Edição v.5, n.2
REVISTA BIOETHIKOS
ABRIL / JUNHO DE 2011
Do imperativo técnico-científico ao imperativo ético A presente edição da Revista Bioethikos contempla, em sua primeira parte, um conjunto de artigos aqui nominado de “Dossiê Hans Jonas”, que retrata, ainda que de modo sucinto, o pensamento de Hans Jonasa como importante contribuição à bioética, ao refletir sobre a necessidade de salvaguardar o nosso planeta, para que as futuras gerações possam também usufruir de condições de vida digna. Hans Jonas é um pensador situado entre os campos teológico e filosófico, do início do século XX, que viveu entre o exílio e a perseguição nazista, durante o período das Guerras. Em sua obra “O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica”b, um dos textos de maior repercussão no período pós-guerra, preocupou-se em apresentar não uma nova ética (um novo sistema), mas um complemento às doutrinas tradicionais (ética da virtude e do dever). O foco de sua preocupação é a preservação da vida no futuro. Por isso, precisa ser lido e discutido em diversas áreas das ciências: da medicina à agronomia, da filosofia ao jornalismo, da informática à pedago-gia, da bioética à economia. Teve forte influência na consolidação dos movimentos em favor da ecologia, e suas ideias continuam sendo uma perspectiva para pensar a sustentabilidade. Ao enfatizar uma crítica sobre a técnica, expõe que se trata de uma crítica que considera tanto as benesses e os avanços propor-cionados pela técnica, como também os impactos e os retrocessos não previstos originariamente no mo-mento das descobertas e criações. Jonas alerta para a necessidade de reflexão sobre a extensão das novas e contínuas formas de ação da “civilização tecnológica”. Na relação homem-natureza, Jonas remete a uma angustiante postura diante da tecnologia, no sentido da busca de adaptação e admiração, mas também da busca de dominação “vio-ladora e invasora da ordem cósmica”, como “artefato da cidade”. É aí que se impõe considerar as novas dimensões da responsabilidade. A ética da responsabilidade põe no centro o compromisso com a vida, não apenas a vida humana, mas o cosmos pensado amplamente e não o homem como medida. Hans Jonas chama a atenção para o fato de a tecnologia crescentemente ser vista como “vocação e novo imperativo” da humanidade. Diante dessa tendência, o homo faber (cerne da técnica, mas depois por ela de algum modo subjugado) se pôs acima do homo sapiens, do humano inteligente e de bom senso. Assim, Jonas, ao analisar os efeitos da tecnologia em relação à natureza e ao ambiente externo, pondera também as repercussões dessa no ser humano e em sua essência, quando se transforma em “objeto da técnica”, ou seja, o ser humano ao mesmo tempo que cria e desenvolve “artefatos” que “facilitam” a sua vida, como máquinas, aparelhos e outros, se torna cada vez mais aprisionado por suas criações, a tal ponto que o natural confunde-se com o artificial. A obra de Jonas precisa ser amplamente estudada entre nós, no que ela tem de bom e, também, para apontar problemas eventuais de consistência em sua fundamentação filosófica. Completando esta edição, em sua segunda parte, são apresentadas contribuições de autores que, ao desenvolverem suas reflexões específicas, se valem das aproximações da bioética, para com ela dialogar e buscar possíveis respostas que levem o ser humano para uma vida mais digna e feliz. Nesta oportunidade, manifestamos nosso especial agradecimento ao Prof. Dr. Robinson dos Santos, da Universidade Federal de Pelotas-RS, coordenador do Dossiê que ora apresentamos, pela sua dedicação nesta produção.
