Edição v.5, n.4
REVISTA BIOETHIKOS
OUTUBRO / DEZEMBRO DE 2011
Bioética – ouvir é preciso Até muito recentemente considerava-se que a expressão Bioética tinha surgido em 1970, como neologismo proposto por Van Rensselaer Potter, na Universidade de Wisconsin em Madison nos EUA. Pesquisas mais recentes evidenciam que temos que recuar no tempo e espaço, e considerar Fritz Jahr, na Alemanha, em 1927 (Cf. dossiê sobre Fritz Jahr publicado em Bioethikos v.5, n.3,jul/set 2011: Editorial, p.239 e dossiê p. 242-275). Jahr fala do “Imperativo Bioético” para além do Imperativo Categórico de Kant e Potter nos apresenta o seu “Credo Bioético”. O neologismo nasceu carregado de profundo significado, pretendendo envolver e aproximar o campo da tecnociência, sobretudo das ciências biológicas e da biotecnologia, de um lado, e o campo cultural humanístico, sobretudo da filosofia e da ética, de outro. Essa inter-relação entre as duas esferas ou arenas do conhecimento, assumida pela área acadêmica, desde o surgimento do neologismo, foi um dos fatores que permitiu o reconhecimento, em pouco tempo, da Bioética como uma área específica do conhecimento. Teve também papel fundamental no advento e crescimento da Bioética, a participação da “comunidade externa” à acadêmica, isto é, a sociedade em todos os seus segmentos. À medida que a tecnociência abria novas perspectivas para o ser humano, a “comunidade externa” sentiu-se preocupada, instigada e se considerou parcela importante interessada nas problemáticas éticas, sociais, culturais e econômico-financeiras, decorrentes do novo conhecimento. Houve um clamor da sociedade, clamor dirigido à comunidade científica e às autoridades governamentais. Esse clamor se iniciou quando a sociedade tomou conhecimento, justamente no início da década de 1970, dos abusos cometidos na pesquisa em seres humanos. A esse fenômeno somaram-se os novos desafios éticos da tecnociência, em destaque a biotecnologia, com a reprodução assistida, eutanásia, aborto, mãe de aluguel, transplantes de órgãos e as iniciativas do chamado “pós-humanismo”. E, a forma de participação da sociedade foi a de levar suas demandas e suas preocupações à “comunidade acadêmica” voltada para a Bioética. Dito de outra forma: o desenvolvimento e o crescimento da Bioética se deram em grande parte por meio do clamor e das demandas da comunidade externa; vale dizer que tal desenvolvimento foi pautado pelas demandas e pela temática vinda de fora para a comunidade acadêmica interna. Esse é um fato muito importante que não podemos esquecer. No dizer de Fourez¹, a evolução de uma nova disciplina, no caso a Bioética, segue uma sequência: fase pré-paradigmática, fase paradigmática e fase pós-paradigmática. Na fase pré- paradigmática, a nova disciplina ou a nova área de conhecimento não tem ainda um corpo doutrinário, vive-se a fase de convivência de uma determinada disciplina, incapaz de sozinha dar conta de uma problemática a ela demandada, com várias outras. Na fase paradigmática, a nova disciplina ou a nova área já é capaz de apresentar consistência doutrinária resultante da interação multi e interdisciplinar; nessa fase, a temática da nova área é ainda pautada em grande parte, pela demanda externa. A fase pós-paradigmática se concretiza no momento em que a comunidade acadêmica da nova área, é capaz de formar um corpo acadêmico. Considera-se como fator indicativo a fase pós-paradigmática, o momento em que existe massa crítica de acadêmicos capazes de instalar uma pós-graduação, formando novos especialistas, no caso, os “bioeticistas”. É nessa fase que se encontra a Bioética no Brasil, a partir de 2004, com a instalação do primeiro Programa de Mestrado, e hoje Doutorado e Pós-doutorado no Centro Universitário São Camilo, formando bioeticistas. Quando se atinge a fase pós-paradigmática, a comunidade acadêmica interna, cresce em um ritmo mais acelerado. A comunidade específica da nova área de conhecimento, agora consolidada, e em expansão, tende a pautar as suas atividades e estabelecer sua temática de atuação. Corre-se o risco de não mais se prestar atenção para as “demandas externas”. As questões bioéticas são pautadas pela própria comunidade e são tratadas, quase que exclusivamente, interna corporis. Nesse cenário, a comunidade externa, motor dos impulsos iniciais que levaram à criação da nova área de conhecimento, corre o risco de ser “esquecida”. Não é essa a perspectiva a ser valorizada, pois sua voz continua a ser, não só desejável, mas, absolutamente indispensável. Impõe-se, portanto, uma reflexão profunda e uma atenção cuidadosa para que não se gire em falso, para que a voz do outro esteja sempre presente, e, sobretudo, é preciso saber ouvir, para dialogar antes, durante ou após o clamor! Aproveitamos nesta oportunidade, para agradecer aos colaboradores do presente volume, que contribuíram significativamente, com suas reflexões, para o crescente avanço da causa bioética. Apresentamos também, ao final desta edição, o índice anual por autor e título. William Saad Hossne* Leo Pessini**
Bioethics – listening is necessary Until very recently it was accepted that the expression Bioethics was a neologism proposed by Van Rensselaer Potter in 1970, as, in the University of Wisconsin in Madison - U.S.A. More recent research evidences that we have to go back in time and space and to consider the contribution of Fritz Jahr, in Germany, in the year 1927 (Cf. dossier on Fritz Jahr published in Bioethikos v.5, n.3, jul/set 2011: Editorial, p.239 and dossier p. 242-275). Jahr speaks of the “Bioethical Imperative” beyond Kant’s Categorical Imperative and Potter presents his “Bioethical Creed”. The neologism was born loaded of deep meaning, intending to involve and to approach the field of technoscience, over all biological sciences and biotechnology, on the one hand, and the humanistic cultural field, over all philosophy and ethics, from the other. This interrelation between the two spheres or arenas of knowledge, taken over by the academic area, since the sprouting of the neologism, was one of the factors that allowed the fast recognition of Bioethics as a specific area of knowledge. And what also had a vital role in the advent and growth of Bioethics was the participation of the “external community”, non academic, that is, society in all its segments. As technoscience opened new perspectives for human beings, the “external community” felt worried, instigated and considered itself an important parcel in the ethical, social, cultural and economic-financial problematic due to the new knowledge. There was an outcry by society, an outcry directed to the scientific community and the governmental authorities. This outcry began when society took knowledge, precisely at the beginning of the 1970’s, of abuses practiced in research in human beings. To this phenomenon new ethical challenges to technoscience had been added bringing in prominence biotechnology, with assisted reproduction, euthanasia, abortion, surrogate mothers, organs transplants and the initiatives of the so-called “post-humanism”. And the modality of society participation was to bring its demands and its concerns to the “academic community” dealing with Bioethics. In other words: the development and growth of Bioethics were in a large extent due to the outcry and of the demands of the external community, and we must mention that such development was in sync with the demands and the thematic coming from outside into the internal academic community. This is a very important fact that we cannot forget. In Fourez’ ¹ words, the evolution of a new discipline, in this case Bioethics, follows a sequence: a pre-paradigmatic phase, a paradigmatic phase and a post-paradigmatic phase. In the pre-paradigmatic phase, new disciplines or new areas of knowledge still do not have a doctrinal body, living a stage in which they are incapable of giving alone an account of their chosen problematic and have to relate with several others. In the paradigmatic phase, the new disciplines or areas are already capable to present doctrinal consistency resulting from multi- and interdisciplinary interaction; in this phase, the thematic of the new area is still determined to a large extent by external demand. The post-paradigmatic phase materializes at the moment where the academic community of the new area is capable of build an academic body of knowledge. This phase is considered as being an indicative post-paradigmatic factor, the moment where a critical mass of academics capable of proposing graduate courses to form new specialists, in this case, “bioethicists”. It is in this later phase that Bioethics in Brazil is, since 2004, with the inauguration of the first Master Program, and today Doctorate and Post-doctorate, in the São Camilo University Center, forming bioethicists. When the post-paradigmatic phase is reached, the internal academic community grows in a faster pace. The specific community of the new area of knowledge, now consolidated and in expansion, tends to establish by itself its activities and thematic for developing its work. The risk emerges of not giving a useful attention to the “external demands”. Bioethical questions are defined by the bioethical community itself and are treated, from then on, almost exclusively interna corporis. In this situation, the external community, the driving force of the initial impulses that led to the creation of the new area of knowledge runs the risk of “being forgotten”. This is not a perspective to be much prized, because the voice of the “external community” remains not only desirable, but also absolutely indispensable. A deep reflection is imposed, therefore, and a careful attention for the new discipline work not to lose ground, so that the voice of the other is always present and, first of all, it is necessary to know how to listen, in order to dialog before, during and after the outcry! We profit from this opportunity to be thankful to the collaborators of the present issue, who had contributed significantly, with their reflections, for the increasing advance of the bioethics cause. We also present, at the end of this issue the yearly index of authors and titles. William Saad Hossne* Leo Pessini**
A Questão da integridade da pesquisa na América Latina
The topic of research integrity in Latin America
Autores:
Eduardo Rodríguez
Fernando Lolas
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Resumo:
Resumo: O pensamento bioético, iniciado como reação a casos conhecidos de negligência quanto à dignidade e aos direitos humanos na pesquisa que envolve seres humanos, tornou-se institucionalizado nos Estados Unidos e na Europa sob a forma das normas, regulamentos e organismos como as comissões e os comitês a que é confiada sua interpretação e aplicação. Uma contribuição construtiva de América Latina exige sólidos sistemas de supervisão e ciência de alta qualidade. Devido a isso, a discrepância entre o conhecimento e à ação deve ser reduzida não pela imitação, mas com a percepção das consequências sociais da pesquisa. A integridade da pesquisa depende do caráter moral do investigador e de pressões externas, tais como a concorrência com outros investigadores, exigências de melhoria da carreira e/ou acesso ao financiamento. Um olhar retrospectivo e ao que aconteceu nos últimos anos em questões de éticas de pesquisa na América Latina, com a experiência de 50 estagiários, mostrou que há uma grande diversidade entre países, com algum avanço nos regulamentos éticos de supervisão da pesquisa, mas ao mesmo tempo com problemas nos mecanismos de supervisão da integridade da pesquisa. O artigo enfatiza o respeito aos direitos dos sujeitos e um real compromisso com o processo da pesquisa da parte dos investigadores, patrocinadores, sujeitos e comitês de ética científica, bem como o estabelecimento de altos padrões de integridade da pesquisa e de sistemas de monitoração na América Latina como uma maneira construtiva de apoiar políticas de saúde e de desenvolvimento.
