Edição v.2, n.2
REVISTA BIOETHIKOS
EDIÇÃO DE JULHO / DEZEMBRO DE 2008
Pensar a Bioética a partir do viver na América Latina O projeto de elaborar um Dicionário Latino-americano de Bioética nasceu de uma das propostas apresentadas na fundação da Rede Latino-Americana e do Caribe de Bioética da UNESCO em 2003. A Rede teve sua origem numa iniciativa regional daquele organismo internacional e na necessidade sentida por muitos que trabalham em bioética nos países latino-americanos de “pensar e praticar a bioética a partir dos problemas de nossas populações em seu contexto histórico e social”. Trata-se de uma obra monumental, coordenada pelo ilustre filósofo e bioeticista argentino, Juan Carlos Tealdi, fruto de quatro anos intensos de trabalhos (2003-2007), e publicada pela Universidade Nacional da Colômbia no início de 2008. No momento inicial do projeto, já eram identificadas várias questões bioéticas que mereciam ser aprofundadas. As questões do contexto e a identidade regional em sua história e cultura, os enfoques críticos de autores latino-americanos, a relação entre individualismo e comunitarismo, o lugar da justiça, os direitos humanos e o direito à saúde, as questões do meio ambiente e a saúde pública, a pobreza, a globalização e o bem-estar eram algumas das questões críticas para uma bioética regional, identificadas desde o início do projeto. Segundo Tealdi, o Dicionário tem como objetivo “pensar a bioética a partir das disciplinas e visões mais diversas, como um campo de encontro de uma reflexão crítica e normativa em relação à vida e ao viver na América Latina. A internacionalização da bioética teve um forte influxo anglo-americano, que condicionou o campo dos problemas, temas e leituras da área, destacando algumas questões e omitindo outras. Era necessário, então, submeter à crítica e reconstrução muitos conteúdos da bioética ‘herdada’”. Diz J. C. Tealdi que o “situacionismo e a contextualização latino-americana na perspectiva histórica, social e cultural da visão de bioética que se propõe não desconhece e muito menos nega o relativismo dos conteúdos do universalismo ético. O reconhecimento e respeito deste universalismo deixa aberta uma dinâmica plural para a tarefa dialética de reflexão e crítica em bioética”. O Dicionário, nas suas 685 densas páginas, reúne trabalhos de 184 autores de 16 países da América Latina e Caribe, “com visões de mundo muito diversificadas e plurais”. Importante registrar que do conjunto geral de 249 verbetes, distribuídos em 27 campos temáticos, 33 verbetes são de 28 autores brasileiros. Característica comum de todos estes autores é que “pertencem a algum dos países da América Latina e do Caribe, por nacionalidade ou pelo trabalho ou pertença institucional”. A grande maioria destes pensadores e autores procedem das três raízes tradicionais da bioética, ou seja, a medicina e as ciências da saúde; o direito e as ciências jurídicas; e, por fim, a filosofia e o pensamento crítico. Um número significativo de colaboradores é provenientes de outras disciplinas, que enriquecem e aprofundam o campo do pensamento e da prática bioética. Entre outras, temos a antropologia e a sociologia, estudos literários e filológicos, as ciências da educação e psicanálise, estudos culturais e religiosos, e ecologia e a arquitetura. Segundo seu Organizador, “a inclusão destas visões no Dicionário é um dos sinais de sua identidade e também uma das contribuições mais significativas de nossa região para a bioética internacional”. Ao concluir a introdução de sua obra, J. C. Tealdi diz que “este é o texto de bioética que sempre desejou ter lido mas que não estava escrito” e que agora poderemos comprovar pela leitura e reflexão que “a bioética latino-americana apresenta uma diversidade e riqueza surpreendentes, que temos de torná-la visível em toda a sua potencialidade”. Agradecemos a todos os colaboradores desta edição, que acreditam na causa bioética e que por ela lutam em prol de um mundo mais consciente, mais sensível, humano e justo.