From the technical-scientific imperative to the ethical imperative The present issue of Bioethikos Journal presents, in its first part, a group of articles constituting a “Hans Jonas Dossier”. The Dossier portraits, although briefly, Hans Jonasa thought as an important contribution to bioethics as regards a reflection on the necessity of safeguarding our planet, so that future generations may also profit from conditions of a worthy life. Hans Jonas is a thinker working on the theological and philosophical fields. He lived in the beginning of the Twentieth century between exile and Nazi persecution, during the mid-wars period. In his work “The principle of responsibility: an essay of ethics for the technological civilization”b, one of the texts of broader repercussion in the postwar period, was not dedicated to presenting a new ethics (a new system), but to complement traditional doctrines (the ethics of virtue and the ethics of duty). The focus of his concern is the preservation of life in the future. Therefore, we need to read and discuss his writings from different scientific areas: medicine, agronomy, philosophy, journalism, computer science and pedagogy, bioethics, economy. He had a strong influence in the consolidation of ecologic movements, and his ideas continue to be a perspective for thinking sustainability. When emphasizing his critical instance on technique, he shows it to be a critique that considers both the benefits and proportionate advances of technique and the impacts and setbacks not foreseen at the moment discoveries and innovations happened. Jonas insists in the necessity of reflecting on the scope of new and continuous forms of action instituted by the “technological civilization”. In the relationship humans-nature, Jonas talks about an overwhelming posture before technological advances in the sense of searching for adaptation and admiration, but also violating and invading domination of “the cosmic order”, as a “device of the city”. It is in this that we must absolutely consider the new dimensions of responsibility. The ethics of responsibility puts in the center the commitment to life, not only life human life, but to cosmos itself conceived in a broader way than that of man as a measure of all things. Hans Jonas calls the attention to the fact that technology is increasingly seen as a “vocation and new imperative” for humanity. Before this trend, homo faber (the kernel of technique, but also dominated at a later stage by it) is put above homo sapiens, the intelligent human being, and common-sense. Thus, Jonas, when analyzing the effect of technology on nature and the external environment as a whole, also ponders about the repercussions of this in human beings and their “essence” when they are transformed into “objects of technique”, that is, humans, at the same time they creates and it develop “devices” that “facilitate” life, such as machines, devices and other artifacts, become ever more imprisoned by their own creations, to the point of blurring the frontiers of the natural and the artificial orders. Jonas work must necessarily be widely studied by us not only regarding what it has to offer us, but also concerning possible problems of consistency that may affect its philosophical grounding. Completing this issue, the second part presents contributions of authors who, when developing their specific reflections, consider attentively bioethics proposals and dialogue with and seeking possible an-swers that makes humans have a worthier and happier life. We profit from this opportunity to express our special gratefulness to Professor Robinson dos Santos, from Universidade Federal de Pelotas (Federal University of Pelotas), coordinator of the Dossier we present here, for his devotion to this production.
O problema da técnica e a crítica à tradição na ética de Hans Jonas
The problem of technique and the critique to tradition in Hans Jonas’ ethics
Autores:
Robinson dos Santos
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Resumo:
RESUMO: Em seu principal escrito sobre ética, Hans Jonas propõe um novo conteúdo para a ética e um novo sentido para o que denominamos como responsabilidade. Na base de sua proposição de uma teoria da responsabilidade, destacam-se três pontos fundamentais: 1) a crítica às éticas da tradição; 2) o problema da técnica; 3) a heurística do temor. Esses são imprescindíveis para a legitimação e compreensão da afirmação de Jonas de que “os novos tempos exigem uma nova ética”. Por meio do presente estudo, pretendeu-se reconstruir os principais argumentos de Jonas relativos aos três pontos mencionados.
PALAVRAS-CHAVE: Ética. Natureza. Tecnologia.
ABSTRACT: In its main writing on ethics, Hans Jonas proposes a new content for ethics and a new sense for the so-called res-ponsibility. On the basis of their proposal of a theory of responsibility, three fundamental points stand out: 1) the critique of ethical of tradition; 2) the problem of technique; 3) the heuristic of fear. These points are essential for legitimating and understanding the affirmation of Jonas that “new times demand a new ethics”. By means of this study, we try to restore the main Jonas ground arguments regarding the three mentioned points.
KEYWORDS: Ethics. Nature. Technology.
RESUMEN: En su principal escrito sobre ética, Hans Jonas propone un nuevo contenido para la ética y un nuevo sentido para lo que llamamos responsabilidad. Sobre la base de su proposición de una teoría de la responsabilidad, se destacan tres puntos fundamentales: 1) la crítica a las éticas de la tradición; 2) el problema de la técnica; 3) la heurística del temor. Eses puntos son imprescindibles para la legitimación y comprensión de la afirmación de Jonas de que “los nuevos tiempos exigen una nueva ética”. Por medio de este estudio, pretendemos restablecer los principales argumentos de Jonas referentes a los tres puntos mencionados.
PALABRAS-LLAVE: Ética. Naturaleza. Tecnología.