Palavras-chave: Pesquisa Interdisciplinar. América Latina. Bioética.
Abstract: Bioethical thinking, initiated as against well-known cases of disregard of human dignity and rights in research involving human beings, became institutionalized in the US and Europe in the form of norms, regulations, and corporate bodies, such as commissions and committees entrusted with their interpretation and application. A constructive contribution of Latin America requires sound oversight systems and science of high quality. Due to this, the discrepancy between knowledge and action must be reduced not by imitation but through realization of the social consequences of research. Research integrity depends both on the researcher moral character and on external pressures, such as competition with other researchers, career improvement exigencies and/or access to funding. A retrospective look to what have happened in the last years in research ethics issues at Latin America through the experience of the 50 trainees, has shown that there is great diversity among countries, with some advancement in ethics of research oversight regulations, but at the same time with problems on research integrity mechanisms of supervision. The paper emphasizes respect to subject’s rights and a true commitment in the research process by researchers, sponsors, subjects and scientific ethical review committees as well as establishing high standards of research integrity and monitory systems at Latin America as a constructive way to support health and development policies.
Keywords: Interdisciplinary Research. Latin America. Bioethics.
Resumen: El pensamiento bioético, iniciado en contraposición a casos bien conocidos de indiferencia a la dignidad y los derechos humanos en la investigación en seres humanos, se institucionalizó en los Estados Unidos y la Europa bajo la forma de normas, regulaciones, y organismos tales como comisiones y comités encargados de con su interpretación y uso. Una contribución constructiva de América Latina requiere sólidos sistemas de supervisión y ciencia de alta calidad. Debido a esto, la discrepancia entre el conocimiento y la acción debe ser reducido no por la imitación sino promedio la percepción de las consecuencias sociales de la investigación. La integridad de la investigación depende del carácter moral del investigador y de presiones externas, tales como competición con otros investigadores, exigencias de mejoría en la carrera y/o acceso a financiación. Una mirada retrospectiva a lo qué ha sucedido en los años pasados en cuestiones de ética de la investigación en América Latina promedio la experiencia de 50 aprendices, ha demostrado que hay gran diversidad entre países, con algún adelanto en procedimientos de supervisión de las regulaciones ética de investigación, pero al mismo tiempo problemas en mecanismos referentes a la supervisión de la integridad de la investigación. Este artículo acentúa el respecto a los derechos de los sujetos y un verdadero compromiso con el proceso de investigación de parte los investigadores, los patrocinadores, los sujetos y los comités éticos científicos de revisión así bien el establecimiento de mayores niveles de integridad de la investigación y de sistemas de acompañamiento en América Latina como manera constructiva de apoyar políticas de la salud y de desarrollo.
Palabras-llave: Investigación Interdisciplinaria. América Latina. Bioética.
Ética – Periódicos – Dados bibliométricos
Ethics – Journals – Bibliometric data
Autores:
William Saad Hossne
Aparecida Regina Denadai Silva
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Resumo:
Resumo: Indicadores bibliométricos têm sido, a cada dia, mais utilizados como fonte de subsídios para a avaliação da produção científica e do momento evolutivo de diversas áreas do conhecimento. Um dos indicadores bibliométricos diz respeito aos periódicos específicos da área de conhecimento enfocada. No que diz respeito à área da bioética e da ética há escassos dados bibliométricos. Em um artigo anterior, foram apresentados indicadores referentes à bioética (Periódicos da Bioética). Na presente publicação, apresentam-se os dados obtidos quando da análise de periódicos, em cujo título consta o termo ética. Teve-se como objetivo fornecer informações bibliométricas complementares aos indicadores específicos da bioética; teve-se também, o objetivo de disponibilizar aos bioeticistas maiores informações quanto aos periódicos de “Ética”, que poderão ser utilizados para a publicação de artigos de “Bioética”. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: MEDLINE, Lilacs, Philosopher’s Índex, Ulrich’s, SciELO – CAPES (Qualis). Verificou-se que de 93 periódicos indexados em MEDLINE com o título de “ética”, 64 (69%) ainda estão em circulação. É notável a ausência de periódicos indexados entre o período de 1938 (1ª publicação) e 1973 (2ª publicação). Quanto à origem, os periódicos são publicados apenas em 13 países (57% surgiram nos EUA). No que se refere à periodicidade apenas 5% são mensais, a maioria (41%) trimestral. Na base Lilacs não consta nenhum título “Ética”. O mesmo foi observado na base SciELO. Na base Philosopher’s, dos 57 títulos elencados, 27 não constam da base MEDLINE. Na base Ulrich’s (comercial) são referidos 235 periódicos; 47 (20%) constam da base MEDLINE. Na classificação Qualis – CAPES figuram 11 periódicos (7 nacionais), entre B1 e B5; como A, apenas um periódico e são apresentados em quadros descritivos, com dados complementares.
Palavras-chave: Indicadores Bibliométricos. Ética. Índicie de Periódicos.
Abstract: Bibliometric indexes are more and more used as a source of subsidies for the evaluation of scientific production and the evolutionary moment of several different areas of knowledge. One of the bibliometric indexes concern journals specialized in a particular area of knowledge researchers are interested in. As regards the area of bioethics and ethics there are scarce bibliometric data. In a previous article, we presented indexes referring to bioethics (Bioethics Journals). In the present paper, data gathered by means of the analysis of journals are presented in whose heading the term “ ethics” is present. The aim of the research was to supply complementary bibliometric information to the bioethics-specific bibliometric data; we also aimed to make available to bioethicists more information regarding “Ethics” journals that could be used for publication of papers on “Bioethics”. The following databases had been used: MEDLINE, Lilacs, Philosopher’s Index, Ulrich’s, SciELO - CAPES (Qualis). We observed that from 93 journals indexed in MEDLINE with the heading “ethics”, 64 (69%) are still in circulation; there stands the absence of indexed journals in the period 1938 (first publication) and 1973 (second publication). As regards the origin, the journals are published only in 13 countries (57% had appeared in the U.S.A.). With respect to regularity only 5% of them are monthly, and most (41%) are quarterly. In the Lilacs database no heading were identified having the “Ethics” term. The same was observed in the SciELO database. In the Philosopher’s Index, from the 57 identified headings, 27 are not present in the MEDLINE database. In the Ulrich’s (commercial) database, there are references to 235 journals; 47 (20%) are in MEDLINE database. In the Qualis - CAPES classification, there are 11 journals (7 from Brazil), classified from B1 to B5; there is only a journal classified as A. We present in descriptive charts some complementary data.
