Edição v.5, n.1
REVISTA BIOETHIKOS
REVISTA BIOETHIKOS
JANEIRO / MARÇO DE 2011
Revoluções científicas e necessidade de ética! Mais do que uma época de mudanças, vivemos em uma mudança de época. Fator decisivo para estes novos tempos foi o desenvolvimento da ciência e, em seguida, o da tecnologia – tecnociência –, que apresenta como um de seus produtos a biotecnologia, que pretende revolucionar o mundo da vida e da economia neste início de século XXI. Galileu (Séc. XVI) é um dos marcos importantes do surgimento das ciências. Para além de descobertas e invenções científicas, sua postura diante dos fenômenos da natureza deveria ser obtida por meio da experimentação e uso da razão. Nascem, assim, as chamadas ciências experimentais, as quais foram o berço dos demais ramos da ciência. Com Galileu, Descartes, Bacon, consolida-se o método científico e as ciências experimentais. Nos séculos XVIII e XIX, tivemos a 1ª. Revolução científica, acoplada à primeira revolução industrial. No século XX, tivemos tal avanço das ciências que poderíamos delinear a ocorrência de “seis grandes revoluções científicas” em um único século. Na primeira metade do século XX, ocorre a “Revolução atômica”, que nos lega a medicina nuclear, os radioisótopos, a energia nuclear e, de outro lado, a catástrofe e o pesadelo da bomba atômica. Em meados do século XX, com a descoberta da dupla hélice do DNA (Watson & Crick, 1953), inicia-se a Revolução molecular, que muda radicalmente nosso conhecimento da biologia. Vivemos hoje o apogeu desta revolução, ao lidarmos com a engenharia genética, a geneterapia, a clonagem, as células-tronco, a reprodução assistida, a biotecnologia e a biologia sintética. Na segunda parte do século XX, ocorreram mais duas revoluções: a “Revolução espacial”, o ser humano saiu do planeta e conquistou o espaço sideral (evento simbólico e histórico quando Neil Armstrong pisa na lua em 1969 – projeto Apolo da NASA) e a “Revolução das Comunicações”, cujo emblema é a Internet (mundo online) juntamente com o computador (os primeiros computadores datam de 1981). Já no final e início do séc. XXI, começou a “Revolução Nanotecnológica”, que abre um novo espaço e campo no conhecimento e na aplicação da matéria com importantes repercussões na engenharia de materiais e, principalmente, no âmbito da medicina. Juntamente com essas cinco revoluções, já bem delineadas, surge uma “sexta revolução” neste início de século, que resultará da incorporação mútua das cinco Revoluções relacionadas entre si. Inspirando-nos em Potter, que criou o neologismo “bioethics” como uma resposta à sua angústia pessoal, pode-se dizer que estas revoluções científicas necessitam de ética. Assim, poderíamos lidar com a preocupação ética da Revolução das Comunicações, através da chamada “internética ou ciberética”; para a Revolução espacial, a “Sideroética”; para a Revolução de nanotecnologia, a “nanoética” (sem o sentido diminutivo); para as ciências neurológicas em franca expansão temos a “neuroética”; e para a 6ª. Revolução, provisoriamente poderíamos denominá-la “panepistemoética”, ou melhor, “sophoetica ou eticosophia” (Sophia como saber e o saber como sabedoria dos Gregos). Estes neologismos evidenciam a necessidade de ética no bojo específico de cada uma destas novas áreas do conhecimento científico. Sem dúvida trata-se de um importante lance de esperança para a humanidade, ao apontar o caminho dos valores éticos e humanos para orientar todo o empreendimento científico. Acrescentando-se a estas revoluções o desafio presente da globalização econômica, necessitamos também de “ética na economia”, atentos em não cairmos na tentação de sermos cínicos, como dizia Oscar Wilde, de “sabermos o preço de tudo e o valor de nada” (Oscar Wilde). Nesta oportunidade, manifestamos nossos agradecimentos a todos os colaboradores pela importante contribuição no aprofundamento de questões bioéticas com vistas à construção de uma sociedade mais digna, democrática e humana.
Scientific revolutions and the necessity of ethics! More than an epoch of changes, we live in an epochal change. A decisive factor for these new times was the development of science and then that of technology - technoscience - that presents as one of its byproducts biotechnology, which intends to revolutionize the life world and the economy in this beginning of the Twentieth-first century. Galileo (Sixteenth century) is an important landmark in the sprouting of sciences. Beyond discoveries and scientific inventions, his position regarding the phenomena of nature was to use experimentation and reason. Thus are born experimental sciences, which had been the cradle of the several branches of science. With Galileo, Descartes, and Bacon the scientific method and the experimental sciences consolidate. In the Eighteenth and Nineteenth centuries we had the First Scientific Revolution associated to the First Industrial Revolution. In the Twentieth century we had such an advance in sciences that we could delineate the occurrence of “six great scientific revolutions” in the same century. In the first half of that century, we had the “atomic Revolution”, which bequeathed us nuclear medicine, the radioisotopes, nuclear energy but also caused the catastrophe and the nightmare of the atomic bomb. In the first half of the century XX, the discovery of DNA’s double helix (Watson & Crick, 1953) caused the molecular Revolution, radically changing our knowledge of biology. We live today the apogee of this revolution, dealing with genetic engineering, genetic therapy, cloning stem-cells, assisted reproduction, biotechnology and synthetic biology. In the second half of the Twentieth century two more revolutions had happened: the “space Revolution”, when human beings departed from planet Earth and conquered the sidereal space (a symbolic and historical event was Neil Armstrong’s first steps in the moon in 1969 – NASA’s Apollo Project), and the “communication Revolution”, whose emblem is the Internet (the online world) together with the computer (the first computers date from 1981). At that century’s end and the beginning of the Twenty-first century, there happened the “nanotechnological Revolution”, which opens a new space and field in knowledge and the application of matter with important repercussions in materials engineering and mainly in the field of medicine. Together with these five revolutions, already well delineated, there appeared a “sixth revolution” in the beginning of our century. This one will come from the mutual incorporation of the five other Revolutions, which are interrelated. Inspired in Potter, who created the neologism “bioethics” as a response to his personal anguish, we may say all these scientific revolutions need ethics. Thus we would deal with the ethical concerns of the Communication Revolution, using the so called internethics or ciberethics call, with the space Revolution using “Sideroethics”; the Revolution of nanotechnology with the “nanoethics” (without the diminutive sense), with the neurological sciences in fast expansion we would have “neuroethics” and to the sixty Revolution, that provisionally we could call “panepistemoethics”, or better, “sophoethics or ethicosophy” (Sophia as knowledge and knowing, as wisdom for the Greeks). These neologisms evidence the necessity of ethics for the specific scope of each one of these new areas of scientific knowledge. No doubt we are before an important reason for hope by humanity, for it points the way of ethical and human values to guide all scientific efforts. Adding to these revolutions the present challenge of economic globalization, we also need an “ethics of economy”, lest we fall in the temptation to be cynical, as Oscar Wilde said, “to know the price of everything and the value of nothing” (Oscar Wilde). We profit from this opportunity to express our gratefulness to all collaborators for the important contribution in deepening bioethical questions aiming at the construction of a worthier, more democratic and more human society.