A transanimalidade do homem: uma premissa do princípio responsabilidade
Humans transanimality: a premise of the principle of responsibility
Autores:
Jelson Roberto de Oliveira
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Resumo:
RESUMO: Pretende-se, nesse artigo, mostrar como o conceito de transanimalidade do ser humano serve de fio condutor que fornece pistas para pensar as premissas do princípio responsabilidade formulado por Hans Jonas. Para tanto, analisar-se-á a noção de liberdade natural e seus perigos no que diz respeito ao não-ser, bem como a noção de liberdade dialética da condição humana como parte da singularidade da existência animal. Constatar-se-á que, no caso humano, a evolução da vida atingiu seu ápice, o que se verifica por sua existência transanimal revelada pelas ideias de técnica, arte e metafísica. Chega-se, assim, à noção de que é no humano como transanimal que a liberdade alcança seu auge e, consequentemente, nele se efetiva a demanda da responsabilidade.
PALAVRAS-CHAVE: Seres Humanos. Liberdade. Ética.
Abstract: The goal of this article is to show how the concept of transanimality of humans serves as a convergence point that provides hints for reflecting on the premises of the principle of responsibility formulated by Hans Jonas. For that reason, we will analyze the notion of natural freedom and its dangers concerning us, as well as the notion of dialectic freedom of the human condition as part of the singularity of animal existence. It will be stated that, in the human case, the evolution of life has reached its apex, although that is verified by its transanimal existence revealed by the ideas of technique, art and metaphysics. Thus, we reach the notion that it is in humans as transanimals that freedom reaches its height and, therefore, the exigency of responsibility is fulfilled.
KEYWORDS: Humans. Freedom. Ethics.
RESUMEN: La meta de este artículo es mostrar cómo el concepto de transanimalidad del ser humano sirve de hilo conductor que proporciona pistas para reflexionar sobre las premisas del principio de responsabilidad formulado por Hans Jonas. Por eso, analizaremos la noción de libertad natural y sus peligros en lo que se refiere al no-ser, así como la noción de libertad dialéctica de la condición humana como parte de la singularidad de la existencia animal. Se constatará que, en el caso humano, la evolución de la vida ha alcanzado su ápice, pensamiento que se verifica por su existencia transanimal revelada por las ideas de técnica, arte y metafísica. Acercámonos así a la noción de que es en el humano como transanimal que la libertad alcanza su auge y, por consiguiente, en él se cumple la exigencia de la responsabilidad.
PALABRAS-LLAVE: Humanos. Libertad. Ética.
O princípio responsabilidade e a teleologia objetiva dos valores
The principle of responsibility and the objective teleology of values
Autores:
José N. Heck
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Resumo:
RESUMO: A ética jonasiana do futuro não substitui as doutrinas éticas tradicionais. Trata-se de atender ao novo desafio da responsabilidade para com a civilização tecnológica. Hans Jonas acentua a relevância do significado do saber empírico para a ética direcionada ao futuro da humanidade. Uma ecoética com pretensão integradora deve lidar com situações complexas, oneradas por custos, riscos e incertezas de proveniência ecológica, econômica, jurídica, política e/ou social. O princípio de Jonas pode contar com o ceticismo da cultura frente ao progresso das ciências e da aplicação tecnológica do conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: Ética. Meio Ambiente. Valores Sociais.
ABSTRACT: Jonasian ethics of the future does not replace traditional ethical doctrines. The point is to confront the new challenge of responsibility brought by the technological civilization. Hans Jonas emphasizes the importance of the meaning of empirical knowledge for an ethics directed to the future of humanity. Ecoethics, with its integrative ambition, must face complex situations, full of costs, risks and uncertainties of ecological, economic, legal, political and/or social origin. Jonas’ principle can take advantage of skepticism in culture before the progress of sciences and the technological application of knowledge.
KEYWORDS: Ethics. Environment. Social Values.
RESUMEN: La ética jonasiana del porvenir no sustituye las doctrinas éticas tradicionales. La cuestión es afrontar al nuevo reto de la responsabilidad por la civilización tecnológica. Hans Jonas subraya la importancia del significado del saber empírico para la ética dirigida al porvenir de la humanidad. Una ecoética con ambición integradora debe lidiar con situaciones complejas, cargadas por costos, riesgos e incertidumbres de procedencia ecológica, económica, jurídica, política y/o social. El principio de Jonas puede aprovechar el escepticismo de la cultura delante del progreso de las ciencias y de la aplicación tecnológica del conocimiento.
PALABRAS-LLAVE: Ética. Medio Ambiente. Valores Sociales.