Keywords: Bibliometric Indicators. Ethics. Periodical Index.
RESUMEN: Se utilizan cada vez más indicadores bibliométricos como fuente de subsidios para la evaluación de la producción científica y el momento evolutivo de varias áreas del conocimiento. Uno de los indicadores bibliométricos se refiere a periódicos especializados en un área particular del conocimiento por la que se interesan los investigadores. En lo que concierne al área de la bioética y de la ética hay escasos datos bibliométricos. En un artículo anterior, presentamos indicadores que se referían a la bioética (Periódicos de Bioética). En este articulo, se presentan datos recopilados por medio del análisis de periódicos que traen en el título el término “Ética”. La meta de la investigación fue suministrar informaciones bibliométricas complementarias a los datos bibliométricos específicos de la bioética; también deseamos hacer disponible para los bioeticistas más información respecto a los periódicos que se dedican a la “ética” que se podrían utilizar para la publicación de artículos a cerca la “bioética”. Las bases de datos siguientes han sido utilizadas: Medline, Lilacs, Philosopher’s Index, Ulrich’s, SciELO - CAPES (Qualis). Observamos que de 93 periódicos indexados en Medline con la palabra “ética”, 64 (el 69%) siguen en circulación; se destaca la ausencia de periódicos indexados en el período 1938 (primera publicación) y 1973 (segunda publicación). En lo que concierne al origen, los periódicos se publican solamente en 13 países (el 57% han aparecido en los E.E.U.U.). Respecto a la regularidad solamente 5% de ellos son mensuales, y la mayoría (el 41%) son trimestrales. En la base de datos Lilacs no se identificó ningún título conteniendo el término “Ética”. Lo mismo se observó en la base de datos SciELO. En Philosopher’s Index, de los 57 títulos identificados, 27 no están presentes en la base de datos Medline. En la base de datos (comercial) Ulrich, hay referencias a 235 periódicos; 47 (el 20%) están en la base de datos Medline. En el Qualis - la clasificación de CAPES, hay 11 periódicos (7 del Brasil), clasificados de B1 a B5; hay solamente un clasificado como A. Presentamos en cartas descriptivas algunos datos complementarios.
PALABRAS-LLAVE: Indicadores Bibliométricos. Ética. Índice de Publicaciones Periódicas.
Ética e Violência no Brasil
Ethics and Violence in Brazil
Autores:
Marilena Chaui
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Resumo:
Resumo: A violência não é percebida onde se origina e onde se define como violência propriamente dita, isto é, como toda prática e toda ideia que reduza um sujeito à condição de coisa, que viole interior e exteriormente o ser de alguém, que perpetue relações sociais de profunda desigualdade econômica, social e cultural. Mais do que isso, a sociedade não percebe que as próprias explicações oferecidas são violentas, porque está cega ao lugar efetivo de produção da violência, isto é, a estrutura da sociedade brasileira. Dessa maneira, as desigualdades econômicas, sociais e culturais, as exclusões econômicas, políticas e sociais, a corrupção como forma de funcionalismo das instituições, o racismo, o sexismo, a intolerância religiosa, sexual e política não são consideradas formas de violência, isto é, a sociedade brasileira não é percebida como estruturalmente violenta, e a violência aparece como um fato esporádico de superfície. Em outras palavras, a mitologia e os procedimentos ideológicos fazem com que a violência que estrutura e organiza as relações sociais brasileiras não possa ser percebida e, por não ser percebida, é naturalizada, sendo que essa naturalização conserva a mitologia da não-violência, com a qual se brada pelo “retorno à ética” e essa “ética”, não é a verdadeira ética e sim uma ideologia que serve para ocultar a violência constitutiva da sociedade brasileira.
Palavras-chave: Violência. Ética. Brasil.
Abstract: Violence is not perceived where it originates and where it is defined as violence properly, that is, as all practices and ideas that reduce subjects to the condition of a thing, that violates the being of somebody both internally and externally, that perpetuates social relations of deep economic, social and cultural inequality. More than that, society does not perceive that the very explanations offered are violent, because they are unable to identify the real place of violence production, that is, the structure of the Brazilian society. Thus, economic, social and cultural inequalities, economic, social and political exclusions, and the corruption as the modus operandi of institutions, racism, sexism, religious, sexual and political intolerance are not considered forms of violence, that is, the Brazilian society is not perceived as structurally violent, and violence appears as a sporadic fact of surface. In other words, the ideological mythology and procedures make the violence that structures and organizes Brazilian social relations not to be perceived, and, as it is not perceived, violence is naturalized, and this naturalization maintains the mythology of non-violence, with which people argue for the “return to ethics” and this “ethics” is not the true ethics but rather an ideology that serves to occult the constituent violence of the Brazilian society.
Keywords: Violence. Ethics. Brazil.
Resumen: La violencia no se percibe donde se origina y donde se define como violencia correctamente, es decir, como todas las prácticas e ideas que reduzcan sujetos a la condición de una cosa, que viola el ser de alguien interna y externamente, que perpetúa relaciones sociales de profunda desigualdad económica, social y cultural. Más que eso, la sociedad no percibe que las propias explicaciones ofrecidas son violentas, porque no pueden identificar el lugar verdadero de la producción de la violencia, es decir, la estructura de la sociedad brasileña. Así, las desigualdades económicas, sociales y culturales, las exclusiones económicas, sociales y políticas, y la corrupción como el modus operandi de las instituciones, el racismo, el sexismo, de la intolerancia religiosa, sexual y política no se consideran como formas de violencia, es decir, no se percibe a la sociedad brasileña como estructuralmente violenta, y la violencia aparece como hecho esporádico de superficie. En otras palabras, la mitología y los procedimientos ideológicos hacen que no se perciba la violencia que estructura y organiza las relaciones sociales brasileñas, y, como no se percibe, se naturaliza la violencia, y esta naturalización mantiene la mitología de la no-violencia, con la cual la gente defiende la “vuelta a la ética” y esta “ética” no es una verdadera ética, sigo una ideología que sirve a ocultar la violencia constitutiva de la sociedad brasileña.
Palabras-llave: Violencia. Ética. Brasil.
Testamento Vital na perspectiva de médicos, advogados e estudantes
Living Will in the perspective of doctors, lawyers and students
Autores:
Cleiton Francisco Piccini
Jovani Antônio Steffani
Élcio Luiz Bonamigo
Marcelo Carlos Bortoluzzi
Bruno Rodolfo Schlemper Jr.
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Resumo:
Resumo: O prolongamento artificial da vida há muito vem sendo debatido sob a égide da Bioética, porém o Testamento Vital, documento com diretrizes antecipadas, é considerado um novo instituto jurídico, e que se aplica a essa situação. O objetivo deste estudo foi evidenciar o entendimento dos sujeitos da área médica e do Direito em relação ao tema, e o posicionamento pessoal diante de um paciente com e sem o Testamento Vital. Por meio do desenho de estudo quali-quantitativo descritivo transversal, a população estudada (n=209) foi dividida em 4 grupos: médicos (n=54), advogados (n=28), estudantes de medicina (n=56) e estudantes de Direito (n=71). Para o processamento dos dados quantitativos da pesquisa foi utilizado o software Epi Info 6.04d, enquanto que para a análise dos dados qualitativos foi utilizada a técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Apenas 29,2% dos entrevistados denotaram conhecimento pleno do significado do Testamento Vital. Não considerando a possibilidade de instituição do Testamento Vital, 87,6% dos entrevistados optariam pela ortotanásia diante de um paciente em fase terminal de vida. Considerando a sua instituição, a opção pela ortotanásia caiu para 35,9% e a opção pelo Testamento Vital foi apontada por 60,8% dos entrevistados, diferença estatisticamente significativa (p<0,01). A ampla aceitação do testamento vital por todos os grupos pesquisados permite supor que sua regulamentação poderá ser bem recebida e útil à sociedade brasileira como forma de garantir a autonomia do paciente que se encontre incapaz de manifestar sua vontade.
Palavras-chave: Bioética. Testamentos Quanto a Vida. Direitos do Paciente.
Abstract: Artificial prolongation of life is ever more debated under the aegis of Bioethics. However the Vital Will, a document with anticipated instructions regarding the will of a patient, is considered a new legal dispositive to be applied to this situation. The aim of this study was to evidence the way professionals of the medical area and law positioned in relation to the subject, and the personal posture of them before patients with and patients without Living Will. By means of a transversal descriptive qualitative-quantitative study, the studied population (n=209) was divided in 4 groups: doctors (n=54), lawyers (n=28), medical students (n=56) and law students (n=71). For the processing of the quantitative data of the research we used the Epi Info 6.04d software, where as for the analysis of qualitative data the technique of analysis named Discourse of the Collective Subject (DCS) was used. Only 29.2% of interviewed subjects had presented full knowledge of the meaning of Living Will. Considering the possibility of instituting Living Will, 87.6% of subjects interviewed would opt for ortotanasia in case of a patient in terminal phases of life. Considering the institution of Living Will, the option for ortotanasia fell to 35.9% and the option for Living Will was said to be the option by 60.8% of interviewed subjects, a statistically significant difference (p<0.01). The broad acceptance of Living Will by all groups allows us to assume that its regulation would be well received and useful for the Brazilian society as a way to guarantee the autonomy of the patient who finds herself incapable of revealing her will.
Keywords: Bioethics. Living Wills. Patient Rights.
Resumen: La prolongación artificial de la vida se discute siempre más bajo la égida de la bioética. No obstante, el Testamento Vital, un documento con instrucciones anticipadas respecto a la voluntad de un paciente, se considera un nuevo dispositivo legal que se aplicará a esta situación. La meta de este estudio fue evidenciar como los profesionales del área de la salud y del derecho se posicionan en cuanto al tema, y la postura personal de ellos delante pacientes con y pacientes sin el Testamento Vital. Por medio de un estudio cualitativo-cuantitativo descriptivo transversal, se dividieron a la población estudiada (n=209) en 4 grupos: doctores (n=54), abogados (n=28), estudiantes de medicina (n=56) y estudiantes de Derecho (n=71). Para el proceso de los datos cuantitativos utilizamos el software Epi Info 6.04d, mientras que para el análisis de datos cualitativos se utilizo la técnica llamada Discurso del Sujeto Colectivo (DCS). Solamente 29.2% de los sujetos entrevistados han presentado conocimiento completo del significado del Testamento Vital. En vista de la posibilidad de instituir el Testamento Vital, 87.6% de los sujetos entrevistados optarían por la ortotanasia en caso de un paciente en fases terminales de vida. En vista de la institución del Testamento Vital, la opción por la ortotanasia cayó a 35.9% y la opción por el Testamento Vital fue reputada la opción por 60.8% de los sujetos entrevistados, una diferencia estadísticamente significativa (p<0.01). La aceptación amplia del Testamento Vital por todos los grupos permite que asumamos que su regulación fuera bien recibida y útil para la sociedad brasileña como una manera de garantizar la autonomía del paciente que se encuentra incapaz de revelar su voluntad.
Palabras-llave: Bioética. Voluntad en Vida. Derechos del Paciente.
Irreflexão e a banalidade do mal no pensamento de Hannah Arendt
Irreflection and the banality of evil according to the thought of Hannah Arendt
Autores:
José Eduardo de Siqueira
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Resumo: O presente artigo traz uma análise da densa produção intelectual da pensadora alemã Hannah Arendt, discípula de Heidegger que viveu um dos momentos mais sombrios do século XX, o do nascimento e implantação do nazismo. Resgatando o conceito de banalidade do mal, cunhado por ela em sua polêmica obra “Eichmann em Jerusalém” descreveu a face perversa do nacional-socialismo em “Origens do Totalitarismo”. O talento jornalístico de Arendt permitiu que ela revelasse com extrema singeleza e argúcia, entre outras, personalidades marcantes de sua época como Karl Jaspers, Martin Heidegger, João XXIII e seu pranteado amigo Walter Benjamin. Arendt ousou muito desde seus primeiros passos na filosofia quando tratou, aos 22 anos de idade, em sua tese de doutoramento o tema do amor em Santo Agostinho, o que produziu indignação dos teólogos da época. Mais tarde, em 1951, já morando nos EUA publicou “A condição humana”, uma das mais profundas reflexões filosóficas sobre a alma humana. Suas críticas não pouparam Platão, Marx e até mesmo seu mestre Heidegger que a acolheu em 1924 na Universidade de Marburg. Produziu um elaborado vínculo entre o pensamento e a ação humana, e como Sócrates, fez muitas perguntas que até hoje nos incomodam por não encontrarmos, para elas, respostas satisfatórias.
Palavras-chave: História do Século XX. Humanismo. Amor.
Abstract: The article makes an analysis of the dense intellectual production of the German thinker Hannah Arendt, the disciple of Heidegger that lived one of the worse moments of the Twentieth century, which was characterized by the emergence and the consolidation of Nazism. It rescues the concept of banality of evil, created by Arendt in her controversial work “Eichmann in Jerusalem”, and the description of the perverse face of the national-socialism in “Origins of Totalitarianism”. The journalistic talent of Arendt allowed her to disclose with a profound simplicity and acumen, remarkable personalities of her time as Karl Jaspers, Martin Heidegger, John XXIII and her dear friend Walter Benjamin. Arendt was very bold since her first works in philosophy, having approached, when se was 22 years old, in her doctorate thesis, the subject of love in Saint Augustine, which made the theologians of the time react with indignation. Later, in 1951, already living in the U.S.A., she published “The Human Condition”, one of the deepest philosophical reflections on the human soul. Her critical instance had not spared Plato, Marx or her master Heidegger, who welcomed her in 1924 at the University of Marburg. She proposed and elaborated on a bond between human thought and human actions, and, such as Socrates have done, presented many questions that until today bother us due to the fact that no one has until now found satisfactory answers for them.
Keywords: History, 21st Century. Humanism. Love.
RESUMEN: El artículo hace un análisis de la producción intelectual densa de la pensadora alemana Hannah Arendt, discípula de Heidegger que vivió uno de los peores momentos del Siglo Veinte, que fue caracterizado por la aparición y la consolidación del nazismo. Rescata el concepto de banalidad del mal, creada por Arendt en su trabajo polémico “Eichmann en Jerusalén”, y la descripción del aspecto perverso del nacional-socialismo en “Las orígenes del totalitarismo”. El talento periodístico de Arendt permitió que ella revele con una simplicidad y una perspicacia profunda, personalidades notables de su tiempo como Karl Jaspers, Martin Heidegger, Juan XXIII y su estimado amigo Walter Benjamin. Arendt es muy corajosa desde su primer trabajo en filosofía, acercándo, cuando tenía 22 años, en su tesis de doctorado, el tema del amor en Santo Agostinho, que hizo que los teólogos del tiempo reaccionaran con indignación. Más adelante, in 1951, ya viviendo en los E.E.U.U., ella publicó “La condición humana”, una de las reflexiones filosóficas más profundas a cerca el alma humana. Su perspectiva crítica no ha exentado Platón, Marx ni su maestro Heidegger, que le dio la bienvenida en 1924 en la Universidad de Marburgo. Ella propuso y elaboró un enlace entre el pensamiento humano y las acciones humanas, y, tal y como, por ejemplo, Sócrates ha hecho, presentó muchas cuestiones que hasta hoy nos incomodan debido al hecho que nadie hasta ahora ha encontrado respuestas satisfactorias para ellas.
PALABRAS-LLAVE: Historia del Siglo XXI. Humanismo. Amor.
Aspectos éticos e legais da clonagem
Ethical and legal aspects of cloning
Autores:
Eudes Quintino de Oliveira Júnior
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Resumo:
Resumo: A evolução da tecnologia aliada à incessante transformação do pensamento do homem gera uma área de atritos constantes. Se, por um lado, são apresentadas conquistas que beneficiam o homem, lastreadas no non nocere, trazendo benefícios incontáveis à saúde e à longevidade com qualidade, por outro lado, perigosamente, avança por caminhos ainda não desbravados e que suscitam interesses científicos que refogem da periferia ética, como, por exemplo, a clonagem humana. Em um repente, o homem se vê com as mãos em uma tecnologia apropriada para realizar sua própria reprodução, em uma negação absoluta da alteridade, apresentando, dessa forma, uma modalidade diferenciada de criação de vida. Até há pouco tempo a morte ocorria por doenças já vencidas pela medicina e ainda ocorre em relação a outras que ainda não foram debeladas, mas, mesmo assim, em uma inversão total, parece ser mais fácil clonar um ser humano do que curá-lo. O homo medius, aquele balizador das investidas científicas, pela sua própria natureza, pelos princípios que abraça, encontra-se diante de um mar de incertezas e necessita de informações idôneas para avalizar corretamente sua postura como destinatário de tamanha ingerência em sua vida. A clonagem humana, em suas modalidades, deve ser dissecada, com explicações detalhadas a respeito de sua utilização. O pensamento ético, como julgamento da necessidade e conveniência da medida, é o primeiro a aflorar e proferir o exame prelibatório a respeito da nova medida científica. A ética aqui é vista de forma caleidoscópica, compreendendo a esfera individual e a coletiva, com a intenção de se atingir um denominador consensual. Pode-se acrescentar a ela o pensamento bioético, revisitado em toda sua estrutura principalista, que tem por finalidade apresentar sua manifestação, estratégias de abordagens e considerações a respeito de tamanho avanço científico e extrair as conclusões a respeito da utilidade à vida e saúde humanas e, ao mesmo tempo, apontar eventuais consequências nefastas. Por fim, como que fechando o ciclo de avaliação a respeito da clonagem humana, faz-se necessária a normatização jurídica, tendo como parâmetros os princípios e fundamentos da Constituição Federal que, após reconhecer a permissibilidade da realização da pesquisa científica, estabece limites à ciência, que não poderá invadir a esfera de proteção do ser humano e provocar prejuízos a ele e à própria humanidade. Dessa forma, todo o avanço da biotecnologia e da biotecnociência deve acompanhar a evolução gradativa do homem e tê-lo como destinatário provido de segurança, sem contrariar sua natureza e dignidade.
Palavras-chave: Clonagem Humana. Ética. Clonagem - legislação & jurisprudência.
Abstract: The evolution of technology added to the incessant transformation of human thought generates an area of constant attritions. If, on the one hand, we are presented with conquests that benefits humans, based in non nocere, which bring countless benefits to health and longevity with quality, on the other hand there is a dangerous advance of ways not yet tamed that excite scientific interests that do not respect ethics, such as, for example, human cloning. Suddenly men have a technology appropriate to carry through their very reproduction, in an absolute negation of alterity, a differentiated modality of life creation. Until recently death was caused by diseases already conquered by medicine and it still happens due to diseases already incurable. Nevertheless, in a total inversion, it seems to be easier to clone a human being than to cure her. Homo medius, that maker of scientific onslaughts, has to face, due to its very nature and the principles that are accepted, a sea of uncertainties; and she needs reliable information to correctly guarantee her position as addressee of so great an interference in her life. Human cloning, in its modalities, must be dissected, with detailed explanations regarding its use. Ethical thought, as the judgment of the necessity and convenience of this procedure, is the first to arise and to pronounce the prelibatory examination regarding the new scientific procedure. Ethics is seen here in a kaleidoscopic way, integrating both the individual and the collective sphere, with the aim of reaching some consensual decision. One may add bioethical thought, revisited in all its principialist structure, having as purpose to present its manifestation, approaching strategies of and reflection regarding so great a scientific advance in order to reach conclusions concerning the utility of human life and health and, at the same time, to point eventual ominous consequences. Finally, as if closing the cycle of evaluation regarding human cloning, legal normalization becomes necessary, having as parameters the principles and grounds of the Federal Constitution, which, after recognizing the permissibility of the accomplishment of scientific research, proposes limits to science, in order for it not be able to invade the sphere of protection of human beings and bring damages to them and even to mankind as a whole. In such a way, all advances in biotechnology and biotechnoscience must follow the gradual evolution of humans and have them as addressees provided with security, without opposing their nature and dignity.
Keywords: Cloning, Organism. Ethics. Cloning, Organism - legislation & jurisprudence.
Resumen: La evolución de la tecnología agregada a la transformación incesante del pensamiento humano genera un área de constantes conflictos. Si, por una parte, nos presentan conquistas que benefician a los seres humanos, basadas en el no nocere, que traen ventajas incontables a la salud y a la longevidad con calidad, por otra parte hay un avance peligroso de maneras no todavía domesticadas que excitan los intereses científicos que no respetan la ética, por ejemplo, la clonación humana. Los hombres tienen repentinamente una tecnología apropiada a llevar a la reproducción de si mismos, en una negación absoluta de la alteridad, una modalidad distinguida de creación de vida. Hasta hace poco tiempo la muerte era causada por enfermedades conquistadas ya por la medicina y todavía eso sucede debido a enfermedades aún incurables. Sin embargo, en una inversión total, parece ser más fácil reproducir a un ser humano que curarlo. Homo medius, ese fabricante de grandes avances científicos, tiene que hacer frente, debido a su misma naturaleza y a los principios que acepta, a un mar de incertidumbres; y necesita informaciones confiables acerca las necesidades para garantizar correctamente su posición como destinatario de tan grande interferencia en su vida. Se debe disecar la clonación humana, en sus modalidades, con explicaciones detalladas respecto a su uso. El pensamiento ético, como juicio de la necesidad y de la conveniencia de este procedimiento, es el primer a presentarse y pronunciar un examen anticipatorio respecto el nuevo procedimiento científico. Se consideran aquí la ética de una manera caleidoscópica, integrando la esfera individual y colectiva, a fin de lograr cierta decisión consensual. Uno puede agregar el pensamiento bioético, nuevo en toda su estructura principialista, con el propósito de presentar su manifestación, acercándose a estrategias y a la reflexión respecto a tan grande avance científico para alcanzar conclusiones referentes a la utilidad de la vida y de la salud y humana así bien señalar eventuales consecuencias siniestras. Finalmente, como cierre del ciclo de evaluación con respecto a la clonación humana, la normalización legal llega a ser necesaria, teniendo como parámetros los principios y los argumentos de la Constitución Federal, que, después de reconocer la permisibilidad de la realización de la investigación científica, propone límites a la ciencia, para que ella no invada la esfera de la protección de los seres humanos y produzca daños a ellos e incluso a la humanidad en conjunto. De esta manera, todos los avances en biotecnología y biotecnociencia deben seguir la evolución gradual de los seres humanos y tenerlos como los destinatarios, les proporcionando seguridad, sin oposición a su naturaleza y dignidad.
Palabras-llave: Clonación de Organismos. Ética. Clonación de Organismos - legislación & jurisprudencia.
Tecnologia e esporte: perspectivas bioéticas
Technology and sport: bioethical perspectives
Autores:
José Geraldo de Freitas Drumond
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Resumo: A busca de uma atividade humana excelente é uma aspiração nobre; no entanto, os meios pelos quais se procura chegar à excelência esportiva devem ser avaliados. Para que o ethos social seja preservado, ou permaneça em equilíbrio, as atividades humanas excelentes, em especial as esportivas, devem ser apropriadas, produzir benefícios e serem justas, ou seja, podendo ser estendidas aos demais participantes das contendas. Ao se discutir as possibilidades de transformação da anatomia e fisiologia humanas utilizando-se de melhoramentos “bioengenheirados” para executar tarefas com a finalidade de obtenção de prestígio e lucro, deve-se indagar: Quais são os seus compromissos com a dignidade da atividade humana? Há confiabilidade nas técnicas e nos cientistas? Estará respeitada a integridade do agente (não-maleficência)? Que tipo de “aperfeiçoamentos” serão realizados? Eles são realmente apropriados? Que beneficios trarão (beneficência)? Tais melhoramentos poderão ser estendidos para os demais participantes das disputas esportivas (justiça) e para a sociedade?
Palavras-chave: Esportes. Tecnologia. Bioética.
Abstract: The search of excellence in a human activity is a noble aspiration; however, the ways for achieving excellence in sport must be evaluated. For social ethos to be preserved, or remain in balance, excellence in a human activity, in special those regarding sports, must be appropriate, must produce benefits and be fair, that is, capable of being extended to all participants in competitions. When one discusses on the possibilities of transformation of human anatomy and physiology with the purpose of prestige attainment and profit making by using “bioengineered” improvements to execute tasks, we must inquire: What its commitments are with the dignity of human activity in general? Are techniques and scientists trustworthy? Will the integrity of the agent be respected (nonmaleficence)? Which kinds of “perfectionings” will be carried through? Are they really appropriate? What benefits will they bring (beneficence)? Could such improvements be extended to all participants in sport competitions (justice) and society in general?
Keywords: Sports. Technology. Bioethics.
Resumen: La búsqueda de la excelencia en una actividad humana es una aspiración noble; sin embargo, las maneras para alcanzar excelencia en deportes deben ser evaluadas. Para que el carácter social sea preservado, o sigan en equilibrio, la excelencia en una actividad humana, en especial con respecto a deportes, debe ser apropiada, debe producir ventajas y ser justa, es decir, capaz de ser extendido a todos los participantes en competiciones. Cuando uno discute las posibilidades de transformación de la anatomía y de la fisiología humanas con el propósito de lograr prestigio y obtener ventajas usando mejoras producidas por la engeñaría biológica como para ejecutar tareas, debemos investigar: ¿Cuáles sus compromisos con la dignidad de la actividad humana en general? ¿Son las técnicas y científicos dignos de confianza? ¿La integridad del agente será respetada (no maleficencia)? ¿Qué clases de “perfeccionamientos” serán ejecutados? ¿Son realmente apropiadas? ¿Qué ventajas traerán (beneficencia)? ¿Van tales mejorías llegar a todos los participantes en las competiciones de deporte (justicia) y a la sociedad en general?
Palabras-llave: Deportes. Tecnología. Bioética.
Desconexão do ventilador mecânico de não doadores de órgãos: percepção de médicos intensivistas
Disconnection of the mechanical breathing machine used by non-organ donors: perception of intensivist doctors
Autores:
Edvaldo Leal de Moraes
André Ramos Carneiro
Mara Nogueira de Araújo
Franklin Santana Santos
Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo
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Resumo:
Resumo: O presente estudo teve como objetivo conhecer a opinião de médicos frente à desconexão do ventilador mecânico do indivíduo com diagnóstico de morte encefálica e não doador de órgãos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise de conteúdo de Bardin. Os discursos foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo 12 médicos que atuam na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital escola do município de São Paulo. Após a análise das entrevistas, foram revelados motivos para desconectar o ventilador mecânico e motivos para não desconectar, considerados pelos sujeitos da pesquisa. Mesmo diante das divergências de opiniões de médicos frente à desconexão da ventilação mecânica do não doador, as categorias desvelaram que esse procedimento pode proporcionar benefícios para a família e sistema de saúde. Sendo assim, acreditamos que do ponto de vista ético, legal e moral não se justifica a manutenção de suportes terapêuticos nesses indivíduos.
Palavras-chave: Morte Encefálica. Unidades de Terapia Intensiva. Transplante de Órgãos.
Abstract: The present study had aim to know the opinion of doctors about the disconnection of mechanical breathing machine used by individual diagnosed as having encephalic death which are non-organ donors. It is a qualitative research using Bardin’s content analysis. Speeches were collected by means of half-structured interviews. Subjects were 12 doctors working in Intensive Therapy Units of a school hospital in the city of São Paulo. After analysis of the interviews, we identified reasons for disconnecting and reasons not to disconnect mechanical breathing machines as considered by the research subjects. Even as there are divergences of opinions from doctors regarding the disconnection of mechanical breathing machines of nor-organ donors, the categories showed this procedure may provide benefits both for the family and the health system. Thus, we believe that from an ethical, legal and moral point of view the maintenance of therapeutic supports in these individuals is not justified.
Keywords: Brain Death. Intensive Care Units. Organ Transplantation.
Resumen: Este estudio intentó identificar la opinión de los doctores sobre la desconexión de la máquina de respiración mecánica usada por individuos diagnosticados como teniendo muerte encefálica que no son donantes de órganos. Es una investigación cualitativa que utiliza el análisis de contenido de Bardin. Los discursos fueron recogidos por medio de entrevistas medio-estructuradas. Los sujetos fueran 12 doctores que trabajaban en la Unidad de Terapia Intensiva de un hospital-escuela en la ciudad de São Paulo. Después del análisis de las entrevistas, nosotros identificamos las razones como para desconectar y las razones como para no desconectar las máquinas de respiración mecánicas según lo considerado por los sujetos de la investigación. Aunque hay divergencias de opiniones de doctores respecto a la desconexión de máquinas de respiración mecánicas de no donantes de órganos, las categorías demostraron que este procedimiento puede proporcionar ventajas para la familia y el sistema de salud. Así, creemos que desde un punto de vista ético, legal y moral el mantenimiento de ayudas terapéuticas para estos individuos no es justificado.
Palabras-llave: Muerte Encefálica. Unidades de Terapia Intensiva. Trasplantes de Órganos.
Van Rensselaer Potter e a Religião na Bioética
Van Rensselaer Potter and Religion in Bioethics
Autores:
José Marques Filho
Márcio Fabri dos Anjos
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Resumo:
Resumo: A questão da relevância da Religião para a Bioética é considerada neste estudo, por meio de um levantamento sobre a consideração dedicada por Van Rensselaer Potter ao assunto. Após situar brevemente esse autor na origem do conceito moderno de Bioética, e em alguns traços de sua religiosidade pessoal, faz-se uma leitura da relação teórica de Potter com as posturas teológicas de Teilhard de Chardin e Hans Küng. No diálogo com o primeiro, Potter reconhece a importância da Religião na interpretação do cosmos e sua evolução; e frente às posturas de H. Küng, particularmente em liderar um grande movimento por um ethos mundial – pela paz –, ressalta a contribuição desse teólogo ao colocar a questão da sobrevivência na pauta das religiões mundiais.
Palavras-chave: Bioética. Religião. Bioética - história.
Abstract: The question of the relevance of Religion for Bioethics is considered in this study by means of a survey on writings in which Van Rensselaer Potter approached the subject. After briefly pointing out the position of this author in the origin of the modern concept of Bioethics, and in some aspects of his personal religiosity, we present a reading of the theoretical relationship of Potter with the theological positions of Teilhard de Chardin and Hans Küng. In the dialog with the first one, Potter recognizes the importance of Religion in the interpretation of the cosmos and its evolution; and before the positions of H. Küng, particularly in leading a great movement in favor of a world ethos for peace, there stands out the contribution of this theologian when placing the question of survival in the agenda of all world religions.
Keywords: Bioethics. Religion. Bioethics - history.
Resumen: La cuestión de la importancia de la religión para la bioética se considera en este estudio por medio de un examen de los escritos en los que Van Rensselaer Potter abordó el tema. Después de brevemente de precisar la posición de este autor en el origen del concepto moderno de bioética, y abordar algunos aspectos de su religiosidad personal, presentamos una lectura de la relación teórica de Potter con las posiciones teológicas de Teilhard de Chardin y Hans Küng. En el diálogo con el primer, Potter reconoce la importancia de la religión en la interpretación del cosmos y de su evolución; y delante las posiciones de H. Küng, particularmente en su liderazgo de un gran movimiento a favor de un ethos del mundo para la paz, se destaca la contribución de este teólogo al proponer la cuestión de la supervivencia entre las metas de todas las religiones del mundo.
Palabras-llave: Bioética. Religión. Bioética - historia.
Vulnerabilidade referida pelos pacientes renais crônicos - considerações bioéticas
Vulnerability related to chronic renal patients - bioethical considerations
Autores:
Maria Inês Salati
William Saad Hossne
Leocir Pessini
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Resumo: A Doença Renal Crônica e o tratamento hemodialítico sofreram nas últimas décadas grandes evoluções tecnológicas, que favoreceram o aparecimento de desafios bioéticos. Este artigo teve por objetivo delinear a questão da vulnerabilidade percebida pelos indivíduos com Doença Renal Crônica em tratamento hemodialítico. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem quali-quantitativa realizada em uma unidade satélite de hemodiálise da cidade de São Paulo. A amostra foi de 37 pacientes renais crônicos, que responderam a um questionário com questões abertas e fechadas. Os sujeitos evidenciaram sofrimento com a doença e com o tratamento; limitações físicas, sociais, emocionais, sexuais, econômicas, e impactos diários na vida cotidiana; dificuldades de comunicação com a equipe de saúde, medos, inseguranças e a importância da família. Os pacientes revelaram vários pontos de vulnerabilidade frente à doença e ao tratamento, enfrentando-os por meio de: apoio da família; da fé em Deus e no transplante renal; da negação da doença e da aceitação da nova condição de vida.
Palavras-chave: Diálise Renal. Insuficiência Renal Crônica. Vulnerabilidade.