O futuro da Bioética
The future of Bioethics
Autores:
Andrea Vicini
James F. Keenan
Abrir resumo
Resumo:
O que o progresso biotecnológico espera de nós nos próximos anos? E que dizer das questões éticas que teremos de enfrentar? Em termos concretos, como a bioética poderá nos ajudar? Ela tem algum futuro enquanto disciplina? Os autores formulam essas perguntas mediante um relato do atual debate e, ao considerar a pessoa e a sociedade que desejamos, apresentam algumas ideias para estimular a reflexão e a discussão.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética. Biotecnologia. Cuidados de saúde.
What does the biotechnological progress hold for us in the coming years? And what will be the ethical issues that we will face? How will bioethics help us in the concrete? As a discipline, does it have any future? The authors address these questions by giving an account of the current debate and, by looking at the person and the society that we want, they offer insights to stimulate the reflection and the discussion.
KEYWORDS: Bioethics. Biotechnology. Health care.
¿Qué espera de nosotros el progreso biotecnológico en los próximos años? ¿Qué decir de las cuestiones éticas que hay que afrontar? ¿En términos concretos, como la bioética podrá ayudarnos? ¿Hay alguno futuro para ella en cuanto disciplina? Algunos autores formulan esas preguntas por medio de un informe sobre el actual debate y, cuando consideran la persona y la sociedad que deseamos, presentan algunas ideas para estimular la reflexión y la discusión.
PALABRAS-LLAVE: Bioética. Biotecnología. Cuidados de salud.
Fenomenología del tiempo en medicina
Phenomenology of time in medicine
Autores:
Miguel Kottow L.
Abrir resumo
Resumo:
Desde Merleau-Ponty, se reconoce que el ser humano es una unidad con dos facetas, el cuerpo-vivo u organismo, y el cuerpo-vivido o subjetividad del cuerpo. Menos atención ha recibido que el Dasein o existencia humana mora en el mundo y también habita en el tiempo. En tanto existencia que percibe un mundo y actúa en el mediante un proyecto de vida, la persona se sitúa en su propia temporalidad-vivida, que difiere del tiempo externo o físico. En medicina se desarrolla una fenomenología del cuerpo enfermo que genera disrupciones en la unidad e integridad de la persona. La enfermedad crónica produce alteraciones irreversibles en el cuerpo-vivo, transforma sus posibilidades y ocasiona nuevas limitaciones, lo cual modifica el tiempo-vivido. La relación médico-paciente se deteriora en el transcurso de enfermedades crónicas, porque las profundas transformaciones sufridas por el cuerpo-vivido enfermo pasan desapercibidas. La temporalidad alterada por estos procesos crónicos es aún más desatendida, los pacientes viviendo en un tiempo moldeado por la enfermedad, desconocido por cuidadores y médicos que operan en una temporalidad inconmensurable con la del paciente. El proceso de muerte clausura el futuro y las proyecciones existenciales del paciente, con lo cual el Dasein en tanto ser-arrojado-en-el-mundo fenece, aunque la muerte orgánica aún no se haya producido. El espacio entre clausura del Dasein y muerte orgánica es el proceso de muerte, en que la temporalidad se lentifica y extingue. La medicalización de la muerte interfiere en este proceso en que la persona podría morir su propia muerte, como sugiriera Rilke.
PALABRAS-LLAVE: Cuerpo-vivo. Cuerpo-vivido. Fenomenología - temporalidad.
Merleau-Ponty disowned the Cartesian mind/body dichotomy by making the distinction between living-body and lived-body, thus initiating a growing interest in phenomenology of the body. Conscious being dwell in space and time, creating their own temporality by perceiving the world and acting in it, always unfolding a life-project that is orientated towards the future. Medicine has taken up these concerns and developed a phenomenology of the diseased body. Patient narratives have depicted how chronic disease profoundly alters the unity and integrity of the person, as bodily derangements transform life-prospects and create new limitations. This modified experience of the diseased body has been neglected by caretakers and physicians, creating a rift in the doctor/patient relationship and deteriorating the quality of care given to the chronically diseased. It has been only fleetingly observed that the experience of being chronically diseased alters the person’s habitual temporality and creates a new sense of time adapted to the dysfunctions caused by chronic disorder. This altered temporality is incommensurable with the time sequences of medical practice, adding to the estrangement between caretakers and patients. In life threatening disease and the process of dying, temporality collapses as the future is closed down. Without a life project, demise of the Dasein occurs even if the organism is not yet dead. The space between loss of Dasein and final death is the process of dying, where time is retarded and finally “stops dead”. Excessive medicalization during the dying process robs the patient of dying his own death, as observed by Rilke.
KEYWORDS: Lived-body. Living-body. Phenomenology - temporality.
Reconhece-se desde Merleau-Ponty que o ser humano é uma unidade dotada de duas facetas, o corpo-vivo ou organismo, e o corpo-vivido ou subjetividade do corpo. Recebeu menos atenção que o Dasein ou existência humana, morando no mundo e também habitando no tempo. Enquanto existência que percebe um mundo e nele atua mediante um projeto de vida, a pessoa situa-se em sua própria temporalidade-vivida, que difere do tempo externo ou físico. Desenvolve-se na medicina uma fenomenologia do corpo doente que gera perturbações na unidade e na integridade da pessoa. A doença crônica produz alterações irreversíveis no corpo-vivo, transforma suas possibilidades e ocasiona novas limitações, o que modifica o tempo-vivido. A relação médico-paciente se deteriora no decorrer de doenças crônicas, porque as profundas transformações sofridas pelo corpo-vivido enfermo passam despercebidas. A temporalidade alterada por esses processos crônicos se mostra ainda mais desatendida, vivendo os pacientes num tempo moldado pela doença, desconhecido dos cuidados médicos, que operam numa temporalidade imensurável com relação à do paciente. O processo de morte encerra o futuro e as projeções do paciente, o que leva o Dasein, enquanto ser-lançado-no mundo, a fenecer, embora morte orgânica ainda não tenha ocorrido. O espaço entre o encerramento do Dasein e a morte orgânica é o processo de morte, em que a temporalidade se torna lenta e se extingue. A medicalização da morte interfere nesse processo no qual a pessoa poderia morrer sua própria morte, como sugeriu Rilke.
PALAVRAS-CHAVE: Corpo-vivo. Corpo-vivido. Fenomenologia - temporalidade.
A Ortotanásia e o Direito Brasileiro - A Resolução CFM n. 1.805/2006 e algumas considerações preliminares à luz do Biodireito Brasileiro
Orthotanasia and Brazilian Law - Resolution CFM n. 1.805/2006 and some preliminary considerations in the light of Brazilian Biolaw
Autores:
Edson de Oliveira Andrade
Abrir resumo
Resumo:
Este artigo apresenta considerações a respeito da resolução CFM n. 1805/2006 que regula a atuação ética do médico brasileiro frente a um paciente em estágio terminal. Esta resolução encontra-se com sua eficácia suspensa por decisão liminar concedida pela Justiça Federal a pedido do Ministério Público. Na análise da norma impugnada é defendida a tese de sua pertinácia legal e ética, tendo por base o princípio constitucional da dignidade e na inexistência do tipo específico no Direito Penal Brasileiro. Corrobora esta tese os princípios bioéticos da beneficiência, da não-maleficiência e da autonomia, que sustentam que o objeto de toda atenção médica é o ser humano na plenitude de sua dignidade.