Singularidades e dificuldades do pensamento de Hans Jonas
Singularities and difficulties of Jonas thought
Autores:
Lourenço Zancanaro
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Resumo:
RESUMO: Hans Jonas aparece como um dos filósofos mais importantes do século XX, mas ainda muito pouco estudado. Sua investigação sobre a filosofia da tecnologia teve como objetivo apresentar uma reflexão ética acerca das possíveis consequências em relação ao seu uso. A teoria da responsabilidade surge em um ambiente de crise da ética diante das novas exigências do agir provocadas pela tecnologia, especialmente no campo da ecologia e dos avanços das ciências da vida, especialmente da biologia. Agora, o homem de sujeito de pesquisa passou a ser objeto. O presente trabalho apresentará alguns problemas de fundamentação da ética da responsabilidade, no que se refere ao tema central, que é a fundamentação ontológica. Este é o maior problema do pensamento de Jonas: Como sustentar o argumento ontológico recorrendo aos pré-modernos, algo que é negado na meditação filosófica moderna?
PALAVRAS-CHAVE: Ética. Ecologia. Tecnologia.
ABSTRACT: Hans Jonas is considered one of the most important philosophers of the Twentieth century, but is still not much studied. Its investigation about the philosophy of technology tried to present an ethical reflection on the possible consequences of its use. The theory of responsibility emerges in particular in an atmosphere of ethical crisis before the new exigencies of acting brought about by technology in the field of ecology and the advances of life sciences, especially Biology. From researching subjects humans have now become objects. This work will present some ground problems of ethics of responsibility regarding the central subject that is its ontological founding. This it is the most important problem of Jonas’ thought: How to maintain the argument resorting to pre-modern thinkers, something that is denied in modern philosophical meditations?
KEYWORDS: Ethics. Ecology. Technology.
RESUMEN: Hans Jonas aparece como uno de los filósofos más importantes del siglo XX, pero todavía muy poco estudiado. Su investigación acerca de la filosofía de la tecnología intentó presentar una reflexión ética sobre las posibles consecuencias de su uso. La teoría de la responsabilidad despunta en un ambiente de crisis de la ética delante de las nuevas exigencias del actuar provocadas por la tecnología en particular en el campo de la ecología y de los avances de las ciencias de la vida, especialmente la biología. De sujeto de investigación el hombre se ha convertido ahora en objeto. Este trabajo presentará algunos problemas de fundamentación de la ética de responsabilidad, en relación al tema central, que es la fundamentación ontológica. Este es el mayor problema del pensamiento de Jonas: ¿Como sostener el argumento recurriendo a los pre-modernos, algo que es negado en la meditación filosófica moderna?
PALABRAS-LLAVE: Ética. Ecología. Tecnología.
Jonas e o enaltecimento da heurística: a responsabilidade frente ao futuro ameaçado
Jonas and heuristics as an apex: the responsibility before the threatened future
Autores:
Jovino Pizzi
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Resumo:
RESUMO: Jonas enfoca a dimensão futura do agir humano. De certa forma, essa projeção nasce de sua vinculação com o judaísmo. O autor se insere no contexto da filosofia moderna alicerçada em um pensamento pós-metafísico, em que a noção de futuro permaneceu ausente. O debate ganhou espaço com o avanço da ciência, que projetou um estilo de vida muito mais próximo às possibilidades da própria ciência do que em relação aos aspectos metafísicos ou ontoteológicos. Com Jonas, o diálogo da filosofia com as ciências retoma a reflexão acerca do futuro, aspecto ligado ao devir das próximas gerações e também em relação ao próprio planeta.
PALAVRAS-CHAVE: Ciência. Moral. Ética.
ABSTRACT: Jonas focuses the future dimension of human acting. In a certain way, that projection is born from its engagement with Judaism. The author would be inserted in the context of modern philosophy founded on a post-metaphysical thought, in which the notion of future remained absent. The debate has gained importance with the advance of science, which has projected a style of life nearer to the possibilities of science than to metaphysical or ontotheological aspects. With Jonas, the dialog of philosophy with sciences also revisits the reflection about the future, an aspect related to the becoming of the next generations and the planet.
KEYWORDS: Science. Morale. Ethics.
RESUMEN: Jonas focaliza la dimensión futura del actuar humano. De cierta manera, esa proyección nace de su vinculación con el judaísmo. El autor insertase en el contexto de la filosofía moderna fundada en un pensamiento pos-metafísico, de la que la noción de porvenir ha permanecido ausente. El debate ha ganado importancia con el avance de la ciencia, que ha proyectado un estilo de vida mucho más cercano de las posibilidades de la misma ciencia que de los aspectos metafísicos u ontoteológicos. Con Jonas, el diálogo de la filosofía con las ciencias retoma la reflexión acerca del porvenir, aspecto ligado al devir de las próximas generaciones y también al mismo planeta.
