finais, os autores reconhecem que os problemas identificados têm exigido dos gestores investimentos em idéias e propostas que visem o alcance de melhores resultados na assistência prestada.
The present paper aims to describe the organization process the Nursing Service of a private hospital of Cuiabá, State Mato Grosso, Brazil. Data collection covers the period from May 2003 to July 2003, and was done by means of interviews given by nurses and the unit manager. Data colleted were submitted to content analysis. Results show a positive aspect: the unit implemented a program for promoting collaborators training and valorization. On the negative side, the insufficient number of nurses makes it difficult to fully implement nursing-service protocols. The authors acknowledge in their final discussion that problems identified have required from managers investments in ideas and proposals able to promote better results in the assistance given.
Tendências na área hospitalar e as competências necessárias a seus gestores
Trends in hospital field and needed skills for its managers
Autores:
Marcelo Chanes
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Resumo:
Os gestores hospitalares freqüentemente discutem a melhor forma de gerir suas empresas, deparando-se com a contínua necessidade de mudança, porém muitos se percebem despreparados ou contrários às tendências na área da saúde. Algumas premissas, defendidas por determinados autores, são discutidas neste documento com o intuito de provocar reflexão por parte dos atuais gestores hospitalares de sua prática em inovação e melhoria contínua.
Health-organization managers have frequently discussed what the best ways are to manage their institutions. They have even faced the need for continual change, although many of them realize their own lack of competence and there are even some opposed to new trends in the health assistance field. Some innovations are discussed in this document that are advocated by specific authors; and this exam has as its goal see to it that health managers think about the possibilities of assimilating innovations and better their performance.
A relevância da administração de materiais em instituições de saúde
Materials management in health organizations: some remarks about its importance
Autores:
Cláudia Raffa Galvão
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Resumo:
Este artigo procura registrar, por meio de um levantamento bibliográfico, a importância da administração de materiais para as instituições de saúde, considerando sua relevância não somente para o equilíbrio financeiro das instituições, como também para a qualidade da assistência prestada ao paciente. Percebe-se que os hospitais passaram a demonstrar preocupação recente com uma administração de materiais criteriosa envolvendo compras, custos de estocagem e distribuição.
The present paper aims to present some remarks, based on a bibliographical survey, of the importance materials’ management has for health organizations. The paper takes into account both the gains in budget balance and the quality of assistance given to patients. The concern about a careful materials’ management that include purchase costs, storing costs and distribution is a recent one as regards hospital management.
Análise do preenchimento da ficha de controle de gastos de material de consumo em cirurgia de revascularização do miocárdio — dificuldades e sugestões
The filling of forms for controlling material used in myocardium revascularization
Autores:
Eliana Bittar
Valéria Castilho
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Resumo:
Este estudo foi realizado no centro cirúrgico de um hospital público, especializado em cardiologia. O objetivo foi avaliar o preenchimento das fichas de controle de gastos de material de consumo das cirurgias de revascularização do miocárdio, realizadas pelos auxiliares de enfermagem, durante o período operatório. A amostra foi conformada por 40 fichas. Com esse estudo pudemos identificar as falhas mais freqüentes no seu preenchimento, levantar as dificuldades sentidas pelos auxiliares de enfermagem e as sugestões para melhoria da ficha de controle de gastos de cirurgia.
This study was developed in the surgical center of a public hospital specialized in cardiology. The purpose was to assess the filling of cards for controlling material used in CABG surgery, made by assistant nurses during surgery. 40 cards composed the sample. The study identified the most frequent failures in filling these forms; it raises difficulties and makes suggestions for improving the work of filling these cards.
Cooperativas de trabalho no segmento da saúde: análise, evolução, solução ou problema?
Work cooperatives in the hospital field: analysis, evolution, solution or problem?
Autores:
Alessandra Fagundes Sterzek Garcia
Anselmo Carrera Maia
Nilton Tadeu da Silva
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Resumo:
O presente estudo de natureza exploratória teve por objetivo verificar a evolução das cooperativas de trabalho que atuam no segmento da saúde no Município de São Paulo no período de 1993 a 2002. Procedeu-se à revisão bibliográfica relacionada ao tema, bem como à análise de publicações sobre o setor de cooperativas no Brasil; a observação direta em algumas cooperativas e entrevistas com executivos de cooperativas e diretores de Associações do segmento e cooperados. Concluiu-se que de fato ocorreu um crescimento importante no setor, influenciado pela crise instalada no segmento hospitalar após a estabilização da moeda. O momento econômico do Brasil e a opção de acesso a uma mão-de-obra com menor custo e com qualidade adequada alavancou o crescimento das cooperativas de trabalho que atuam no setor. Neste estudo foram também identificadas situações que, de forma indireta, contribuem para a clarificação das necessidades desta modalidade de trabalho no segmento da saúde, como a falta de uma legislação específica para regulamentar esta nova modalidade de vínculo; o desconforto dos cooperados com esta nova situação; a ausência de coesão do grupo de cooperados dentro das organizações onde prestam serviço; a falta de participação dos cooperados em assembléias; e a falta de conhecimento dos conceitos básicos do cooperativismo, tanto dos cooperados como dos empresários e órgãos públicos.
The present exploratory study had as its goal to examine of the evolution of work cooperatives in the field of health assistance in the City of São Paulo in the period 1993-2002. The focus were a bibliographical review of works related to the theme, as well as the analysis of publications on the field of cooperatives in Brazil; the direct observation of some cooperatives; and interviews both with Executives of cooperatives and Directors of Associations of the field and member of cooperatives. The conclusion draws the attention to the significant evolution of the studied field, under the influence of the crisis that affected the hospital field after Brazilian monetary stabilization. The economical conjuncture Brazil was in and the option for having access to cheaper labor but with professional quality caused a real deluge of work cooperatives. The study identified situations that contribute to the clarification of the needs of this work option in the field of health assistance, including the lack of a specific legislation to regulate the resulting new work relations; the discomfort of members with this new situation; the absence of group cohesion inside the organizations in which they work; the weak participation of member in cooperative assemblies; and the lack of knowledge on the basic concepts of cooperativism, both on the part of members and private and public organizations.
Considerações teóricas sobre Case managed
Theoretical remarks on Case Managed care
Autores:
Amanda Márcia dos Santos Reinaldo
Margarita A. Villar Luís
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Resumo:
Trata-se de um artigo de revisão de literatura sobre o conceito de case managed, neste artigo apresentamos além do conceito dessa metodologia de assistência, sua utilização na psiquiátrica comunitária, que tem como objetivos reduzir os custos de assistência utilizando para tal os serviços de apoio oferecidos na comunidade e a auto-responsabilização do paciente pelo seu cuidado. Acreditamos que o case managed possibilita ao enfermeiro maior autonomia em relação ao tratamento do paciente que é beneficiado quando assume a responsabilidade por ele próprio.
The present paper aims to present a bibliographical review on the concept of case managed. The paper presents not only the definition of case managed as an assistance modality but also its utilization in communitarian psychiatric assistance — which has as its goal the reduction of assistance costs by means of the use of communitarian support services and the promotion of the patients’ responsibility for their own care. We believe case managed not only gives nurses a greater autonomy as regards the patients’ treatment but also brings benefits to patients when they accept the responsibility for their own care.
Análise da utilização do cálculo percentual de restos alimentares de pacientes, nos controles técnico-administrativo e econômico-financeiro de uma Unidade de Nutrição e Dietética
An analysis of the use of patients’ food residues percentage calculation in technical-managerial and economic-financial of a Nutrition and Diet Unit
Autores:
Rosana Benez Martins Freire
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Resumo:
O estudo objetivou analisar a utilização do cálculo do percentual de resto-ingestão, de almoço e jantar da dieta geral, nos controles técnico-administrativo e econômico-financeiro de uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Quantificou-se o peso dos restos alimentares do almoço e jantar da dieta geral, referentes a 142 pacientes, com identificação do valor econômico destes. Calculou-se as calorias oferecidas e consumidas nas refeições, adequando-as às necessidades calóricas individuais e por entrevista conheceu-se a satisfação com o cardápio. Os resultados obtidos foram: o percentual de resto-ingestão da maior parte das refeições foi inferior ou igual a 5% e o custo de R$0,63; as calorias oferecidas e as consumidas ultrapassaram as necessidades calóricas; a grande maioria dos entrevistados apresentou satisfação com o cardápio; verificou-se relação significante e negativa entre resto-ingestão e adequação calórica e não encontrou-se associação entre resto-ingestão e satisfação com o cardápio. Concluiu-se que o cálculo do percentual de resto-ingestão favorece o controle técnico-administrativo porque com os valores levantados pode-se detectar desperdícios, aceitação dos cardápios e conhecer o real consumo alimentar do cliente/paciente e a eficácia da terapia nutricional. Quanto ao controle econômico-financeiro o percentual do resto-ingestão indica os gastos com alimentos desprezados e permite estabelecer metas para minimizar estas perdas. Assim, o controle de resto-ingestão é uma ferramenta de auxílio na qualidade dos serviços prestados.
The present paper aims to analyze the use of patients’ food residues percentage calculation both at lunch and dinner in technical-managerial and economic-financial control of a Hospital Nutrition and Food-Service Unit. The weight of food residues was determined both at lunch and dinner as regards diet in general having a sample of 142 patients, and their economic value was calculated. Calories offered and consumed were also computed, adapting them to individual needs and we interviewed patients as regards the satisfaction with food served. Results show a ratio residues/food consumed to be more often than not inferior or equal to 5%, with a monetary value of R$0,63 (approximately 20 cents); calories offered and consumed were more than caloric needs; most interviewed patients revealed they liked the food offered. The studied calculus is an efficient tool for technical-managerial control, for it detects wastes, the patients satisfaction with foods offered and the knowledge of the real food consumption rate per client/patient as well as nutritional therapy efficaciousness. As regards economic-financial control, the percentage consumption/residues indicates expenses related to food wastes and informs goals for minimizing them. Thus, the control of the ratio residues/ingestion is as ancillary tool for improving services’ quality.
Liderança e mudanças na educação
Leadership and changes in education
Autores:
Maria Antonia de Andrade Dias
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Resumo:
No mundo de hoje temos poucas certezas, mas uma delas é a de que precisamos de líderes em todas as áreas da vida humana, quer seja nas empresas, na sociedade e, em especial, na vida pública. O enfermeiro, enquanto profissional e coordenador da equipe de enfermagem, precisa exercer liderança e, para isso, é indispensável que desenvolva essa habilidade. A qualidade da formação profissional requer articulações entre as instituições formadoras e as agências empregadoras. A formação profissional implica também na não dissociação entre formação inicial e a educação e/ou formação continuada. Liderar exige hoje aprender mais do que técnicas de administração, pois os resultados são alcançados através de pessoas. Cabe ao líder conhecer cada integrante de sua equipe e facilitar o seu desenvolvimento, propiciando condições facilitadoras para as mudanças necessárias.
There are so few certain things in the world nowadays, but we surely need leaders. Nurses as professional and teamwork coordinators need to be a leader, something that makes it vital that they develop this skill. The imperatives of professional training require that colleges and employers work together in favor of continued nursing education. To lead involves more than learning administration techniques because we reach the target through people and the leader needs to prepare the workplace for changing. Leaders are required to know well every member of their teams and promote their professional growth, creating the conditions necessary to facilitate the needed changes.