PALAVRAS-CHAVE: Ortotanásia. Bioética. Biodireito - Brasil.
This article presents considerations about resolution CFM n. 1805/2006, which regulates ethical actions of Brazilian doctors regarding terminal patients. The resolution is not in force due to an order by Federal Justice after a plea from the Public Ministry. In the analysis of the opposed norm, the thesis of legal and ethical validity is defended on the basis of the constitutional principle of dignity, and considering the absence of the specific type in the Brazilian Penal Right. Biethical principles of charity, non-maleficence and autonomy corroborate that thesis, which states that the object of all medical attention is human beings at the height of their dignity.
KEYWORDS: Orthotanasia. Bioethics. Biolaw - Brazil.
Este artículo presenta consideraciones acerca de la resolución CFM n. 1805/2006, que regula la actuación ética del médico brasileño delante de un paciente en fase terminal. Esa resolución se halla con su eficacia suspendida por un orden liminar emitido por la Justicia Federal a pedido del Ministerio Público. En el análisis de la norma impugnada, se defiende la tesis de su pertinacia legal y ética, teniendo por base el principio constitucional de la dignidad, y considerando la ausencia del tipo específico en el Derecho Penal Brasileño. Corroboran esa tesis los principios bioéticos de la beneficencia, de la no maleficencia y de la autonomía, que afirman que el objeto de toda atención médica es el ser humano en la plenitud de su dignidad.
PALABRAS-LLAVE: Ortotanasia. Bioética. Bioderecho - Brasil.
Dos referenciais da Bioética – a Alteridade
On Bioethics ground principles – Otherness
Autores:
William Saad Hossne
Marco Segre
Abrir resumo
Resumo:
Os autores desejam introduzir o tema ALTERIDADE na dinâmica da reflexão bioética. Procuram conceituá-la, apontando para as diversas matrizes que a distinguem da empatia, solidariedade e beneficência. Procuram apontar seus componentes afetivos e também os racionais. Procura, esta, ser uma contribuição para o conhecimento da intersubjetividade, dando-se destaque ao conceito contido na expressão “o eu não existe sem o tu”. Procura-se demonstrar a importância da alteridade como referencial de Bioética; busca-se também assinalar como a alteridade se articula com os demais dentro da “teoria dos referenciais”.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética. Bioética - referenciais. Alteridade.
The authors wish to introduce OTHERNESS in the dynamics of bioethical reflection. They try to conceptualize it, pointing to the different matrixes that distinguish it from empathy, solidarity and charity. They try to indicate its affective components, as well as the rational ones. This text tries to be a contribution to the knowledge of intersubjectivity, emphasizing the concept contained in the expression “the I does not exista without the you”. We aimt to demonstrating the importance of otherness as one of Bioethics ground principles, thus indicating the way otherness articulates with the other ground principles in the domain of the “ground principles theory”.
KEYWORDS: Bioethics. Bioethics - ground principles. Otherness.
Los autores desean introducir la ALTERIDAD en la dinámica de la reflexión bioética. Tratan de conceptualizarla, apuntando para las diversas matrices que la distinguen de la empatía, solidariedad y beneficencia. Intentan indicar sus componentes afectivos, así como los racionales. Este texto procura ser una aportación para el conocimiento de la intersubjetividad, desta-cándose el concepto contenido en la expresión “lo yo no existe sin el tú”. Es nuestro objetivo demostrar la importancia de la alteridad como referencial de la Bioética, así bien señalar la manera como la alteridad se articula con los demás referenciales en el ámbito de la “teoría de los referenciales”.
PALABRAS-LLAVE: Bioética. Bioética - referenciales. Alteridad.
Implementing clinical ethics in german hospitals: content, didactics and evaluation of a nationwide postgraduate training programme
Implementación de ética clínica en hospitales alemanes: contenido, didáctica y evaluación de un programa de entrenamiento graduado a escala nacional
Autores:
Andrea Dörries
Alfred Simon
Gerald Neitzke
Jochen Vollmann
Abrir resumo
Resumo:
The Hannover qualifying programme ‘ethics consultation in hospitals’, conducted by a four-institution cooperation partnership, is an interdisciplinary, scientifically based programme for healthcare professionals interested in ethics consultation services and is widely acknowledged by hospital managements and healthcare professionals. It is unique concerning its content, scope and teaching format. With its basic and advanced modules it has provided training and education for 367 healthcare professionals with 570 participations since 2003 (until February 2010). One characteristic feature is its attractiveness for health professionals from different back-grounds. Internationally, the Hannover programme is one of the few schedules with both academics and non-academics as target groups and a high participation rate of physicians. The concept of the Hannover programme is in great demand, and its schedule is continuously optimised through evaluation. The goals of enabling healthcare professionals from different professional backgrounds to define and reflect ethical problems, to facilitate and support the process of decision-making and to work out structures for their own institutions seem to have been achieved. However, in order to obtain effective and sustainable results, participation in the programme should be supplemented regularly by in-house training sessions or individual expert consultations. Future challenges include new thematic courses and providing a network for former participants, especially when they come from non-academic hospitals. The network is a reasonable platform to discuss participants’ experiences, successes and pitfalls. A further task will be research on how the programme’s concept can support the sustainability of ethics structures in the various institutions.Over the past decade, ethics consultation services in hospitals have been increasingly introduced in Europe with different models of consultation and structures1,2. To provide contacts, reliable information on ethical issues and links to policies and guidelines, experts in various countries have set up clinical ethics networks1,3-5. On a European level, the European Clinical Ethics Network has been founded6.
KEYWORDS: Clinical ethics - hospitals. Hospital managements. Healthcare professionals - background.
El programa Hannover de La calificación de ‘consultas éticas en hospitales’, conducido por una cooperación de cuatro instituciones, es un programa científico interdisciplinario para los profesionales de cuidados médicos interesados en servicios de consulta ética y es reconocido extensamente por gerencias de hospitales y profesionales de cuidados médicos. Es único en cuanto al contenido, alcance y formato de enseñanza. Sus módulos básico y avanzado han proveído entrenamiento y formación para 367 profesionales de cuidados médicos con 570 participaciones desde 2003 (hasta febrero 2010). Una característica es su atracción de profesionales de salud de diversas formaciones. Internacional, el programa de Hannover es uno de los pocos con grupos destinatarios académicos y no-académicos y un alto índice de participación de médicos. El concepto del programa de Hannover está en gran demanda, y su currículo es optimizado continuamente por evaluaciones. Las metas de permitir a profesionales de cuidados médicos de diversas experiencias profesionales definir y reflejar problemas éticos, facilitar y apoyar el proceso de la toma de decisión y resolver las estructuras para sus propias instituciones parecen haber sido alcanzadas. Sin embargo, para obtener resultados eficaces y sostenibles, la participación en el programa se debe complementar regularmente por sesiones de formación internas o consultas expertas individuales. Los desafíos futuros incluyen nuevos cursos temáticos y la creación de una red para los participantes anteriores, especialmente cuando vienen de hospitales no académicos. La red es una plataforma razonable para discutir experiencias, éxitos y dificultades de los participantes. Otra tarea será la investigación sobre cómo el concepto del programa puede apoyar la continuidad de estructuras éticas en las varias instituciones. Durante la última década, los servicios de consulta ética en hospitales se han introducido cada vez más en Europa con diversos modelos y estructuras de consulta1,2. Para proporcionar contactos, informaciones confiables a cerca de cuestiones éticas y acoplamientos a las políticas y pautas, expertos en varios países han fijado redes de ética clínica1,3-5. En el nivel europeo, se ha creado la European Clinical Ethics Network, Red Europea de Consultas Éticas6.