PALABRAS-LLAVE: Ciência. Moral. Ética.
A crise da razão e a revanche do irracional
Crisis of reason and the vengeance of the irrational
Autores:
Hilton Japiassu
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Resumo:
RESUMO: Este estudo argumenta sobre a crise da razão enquanto esta é reduzida ao conhecimento tecnocientífico, e transformada ao mesmo tempo em instrumento do poder e em interpretação unidimensional das realidades. Abandona-se o caráter sensível do mundo, e com ele os sentimentos e paixões da subjetividade. Ao reduzir o conhecimento às informações, substitui o encanto e as utopias, pelo impositivo consumo de emoções. A revanche do irracional desponta com o sentimento sobre a violência destrutiva desse processo. Com sinais palpáveis de fanatismo, integrismos e fundamentalismos, torna-se hoje aguda pela busca de tudo aquilo que tem sido proscrito ou reprimido pela razão como ciência. A autocrítica da razão sobre seu reducionismo à tecnociência seria um indispensável caminho para a superação construtiva da presente crise.
PALAVRAS-CHAVE: Ética. Biotecnologia. Seres Humanos.
ABSTRACT: This study discusses the crisis of the reason, which reduces it to technical-scientific knowledge and at the same time transforms it into an instrument of power and one-dimensional interpretation of reality. The sensible character of the world is abandoned, and with it the feelings and passions of subjectivity. By reducing knowledge to information, the crisis substitutes the imposing consumption of emotions for the enchantment and utopias. The vengeance of the irrational blunts with a feeling of the destructive violence of this process. With concrete signals of fanaticism, integrism and fundamentalism, become today acute due to the search of everything what has been prohibited or restrained by reason reduced to science. The self-criticism of reason on its being reduced to techno-science would be an indispensable way for the constructive overcoming of the present crisis.
KEYWORDS: Ethics. Biotechnology. Humans.
RESUMEN: Este estudio discute la crisis de la razón, que la reduce al conocimiento técnico-científico y al mismo tiempo la transforma en un instrumento del poder y de la interpretación unidimensional de la realidad. Se abandona el carácter sensible del mundo, y con él las sensaciones y las pasiones de la subjetividad. Reduciendo el conocimiento a la información, la crisis substituye el encantamiento y las utopías por la disipación imponente de las emociones. La venganza del irracional trae una sensación de la violencia destructiva de ese proceso. Con las señales concretas del fanatismo, del integrismo y del fundamentalismo, hoy agudas debido a la búsqueda de todo lo qué ha sido prohibido o refrenado por la razón reducida a la ciencia. La autocrítica de la razón en su reducción a la tecno-ciencia sería una acción imprescindible a la superación constructiva de la actual crisis.
PALABRAS-LLAVE: Ética. Biotecnología. Humanos.
RurUrbanización Inversa a través de la adopción arbórea por la infancia: una propuesta bioética en desarrollo de infraestructura ecológica como medicina planetaria contra el cambio climático
Rurbanização inversa através da adoção de árvores por crianças: uma proposta bioética em desenvolvimento de infraestrutura ecológica como medicina planetária contra a mudança climática
Autores:
Ricardo Andrés Roa-Castellanos
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Resumo:
RESUMEN: El Cambio Climático (CC) ha sido una consecuencia antrópica. En el presente escrito se analiza el fenómeno desde una perspectiva científica y se concibe a la Tierra como un ser vivo de acuerdo a la Teoría de Gaia. Al notar que tal sistema está enfermo, se brinda una posibilidad de solución desde los focos emisores del fenómeno tanto a nivel conductual como cultural y biofísico: Las ciudades, y la pérdida de valores rurales en cuanto cuidado de la naturaleza que la caracteriza en su desarrollo. La Bioética es empleada para tal efecto como la ciencia de la supervivencia, analíticamente orientada a fin de obtener mejores relaciones con los seres vivos que componen el ambiente. También, se sustenta argumentativamente el porqué del planteamiento de desarrollo urbanístico RurUrbanización Inversa como herramienta contra el CC. La RurUrbanización Inversa busca invertir la dinámica histórica convencional reimplantando el componente vivo dentro de la ciudad, responsabilizando a los habitantes citadinos por medio de procesos de siembra, educando a los niños sobre un cambio cultural de conducta hacia la población arbórea. No obstante, se apela a la institucionalidad educativa, ambiental y gubernamental urbana, el ejercicio cultural se dirige hacia las nuevas generaciones inculcan-do el cuidado de la vida y la simbiosis con las otras especies por medio de la adopción pedagógica de árboles. Árboles nativos contenidos en