Thinking Bioethics from life in Latin America The project to elaborate a Latin American Dictionary of Bioethics was born from one of the proposals presented when REDBIOS-UNESCO in 2003. REDBIOS originated from a regional initiative of that international organism and in the necessity then felt by many that work in Bioethics in the Latin American countries “to think and to practice Bioethics from the problems of our populations in their historical and social context”. This is a monumental work coordinated by the renowned Argentinian philosopher and bioethicist, Juan Carlos Tealdi, a result of four years of intense efforts (2003-2007) and published by the National University of Colombia (Universidade Nacional da Colômbia) at the beginning of 2008. At the first moments of the project some bioethical questions were already identified that deserved to be deeply reflected upon. Questions about the context and the regional identity in its history and culture, the critical approaches of Latin American authors, the relationship between individualism and communitarianism, the place of justice, human rights and the right to health, questions about the environment and public health, poverty, globalization and well-being were some of the critical questions for a regional Bioethics identified from the beginning of the project. According to Tealdi, the Dictionary aims “to think Bioethics from the most diverse discipline and conceptions, as a field of convergence of a critical and normative reflection in relation to life and life in Latin America. The internationalization of Bioethics had a strong Anglo-American influx that conditioned the field of bioethical problems, topics and readings, emphasizing some questions and omitting others. It was then necessary to submit to a critique and a reworking many contents of ‘inherited’ Bioethics”. J. C. Tealdi says that “situacionism and the Latin American context in the proposed historical, social and cultural perspective of the bioethical vision is not unaware and much less denies the relativism of the contents of ethical universalism. The recognition and respect of this universalism allow for a plural dynamics needed by the dialectic work of critique and reflection in the field of Bioethics”. The Dictionary, with its dense 685 pages, presents works by 184 authors of 16 Latin America and Caribbean countries, “with diversified and very plural worldviews”. It is vital mentioning that from the whole set of 249 entries, distributed in 27 thematic fields, 33 are by 28 Brazilian authors. A common characteristic of these authors is that “they belong to some Latin America and Caribbean countries, both by being born in them or by working there or being due to institutional reasons”. Most of these thinkers and authors belong to the three traditional roots of Bioethics, namely, medicine and health sciences; law and legal sciences and finally philosophy and critical thought. A significant number of collaborators are from other disciplines that enrich and deepen the field of Bioethical thought and t practice. Among others: anthropology and sociology, literary and philological studies, education and psychoanalysis, cultural studies, religious sciences, and ecology and architecture. According to the Editor, “the inclusion of these perspectives in the Dictionary is one of the landmarks of its identity and also one of the most significant contributions of our region to international Bioethics”. Concluding the introduction of the work J. C. Tealdi says that “this is the Bioethics text that we always desired to read but was not written”; and now we will be able to prove by reading it and reflecting on the idea that “Latin American Bioethics have a surprising diversity and wealth, that we have to make it visible in all its potentiality”. We thank all the collaborators of this issue, who believe in the bioethical cause and that fight for it aiming at a more conscientious, sensible, humane and just world.
A emergência do paradigma do Sensível
The emergence of the paradigm of the Sensible
Autores:
Danis Bois
Didier Austry
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Resumo:
A dimensão do Sensível emerge de um contato direto e íntimo com o corpo, a partir do qual o praticante desenvolve uma nova maneira de relacionar-se consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Dessa relação, caracterizada pela presença de si, surge uma nova forma de conhecimento. O estudo destaca a importância da relação particular à experiência sensível do corpo bem como o lugar do corpo sensível nos processos de aprendizagem educativos, formativos e existenciais. O presente artigo apresenta os princípios fundamentais do paradigma do Sensível. A contribuição para reabilitar o corpo sensível, enquanto dimensão experiencial e enquanto fonte de conhecimentos, apóia-se em resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do centro de estudo e de pesquisa aplicada em psicopedagogia perceptiva na Universidade Moderna de Lisboa e na Universidade de Sevilha.
PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogia. Corpo humano. Aprendizagem.
The dimension of the Sensible emerges from a direct and close contact with the body, from which the practitioner develops a new way to relate with herself, with others and the world. From this relationship, characterized by the presence to oneself, there emerges a new modality of knowledge. The study emphasizes the importance of the particular relationship to the sensible experience of the body as well as the seat of the sensible body in the educative, formative and existential processes of learning. The present article presents the basic principles of the paradigm of the Sensible. The contribution to rehabilitate the sensible body, both as an experiential dimension and a source of knowledge, is based in results of research developed in the context of the center of study and applied research in perceptive psychopedagogy in the Modern University of Lisbon (Universidade Moderna de Lisboa) and at the University of Seville.
KEYWORDS: Psychopedagogy. Human body. Learning.
La dimensión del Sensible emerge de un contacto directo y cercano con el cuerpo, a partir del cual el practicante desarrolla una nueva manera de relacionarse consigo, con los otros y el mundo. De esta relación, caracterizada por la presencia a si mismo, emerge una nueva modalidad del conocimiento. El estudio acentúa la importancia de la relación particular a la experiencia sensible del cuerpo así como la morada del cuerpo sensible en los procesos educativos, formativos y existenciales de aprendizaje. Este artículo presenta los principios de base del paradigma del Sensible. La contribución para rehabilitar el cuerpo sensible, como dimensión experimental y fuente de conocimiento, se basa en los resultados de la investigación desarrollada en el contexto del centro del estudio y de la investigación aplicada en psicopedagogia perceptiva en la Universidad Moderna de Lisboa (Universidade Moderna de Lisboa) y en la Universidad de Sevilla.
PALABRAS LLAVE: Psicopedagogia. Cuerpo humano. Aprendizaje.
Apontamentos sobre a moral em Descartes
Notes on the moral in Descartes
Autores:
Luís César Guimarães Oliva
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Resumo:
O projeto cartesiano de conhecimento apresenta-se pela metáfora da árvore, cujas raízes são a metafísica, o tronco é a física e os galhos são a medicina, a mecânica e a moral. Essa última, portanto, é o coroamento do conhecimento científico. No entanto, tal moral “científica” ou “definitiva” nunca foi escrita por Descartes. Isso não significa, por outro lado, que não haja uma moral racional no pensamento cartesiano. Em textos de vários períodos, como o Discurso do Método, a Correspondência com Elisabeth e o Tratado das Paixões da Alma, Descartes se dedica às questões morais, tendo sempre como foco principal a noção de virtude. Este trabalho visa a acompanhar, ainda que sucintamente, as várias apresentações do pensamento moral do autor.
PALAVRAS-CHAVE: Descartes. Moral. Conhecimento.
The Cartesian project of knowledge is presented using the metaphor of the tree: the roots are metaphysics, the trunk is physics and the twigs are medicine, mechanics and moral. This latter is therefore the crowning of scientific knowledge. However, such “scientific” or “definitive” moral was never written by Descartes. This does not mean, on the other hand, that no rational moral exists in Cartesian thought. In texts of several periods, such as Discourse on Method, Correspondence with Elisabeth and Passions of the Soul, Descartes approaches moral questions, always having as his main focus the notion of virtue. This work aims at describe, although despite briefly, the several presentations of Descartes’ moral thought .
KEYWORDS: Descartes. Moral. Knowledge.
Se presenta el proyecto cartesiano del conocimiento utilizando la metáfora del árbol: las raíces son la metafísica, el tronco es la física y las ramitas son la medicina, la mecánica y la moral. Esta última es por lo tanto la coronación del conocimiento científico. Sin embargo, tal moral “científica” o “definitiva” Descartes jamás la escribió. Esto no significa, por otra parte, que ninguna moral racional existe en el pensamiento cartesiano. En los textos de varios períodos, tales como el Discurso del Método, la Correspondencia con Elisabeth y Pasiones del alma, Descartes aborda cuestiones morales, siempre teniendo como su foco principal la noción de virtud. Este trabajo tiene como objetivo describir, aunque brevemente, las varias presentaciones del pensamiento moral de Descartes’.
PALABRAS LLAVE: Descartes. Moral. Conocimiento.
O Tomismo e a Ética: uma ética da
consciência e da liberdade
Thomism and Ethics: an ethics of conscience and freedom
Autores:
Juvenal Savian Filho
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Resumo:
Este artigo pretende introduzir o leitor no estudo do pensamento de Tomás de Aquino (1125-1274), principalmente pela análise do modo como esse pensador trata os temas da consciência e da liberdade. Esclarece-se, entretanto, inicialmente, a diferença entre “tomismo” e “tomasianismo”, para, em seguida, delinear-se o contexto em que se insere a reflexão ética de Tomás de Aquino. Por fim, passa-se ao estudo propriamente dito da ética tomasiana, a partir de duas questões básicas, quais sejam, a da possibilidade de considerar livre uma consciência que deve submeter-se a leis, e a da possibilidade de afirmar, ao mesmo tempo, a liberdade do indivíduo e a existência de Deus como fonte da moral.
PALAVRAS-CHAVE: Consciência. Liberdade. Moral.
This article intends to introduce the reader in the study of the thought of Thomas Aquinas (1125-1274), mainly through the analysis of the way this thinker deals with the themes of conscience and freedom. The difference between “Thomism” and “Thomasism” is clarified and after that we delineate the context where is inserted the ethical reflection of Thomas Aquinas. Finally, we reach the fulcrum of the study of Thomasian ethics from two basic questions, which are the possibility to consider as free a conscience that must submit to laws, and the possibility to assert at the same time the freedom of the individual and the existence of God as sources of moral.
KEYWORDS: Conscience. Freedom. Moral.
Este artículo se propone introducir el lector al estudio del pensamiento de Tomás de Aquino (1125-1274), principalmente con el análisis de la manera de este pensador acercar los temas de la conciencia y de la libertad. Tras aclarar la diferencia entre el “tomismo” y el “tomasismo”, delineamos el contexto en donde se inserta la reflexión ética de Tomás de Aquino. Finalmente, alcanzamos el fulcro del estudio de la ética tomasiana a partir de dos cuestiones básicas, que son la posibilidad de considerar como libre una conciencia que debe se someter a leyes, y la posibilidad de afirmar al mismo tiempo la libertad del individuo y la existencia de Dios como fuentes de la moral
PALABRAS LLAVE: Conciencia. Libertad. Moral.
Dos referenciais da Bioética – a Prudência
Bioethics ground principles – Prudence
Autores:
William Saad Hossne
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Resumo:
Em publicação anterior¹, o autor propõe a teoria dos referenciais, em vez do principialismo; um dos referenciais é o da prudência, que é aqui analisado. Discute-se o significado habitual da palavra prudência e o sentido que deve ter enquanto referencial da Bioética. Como referencial, prudência deve assimilar o conteúdo das expressões gregas “sophrosyne” e “phronesis”; para apreensão de seu significado invoca-se, para a “sophrosyne” o diálogo de Platão “Cármides”2,3,4 e, para a expressão “phronesis”, a Ética a Nicomaco de Aristóteles5. Em síntese, “prudência”, enquanto referencial da Bioética, abrange os sentidos de sensatez, moderação, comedimento, cautela, cuidado, precaução, além de previsão, temperança, sabedoria prática, razoabilidade, englobando, ainda, experiência, modéstia e bom senso. Prudência se contrapõe não apenas à imprudência (fazer o que não deveria ter sido feito, ao menos do modo como foi feito) e à negligência (deixar de fazer o que deveria ter sido feito), pois prudência deve também incluir os conceitos de “sophrosyne” (sofrósina) no sentido socrato-platônico e “phronesis” no sentido aristotélico.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética. Aristotelismo. Platonismo.
In a previous publication¹, the author considered the theory of ground principles, opposite to principialism; one of the ground principles is that prudence here analyzed. One discusses the habitual meaning of the word “prudence” and the sense it must have as a Bioethics ground principle. As such, prudence must assimilate the content of the Greeks terms “sophrosyne” and “phronesis”; for apprehending its meaning, we invoked, for “sophrosyne” the dialog of Plato known as “Charmides”2,3,4 and for “phronesis” the Aristotle Nicomachean Ethics5. In synthesis, “prudence”, as a ground principle, has the sense of good sense, moderation, caution, care, precaution, foresight, moderation, practical wisdom, reasonability, including also experience, modesty and common-sense. Prudence is not only opposed to the imprudence (to do what must not have to be done, at least the way it was done) but also to recklessness (not to do what must have been done), and therefore prudence must also include the concepts of “sophrosyne” in the Socratic-Platonic sense and “phronesis” in the Aristotelian sense.
KEYWORDS: Bioethics. Aristotelianism. Platonism.
En una publicación anterior¹, el autor considero la teoría de los referenciales, frente al principialismo; uno de los referenciales es la prudencia, aquí analizada. Uno discute el significado habitual de la palabra “prudencia” y el sentido que debe tener como referencial de la bioética. Como tal, la prudencia debe asimilar el contenido de lo que los Griegos llaman “sophrosyne” y “phronesis”; para aprehender su significado, invocamos, para “sophrosyne” el diálogo de Platón conocido como “Cármides”2,3,4 y para “phronesis” la Ética a Nicomaco, de Aristóteles5. En síntesis, “prudencia”, como referencial, tiene el sentido de sensatez, moderación, precaución, cuidado, atención, previsión, moderación, sabiduría práctica, razón, incluyendo también experiencia, modestia y sentido común. La prudencia no sólo se opone a la imprudencia (hacer lo qué no debe tener que ser hecho, por lo menos de la manera como fue hecha) pero también a la imprudencia (no hacer lo qué debe haber sido hecho), y por lo tanto la prudencia debe también incluir los conceptos de “sophrosyne” en el sentido Socrático-Platónico y “phronesis”, en el sentido aristotélico.
PALABRAS LLAVE: Bióetica. Aristotelismo. Platonismo.
Panorama atual dos Comitês de Ética em Pesquisa nas faculdades de medicina e odontologia brasileiras
Current panorama of the Committees of Ethics in Research in brazilian medical and odontology schools
Autores:
Cléa Adas Saliba Garbin
Artenio José Isper Garbin
Diego Garcia Diniz
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Resumo:
Comitês de Ética em Pesquisas (CEPs) são indispensáveis para garantir integridade ética nas investigações que envolvam seres humanos. Esta pesquisa avaliou o número, ano de registro e distribuição geográfica dos CEPs existentes nas faculdades de medicina e odontologia brasileiras. Foram consultados dados disponíveis pelo Ministério da Educação, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e Conselhos Federais de Medicina e de Odontologia. Observou-se que 143 das 165 faculdades de medicina e 142 das 192 de odontologia apresentam CEPs registrados junto à CONEP. Em 1997 ocorreu a maior aprovação de CEPs nas escolas de medicina e em 2003, nas de odontologia. A região Sul apresenta 100% das faculdades de medicina e 86,7% das de odontologia com CEPs. Em seguida temos: Sudeste 86,7% e 70,8% (68), Centro – Oeste 91% e 71,4%, Nordeste 80% e 74,2%, Norte 75% e 57,1%. Concluímos que há uma maior proporção de CEPs nas instituições de medicina. Existe um percentual relevante e inadmissível das faculdades que não apresentam comitê. No primeiro ano, após entrar em vigor a Resolução n. 196/96, houve alto índice de aprovação de CEPs nas instituições avaliadas. A região Norte (odontologia e medicina) e a região Nordeste (medicina) estão aquém da média nacional quanto à presença de CEPs. O CEP/CONEP é um sistema importante para promover discussões, reavaliar e adequar as diretrizes e normas à evolução técnico-científico-social, ampliando a proteção dos sujeitos da pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE: Comitês de ética em pesquisa. Escolas médicas. Escolas de odontologia.
Committees of Ethics in Research (CEPs) are indispensable to guarantee ethical integrity in research involving human beings. This study evaluated the number, the year of register and existing geographic distribution of CEPs in Brazilian Medical and Odontology Schools. We searched data made available by the Ministry of Education, the National Commission of Ethics in Resarch (CONEP) and Federal Council of Medicine and Odontology. We observed that 143 from 165 medical schools and 142 from 192 odontology schools have CEPs registered at CONEP. 1997 was the year having more approvals of CEPs from medical schools, and 2003 the one having more approvals of CEPs from Odontology schools. The South region has 100% of medical schools and 86.7% of odontology with CEPs. Then we have: Southeast 86.7% and 70.8% (68), Center-West 91% and 71.4%, Northeast 80% and 74.2%, North 75% and 57.1%. We conclude that there are more CEPs in medical institutions. There is a relevant, and unacceptable, percentage of schools without committees. In the first year after Resolution n. 196/96, the approval of CEPs in the evaluated institutions was higher. The North (odontology and medicine) and the Northeast region (medicine) have a lesser number of CEPs than the national average. CEP/CONEP is a system important to promote debates, to reevaluate and to adjust guidelines and norms to technical-scientific-social evolution, extending the protection of research subjects.
KEYWORDS: Committees of ethics in research. Medical schools. Odontology schools.
Los comités de Ética en Investigación (CEPs) son imprescindibles como para garantizar la integridad ética en la investigación con seres humanos. Este estudio evaluó el número, el año de registro y la distribución geográfica de CEPs existente en escuelas médicas y de odontología brasileñas. Buscamos los datos fornecidos por el Ministerio de Educación, la Comisión Nacional de Ética en Pesquisa (CONEP) y el Consejo Federal de medicina y odontología. Observamos que 143 de las 165 Facultades de Medicina y 142 de las 192 escuelas de odontología tienen CEPs registrados en el CONEP. 1997 fue el año que tuvo más aprobaciones de CEPs de las Facultades de Medicina, y 2003 el que tuvo más aprobaciones de CEPs de escuelas de odontología. La región sur tiene 100% de Facultades de Medicina y 86.7% de odontología con CEPs. Tenemos igualmente: 86.7% y 70.8% (68), Sudeste; 91% y 71.4%, Centro-Oeste; 80% y 74.2%, Nordeste; 75% y 57.1%, Norte. Concluimos que hay más CEPs en instituciones médicas. Hay un relevante, e inaceptable, porcentaje de escuelas sin comités. En el primer año después de la Resolución n. 196/96, la aprobación de CEPs en las instituciones evaluadas ha sido más alta. Las regiones norte (odontología y medicina) y nordeste (medicina) tienen un número de CEPs inferior a la media nacional. CEP/CONEP es un sistema importante para promover discusiones, reevaluar y ajustar pautas y normas a la evolución técnico-científico-social, ampliando la protección de los sujetos de investigación.
PALABRAS LLAVE: Comités de ética en investigación. Escuelas médicas. Escuelas de odontología.
Percepção do enfermeiro em relação à ortotanásia
Perception of the nurse in relation to ortothanasia
Autores:
Aline Balla
Ruth Elisabeth Haas
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Resumo:
A morte é uma realidade certa e incontestável, porém aceitá-la é um desafio. Na prática profissional, é necessário que se esteja atento ao compromisso de proporcionar uma morte digna, mantendo o paciente assistido e confortável. Atualmente, a distanásia (obstinação terapêutica) é um problema ético que interfere no desejo do paciente e da família, bem como no cotidiano dos profissionais da saúde, ignorando o momento de parar de se investir no tratamento. Em contraposição, na ortotanásia, o paciente deve ser atendido de maneira individualizada, sendo auxiliado em suas necessidades físicas, emocionais e espirituais, respeitando seu tempo de vida. Buscando conhecer a percepção do enfermeiro em relação à ortotanásia, foi realizada esta pesquisa descritivo-exploratória de caráter qualitativo. Participaram sete enfermeiros com atuação nos hospitais gerais de Passo Fundo-RS, que responderam a uma entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados pela técnica temática. Dos discursos, surgiram quatro categorias: o desconhecimento sobre o termo ortotanásia; os enfermeiros e a prática da ortotanásia: da compreensão à aceitação; a importância do conhecimento sobre ortotanásia para a família e equipe de enfermagem; e a humanização da morte a partir do entendimento da ortotanásia. Esse estudo demonstrou que os profissionais da saúde recebem pouca informação com relação à morte na sua formação acadêmica. Concluiu-se, também, que a ortotanásia, mesmo sendo um termo pouco conhecido é uma situação que ocorre no cotidiano do ambiente hospitalar, e o enfermeiro participa desse processo, atuando como um elo de ligação entre paciente, família e equipe.
PALAVRAS-CHAVE: Direito a morrer. Enfermagem. Bioética.
Death is a sure and undisputed reality, but to accept it is a challenge. In professional practice, it is necessary that one be committed to provide a death with dignity, keeping the patient cared and calm. Currently dysthanasia (therapeutic stubbornness) is an ethical problem that affects the desire of the patient and the family, as well as the daily work of health professionals, ignoring the moment when one must stop insisting in the treatment. In contraposition, ortothanasia the patient must be cared in an individualized way, being assisted in her physical, emotional and spiritual necessities, respecting her life span. This qualitative descriptive-exploratory research was carried through in order to know the perception nurses have in relation to ortothanasia. Subjects were seven nurses working in the general hospitals of Passo Fundo, Rio Grande do Sul, and they answered a half-structured interview. Data were analyzed by the thematic technique. From the discourses, four categories appeared: no knowledge about the expression “ortothanasia”; nurses and the practice of ortothanasia: from understanding to acceptance; the importance of knowing about ortothanasia for the family and the nursing team; and the humanization of death from the knowledge of ortothanasia. The study demonstrated that health professionals are given little information regarding death in their academic formation. One also concluded that ortothanasia, just due to being a little known expression, is a situation that occurs in daily work in the hospital setting and that nurses participate in this process, acting as a connector link between patient, family and team.
KEYWORDS: Right to die. Nursing. Bioethics.
La muerte es una realidad segura e indiscutible, pero aceptarla es un desafío. En la práctica profesional, es necesario que uno se comprometa con proveer una muerte digna, manteniendo al paciente cuidado y tranquilo. La dysthanasia (obstinación terapéutica) es hoy un problema ético que afecta al deseo del paciente y de la familia, así bien el trabajo diario de los profesionales de salud, puesto que no hace caso del momento en que uno debe parar de insistir en el tratamiento. En contraposición, la ortothanasia propone que al paciente se debe cuidar de una manera individualizada, asistiendo a sus necesidades físicas, emocionales y espirituales, respetando su vida. Esta investigación descriptivo-exploratoria cualitativa se ejecutó para saber qué opinión las enfermeras tienen en lo referente a la ortothanasia. Los sujetos fueran siete enfermeras que trabajaban en los Hospitales Generales de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, y contestaron a una entrevista semi-estructurada. Los datos fueran analizados según la técnica temática. De los discursos, cuatro categorías aparecieron: ningún conocimiento acerca de la expresión “ortothanasia”; enfermeras y la práctica de la ortothanasia: de la comprensión a la aceptación; la importancia de saber sobre la ortothanasia para la familia y el equipo de enfermería; y la humanización de la muerte a partir del conocimiento de la ortothanasia. El estudio demostró que se dan a los profesionales de salud poca información respecto a la muerte en su formación académica. Uno también ha concluido que la ortothanasia, debido a ser una expresión poco conocida, es una situación que ocurre en el trabajo diario del ambiente del hospital y que las enfermeras participan de ese proceso, actuando como mediadoras entre el paciente, la familia y el equipo.
PALABRAS LLAVE: Derecho a morir. Enfermería. Bioética.
Problemas de Ética e Bioética
Problems of Ethics and Bioethics
Autores:
Olinto A. Pegoraro
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Resumo:
Este texto é uma reflexão sobre a recente decisão do STF garantindo a legalidade da pesquisa com células embrionárias humanas. A matéria envolve ética, direito, teologia, biologia e política. Esses saberes dizem apenas alguma coisa a partir de um ponto de vista sobre o mistério da vida. Mal seria se alguma ciência se arrogasse o saber completo com exclusão das outras. Em geral, a ética serve-se de modelos globais e parciais de interpretação; o primeiro, mais abrangente, arranca da metafísica, e o segundo a partir de um enfoque limitado a partir do qual formulamos juízos morais. Por exemplo, são desse tipo as éticas da qualidade de vida e do sistema principialista de cunho utilitarista. O presente artigo trata do alcance e limitações desses modelos.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética. Ética. Células embrionárias humanas.
This article is a reflection on the recent decision of STF [Brazilian Supreme Court] guaranteeing the legality of research with human embryonic cells. The question entails ethics, law, theology, biology and politics. These different fields of knowledge say only something about the mystery of life from a certain point of view. A problem would arise if some science argued to have a total knowledge that excludes the others. In general, ethics uses global and partial models of interpretation; the first, the most comprehensive, is based on metaphysics and the second is a limited approach from which we prescribe moral judgments. For instance, the ethics of quality of life and the principialist system of a utilitarian matrix do this. This paper deals with the scope and limitations of these models.
KEYWORDS: Bioethics. Ethics. Human embryonic cells.