PALABRAS-LLAVE: Ética clínica - hospitales. Gerencias de hospitales. Profesionales de cuidados médicos - formación.
O programa de qualificação de “consultas éticas em hospitais”, realizado por uma parceria de cooperação entre quatro instituições, é um programa científico interdisciplinar para profissionais dos cuidados médicos interessados em serviços de consulta ética, sendo reconhecido amplamente por administrações hospitalares e profissionais de cuidados médicos. É original quanto a conteúdos, alcance e formato de ensino. Com seus módulos básico e avançado, ofereceu treinamento e instru-ção a 367 profissionais de cuidados médicos, com 570 participações desde 2003 (até fevereiro 2010). Uma característica é sua atração para profissionais de saúde de diferentes formações. Internacional, o programa de Hannover é uma de poucas programações com público-alvo acadêmico e não-acadêmico e um grande índice de participação de médicos. O conceito do programa de Hannover está em grande demanda, e sua programação é aperfeiçoada continuamente com avaliações. Os objetivos de capacitar profissionais de cuidados médicos com diferentes formações profissionais a definir e refletir sobre problemas éticos, facilitar e suportar o processo de tomada de decisões e elaborar estruturas para suas próprias instituições, parecem ter sido alcançados. Entretanto, a fim de obter resultados eficazes e sustentáveis, a participação no programa deve ser suplementada regularmente por sessões de formação internas ou por consultas peritas individuais. Os desafios futuros incluem novos cursos temáticos e fornecimento de uma rede para participantes anteriores, especialmente quando vêm de hospitais não-acadêmicos. A rede é uma plataforma razoável para discutir experiências, sucessos e dificuldades dos participantes. Uma tarefa adicional será a pesquisa sobre como o conceito do programa pode apoiar a sustentabilidade de estruturas éticas nas várias instituições. Na década passada, serviços de consulta ética em hospitais foram introduzidos crescentemente na Europa, com diferentes e estruturas de consulta1,2. Para fornecer contatos, informações confiáveis sobre questões éticas e vínculos com políticas e diretrizes, peritos de vários países estabeleceram redes de ética clínica 1,3-5. No nível europeu, foi instituída a European Clinical Ethics Network, Rede Europeia de Ética Clínica6.
PALAVRAS-CHAVE: Ética clínica - hospitais. Administração hospitalar. Profissionais de cuidados médicos - formação.
As representações sociais de mediadores da comunidade: a questão da anencefalia
The social representations of community mediators: the question of anencephaly
Autores:
Liliane Cristina da Silva
Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça
Abrir resumo
Resumo:
O presente trabalho teve com objetivo identificar o significado de anencefalia e conhecer a opinião dos mediadores da comunidade sobre o aborto de fetos anencefálicos. O método escolhido como referencial foi o qualitativo, do tipo descritivo, semiestruturado, tendo como base a Teoria das Representações Sociais, com diretriz metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo, utilizando-o para a seleção de ideias centrais e expressões-chave correspondentes. Foram entrevistados 40 indivíduos, entre 20 e 55 anos, atuantes nas cidades de Pouso Alegre (MG) e Itaú de Minas (MG). A entrevista foi previamente consentida por cada mediador e era composta de duas perguntas que foram gravadas e transcritas na íntegra. A análise da pesquisa levou à identificação de alguns temas principais (ideias centrais) que, juntos, formaram a estrutura essencial da percepção sobre a questão do aborto de fetos anencefálicos. De acordo com os resultados, observou-se a maneira como os mediadores da comunidade transmitem o conceito de anencefalia e como eles defendem ou condenam, perante a sociedade, a questão do aborto de fetos anencefálicos. Observou-se, também, que a autonomia e o direito da mãe são defendidos na mesma intensidade em que se defendem a justiça e direito de vida do feto, potencializando que, por estar imerso em incertezas conceituais, a questão do aborto de fetos anencefálicos ratifica o discurso bioético como integrador, transdisciplinar e dialógico, uma vez que abriga uma pluralidade de vozes, uma diversidade de ideias e uma extensa utilização do diálogo como ferramenta social.
PALAVRAS-CHAVE: Anencefalia. Bioética. Fetos anencefálicos.
The present work ained at identifying the meaning of anencephaly and to know the opinion of community mediators on abortion of anencephalic fetuses. The chosen method was a qualitative one, of adescriptive type, semistructured, using the Theory of Social Representations, with a methodological approach of the Discourse of Collective Subject, using it for identifying central ideas and corresponding key expressions. 40 individuals were interviewed having from to 20 to 55 years of age, working in the cities of Pouso Alegre (MG) and Itaú de Minas (MG). The interview had two questions shoich were recorded and wholly trans-cribed and submittedto respondents before the analysis. The analysis led to the identification of some main subjects (central ideas) that, together, formed the essential structure of the perception on the question of abortion of anencephalic fetuses. Results show how community mediators transmit the concept of anencephaly and how they defend or condemn, before society, abortion of anencephalic fetuses, in addition to showing that the autonomy and the right of pregnant women are defended with the same intensity as the justice and the fetuses right to life, emphasizing that, due to being immersed in conceptual uncertainties, the question of abortion of anencephalic fetuses ratifies bioethical discourse as an integrative, transdisciplinary and dialogical perspective, since bioethics integrates a plurality of voices, a diversity of ideas and an extensive use of dialog as a social tool.
KEYWORDS: Anencephaly. Bioethics. Anencephalic fetuses.
Este trabajo ha tenido como objetivo identificar el significado de anencefalia y conocer la opinión de los mediadores de la comunidad acerca del aborto de fetos anencéfalos. El método elegido como referencial ha sido el cualitativo, del tipo descriptivo, semi-estructurado, por medio de la Teoría de las Representaciones Sociales, con directriz metodológica del Discurso del Sujeto Colectivo, utilizándolo para la selección de ideas centrales y expresiones llave correspondientes. Fueron entrevistados 40 individuos, cuya faja etaria se situaba entre 20 y 55 años, que actuaban en las ciudades de Pouso Alegre (MG) e Itaú de Minas (MG). La entrevista se compuso de dos preguntas que han sido grabadas y transcritas en la íntegra en su totalidad, habiendo sido previamente aceptada por cada mediador. El análisis de la investigación ha llevado a la identificación de algunos temas principales (ideas centrales) que, juntos, han formado la estructura esencial de la percepción sobre la cuestión del aborto de fetos anencéfalos. Según los resultados, observóse la manera como los mediadores de la comunidad transmiten el concepto de anencefalia y como defienden o condenan, delante de la sociedad, la cuestión do aborto de fetos anencéfalos; ha sido observado también que la autonomía y el derecho de la madre están protegidos con la misma intensidad con que se defienden la justicia y el derecho de vida del feto, potencializando que, estando inmersa en incertidumbres conceptuales, la cuestión del aborto de fetos anencéfalos ratifica el discurso bioético como integrador, transdisciplinario y dialógico, ya que abriga una pluralidad de voces, una diversidad de ideas y una utilización del diálogo como herramienta social.