el Manual de Silvicultura Urbana para Bogotá del Jardín Botánico, presentaciones didácticas (Cuento infantil-Exposición), tierra, herramienta de siembra, certificados de adopción de árboles. Por medio de talleres se le informa a los niños de manera pedagógica a través de un cuento graficado lo que está ocurriendo al planeta desde la perspectiva de James Lovelock que asume el planeta como un enorme sistema que debe cuidar de sí mismo (Teoría Gaia). Un segundo taller informa a los niños sobre las causas y efectos reales del CC a través de fotos. El componente práctico es la siembra y adopción de árboles nativos de mediano y gran follaje con ayuda institucional. Se procede a los ejercicios de siembra individual y colectiva integrados a los proyectos escolares ambientales (PRAEs) de colegios oficiales, y privados participantes con el apoyo práctico de Jardín Botánico, la Policía Ambiental, y el Instituto para la Protección de la Niñez y la Juventud (IDIPRON) – jóvenes rescatados de guerrilla, paramilitarismo, delincuencia –. Se ha sembrado 350 árboles bajo el mecanismo de adopción por parte de los niños según lineamientos mandatorios de Jardín Botánico para el Espacio Público de Bogotá. 2520 estudiantes recibieron con agrado la charla de conciencia sobre el fenómeno del CC sobre el cual se puede actuar. El CC es un fenómeno que desde una perspectiva científica puede llegar a ser contrarrestado por medio de un masivo trabajo de las sociedades. La Medicina Planetaria asemeja para la Tierra el ejercicio inmunológico donde una subpoblación tisular, que desequilibrada puede llegar a causar daño del sistema, correctamente dirigida puede lograr el restablecimiento de la salud del todo orgánico al que pertenece.
PALABRAS-LLAVE: Cambio Climático. Cultura. Ecodesarrollo.
ABSTRACT: Climatic Change (CC) has been an anthropic consequence. In the present writing the phenomenon is analyzed from a scientific perspective and it conceives Earth as a live being according to the Gaia Theory. When noticing that such system is ill, a possibility of solution is offered from the emitting centers of the phenomenon, in the behavioral, cultural and biophysical level: The cities, and the loss of rural values of caring for nature that characterizes its development. Bioethics is used for this as the science of survival, analytically oriented in order to obtain better relations with live beings who compose the atmosphere. Also, it is sustained argumentatively that because of the exposition of city-planning development, Inverse RurUrbanización may be a tool against CC. Inverse RurUrbanization aims to invest conventional historical dynamics by re-implanting the live component within the city, making responsible city inhabitants by means of sowing processes, educating young people on a cultural change of conduct towards tree population. However, we appeal to the educative, environmental and governmental institutionality; cultural exercise goes towards the new generations instilling the care for life and the symbiosis with the other species by means of the pedagogical adoption of trees. Contained native trees in the Manual of Urban Forestry for Bogota, by the Botanic Garden, didactic presentations (Children Tale - Exhibition), earth, a tool for sowing, certificates of adoption of trees. By means of workshops one inquires children in a pedagogical way through a graphical tale about what is happening to the planet from the point of view of James Lovelock, who assumes the planet as an enormous system that must take care of itself (Gaia Theory). A second workshop informs youngsters on the causes and the real effects of CC through photos. The practical component is seedtime and adoption of native trees of medium and great foliage with institutional aid. We used integrated exercises of individual and collective sowing integrated to the environmental school projects (PRAEs) of official and participant private schools with the practical support of Botanical Garden, the Environmental Police, and the Institute for the Protection of Childhood and Youngsters (IDIPRON) - young rescued from guerilla, paramilitarism, and delinquency. 350 trees were seeded under the mechanism of adoption on the part of children according to guidelines of the Botanical Garden for the Public Space of Bogota. 2520 students received with affability conversations on the consciousness on the phenomenon of CC on which it is possible to act. CC is a phenomenon that from a scientific perspective can be resisted by means of a massive work of societies. Planetary Medicine may be compared, as regards Earth, to the immunological exercise in which a tissue-like subpopulation, which, unbalanced, may cause damage to the system, correctly directed may lead to the reestablishment of the organic whole health to which it belongs.
KEYWORDS: Climatic Change. Culture. Ecological Development.