Abstract: Chronic renal disease and hemodialitic treatment had in the last few decades passed by huge technological evolutions that favored the emergence of bioethical challenges. This article aimed to delineate the question of vulnerability as perceived by individuals having chronic renal disease in hemodialitic treatment. This is a descriptive, exploratory research of a qualitative-quantitative type carried through in a satellite hemodialitic unit of the city of São Paulo. The sample was composed by 37 chronic renal patients who had answered to a questionnaire with open and closed questions. The subjects evidenced suffering with the disease and the treatment; physical, social, emotional, sexual, economic limitations, and impacts in daily life; difficulties of communicating with the health team, fears, unreliability and the importance of the family. The patients disclosed some aspects of vulnerability before the disease and the treatment, and said to face them means of support by the family; faith in God and renal transplant; negation of the disease; and acceptance of the new condition of life.
Keywords: Renal Dialysis. Renal Insufficiency, Chronic. Vulnerability.
Resumen: La enfermedad renal crónica y el tratamiento con hemodiálisis han sufrido en las últimas décadas una evolución tecnológica enorme que favoreció la emergencia de desafíos bioéticos. Este artículo desea delinear la cuestión de la vulnerabilidad según lo percibido por individuos afectados por la enfermedad renal crónica en tratamiento con hemodiálisis. Ésta es una investigación descriptiva, exploratoria, de tipo cualitativo-cuantitativo ejecutado en una unidad satélite de hemodiálisis basada en la ciudad de São Pablo. La muestra fue compuesta por 37 pacientes renales crónicos que han contestado a un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas. Los sujetos evidenciaron sufrimiento con la enfermedad y el tratamiento; limitaciones físicas, sociales, emocionales, sexuales, económicas, e impactos en la vida de cada día; dificultades de comunicación con el equipo de salud, miedo, falta de fiabilidad y la importancia de la familia. Los pacientes divulgaron algunos aspectos de la vulnerabilidad delante la enfermedad y el tratamiento, y dijeron hacerles frente por medios de la ayuda de la familia; fe en dios y trasplante renal; negación de la enfermedad; y aceptación de la nueva condición de vida.
Palabras-llave: Diálisis Renal. Insuficiencia Renal Crónica. Vulnerabilidad.
O dilema da decisão de Mastectomia Bilateral como prevenção do Câncer de Mama: aspectos éticos e bioéticos
The Dilemma of the decision of Bilateral Mastectomy as Breast Cancer preventive procedure: ethical and bioethical spects
Autores:
Gabriela Alves Monteiro
Jana Regis Novaes
João Dantas de Carvalho Júnior
Juliana Abreu Rio
Lais Lucresia de Sales Ribeiro
Larissa Porto da Silva
Marina Vieira Silva
Natan Lourenço Luz Pereira
Rogerio Anton Faria
Yuri Goodwin Kerner
Nedy Maria Branco Cerqueira Neves
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Resumo:
Resumo: A descoberta de que a paciente é portadora ou não mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 está se tornando uma prática cada vez mais comum entre as mulheres. Ao saber o resultado desse exame, a paciente fica ciente de suas probabilidades futuras em desenvolver um câncer de mama – já que essas alterações são as principais responsáveis pela neoplasia – deparando-se com um grande dilema: esperar o câncer desenvolver-se submetendo-se à quimioterapia, ou realizar a mastectomia profilática que as poupará de um difícil tratamento sofrido e que dará a certeza de não possuir a neoplasia pelo resto da vida, entretanto essa opção poderá trazer alguns transtornos psicológicos. A mastectomia possui um caráter agressivo, mutilante e traumatizante para a vida e saúde da mulher, já que prejudica sua dimensão bio-psicossocio-espiritual. Em pacientes submetidas a essa técnica são notórias as alterações em sua imagem corporal, identidade e autoestima, sendo que tais alterações refletem em aspectos sociais como: a crise na sexualidade (após esse procedimento, é comum a negação do companheiro ou da própria mulher em relação a seu corpo), depressão e ansiedade. Para os médicos, a mastectomia profilática traz fortes questionamentos divergentes no âmbito ético e bioético, sendo o maior deles o dilema de ser o único meio capaz de prover cura, assim como a causa de relevantes problemas psicológicos, mesmo que a decisão da paciente tenha sido consciente. Enfim, a mastectomia profilática é circundada de muitas incertezas e pensamentos divergentes em vários setores, fazendo-se necessários mais estudos conclusivos, para que a comunidade cientifíca possa entrar em um consenso sobre qual o melhor meio de salvar vidas.
Palavras-chave: Mastectomia. Saúde das Mulheres. Neoplasias da Mama.
Abstract: Discovering whether one has or not mutations in genes BRCA1 and BRCA2 is becoming a practice increasingly common among women. When she knows the result of this examination, the patient becomes aware of her probabilities of developing a breast cancer – since these alterations are the main responsible factors of neoplasias – she comes across with a great dilemma: to wait cancer to develop and then receive chemotherapy or to carry through a prophylactic mastectomy that will spare her from this suffering-creating treatment and will give her the certainty not to possess the neoplasia for the rest of her life, but which may bring some psychological disturbances. Mastectomy is by itself an aggressive, mutilating and traumatizing procedure as regards the life and health of women, since it harms their bio-psycho-social-spiritual dimension. In patients submitted to this technique there are well known alterations in their body image, their identity and their self-esteem, in addition to social modifications as: crisis in sexuality (after this procedure, it is common to happen a negation of partners or the woman herself in relation to her body), depression and anxiety. For doctors prophylactic mastectomy has brought strong divergent questions regarding the ethical and bioethical dimension, mainly the dilemma of this being the only procedure capable to provide cure but bringing at the same time important psychological problems, even when the decision of the patient has been conscientious. In addition, prophylactic mastectomy is surrounded by many uncertainties and divergent thoughts in some sectors, and this makes necessary to do more conclusive studies so that the scientific community can reach a consensus on which is the best life-saving procedure.
Keywords: Mastectomy. Women’s Health. Breast Neoplasms.
Resumen: El descubrimiento de la presencia o no de mutaciones en los genes BRCA1 y BRCA2 se está convirtiendo en una práctica cada vez más común entre mujeres. Cuando saben el resultado de este examen, las pacientes son enteradas de sus probabilidades de desarrollar un cáncer de mama - puesto que estas alteraciones son los factores responsables principales de las neoplasias - y tienen que afrontar un gran dilema: esperar el cáncer se desarrollar y recibir quimioterapia o someterse a una mastectomía profiláctica que la exente de este tratamiento doloroso y le dé la certeza de no poseer la neoplasia el resto de su vida, pero que trae algunos disturbios sicológicos. La mastectomía es por sí mismo un procedimiento agresivo, mutilando y traumatizando a la vida y a la salud de mujeres, puesto que daña su dimensión bio-psico-social-espiritual. En las pacientes sometidas a esta técnica hay alteraciones bien conocidas en su imagen del cuerpo, su identidad y su amor propio, además de modificaciones sociales como: crisis en la sexualidad (después de este procedimiento, es común suceder una negación de los aparceros o de la propia mujer respecto su cuerpo), depresión y ansiedad. Para los doctores la mastectomía profiláctica ha traído hondas cuestiones divergentes respecto a la dimensión ética y bioética, principalmente el dilema de este ser el único procedimiento capaz de proporcionar la curación pero traer a la vez problemas sicológicos importantes, incluso cuando la decisión del paciente ha sido concienzuda. Además, la mastectomía profiláctica es rodeada de muchas incertidumbres y pensamientos divergentes en algunos sectores, y eso hace necesario realizar estudios más concluyentes como para la comunidad científica lograr un consenso acerca cual es el mejor procedimiento salvavidas.
palabras-llave: Mastectomía. Salud de la Mujer. Neoplasias de la Mama.
Dimensões da Bioética
Dimensions of Bioethics
Autores:
Hubert Lepargneur
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RESUMO: Toda reunião de bioética procura não apenas novas e eventuais informações, mas sobretudo certo consenso acerca das práticas propostas. Isso levanta a questão da prioridade, conciliação ou relação entre a Bioética e as Bioéticas. Este artigo tentou mostrar que a Bioética é intrinsecamente mãe do pluralismo das Bioéticas.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética. Pluralismo. Cultura.
ABSTRACT: All meetings regarding bioethics seek not new and unexpected information, but, overall, a certain consensus concerning practices proposed. This raises the question of priority, conciliation or relation between Bioethics and the Bioethics. This article tries to show that Bioethics is intrinsically mother of the pluralism of the Bioethics.
KEYWORDS: Bioethics. Cultural Diversity. Culture.