PALABRAS-LLAVE: Anencefalia. Bioética. Fetos anencéfalos.
Análise das Resoluções do Conselho Nacional de Saúde (1995-2005) sob a perspectiva da Bioética
Analysis of the Resolutions of the National Health Council (1995-2005) from the perspective of Bioethics
Autores:
Mônica Hussni MessettI
Abrir resumo
Resumo:
O presente artigo traz uma síntese de pesquisa realizada com foco nas resoluções produzidas pelo Conselho Nacional de Saúde no período entre 1995-2005. Definiu-se como objetivo da abordagem a determinação de quantas dessas resoluções têm perfil bioético, ou seja, trazem embutidos em seus componentes os referenciais da Bioética: beneficência, não-maleficência, autonomia, justiça, equidade, proteção à dignidade e vulnerabilidade do ser humano, confidencialidade, privacidade e solidariedade. A pesquisa apontou que, de um total de 203 resoluções produzidas em 11 anos, 81 possuem caráter bioético, isto é, apresentam os referenciais que integram o Sistema Único de Saúde - SUS, a saber: de Integridade (promoção, proteção e recuperação da Saúde), Equidade (igualdade aos indivíduos), Universalidade (para todos), Justiça e Autonomia.
PALAVRAS-CHAVE: Conselho Nacional de Saúde - resoluções. Sistema Único de Saúde. Bioética.
This article presents the synthesis of a research that has concentrated in the resolutions produced by the National Health Council in the period 1995-2005. The determination of the number of those resolutions having a bioethical character has been defined as our aim, that is to say, we studied which had as their components Bioethics ground principles: charity, non maleficence, autonomy, justice, fairness, protection to the dignity and vulnerability of the human being, confidentiality, privacy and solidarity. The investigation discovered that, from a total of 203 resolutions produced in 11 years, 81 had a bioethical character, that is to say, presented the grpound principles that integrates Unified Health System: Integrity (Health promotion, protection and recovery), Fairness (equality), Universality (for all), Justice and Autonomy.
KEYWORDS: National Health Coucil - resolutions. Unified Health System. Bioethics.
Este artículo presenta la síntesis de una investigación que se ha centrado en las resoluciones producidas por el Consejo Nacional de Salud en el período 1995-2005. Se ha definido como objetivo la determinación del número de esas resoluciones que poseen perfil bioético, es decir, traen incorporados en sus componentes los referenciales de la Bioética: beneficencia, no maleficencia, autonomía, justicia, equidad, protección a la dignidad y vulnerabilidad del ser humano, confidencialidad, privacidad y solidaridad. La investigación ha apuntado que, desde un total de 203 resoluciones producidas en 11 años, 81 tienen carácter bioético, es decir, presentan los referenciales que integran el Sistema Único de Saúde – SUS [Sistema Único de Salud]: Integridad (promoción, protección y recuperación de la Salud), Equidad (igualdad a los individuos), Universalidad (para todos), Justicia y Autonomía.
PALABRAS-LLAVE: Consejo Nacional de Salud - resoluciones. Sistema Único de Salud. Bioética.
Respeito à autonomia do doente mental: um estudo bioético em clínica psiquiátrica
Respect to the autonomy of the mental ill: a bioethical study in psychiatric clinic
Autores:
José Raimundo Evangelista da Costa
Abrir resumo
Resumo:
O presente estudo teve como objetivos conhecer o pensamento de auxiliares e técnicos em enfermagem a respeito da autonomia do doente mental e demonstrar a importância do respeito ao doente mental pelo profissional de enfermagem para um cuidado adequado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mas aproveitou-se para explorar também alguns dados quantitativos, possível pelo tipo de formulário que foi aplicado na coleta dos dados. A pesquisa foi realizada numa instituição psiquiátrica de pequeno porte e envolveu 25 profissionais da saúde mental, 13 auxiliares de enfermagem e 12 técnicos em enfermagem. Não foi utilizado nenhum critério de exclusão. No estudo, ficaram evidenciadas algumas condutas indispensáveis para que o doente mental possa ser respeitado e correspondentemente cuidado em clínica psiquiátrica. Esta pesquisa procurou contribuir com as discussões acerca do respeito à autonomia do doente mental, colocando no centro a Bioética; e procurou verificar como tais percepções mais amplas se podiam traduzir em atendimento respeitoso e humanizado.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética - autonomia. Doente mental. Clínica psiquiátrica.
The present study aimed at knowing how nursing assistants and technicians regarding the autonomy of the mentally ill and at demonstrating the importance of this respect for the nursing professional to offer an adequate care. It is a qualitative research, but it has also explored some quantitative data due to the kind of form applied in data collection. The research was carried through in a small size psychiatric institution and involved 25 mental health professionals, thirteen nursing assistants and twelve nursing technicians. No exclusion criterion was used. The study showed to be some indispensable behaviors for mentally ill persons to be respected and well cared in psychiatric clinics. This research aimed at contributing to debates concerning respect to the autonomy of mentally ill persons, placing in the center Bioethics, and it also aimed at verifying how such broader perceptions could translate in respectful and humane assistance.
KEYWORDS: Bioethics - autonomy. Mentally ill persons. Psychiatric clinics.
Este estudio ha tenido como objetivos conocer el pensamiento de auxiliares y técnicos de enfermería acerca de la autonomía del enfermo mental y demostrar la importancia del respecto al enfermo mental por el profesional de enfermería, con vistas a un cuidado adecuado. Aunque sea una investigación cualitativa, aprovechóse para estudiar también algunos datos cuantitativos suministrados por el tipo de formulario aplicado en la recolección de datos. La investigación ha sido realizada en una institución psiquiátrica de pequeño porte y ha involucrado 25 profesionales de la salud mental, trece auxiliares de enfermería y doce técnicos de enfermería. No se utilizó ninguno criterio de exclusión. En el estudio se han volvido evidentes algunas conductas indispensables para que el enfermo mental pueda ser respectado y correspondientemente cuidado en la clínica psiquiátrica. Esta investigación ha intentado contribuir para las discusiones acerca del respecto a la autonomía del enfermo mental, colocando la Bioética en el centro; y trató de verificar la manera cómo esas percepciones más amplias se podrían traducir en un atendimiento respectoso y humanizado.
PALABRAS-LLAVE: Bioética - autonomía. Enfermo mental. Clínica psiquiátrica.