RESUMO: A Mudança Climática (MC) foi uma consequência antrópica. Este escrito analisa o fenômeno de uma perspectiva científica, concebendo-se a Terra como um ser vivo de acordo com a Teoria de Gaia. Diante da observação de que esse sistema está doente, oferece-se uma possibilidade de solução a partir dos focos emissores do fenômeno tanto em nível comportamental como cultural e biofísico: as cidades e a perda de valores rurais enquanto cuidado da natureza que a caracteriza em seu desenvolvimento. A Bioética é empregada com esse fim como a ciência da sobrevivência, analiticamente orientada para obter melhores relações com os seres vivos que compõem o ambiente. Da mesma maneira, defende-se, com base na argumentação, a causa da formulação de um desenvolvimento urbanístico Rurbanização Inversa como ferramenta contra a MC. A Rurbanização Inversa procura inverter a dinâmica histórica convencional reimplantando o componente vivo no interior da cidade, responsabilizando os cidadãos por meio de processos de semeadura, educando as crianças sobre uma mudança cultural de comportamento com relação à população arbórea. Não obstante, apela-se à institucionalidade educacional, ambiental e governamenal; o exercício cultural se dirige às novas gerações inculcando o cuidado da vida e a simbiose com as outras espécies por meio da adoção pedagógica de árvores. Árvores nativas presentes no Manual de Silvicultura Urbana para Bogotá, do Jardim Botânico, apresentações didáticas (Conto infantil – Exposição), terra, ferramenta de semeadura, certificados de adoção de árvores. Por meio de oficinas, informa-se às crianças de modo pedagógico, através da versão visual de um conto, o que está acontecendo com o planeta da perspectiva de James Lovelock, que assume o planeta como um enorme sistema que deve cuidar de si mesmo (Teoria Gaia). Uma segunda oficina informa as crianças sobre as causas e os efeitos reais da MC através de fotos. O componente prático é a semeadura e adoção de árvores nativas de média e grande folhagem com ajuda institucional. Procede-se aos exercícios de semeadura individual e coletiva, integrados aos projetos escolares ambientais (PRAEs) de colégios oficiais e particulares que fazem parte do procedimento, com o apoio prático do Jardim Botânico, da Polícia Ambiental e do Instituto para a Proteção da Infância e da Juventude [Instituto para la Protección de la Niñez y la Juventud – IDIPRON), jovens resgatados da guerrilha, do paramilitarismo, da delinquência. 350 árvores foram semeadas no âmbito do mecanismo de adoção por parte das crianças segundo orientações obrigatórias do Jardín Botánico para el Espacio Público de Bogotá [Jardim Botânico para o Espaço Público de Bogotá]. 2520 estudantes receberam com agrado a conversa de conscientização sobre o fenômeno da MC, sobre o qual se pode agir. A MC é um fenômeno que, de uma perspectiva científica, pode chegar a ser neutralizado por meio de um trabalho maciço das sociedades. A Medicina Planetária pode ser comparada, para a Terra, com o exercício imunológico em que uma subpo-pulação tissular, que, desequilibrada, pode chegar a causar danos ao sistema, corretamente dirigida pode conseguir o restabelecimento da saúde do todo orgânico a que pertence.
PALAVRAS-CHAVE: Mudança climática. Cultura. Desenvolvimento Ecológico.
Dignidade e direitos da pessoa humana – pesquisa da visão antropológica e teológica no pensamento dos sábios ao longo da história
Dignity and rights of the human person – investigation of the anthropological and theological vision in the thought of wise people throughout history
Autores:
Augusto A. Mezzomo
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Resumo:
RESUMO: Dignidade e direitos do homem são conceitos que atravessam os séculos. Sábios do mundo da filosofia, da antropologia e da teologia proclamaram e defenderam em suas obras. Coletivamente foram consolidados pela sociedade civil internacionalmente por Declarações. A Igreja Católica, em seus Documentos pontíficios, sempre foi paladina. A Sagrada Escritura oferece o fundamento teológico.
PALAVRAS-CHAVE: Direitos Humanos. Antropologia. Teologia.
ABSTRACT: Dignity and human rights are concepts that cross the centuries. Wise people of the world of philosophy, anthropology and theology have proclaimed and defended them in their works. In a collective way, they have been consolidated by international civil society by means of Declarations. The Catholic Church, in its Pontifical Documents, has always been the champion of these concepts. The Holy Scripture offers the theological foundation.
KEYWORDS: Human Rights. Anthropology. Theology.