RESUMEN: Todas las reuniones respecto la bioética buscan no nuevas y inesperadas informaciones, pero, en general, cierto consenso referente a prácticas propuestas. Esto plantea la cuestión de la prioridad, de la conciliación o de la relación entre la bioética y las bioéticas. Este artículo intenta demostrar que la bioética es intrínsecamente madre del pluralismo de las bioéticas.
PALABRAS-LLAVE: Bioética. Diversidad Cultural. Cultura.
EQM – Explicando o inexplicável?
NDE – Explaining the Unexplainable?
Autores:
Paula Rodrigues Anjo
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Resumo: A EQM (Experiência de Quase Morte) é o termo usado para descrever uma série de sensações que ocorrem na iminência da morte, que são relatadas por pessoas que sofrem paradas cardiorrespiratórias, dentre outras situações de emergência. A EQM tem características similares e independem da idade, formação cultural, intelectual ou da situação econômica dos pacientes. Há estudos que apontam uma incidência em torno de 11% dos pacientes acometidos por parada cardíaca. Vários modelos explicativos podem ser encontrados na literatura para eventos desse tipo, porém, até o momento nenhuma delas é totalmente satisfatória, já que todas são passíveis de ponderações. O artigo apresentou um relato de caso em duas versões: sob a ótica médica e sob a ótica do paciente visando mostrar e refletir sobre as diferenças de perspectivas, bem como discutiu o impacto no comportamento do paciente após uma experiência dessa natureza.
Palavras-chaves: Experiência Pré-morte. Parada Cardíaca. Bioética.
Abstract: NDE (Near Death Experience) is a term used to describe a series of sensations that occurs in the imminence of death, and they are reported by people who suffer cardiorespiratory arrest, amongst other emergency situations. All NDE has similar characteristics and are independent from age, cultural, intellectual status or economic situation of patients. There are studies that point to an incidence around 11% of patients having cardiac arrest. Several explanation models can be found in the literature for events of this kind, but until now none of them is totally satisfactory, since all of them present some questionable data. This article presents a case story in two versions: under the medical and under the patient points of view and it aims to show and to reflect on the differences of perspectives, as well as discuss the impact an experience such as this has in the behavior of the patient.
Keywords: Death. Heart Arrest. Bioethics.
Resumen: ECM (Experiencia de Casi-Muerte) es una expresión utilizada como para describir una serie de sensaciones que ocurre en la inminencia de la muerte, y es relatada por personas que sufren paros cardiorespiratorios, entre otras situaciones de emergencia. Todas las ECMs tienen características similares y son independientes de edad, de estado cultural, intelectual o de la situación económica de los pacientes. Hay estudios que señalan una incidencia alrededor del 11% de pacientes que tienen paros cardiacos. Se pueden encontrar en la literatura varios modelos de explicación para los acontecimientos de esta clase, pero hasta ahora ninguno de ellos es totalmente satisfactorio, desde que presentan ciertos datos cuestionables. Este artículo presenta un relato de caso en dos versiones: bajo el punto de vista médico y el del paciente, e intenta demostrar y reflejar acerca las diferencias de perspectivas, así como discutir el impacto de una experiencia tal y como esta en el comportamiento del paciente.
Palabras-llave: Muerte. Paro Cardíaco. Bioética.
O Profissional de Saúde frente à distanásia: uma revisão integrativa
The health professional before distanasia: an integrative survey
Autores:
Ana Paula de Jesus Ferreira
Luciene Jacinto de Souza
Adriana Aparecida de Faria Lima
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RESUMO: A morte e o morrer são vistos e refletidos de forma diferente, dependendo da cultura em que o indivíduo está inserido. Na cultura ocidental, a morte foi reconhecida como natural até se tornar um tema proibido, interdito. Na prática assistencial os profissionais vivenciam muito conflitos éticos ao ter que tomar a decisão de manter ou retirar o suporte de vida. Teve-se por objetivo identificar qual é a problemática vivenciada pelos profissionais de saúde com relação à manutenção do suporte de vida oferecido ao paciente sem possibilidade de cura, conhecido como distanásia. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no Banco de dados PubMed, por meio dos descritores: “Life support care” and “Attitude health personnel” and “Attitude of death”, em 2009. Foi selecionado o total de 69 artigos, sendo 52,17% provenientes dos Estados Unidos e 55% publicados na última década. A partir da similaridade das ideias foram identificados nos artigos 5 temas, sendo eles: 1) Dilemas referentes à retirada ou manutenção da terapêutica; 2) Desafios na comunicação do diagnóstico; 3) Eutanásia passiva: um caminho possível; 4) Barreiras e estratégias para a “boa morte”e 5) Reações dos profissionais de saúde frente à morte e ao morrer. Concluiu-se que não há consenso na literatura com relação aos critérios para a retirada ou manutenção do suporte terapêutico frente ao paciente que está em processo de morte. Assim, destacou-se que a bioética pode ser uma ferramenta eficaz na busca pela decisão mais prudente frente aos conflitos éticos decorrentes da terminalidade.
Palavras-chave: Cuidados para Prolongar a Vida. Atitude Frente a Morte. Pessoal de Saúde.
Abstract: Death and dying are seen and reflected in different ways depending on the culture where each individual is inserted. In Western culture, death was recognized as natural until it became a forbidden subject, an interdict. In assistance practice, professionals deeply experience many ethical conflicts when having to make the decision as to keep or to remove life support devices. The aimed of this research was to identify which problems are deeply experienced by health professionals as regards the maintenance of life support devices offered to patients with no possibility of cure, known as distanasia. This is an integrative survey carried through in PubMed database, by means of the describers: “Life support care”; “Attitude health personnel” and “Attitude of death” in the year 2009. We selected a total of 69 articles, being 52.17% proceeding from the United States of America and 55% published in the last decade. On the basis of similarity of ideas 5 subjects were identified in articles, namely: 1) Dilemmas concerning the withdrawal or maintenance of life support devices, 2) Challenges in the communication of the diagnosis, 3) Passive Euthanasia: a possible way, 4) Barriers and strategies for a “good death”, and 5) Reactions health professionals have before death and dying. One concludes that there is no consensus in the literature regarding criteria for withdrawal or maintenance of life support devices offered to patients in the dying process. Thus, we emphasize that bioethics may be an efficient tool in the search for the most advisable decision regarding ethical conflicts stemming from terminality.
Keywords: Life Support Care. Attitude to Death. Health Personnel.
Resumen: La muerte y el morir se consideran y se reflejan en maneras diferentes dependiendo de la cultura en donde cada individuo se inserta. En la cultura occidental, la muerte fue reconocida como natural hasta que se convirtió en un tema prohibido, un entredicho. En la práctica de la ayuda, los profesionales experimentan profundamente muchos conflictos éticos al tener que tomar la decisión en cuanto a mantener conectados o quitar los dispositivos de mantenimiento de vida. La meta de esta investigación fue identificar qué problemas son experimentados profundamente por los profesionales de salud respecto a la decisión de desconectar los dispositivos de mantenimiento de la vida ofrecidos a pacientes sin posibilidad de curación, conocida como distanasia. Este es un examen integrante ejecutado en la base de datos de PubMed, por medio de los descriptores: “Life support care”; “Attitude health personnel” and “Attitude of death” en el año 2009. Seleccionamos un total de 69 artículos, siendo 52.17% procedentes de los Estados Unidos de América y 55% publicados en la década pasada. En base de la semejanza de ideas 5 temas fueron identificados en artículos, a saber: 1) Dilemas referentes a la suspensión de la utilización de los dispositivos de mantenimiento de la vida; 2) Desafíos en la comunicación del diagnostico; 3) Eutanasia pasiva: una manera posible, 4) Barreras y estrategias para una “buena muerte”, y 5) Reacciones que los profesionales de salud tienen delante la muerte y el morir. Uno concluye que no hay consenso en la literatura respecto a los criterios para la suspensión o el mantenimiento de los dispositivos de mantenimiento de la vida ofrecidos los pacientes en el proceso de muerte. Así, acentuamos que la bioética puede ser una herramienta eficiente en la búsqueda de la decisión más recomendable respecto a los conflictos éticos que provienen de la condición terminal.
Palabras-llave: Cuidados para Prolongación de la Vida. Actitud Frente a la muerte. Personal de Salud.
NORMAS LEGALES
Autores:
El Peruano
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Resumo:
CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE
Autores:
Ministério da Saúde
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Resumo:
Bioética – e agora, o que fazer?
Bioethics: what are we to do now?
Autores:
Willian Saad Hossne (coordenador)
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Resumo:
Índice anual
Autores:
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