Doença limitante da vida, em crianças: a voz dos pais e o olhar da bioética
Disabling diseases in children: the voice of parents and the bioethical perspective
Autores:
Conceição A. V. Boueri
Vera Lúcia Zaher
William S. Hossne
Abrir resumo
Resumo:
Este estudo teve por objetivo analisar, à luz da bioética, questões problemáticas vivenciadas pelos pais (mãe e pai) ao receber o diagnóstico de doença limitante da vida de um filho(a). Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva e qualitativa, a partir de casos de crianças portadoras de síndromes diversas, com diagnóstico limitante de vida assistidas por “home care”. Utilizou-se como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada com os pais das respectivas crianças. De um total de 23 pais contatados, foi possível obter resposta de 12 casais. A análise bioética tomou por base a “teoria” principicialista e a “teoria dos referenciais”. Como resultados tem-se os seguintes dados a considerar: quanto à caracterização da amostra: a idade da mãe (36,6 +-7,3) não diferiu muito da do pai (38,4 +-6,2); as crianças eram portadoras de síndromes variadas, sendo um terço delas com a síndrome de Werdnig-Hoffmann e as idades, no conjunto, variavam de 1 ano e 10 meses a 15 anos. Observou-se que em 92% dos casos o diagnóstico de vida limitante foi comunicado aos pais após o parto. Nas respostas referentes ao impacto do diagnóstico evidenciou-se grau satisfatório de “saturação” com a amostra utilizada; predominaram relatos de tristeza, desespero, de negação, resistência em aceitar a criança, medo, sensação de culpa, e, na percepção dos pais, o profissional que comunicou o diagnóstico não soube fazê-lo de forma adequada, contribuindo para uma maior dificuldade de enfrentar esse momento. Como conclusões considera-se que são vários os referenciais da bioética (autonomia, não-maleficência, beneficência, alteridade, equidade, justiça, prudência, dignidade, solidariedade) que surgiram na vivência dessa situação, com destaque para a vulnerabilidade dos pais, a busca da beneficência para a criança, porém a autonomia do casal está longe de ser exercitada, surgindo uma sensação de total impotência e impedimento de poder exercer o seu papel. A ética no cuidado, no momento de comunicar um diagnóstico tão impactante aos pais, deve estar sempre presente para que exista uma boa relação entre o profissional da saúde, aqui entendido com o médico, e as famílias que enfrentam essa nova realidade. Propõe-se como ferramenta que contribua para o aprimoramento desse processo relacional, principalmente em momentos delicados e críticos, a implantação de uma comissão de bioética nas instituições de saúde, que, embasadas por uma reflexão profunda, possa ajudar nas tomadas de decisão frente a diagnósticos limitantes de vida, respeitando a autonomia dos pais e entendendo os conflitos vivenciados por eles nesse momento.
PALAVRAS-CHAVE: Criança. Relação profissionais da saúde-pais. Bioética.
This study aimed at analyzing, in the light of bioethics, problematic questions lived by parents (mother and father) when they receive the diagnosis of a disabling disease affecting their children. In order to make that analysis, a descriptive and qualitative research was done for cases of children with different syndromes, with a disabling disease diagnostics, assisted by “home care”. The instrument was half-structured interviews with parents. From a total of 23 contacted parents, it was possible to obtain the answer of 12. Bioethical analysis was based on the “principialist theory” and the “ground principles theory”. Results show: regarding sample characterization, the age of mothers (36.6 + - 7.3) has not differed much from the age of fathers (38.4 +-6,2); children had variable syndromes, a third with Werdnig - Hoffmann syndrome; ages varied from 1 year and 10 months to 15 years. In 92% of cases, the diagnostic was communicated to parents after the childbirth. In answers concerning the impact of diagnostics, we perceived a satisfactory degree of “saturation” with the sample used; stories of sadness, desperation, negation, difficulties for accepting children, fear, fault feeling were told. In the perception of parents, the professional who has communicated the diagnosis has not done this properly, contributing to a greater difficulty to face it. As conclusions, we considered that there are several bioethical ground principles (autonomy, nonmaleficence, charity, otherness, fairness, justice, prudence, dignity, solidarity) arising experiencing that situation, standing out parents’ vulnerability, and the search of charity for children; nevertheless, the autonomy of the couple is far from being concretely lived, and this creates a sensation of complete impotence and impossibility of deciding. The ethics of care in communicating a diagnostic so impressive for parents must be always present so that there is a good relationship between health professionals, doctors in this case, and the families who face this new reality. As a tool for contributing to the improvement of this relational process, mainly at delicate and critical moments, we suggest the establishment of a bioethics commission in health institutions for helping decision-making based on a deep reflection in cases of disabling diseases diagnostics, respecting parents’ autonomy and understanding the conflicts lived by them.
KEYWORDS: Children. Relationship health professional-parents. Bioethics.
Este estudio ha tenido por objetivo analizar, a la luz de la bioética, cuestiones problemáticas vividas por los padres (madre y padre) cuando reciben el diagnóstico de enfermedad incapacitante de la vida de un hijo(a). Para hacer ese análisis, ha sido realizada una investigación descriptiva y cualitativa, basada en casos de niños portadores de diferentes síndromes, con diagnóstico limitante de vida, asistidos por “home care”. Se utilizó como instrumento de investigación una entrevista semiestructurada con los padres de los respectivos niños. De un total de 23 padres contactados, fue posible obtener respuesta de 12 parejas. El análisis bioético ha tomado por base la “teoría principialista” y la “teoría de los referenciales”. Tenemos como resultados los siguientes datos a considerar: con respecto a la caracterización de la muestra: la edad de la madre (36,6 +- 7,3) no ha diferido en mucho de la edad del padre (38,4 +-6,2); los niños eran portadores de síndromes variadas: un tercio de ellos con la síndrome de Werdnig - Hoffmann y las edades, en el conjunto, variaban de 1 año y 10 meses a 15 años. Se observó que, en 92% de los casos, el diagnóstico de vida limitante ha sido comunicado a los padres después del parto. En las respuestas referentes al impacto del diagnóstico, se ha evidenciado grado satisfactorio de “saturación” con la muestra utilizada; han predominado relatos de tristeza, desesperación, negación, renuencia en aceptar el niño, miedo, sentimiento de culpa, y, en la percepción de los padres, el profesional que ha comunicado el diagnóstico no ha sabido hacerlo de manera adecuada, contribuyendo para una mayor dificultad de afrontar ese momento. Como conclusiones, consideramos que son varios los referenciales de la bioética (autonomía, no maleficencia, beneficencia, alteridad, equidad, justicia, prudencia, dignidad, solidaridad) – surgidos en la vivencia de esa situación, destacándose la vulnerabilidad de los padres, la búsqueda de la beneficencia para el niño; sin embargo, la autonomía de la pareja se halla lejos de ser ejercida, emergiendo una sensación de total impotencia e impedimento de la posibilidad de ejercer su rol. La ética en el cuidado, en el momento de comunicar un diagnóstico tan impactante para los padres, debe estar siempre presente para que haya una buena relación entre el profesional de salud, aquí entendido como el médico, y las familias que afrontan esa nueva realidad. Se propone como herramienta que ofrezca una aportación al perfeccionamiento dese proceso relacional, principalmente en momentos delicados y críticos, el establecimiento de una comisión de bioética en las instituciones de salud, que, basada en esa reflexión profunda, pueda ayudar en las tomas de decisión delante de diagnósticos limitantes de vida, respectando la autonomía de los padres y entendiendo los conflictos vividos por ellos en ese momento.
PALABRAS-LLAVE: Niño. Relación profesionales de la salud-padres. Bioética.