Este artículo es una reflexión acerca de la decisión reciente del STF [Supremo Tribunal Brasileño] que garantiza la legalidad de la investigación con células embrionarias humanas. La cuestión implica la ética, la ley, la teología, la biología y la política. Estos diversos campos del conocimiento dicen solamente algo sobre el misterio de la vida desde cierto punto de vista. Un problema se presentaría si una cierta ciencia pretendiese tener un conocimiento total que excluye los otros. La ética utiliza generalmente modelos globales y parciales de la interpretación; los primeros, más comprensivos, se basan en la metafísica y los segundos son un acercamiento limitado a partir de el cual prescribimos juicios morales. Por ejemplo, la ética de la calidad de vida y el sistema principialista de matriz utilitaria hacen esto. Este artículo se ocupa del alcance y de las limitaciones de estos modelos.
PALABRAS LLAVE: Bioética. Ética. Células troncales embriónicas.
O morador de rua: perspectivas conceituais
Street dwellers: conceptual perspectives
Autores:
Andréa Cristina Kubota
Cristiane Brito Pires
Luís Paulo Neves
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Resumo:
O presente estudo visou, a partir da compreensão da hermenêutica do filósofo Gadamer e do seu conceito de pré-juízos, a propor uma discussão sobre o conceito de moradores de rua, sendo que este conceito se encontra envolvido por muitos preconceitos. Além do fundamentar nesse filósofo para entender melhor as pessoas que vivem em situação de rua, foram utilizados, também, os depoimentos de uma pessoa que teve a experiência de morar nas ruas de São Paulo, e, tendo como base seus relatos, construímos nossos questionamentos a partir dos dados obtidos não só para entendermos essa realidade, como também para conhecermos quais os motivos que conduzem alguém a essa situação, e, por fim, tratamos de diversas outras questões que não são abordadas na grande maioria das pesquisas realizadas. Os depoimentos da moradora de rua, identificada aqui por C. A., são a base para a nossa discussão; também nos permite repensar alguns preconceitos existentes sobre o que leva alguém a ser um morador de rua. Por isso, discutiu-se, com base em outras perspectivas, questões de ordem sócio-econômica e religiosa, o conceito de morador de rua, de modo a possibilitar compreensão e análise mais aprofundadas desta realidade investigada, problemática esta que diz respeito à sociedade como um todo.
PALAVRAS-CHAVE: Morador de rua. Classes sociais-análise. Marginalidade social.
The present research intends to consider, from an understanding of the hermeneutics of Gadamer, the philosopher, and his concept of pre-judgments, a discussion about the concept of street dwellers, a concept surrounded by many preconceptions. Besides using this philosopher’s concept to better understand people who dwell in the streets, we also employed reports by a person who had the experience of living in the streets of São Paulo, and from the stories told we constructed our questions about the methodology used for understanding this reality of the streets, about the reasons that bring people to this situation and finally dealing with several other questions that are not approached in most research on this subject. The reports of the said street dweller, identified here as C. A., are not only the basis for our discussion, but also allows to rethink some existing preconceptions on what makes somebody to become a street dweller. Because of this, we have an argument with other perspectives, with the social-economic and the religious one regarding the concept of street dweller, in order to make possible a deeper analysis of this reality, which relates to society as a whole and therefore must be the object of a broader reflection.
KEYWORDS: Street dweller. Social classes-analysis. Social marginality.
Esta investigación se propone considerar, a partir de una comprensión de la hermenéutica del filósofo Gadamer, y de su concepto de pre-juicios, una discusión sobre el concepto de habitantes de la calle, un concepto rodeado por muchas preconcepciones. Además de usar el concepto de este filósofo para entender mejor a la gente que mora en las calles, también empleamos informes por una persona que tuvo la experiencia de vida en las calles de São Paulo, y de las historias que nos dijo hemos construido nuestras cuestiones acerca de la metodología usada para entender esta realidad de las calles, sobre las razones que traen a gente a esta situación y finalmente nos ocupamos de varias otras cuestiones que no se abordan en la mayoría de las investigaciones del tema. Los informes de la habitante de la calle, identificada aquí como C. A., no sólo son la base para nuestra discusión, pero también permiten repensar algunas preconcepciones existentes acerca de qué hace a alguien se convertir en un habitante de la calle. Debido a esto, tenemos una discusión con otras perspectivas, la social-económica y la religiosa, respecto al concepto de habitante de la calle, para hacer posible un análisis más profundo de esta realidad, que se relaciona con la sociedad en conjunto y por lo tanto debe ser objeto de una reflexión más amplia.
PALABRAS LLAVE: Habitante de la calle. Clase social-análisis. Marginalidad social.