RESUMEN: Dignidad y derechos del hombre son conceptos que atraviesan los siglos. Sabios del mundo de la filosofía, de la antropología y de la teología los han proclamado y defendido en sus obras. De manera colectiva, han sido consolidados por la sociedad civil internacionalmente por medio de Declaraciones. La Iglesia Católica, en sus Documentos pontificios, siempre ha sido un paladín. La Sagrada Escritura ofrece el fundamento teológico.
PALABRAS-LLAVE: Derechos Humanos. Antropología. Teología.
Reflexões em torno do filme “o homem elefante”
Reflections around “the elephant man” film
Autores:
Edélcio de Jesus Sardano
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Resumo:
RESUMO: O presente texto objetiva discutir o filme “O Homem Elefante” a partir de reflexões do ponto de vista histórico-social, estético e bioético. Toma-se como base a história do cidadão inglês Joseph Merrick, que viveu na segunda metade do século XIX, portador de grave síndrome deformante, que o levou a enfrentar forte rejeição e preconceito, a ponto de ser explorado nos chamados “shows de aberrações”. Apesar da aparência “monstruosa”, Merrick era um homem extremamente dócil, inteligente e sensível. O relato desse drama, que serviria para sensibilizar e conscientizar as pessoas quanto aos malefícios do preconceito e julgamento pela aparência, vindo a público, mundialmente, por meio de uma impactante obra prima cinematográfica, gerou, também, em contrapartida, um traumatizante fenômeno de “homem-elefantização” para um grande número de portadores dessa síndrome (diagnosticada como caso raro e extremo de neurofibromatose). Por fim, ao se questionar a exploração das deformações humanas em “programas de entretenimento”, bem como a venda sensacionalista e inescrupulosa da dor humana pela mídia em geral, identifica-se, sob a ótica bioética, como necessidade urgente, a proposição de ações pontuais em respeito à vulnerabilidade humana.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética. Vulnerabilidade. Preconceito.
ABSTRACT: This paper aims to discuss the film “The elephant man” from a historical-social, esthetic and bioethical point of view. The basis is the history of the English citizen Joseph Merrick, who lived in the second half of the Nineteenth century, and was affected by a deforming syndrome, which made him face a terrible rejection and prejudice to the point of being explored in “aberrations shows”. I spite of his “monstrous” condition, Merrick was a docile, intelligent and sensible man. The history of this drama, which would serve to sensitize people and make to acquire knowledge about how bad are prejudices and judging people by their appearance, produced also, due to its worldwide exhibition in a powerful film, a traumatic phenomenon of “man-elephantization” for a great many people affected by the syndrome (diagnosed as a rare and extreme case of neurophibromatosis). Finally, by questioning the exploration of human deformations in “entertainment programs”, as well as the sensationalist and unscrupulous sale of human pain by the media in general, we identify, under a bioethical perspective, the pressing need of proposing decisive actions in favor of respecting human vulnerability.
KEYWORDS: Bioethics. Vulnerability. Prejudice.
RESUMEN: Este artículo intenta discutir la película “El hombre elefante” desde un punto de vista histórico-social, estético y bioético. La base es la historia del ciudadano inglés Joseph Merrick, que vivió por la segunda mitad del siglo XIX, y fue afectado por un síndrome de deformación, que le hizo sufrir un rechazamiento terrible y el prejuicio hasta al punto de la exploración en “shows de aberraciones”. A pesar de su condición “monstruosa”, Merrick fue un hombre dócil, inteligente y sensible. La historia de este drama, que serviría como para sensibilizar a la gente y hacerla adquirir conocimiento sobre cómo son malos los prejuicios y juzgar gente por su aspecto físico, ha producido también, debido a su exposición mundial en una película de gran alcance, un fenómeno traumático de “hombre-elefantización” para mucha gente afectada por el síndrome (diagnosticado como caso raro y extremo de neurofibromatosis). Además, questionando la exploración de deformaciones humanas en “programas de entretenimiento”, así como la venta sensacionalista y sin escrúpulos del dolor humano por los medios de comunicación en general, bajo una perspectiva bioética, la necesidad acuciante de proponer acciones decisivas en favor del respeto a la vulnerabilidad humana.
PALABRAS-LLAVE: Bioética. Vulnerabilidad. Prejuicio.
Bioética – e agora, o que fazer?
Bioethics: what are we to do now?
Autores:
William Saad Hossne
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Notícias do Programa de Mestrado em Bioética
A Note about the Master Graduate Program in Bioethics
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