Caracterização das vítimas de tentativa de autoextermínio atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município de Sete Lagoas e região
Characterization of suicidal subjects cared by Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) [an ambulance service] in the municipality of Sete Lagoas and region
Autores:
Júlio César Batista Santana
Bianca Santana Dutra
Hercília Najara Ferreira de Souza
Isabella Celeste Moura
Rosielle Aparecida Damasceno de Faria
Talline Arêdes Hang-Costa
Lidiane Sales Vieira
Abrir resumo
Resumo:
O objetivo deste estudo foi identificar as características epidemiológicas das vítimas de tentativa de autoextermínio atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de Sete Lagoas e região. Trata-se de um estudo transversal exploratório que utilizou a ficha de atendimento pré-hospitalar (FAPH) realizado no SAMU de Sete Lagoas e região, no período de janeiro a julho de 2009. Foram analisadas 115 FAPHs de vítimas de tentativa de autoextermínio. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Os dados revelam um número proporcional desse agravo na distribuição de gênero, com maior prevalência na faixa etária dos 11 anos aos 40 anos de idade. As mulheres escolhem métodos menos invasivos, por exemplo, uso de medicamentos, enquanto os homens preferem métodos mais agressivos. Quanto às substâncias utilizadas nas tentativas de suicídio, constatou-se a facilidade de acesso aos medicamentos. Das ocorrências, 93% foram atendidas por Unidade de Suporte Básico e 7%, pela Unidade de Suporte Avançado. Os dias da semana que ocorreram o maior número de tentativas de autoextermínio foram: segunda-feira, sexta-feira e domingo. O estudo demonstrou que o SAMU tem um papel significativo e de impacto positivo no atendimento às vítimas de tentativa de autoextermínio. Percebe-se a necessidade de intervenções das práticas na atenção primária, com o objetivo de prevenir o comportamento suicida, e que órgãos governamentais têm um papel primordial no controle desses agravos, promovendo políticas públicas que garantam um acesso igualitário à saúde, educação, lazer, transporte, trabalho, moradia, combate ao uso das drogas, violência e desigualdade social.
PALAVRAS-CHAVE: Violência. Suicídio. Enfermagem em Emergência.
The objective of this study was identifying the epidemiologic characteristics of people attempting suicide cared by Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) in Sete Lagoas and region. It is an exploratory transversal study that used a pre-hospital care form (FAPH) from SAMU in Sete Lagoas and region from January to July 2009. 115 FAPHs from suicidal subjects were analyzed. The project was approved by the Ethichs Committee of Pontifical Catholic University of Minas Gerais (PUC/MG). Data show a proportional number by genre with greater prevalence of subjects from 11 to 40 years of age. Women choose less invasive methods, for example, medicines, while men prefer more aggressive methods. Regarding substances used, attempted suicides were easy due to free access to medicines. From the total of occurrences, 93% were cared by the Unit of Basic Support and 7% by the Unit of Advanced Support. The days of the week in which happens the greater number of attempts were Monday, Friday and Sunday. The study has demonstrated that SAMU has a significant role and a positive impact in caring for suicidal subjects. There is a need of interventions on practices of primary assistance, with the aim of preventing suicidal conducts, as well as to reveal that the government organs have a fundamental role in controlling these attempts, by means of public policies that may guarantee an egalitarian access to health, education, leisure, transports, work, housing, and violence, drug use and social inequality prevention.
KEYWORDS: Violence. Suicide. Emergency Infirmary.
El objetivo de este estudio ha sido identificar las características epidemiológicas de las víctimas de tentativa de suicidio atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do municipio de Sete Lagoas y región. Se trata de un estudio transversal exploratorio que ha usado la ficha de atendimiento pre-hospitalario (FAPH) realizado en el SAMU de Sete Lagoas y región, en el período de enero a julio de 2009. Han sido analizadas 115 FAPHs de víctimas de tentativa de suicidio. El proyecto ha sido aprobado por el comité de ética en investigación de la Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Los datos muestran un número proporcional de ese agravio en la distribución de género, con mayor prevalencia en la faja etaria de los 11 a los 40 años de edad. Las mujeres eligen métodos menos invasivos, por ejemplo, el uso de medicamentos, mientras los hombres prefieren métodos más agresivos. Con respecto a las substancias utilizadas en las tentativas de suicidio, se constató la facilidad de acceso a los medicamentos. Del total de ocurrencias, 93% han sido atendidas por la Unidad de Soporte Básico e 7% por la Unidad de Soporte Avanzado. Los días de la semana en que ha ocurrido el mayor número de tentativas de suicidio fueron: lunes, viernes y domingo. El estudio ha demostrado que el SAMU tiene un rol significativo e de impacto positivo en el atendimiento a las víctimas de tentativa de suicidio. Se percibe la necesidad de inter-venciones de las prácticas en la atención primaria, con el objetivo de prevenir la conducta suicida, así como de revelar que los órganos gubernamentales tienen un rol fundamental en el control de eses agravios, por medio da la implementación de políticas públicas que puedan garantizar un acceso igualitario a la salud, a la educación, al ocio, transporte, trabajo, vivienda, combate al uso de drogas, violencia y desigualdad social.
PALABRAS-LLAVE: Violencia. Suicidio. Enfermería de Urgencia.
Educação para a liberdade – uma perspectiva kantiana
Education for freedom – a kantian perspective
Autores:
Sergio A. Ribeiro
Lourenço Zancanaro
Abrir resumo
Resumo:
O presente texto busca analisar o que vem a ser a educação no pensamento de Kant. A proposta pauta em apresentar uma pedagogia calcada na autodeterminação crítica do indivíduo, instigando o pensar, para que em todas as circunstâncias da vida o sujeito possa eleger o que é correto, justo e bom. Compreende que o homem em Kant é a única criatura que precisa ser educada e que não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação, pois ele é aquilo que a educação faz dele. Assim, concentrando nesta afirmação de Kant, procuramos compreender as preleções sobre a educação dentro do horizonte da obra “Sobre a Pedagogia”. Nesse sentido, a questão subjacente à investigação resume-se no aporte “Educação para a liberdade – uma perspectiva kantiana”. Nesse panorama, surge a filosofia como pedra de toque para a educação básica do indivíduo, pois a tarefa da filosofia é aquilo que a faz necessária na vida das pessoas, e sua função é ensinar e orientar o homem a deixar de ser bruto e selvagem para se tornar autônomo e civilizado.
PALAVRAS-CHAVE: Educação - Kant. Liberdade. Moral.
This text tries to analyze education in Kant’s thought. The proposal is to present a pedagogy based on individuals critical self-determination of the individual, inciting him to think so that, in all circumstances of life, the person can choose what is correct, just and good. According to the mentioned proposal, the man in Kant is the only creature needing to be educated, not achieving success in becoming a true man except by means of education, because man is what education does of him. Thus, concentrating us in that statement of Kant’s, we tried to understand the explanations on education in the horizon of the work Pedagogy – A Kantian Perspective. In this domain, the underlying question of the investigation is transformed in the contribution Education for the freedom – a kantian perspective. In that panorama the philosophy emerges as a touchstone for individual basic education, because the task of philosophy is what makes it necessary for the life of people; its function is to teach and to guide man to stop being gross and wild and become an independent and civilized being.
KEYWORDS: Education - Kant. Freedom. Moral.
Este texto pretende analizar la educación en el pensamiento de Kant. La propuesta es presentar una pedagogía basada en la autodeterminación crítica del individuo, instigándolo a pensar, de manera que, en todas las circunstancias de la vida, la persona pueda elegir lo que es correcto, justo y bueno. Según la mencionada propuesta, el hombre en Kant es la única criatura que precisa ser educada, no logrando éxito en se tornar un verdadero hombre sino por la educación, porque el hombre es aquello que la educación hace de él. Así, concentrándonos en esa afirmación de Kant, intentamos entender las explicaciones sobre la educación en el ámbito del horizonte de la obra Pedagogía. En ese sentido, la cuestión subyacente a la investigación se resume en el aporte Educación para la libertad – una perspectiva kantiana. En ese panorama emerge la filosofía como piedra de toque para la educación básica del individuo, pues la tarea de la filosofía es aquello que la hace necesaria a la vida de las personas; su función es enseñar y orientar el hombre a dejar de ser bruto y salvaje para convertirse en un ser autónomo y civilizado.
PALABRAS-LLAVE: Educación - Kant. Libertad. Moral.
Os discursos de adesão ao tratamento de AIDS: uma reflexão ética
Discourses on adhesion to HIV/AIDS treatment: an ethical reflection
Autores:
Sheslaine de Souza
Abrir resumo
Resumo:
Esse artigo tem como proposta discutir uma questão essencial após o diagnóstico de infecção pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), quando a pessoa já está em processo de doença, caracterizado pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS): a adesão ao tratamento com a Terapia Antirretroviral (TARV). Para compreender essa questão, contextualiza-se a AIDS em sua trajetória e atuais tendências epidemiológicas. Foca a discussão nos discursos de adesão ao tratamento, considerando sua finalidade ética e terapêutica. Foram selecionadas e estudadas produções que se apresentam conceitos sobre adesão e propostas de orientação às práticas. Buscou-se, com esse estudo, refletir eticamente sobre a adesão ao tratamento de AIDS, tendo como referência algumas falas da bioética.
PALAVRAS-CHAVE: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Terapia Antirretroviral de Alta Atividade. Bioética.
This article aims to discuss an essential question after the diagnosis of infection with HIV when the person is already suffering from the disease process, characterized by AIDS: the adhesion to the treatment with the Antiretroviral Therapy (ART). To understand this question, it contextualizes AIDS trajectory and current epidemiologic trends. We focus the speeches of adhesion to treatment, considering its ethical and therapeutical purposes. We selected and studied productions on the subject where respondents present definitions on adhesion that are considered guides to practices. This study was an ethical reflection of adhesion to AIDS treatment having as reference some Bioethical discourses.
KEYWORDS: Acquired Immunodeficiency Syndrome. Antretroviral Therapy, Highly Active. Bioethics.
La propuesta de este artículo es discutir una cuestión esencial después del diagnóstico de infección por el Virus de la Inmunodeficiencia Humana (VHI), cuando la persona ya se halla en proceso de enfermedad, caracterizado por la Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida (SIDA): la adhesión al tratamiento con la Terapía Antirretroviral (TARV). Para comprender esa cuestión, contextualizase la SIDA en su trayectoria y actuales tendencias epidemiológicas. La discusión se centra en los discursos de adhesión al tratamiento, considerando su finalidad ética y terapéutica. Han sido seleccionadas y estudiadas producciones acerca del tema en que se presentan definiciones sobre la adhesión que tiene como meta orientar las prácticas. Intentóse, por medio de ese estudio, reflexionar éticamente sobre la adhesión al tratamiento de la SIDA teniendo como referencia algunas hablas de la bioética.
PALABRAS-LLAVE: Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida. Terapía Antirretroviral Altamente Activa. Bioética.
Permanência e evasão do aluno: uma experiência universitária à luz da Bioética
Students’ permanence and evasion: a university experience in the light of Bioethics
Autores:
Gil Emerson Lima Aguiar
Márcio Fabri dos Anjos
Paulo Eduardo Marcondes de Salles
Abrir resumo
Resumo:
Este artigo visa a contribuir, mediante reflexão ética, para a questão da evasão de alunos em cursos universitários. Apresenta, em primeiro momento, uma breve contextualização da situação vivenciada em relação à evasão universitária, a partir da década de 80, nos Estados Unidos e no Brasil. Reúne em seguida, alguns critérios à luz da Bioética relacionados com o pro-blema em questão, e que são assumidos como guia, em uma experiência concreta desenvolvida pelo Centro Universitário São Camilo, São Paulo. Sendo assim, foram elaborados critérios e diretrizes para a ação de um setor construído especialmente para pensar e tratar com o aluno que se encontra em vias de deixar a instituição, tendo como base o desenvolvimento dos conceitos bioéticos de vulnerabilidade, autonomia e equidade. A partir de tais categorias de análise são elaborados subsídios de fundamento para se estabelecer interlocução com o aluno visando a esclarecer e conscientizá-lo por meio de alternativas que lhe possibilitem repensar a situação do “possível” abandono do curso universitário. As experiências, crescentemente bem-sucedidas no Setor de Permanência do aluno do Centro Universitário São Camilo vêm impactando e revertendo os índices de evasão de alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Aluno - permanência. Aluno - evasão. Bioética - referenciais.
This article aims to contribute by means of ethical reflection to the question of students’ evasion in university courses. It presents at a first moment a brief contextualization of the situation regarding university evasion from the 1980’s, in the United States and Brazil. It congregates after that some criteria of Bioethics related to the problem, criteria taken as a guide in a concrete experience developed by São Camilo University Center, São Paulo. We developed criteria and guidelines for action in a sector especially designed to think and deal with students who want to leave the institution, having as a base the development of the bioethical concepts of vulnerability, autonomy and equity. From such categories of analysis, subsidies are elaborated to establish an interlocution with sudents and to clarify and allow them to acquire knowledge of alternatives that make possible to rethink the situation of “possible” abandonment of the university course. The increasingly successful experiences in the sector of Student Permanence of São Camilo University Center has been impacting and reverting indexes of student evasion.
KEYWORDS: Students - permanence. Student - evasion. Bioethics - principles.
Este artículo tiene por objetivo ofrecer una aportación, por medio de la reflexión ética, a la cuestión de la evasión de alumnos en cursos universitarios. Él presenta, en un primer momento, una breve contextualización de la situación referente a la evasión universitaria, desde la década de 1980, en los Estados Unidos y en Brasil. Reúne en seguida algunos criterios, a la luz da Bioética, relacionados con el problema en cuestión y que son asumidos como guía en una experiencia concreta desarrollada por el Centro Universitário São Camilo, São Paulo. Por consiguiente, han sido elaborados criterios y directrices para la acción de un sector construido especialmente para pensar y dialogar con el alumno que está en vías de dejar la institución – criterios y directrices que tienen como base el desarrollo de los conceptos bioéticos de vulnerabilidad, autonomía y equidad. Desde esas categorías de análisis, son preparados subsidios básicos para el establecimiento de una interlocución con el alumno, con el fin de dilucidarlo y concientizarlo mediante alternativas que le posibiliten repensar la situación del “posible” abandono del curso universitario. Las experiencias crecientemente exitosas en el sector de Permanencia del alumno del Centro Universitário São Camilo vienen impactando y revertiendo los índices de evasión de alumnos.
PALABRAS-LLAVE: Alumno - permanencia. Alumno - evasión. Bioética - referenciales.
Doença, dor, sofrimento e morte
Disease, pain, suffering, and death
Autores:
Julio Torres
Abrir resumo
Resumo:
Bioética – e agora, o que fazer?
Bioethics: what are we to do now?
Autores:
William Saad Hossne (coordenador)
Abrir resumo
Resumo: