Edição v.2, n.1
REVISTA BIOETHIKOS
EDIÇÃO DE JANEIRO/JUNHO DE 2008
Fritz Jahar: “O Imperativo Bioético” – nas origens da palavra Bioética A histórica publicação do livro Bioethics: Bridge to the Future (Bioética: Ponte para o futuro) por Van Rensselaer Potter (Madison, WI) em 1971 e a criação do Instituto Kennedy de Ética na Universidade Georgetown (Washington, D.C.) em 1971 por André Hellegers, com o apoio de Sargent Shriver e da Família Kennedy, são os fatos que marcam oficialmente o “nascimento” do termo e conceito de bioética. Pesquisa realizada pelo estudioso pioneiro da bioética nos EUA, Warren Reich, que é o editor-chefe das duas primeiras edições da Enciclopédia de Bioética, identifica Potter, Hellegers e Shriver – como “pais” da bioética, falando de um duplo local de nascimento (Madison -WI) e Washington -D.C.). A bioética no seu nascedouro é definida pela Enciclopédia de Bioética (1978) como sendo “o estudo sistemático da conduta humana na área das ciências da vida e da saúde, enquanto esta conduta é examinada à luz de valores e princípios morais”. Recentes pesquisas no âmbito bioética nos trazem uma grande novidade em relação às origens da mesma. Somos levados a recuar no tempo e na história e encontrar em 1927, na Alemanha em Halle an der Saale, Fritz Jahr. Ele é um pastor protestante, filósofo e educador que publicou no influente periódico científico alemão, Kosmos, um artigo intitulado: “Bio-Ethics: A Review of the Ethical Relationships of Humans to Animals and Plantas” (Bioética: uma revisão do relacionamento ético dos humanos em relação aos animais e plantas). Nesta publicação, Jahr, propõe um “Imperativo Bioético”, ampliando o imperativo moral de Kant (“Age de tal modo que consideres a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa dos outros, sempre como fim e nunca como simples meio), para todas as formas de vida. “Respeite todo ser vivo, como princípio e fim em si mesmo e trate-o, se possível, enquanto tal”, é o imperativo bioético de Jahr. O conceito de bioética de Jahr é mais amplo dos pioneiros norte-americanos, incluindo essencialmente todas as formas de vida. Jahr ao refletir sobre o crescente progresso da fisiologia de seu tempo e os desafios morais relacionados com o desenvolvimento de sociedades sempre mais seculares e pluralistas, redefine as obrigações morais em relação a todas as formas de vida, humanas e não-humanas, criando um conceito de bioética, como uma disciplina acadêmica, principio e virtude. Embora Jahr não tivesse exercido uma influencia histórica como era de se esperar, pois viveu em tempos turbulentos, tanto política quanto moralmente, sua visão e argumentos éticos, de que uma nova ciência e tecnologia exigem uma nova reflexão (e solução), ético-filosófica, são uma contribuição esclarecedora para a terminologia, incluindo o entendimento das dimensões “geo-éticas” da bioética. O conceito de bioética não foi pronta e facilmente aceito na Alemanha. Era considerado por demais controverso (“produto americano”). Somente a partir de 1986 que o termo é oficialmente introduzido e passa a ser utilizado com mais freqüência. É justamente um compatriota de Jahr, o bioeticista alemão Hans-Martin Sass, que há anos trabalha no Instituto Kennedy de bioética em Washington D.C., nos EUA, que resgata do silêncio da história, a figura de Fritz Jahr, bem como seu arrojado e avançado conceito de bioética (1927), cuja visão está no centro de todos os debates bioéticos neste início de século XXI. A Revista Bioethikos sempre com a finalidade de disseminar estudos e pesquisas no campo da Bioética apresenta nesta edição uma coletânea de artigos assim agrupados:na primeira parte, completando a série de artigos editados em 2007 sobre a bioética na América Latina enfoca agora a história da bioética no Equador, Venezuela e em Porto Rico, finalizando com um panorama da bioética na América Latina, com seus desafios no presente e para o futuro. Segue-se pela veiculação de textos que contemplam importantes questões do campo da bioética que merecem aprofundada reflexão como: dignidade humana, formação do profissional de medicina,doação de sangue,o cuidar e a ética na unidade de terapia intensiva,cuidados paliativos, ações de humanização frente à morte,ética da responsabilidade,entre outros.Destaca-se ainda nesta edição o texto de Kristiane Weber-Hassemer apresentado no oitavo Congresso Mundial de Bioética em Beijing, que documenta decisões do Conselho de ética da Alemanha sobre o fim de vida e a eutanásia.Finaliza-se com a seção Bioética – e agora o que fazer?em que se apresenta uma situação problema discutida por especialistas convidados. Agradecemos aos colaboradores desta edição pelo empenho e no acreditar que é possível construir uma sociedade mais saudável e humana.
Fritz Jahar: “The Bioethical Imperative” – in the origins of the expression Bioethics The momentous publication of Bioethics: Bridge to the Future, by Van Rensselaer Potter (Madison, WI) in 1971 and the founding of the Kennedy Ethics Institute at Georgetown University (Washington, D.C.) in the same year by André Hellegers, with the support of Sargent Shriver and the Kennedy Family are the facts that officially mark when the expression and the concept Bioethics were born. A research done by the North-American Bioethics pioneer Warren Reich, chief-editor of the first two editions of The Encyclopedia of Bioethics, identifies Potter, Hellegers and Shriver as fathers of Bioethics and assigns it a double birthplace, Madison –WI and Washington -D.C.). The newborn Bioethics is defined by The Encyclopedia of Bioethics (1978) as “the systematic study of human behavior in the field of life and health sciences as examined in the light of moral values and principles”. Recent researches in the field of bioethics reveal a great novelty compared to its beginnings. When we go back in time and history, we find in 1927, in Germany, in Halle an der Saale, Fritz Jahr. A protestant priest, philosopher and pedagogue that published in the reputed scientific German Journal Kosmos the paper “Bio-Ethics: A Review of the Ethical Relationships of Humans to Animals and Plants”. There, Jahr, proposes a “Bioethical Imperative”, broadening Kant’s moral imperative (“Act in such a way so as to consider humanity, both in your person and in the others’ always as an end and never as a mere means ), to encompass all life forms. “Respect all living beings as a principle and end in herself and treat her according to your possibilities as such – this is the bioethical imperative Jahr proposes. Jahr’s concept of Bioethics is broader than that of the American pioneers for it encompasses all life forms. When reflecting on the increasing advance of physiology in his time and the moral challenges related to the development of ever secular and pluralist societies, Jahr redefines our moral obligations to all life forms, both human and not-human, creating a concept of bioethics as an academic discipline, a principle and a virtue. Although Jahr had never the historical influence that we are right to expect, for he lived in a turbulent epoch, both politically and morally, his vision and ethical arguments according to which a new science and technology require a new reflection (and solution), of an ethical-philosophical, character, are a illuminating contribution to terminology, including a knowledge of the “geo-ethical” dimensions of Bioethics. The concept of bioethics was neither immediate nor easy in Germany. Taken as excessively controversial (“an American product”), only from 1986 on was the expression officially introduced and more frequently used. It was precisely a German Jahr, Hans-Martin Sass, the bioethicist that worked for many years at the Kennedy Institute of bioethics in Washington D.C., USA, that broke the silence of history, rescuing Fritz Jahr, and his bold and advanced concept of bioethics (1927), whose visions are on the basis of all bioethical debates in the beginning of the Twentieth century. Bioethikos journal, always making efforts to make known studies and research in the field of Bioethics, presents in this issue some papers distributed in the following way: in the first part, completing the series of papers published in 2007 about bioethics in Latin America brings now the history of bioethics in Ecuador, Venezuela and Puerto Rico, complemented by a panorama of bioethics in Latin America, with its challenges for the present and the future. The next section presents papers on important bioethical questions that deserve a deep discussion, as are human dignity, professional training in medicine, blood donors, care and ethics Intensive Care Units, palliative care, actions for humanization before death, the ethics of responsibility, and so on. This edition also publishes the important paper by Kristiane Weber-Hassemer, presented at the 8th World Congress of Bioethics in Beijing, documenting decisions of the German Ethics Council on end-of-life and euthanasia. In the section “Bioethics - what are we to do now?”, we bring a discussion on a problematic situations by invited experts. We thank all this issue collaborators for their effort and for believing that it is possible to build a more healthy and humane society.
La Bioética como eje transversal de la formación de postgrado en las ciencias de salud en Venezuela
Bioethics as a transversal axis of teaching in a graduate course in health sciences in Venezuela
Autores:
Ludwig Schmidt H.
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Resumo:
La bioética global en la actualidad, se constituye en una de las disciplinas más candentes de la reflexión antropológica y ética en torno al avance tecnocientífico y la promoción de la vida en general, especialmente, de la vida humana. La “bioética” busca la reconciliación del saber humano, para que tanto la ciencia como las humanidades “caminen en una misma dirección y sentido”: la promoción y la defensa de la vida, la cual se constituye en alternativa de futuro viable y saludable para la humanidad. Su estatuto epistemológico es racional, dialogal, plural e interdisciplinario, permite el desarrollo de la capacidad de análisis e interpretación holística de situaciones. Esta integración de la ciencia con la ética debe darse en todo ejercicio que involucre una afectación a la vida, poniendo de manifiesto la necesidad de una actitud existencial de apertura, tolerancia y responsabilidad en el presente con conciencia de futuro.
PALABRAS LLAVE: Bioética-Venezuela. Educación-Venezuela. Postgrado-ciencias de la saúde.
Global bioethics constitutes currently one of the most controversial disciplines of anthropological and ethical reflection concerning the techno-scientific advances and the promotion of life in general and especially human life. “Bioethics” seeks to reconcile human knowledge, so that both science and humanities “go in the same direction and sense”: the promotion and defense of life, which constitutes an alternative for a viable and healthy future for humanity. Its epistemological statute is rational, dialogic, plural and interdisciplinary, and it allows developing the capacity of holistic analysis and interpretation of situations.This integration of science with ethics must happen in any activity that may affect life, revealing the need for an existential attitude of open-mindedness, tolerance and responsibility in the present with a conscience of the future.
KEYWORDS: Bioethics-Venezuela. Education-Venezuela. Graduate-health sciences.
A bioética global constitui atualmente uma das disciplinas mais controvertidas da reflexão antropológica e ética acerca dos avanços tecnocientíficos e da promoção de vida em geral, e em especial da vida humana. A “Bioética” procura conciliar o conhecimento humano para que a ciência e a humanidade “sigam a mesma direção e sentido”:a promoção e a defesa da vida, que constitui uma alternativa de futuro viável e saudável para a humanidade.Seu estatuto epistemológico é racional, dialógico, plural e interdisciplinar, e ela permite desenvolver a capacidade da análise e interpretação holística das situações.Essa integração da ciência com a ética deve acontecer em qualquer atividade que possa afetar a vida, revelando a necessidade de uma atitude existencial de compreensão, tolerância e responsabilidade no presente com uma consciência do futuro.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética-Venezuela. Educação-Venezuela. Pós-gradução-ciências da saúde.
Aspectos historicos del desarrollo de la bioetica en el Ecuador
Historical aspects of the development of bioethics in Equador
Autores:
Katya Rodríguez S.
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Resumo:
Este articulo intenciona presentar un panorama histórico del desarrollo de la Bioética en el Ecuador, desde su llegada a América Latina, en la década del 90, hasta su situación actual, bien así las tareas actuales de la sociedad como para hacer la Bioética el marco de las políticas de la salud y la vida humana. El marco legal de la Bioética, su presencia en el ambiente académico, sus relaciones con las instituciones y su misma institucionalización son algunos temas abordados desde la siembra de la Bioética en Ecuador, se pretendiendo destacar las condiciones que se necesita para que el constructo de la Bioética Ecuatoriana, que nos parece aún por realizarse, venga a dar frutos. Hay un largo camino a recorrer que dependerá sobre todo del cambio actitudinal de los actores, y principalmente de su reconocimiento por las instancias de poder, como lo que es, un proceso social que en su aplicación dignifica las practicas sociales, en especial aquellas relacionadas con la salud y la vida humana y las interrelaciones vitales para conseguir el bienestar común.
PALABRAS LLAVE: Bioética-historia. Bioética-Ecuador. Politicas de Salud.
This paper aims to present an historic overview of Bioethics in Ecuador, from its arrival to Latin America in the 1990’s to its current condition, as well as the current tasks society has to accomplish to make Bioethics the landmark of politics of human health and life. The legal parameters of Bioethics, its present in the university, its relationships with institutions and its very institutionalization are some of the topics approached since Bioethics’ seeds were implanted in Ecuador, intending to point out the conditions needed to make the construction of Ecuadorian Bioethics, which we consider to be still a work in progress, would give fruit. There is still a long way to go that will depend mainly on the actors’ attitudinal change and most of all of its being accepted by the powers that be for what it really is, a social process which in its application honors the most the social practices, mainly those linked to human life and health and vital relationships aimed at reaching the well-being of all.
KEYWORDS: Bioethics-history. Bioethics-Equador. Politics of human health.
Este artigo pretende apresentar um panorama histórico do desenvolvimento da Bioética no Equador, desde sua chegada à América Latina, na década de 1990 à sua atual situação, assim como as tarefas atuais que a sociedade tem de realizar para fazer da Bioética o marco das políticas da saúde e da vida humanas. O arcabouço legal da Bioética, sua presença no ambiente acadêmico, suas relações com as instituições e sua própria institucionalização são alguns dos temas abordados a partir da semeadura da Bioética no Equador, pretendendo-se destacar as condições necessárias para que a construção da Bioética Equatoriana, que a nosso ver ainda está em vias de realização, venha a dar frutos. Há um longo caminho a percorrer, que vai depender sobretudo da mudança de atitude dos atores e principalmente de seu reconhecimento pelas instâncias de poder como aquilo que ela de fato é: um processo social cuja aplicação dignifica as práticas sociais, com destaque para aquelas vinculadas com a saúde e a vida humanas, bem como relacionamentos vitais voltados para alcançar o bem-estar coletivo.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética-história. Bioética-Equador. Políticas de Saúde.
Historical Development of Bioethics in Puerto Rico
O Desenvolvimento Histórico da Bioética em Porto Rico
Autores:
Leonides Santos y Vargas
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Resumo:
The present work intends to present a panorama of the development of bioethics in Puerto Rico, show that the fact the perspective of bioethics has been utilized in Puerto Rico as a needed frame of reference from which to evaluate a public health system is, undoubtedly, the highest recognition that this discipline of bioethics has achieved as a socially relevant perspective in our milieu, as well as point out some future trends.
KEYWORDS: Bioethics-history. Bioethics-Porto Rico. Health system.
Este trabalho pretende apresentar um panorama do desenvolvimento da Bioética em Porto Rico, mostrar que o fato de a perspectiva da Bioética ser hoje em Porto Rico um quadro de referência para a avaliação do sistema de saúde pública é sem dúvida o mais valioso reconhecimento que a bioética como disciplina obteve como ponto de vista socialmente relevante em nosso meio, assim como dar indicações de algumas tendências futuras.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética-história. Bioética-Porto Rico. Sistema de Saúde.
Este trabajo pretende presentar un panorama de la Bioética en Puerto Rico y mostrar que el hecho de la perspectiva de la Bioética constituir hoy en Puerto Rico una referencia para la evaluación del sistema de salud publica es sin duda el mas grande reconocimiento que la Bioética en cuanto disciplina tuvo como punto de vista socialmente relevante en nuestra sociedad, así bien dar indicaciones a cerca de algunas tendencias futuras.
PALABRAS LLAVE: Bioética-historia. Bioética-Puerto Rico. Sistema de Salud.
Bioética na América Latina: algumas questões desafiantes para o presente e futuro
Bioethics in Latin América: some challenging questions for the present and the future
Autores:
Leo Pessini
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Resumo:
O presente artigo tem como objetivo desenhar um perfil, uma identidade da bioética em terras latino-americanas. As culturas anglo-saxônicas e latinas são muito diferentes entre si. Levando em conta este contexto sócio-cultural que caracteriza estes dois “mundos”, um industrializado, e outro ainda marcado pela pobreza e exclusão, elaboramos nossa reflexão apontando algumas urgências da bioética em nossas terras, em torno de sete questões: para além da ética clínica (nível micro), avançar para as questões de ética social (nível “macro”); considerar as diferenças e características específicas de cada cultura, seja latina ou anglo-saxônica; a busca de um horizonte maior de sentido para a bioética; ir além do principialismo norte-americano; considerar como ponto de primeira grandeza a justiça e a eqüidade no mundo da saúde; a ecologia, meio ambiente e pesquisa em seres humanos; e, finalmente, num continente historicamente marcado pela presença do cristianismo; o encontro e o diálogo entre bioética e religião.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética-história. Bioética-América Latina. Cultura-América Latina.
The present article aims to extract a profile, an identity of bioethics in Latin-American lands. The Anglo-Saxon and Latin cultures are very different from each other. Taking into account the social-cultural context that characterizes these two “worlds”, an industrialized one and the other still marked by poverty and exclusion, we reflect by pointing to some needs bioethics has in our lands around seven questions: beyond clinical ethics (the micro level), to advance to the questions of social ethics (the “macro” level); to consider the differences and specific characteristics of each culture, the Latin and the Anglo-Saxon; the search for a broader horizon of sense for bioethics; to go beyond the North American principialism; to consider he justice and equity in the world of health the topmost goal; ecology, environment and research in human subjects; and, finally, in a continent historically marked by the presence of Christianity, the encounter and the dialog between bioethics and religion.
KEYWORDS: Bioethics-history. Bioethics-Latin america. Culture-Latin america.
El presente artículo pretende extraer un perfil, una identidad de la bioética en tierras latinoamericanas. Las culturas anglosajonas y latinas son muy diferentes una de la otra. Teniendo en cuenta el contexto social y cultural que caracteriza estos dos “mundos”, uno industrializado y el otro todavía marcado por la pobreza y la exclusión, reflexionamos señalando algunas necesidades que la bioética tiene en nuestras tierras teniendo como eje siete cuestiones: más allá de la ética clínica (el nivel “micro”), avanzar a las cuestiones de ética social (el nivel “macro”); considerar las diferencias y características específicas de cada cultura, la latina y la anglosajona; la búsqueda de un horizonte más amplio de sentido para la bioética; ir más allá del principialismo norteamericano; considerar la justicia y la equidad en el mundo de la salud el objetivo más alto; ecología, ambiente e investigación en sujetos humanos; y, finalmente, en un continente históricamente marcado por la presencia del cristianismo, el encuentro y el diálogo entre bioética y religión.
PALABRAS LLAVE: Bioética-historia. Bioética-América Latina. Cultura-América Latina.
Dignidade humana e bioética: uma abordagem filosófica
Human dignity and bioethics: a philosophical approach
Autores:
Walter J. Silva Junior
William Saad Hossne
Franklin Leopoldo e Silva
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Resumo:
Em recorte histórico tem-se nítida impressão de que sempre houve preocupação da sociedade com a dignidade humana. No entanto, paradoxalmente, chega-se ao século XXI, assistindo a não raras ocasiões em que o ser humano é agredido em sua dignidade. Se, de um lado, acumulam-se os episódios de agressão à dignidade, de outro, crescem o sentimento e os esforços em sua defesa. Vivenciamos uma época, pode-se dizer, de resgate da dignidade humana, em que terá papel essencial a Bioética, cujo advento tem sido fator decisivo na tomada de consciência quanto ao lugar da dignidade humana na sociedade. O ser humano busca encontrar algo que o torne merecedor, pela gratuidade e mistério da existência na qual está inserido, do próprio valor que, desde sua origem, já traz em si próprio. O termo dignidade humana resulta em um conceito que reúne tanto algo que faz parte da essência do ser humano como algo que precisou de séculos de vida e de história para ser conquistado. Este trabalho tem por objetivo evidenciar como o conceito de dignidade humana se insere na Bioética a partir da análise de alguns registros sobre o conceito de dignidade humana na área da Filosofia. Neste estudo, os procedimentos metodológicos envolvem análise documental e revisão bibliográfica, a fim de elucidar o conhecimento sobre o conceito de dignidade humana a partir de diferentes enfoques. Com base na análise desses dados, observou-se que se fala muito de dignidade, porém, mais pela sonoridade da palavra do que por seu conteúdo, o qual continua envolto pela névoa do subjetivismo, perdendo seu significado tanto nos léxicos como na vida prática. A dignidade, vista pelo prisma filosófico, tem implicações em todos os problemas da Bioética. Porém, isoladamente, a conceituação da dignidade não é suficiente para sua devida compreensão, pois necessita de conciliação com a realidade e vivenciá-la no campo da Bioética. O ser humano é infinito em suas possibilidades, pois apreender valores é uma tarefa inesgotável, pela qual sua individualidade se torna única como pessoa, que, como postula Kant, não tem preço, tem dignidade.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética. Dignidade da pessoa humana. Filosofia.
From a historical perspective we have a strong feeling that there has always been a social concern with human dignity. However, paradoxically, we reach the XXI century and see many situations in which human beings have their dignity attacked. If, in the one hand, there are increase aggressions to dignity, in the other hand feelings and efforts in its defense also have been increasing. We may say that we live at a time of redemption of human dignity, a time in which an essential role is given to Bioethics, whose advent has been a decisive factor for humans to understand the place of human dignity in society. Humans searches something that make them deserving, by means of the gratuity and mystery of existence in which they are, of their own value, which, from its inception, they already brings in themselves. The term human dignity results in a concept that brings together not only something that is part of human essence but also something that took centuries of life and history to be conquered. This work aims to show how the concept of human dignity integrates into Bioethics from the analysis of some registers on the concept of human dignity in Philosophy. In this study, the methodological procedures are a documentary analysis and a bibliographical survey, in order to elucidate the knowledge on the concept of human dignity from different approaches. On the basis of data analysis, we see that dignity is a very used expression, but it seems that more for its sonority than because of its content, which is still surrounded by a fog of subjectivism, losing meaning both in the lexicons and in practical life. Dignity seen by the philosophical prism has implications for all bioethical problems. However, isolated, the concept of dignity is not sufficient for adequately understanding it, and so it needs to be reconciled with reality and be lived in the field of Bioethics. Humans are infinite in their possibilities, for apprehending values is an inexhaustible task by which human individuality makes each person a unique person, and as Kant postulates a person has no price, but do has dignity.
KEYWORDS: Bioethics. Human Dignity. Philosophy.
Desde una perspectiva histórica tenemos un sentimiento fuerte que siempre hubo una preocupación social con la dignidad humana. Sin embargo, paradójicamente, alcanzamos el Siglo Veintiuno y vemos muchas situaciones en las cuales los seres humanos son atacados en su dignidad. Si, por un lado, hay crecientes agresiones a la dignidad, por otra los sentimientos y los esfuerzos en su defensa también han estado aumentando. Podemos decir que vivimos en la época de la redención de la dignidad humana, un tiempo en el cual se le dan un papel esencial a la Bioética, cuyo advenimiento ha sido un factor decisivo para la gente entender el lugar de la dignidad humana en la sociedad. La gente busca algo que las hace merecer, por medio de la gratuidad y el misterio de la existencia en la cual están, de su propio valor, que, de su inicio, ellos ya traen en si mismos. La expresión dignidad humana resulta en un concepto que junta no sólo algo que es parte vital de la esencia humana sino también algo que tomó siglos de vida e historia para ser conquistado. Este trabajo pretende mostrar como el concepto de dignidad humana se integra a la Bioética desde el análisis de algunos registros acerca del concepto de dignidad humana en la Filosofía. En este estudio, los procedimientos metodológicos son un análisis documental y una revisión bibliográfica, a fin de elucidar el conocimiento del concepto de dignidad humana desde distintos acercamientos. Sobre la base del análisis de datos, vemos que dignidad es un término muy usado, pero parece que más por su sonoridad que debido a su contenido, que todavía es rodeado por una niebla de subjetivismo, perdiendo el sentido tanto en los léxicos como en la vida práctica. La dignidad vista por el prisma filosófico tiene implicaciones para todos los problemas bioéticos. Sin embargo, aislado, el concepto de dignidad no es suficiente para entenderlo suficientemente, y entonces tiene que ser conciliado con la realidad y vivido en el campo de la Bioética. La gente es infinita en sus posibilidades porque entender valores es una tarea inagotable por la cual la individualidad humana hace de cada persona una persona única, y como lo postula Kant, la persona no tiene ningún precio, pero sí tiene dignidad.
PALABRAS LLAVE: Bioética. Dignidad humana. Filosofia.
Os elementos constitutivos da formação ético-moral do estudante de medicina: uma visão docente
The constitutive elements of the ethical-moral education of the medical student: a view from the teacher’s task
Autores:
Aluisio Marçal de Barros Serodio
Jose Antonio Maia de Almeida
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Resumo:
Atualmente percebe-se que os médicos estão cada vez mais distantes de seus pacientes, priorizando, quando muito, o aspecto técnico da profissão. Por isso, a educação ética e moral dos estudantes de medicina vem sendo valorizada e questionada. Tradicionalmente, o exemplo docente é considerado fundamental neste âmbito da educação médica. Assim, conhecer a concepção docente acerca do que constitui de fato a formação ético-moral de seus estudantes pode ajudar-nos na tentativa de aprimorar esta formação. O presente trabalho teve por objetivos caracterizar e discutir a concepção docente acerca da formação ético-moral do estudante de medicina. Perguntamos a profissionais que exercem atividades de ensino com estudantes de medicina da Universidade Federal de São Paulo, no que consiste a formação ético-moral dos estudantes. 237 sujeitos participaram deste estudo. Os dados foram analisados de acordo com uma análise de conteúdos. Os participantes acreditam que a formação ético-moral do estudante de medicina é baseada em valores adquiridos precocemente na vida, mas que pode ser influenciada pelas escolas médicas. Sete categorias temáticas foram obtidas: 1) Respeito devido a outros profissionais, aos familiares e aos pacientes; 2) Bem-estar do paciente: o ideal da medicina; 3) Capacidade de comunicação; 4) Atualização permanente; 5) Exercício de virtudes; 6) Responsabilidade social; 7) Conhecimento do Código de Ética Médica. Os temas que emergiram desta pesquisa podem ser explorados através de diferentes estratégias de ensino e aprendizagem. As escolas médicas deveriam investir esforços na sensibilização e no preparo docente para esta tarefa.
PALAVRAS-CHAVE: Ética médica. Educação moral e ética. Medicina-ensino.
At present we see doctors ever more distant from patients, prioritizing, when they do, the technical aspect of the profession. Therefore, the ethical and moral education of medical students is been reevaluated and challenged. Traditionally, teaching by example is considered vital in this area of medical education. So, knowing teachers’ conception on what is in fact the moral-ethical education of their students may help us in the attempt of perfecting this education. The present work aims to characterize and discuss teachers’ conception about the moral-ethical education of the medical student. We asked professionals who engage in teaching activities with medical students of the Federal University of Sao Paulo what they see are the moral-ethical education of their students. 237 subjects participated of this study. Data were analyzed by means of contents analysis. The participants believe that the moral-ethical education of medical students is based on values acquired early in life, but may be influenced by medical schools. Seven thematic categories were obtained: 1) Due respect for other professionals, relatives and patients; 2) Well-being of the patient: the ideal of medicine; 3) Communication capacity; 4) permanent education; 5) the exercise of virtues; 6) social responsibility; 7) Knowledge of the Code of Medical Ethics. The topics that surfaced of this inquiry can be explored through different strategies of teaching and apprenticeship. Medical schools should invest in making teachers sensible to this question and in teachers’ training for this task.
KEYWORDS: Medical ethics. Ethical and moral education. Teacher.
Actualmente vemos a doctores cada vez más distantes de pacientes, priorizando, cuando ellos lo hacen, el aspecto técnico de la profesión. Por lo tanto, la educación ética y moral de estudiantes médicos ha sido revaluada y desafiada. Tradicionalmente, la enseñanza por el ejemplo se considera esencial en el área de la educación médica. Así, conocer la concepción de los profesores en cuanto a la educación moral y ética de sus estudiantes puede ayudarnos en la tentativa de perfeccionar esta educación. Este trabajo pretende caracterizar y discutir la concepción de los profesores sobre la educación moral y ética del estudiante médico. Preguntamos a profesionales que se envuelven en actividades docentes con estudiantes médicos de la Universidad Federal de São Paulo como conciben la educación moral y ética de sus estudiantes. 237 sujetos participaron de este estudio. Los datos fueron analizados por medio del análisis de contenido. Los participantes creen que la educación moral y ética de estudiantes médicos está basada en valores adquiridos temprano en la vida, pero puede ser influenciada por las facultades de medicina. Siete categorías temáticas fueron obtenidas: 1) el debido respeto a otros profesionales, parientes y pacientes; 2) el bienestar del paciente: el ideal de la medicina; 3) la capacidad de comunicación; 4)educación permanente; 5) el ejercicio de virtudes; 6) la responsabilidad social; 7) el conocimiento del Código de Ética Médico. Los temas que emergieron de esta investigación pueden ser explorados por estrategias diferentes de dar clases y aprendizaje. Las facultades de medicina deberían investir en sensibilizar los profesores en cuanto a esa cuestión y en la formación de los profesores para esa tarea.
PALABRAS LLAVE: Ética médica. Educación moral y ética. Medicina-enseñanza.
Avanços tecnológicos e os limites dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva no processo ético do cuidar: significado para os acadêmicos de enfermagem
Technological advances and limits in a intensive therapy unity regarding the ethical process of caring: the meaning for nursing students
Autores:
Júlio César Batista Santana
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Resumo:
Este estudo tem como preocupação central compreender os significados atribuídos aos avanços tecnológicos e os limites dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no processo ético do cuidar, vivenciados por um grupo de acadêmicos de enfermagem no cotidiano de ensino prático nas UTIs. Trata-se de um estudo qualitativo, com uma abordagem fenomenológica. A análise compreensiva das falas possibilitou a construção de duas categorias: avançar de forma tecnológica, sem desumanizar; limites na UTI – até quando investir? Os resultados evidenciaram que os avanços tecnológicos e os limites dentro de uma UTI influenciam no processo do cuidar e deixam lacunas importantes na formação do acadêmico, sensibilizando-os para uma reflexão ética do cuidar nas UTIs.
PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem. Unidade de Terapia Intensiva-tecnologia. Ética.
This study aims mainly to understand the meanings attributed to technological advances and the limits in an Intensive Therapy Unity (ITU) regarding the ethical process of taking care, lived by a group of nursing students in daily practical teaching in ITUs. It is a qualitative study, with a phenomenological approach. The comprehensive analysis of speech segments made possible the construction of two categories: to advance technologically, without dehumanizing; limits in the ITU – how far to invest in it? Results showed that technological advances and the limits an ITU has influence the caring process and leave important gaps in student training, making them receptive to an ethical reflection on caring in ITUs.
KEYWORDS: Nursing. Intensive therapy unity-technology. Ethics.
Este estudio pretende principalmente entender los sentidos atribuidos a avances tecnológicos y a los límites en una Unidad de Terapia Intensiva (UTI) en cuanto al proceso ético del cuidado vivido por un grupo de estudiantes de enfermería en la enseñanza práctica diaria en UTIs. Es un estudio cualitativo, con un acercamiento fenomenológico. El análisis completo de segmentos de discurso hizo posible la construcción de dos categorías: avanzar tecnológicamente, sin deshumanización; límites en la UTI – ¿hasta que valor investir? Los resultados mostraron que avances tecnológicos y los límites en UTIs pueden influenciar en proceso humanitario y descartar importantes aspectos de la formación de los estudiantes, haciéndolos receptivos a una reflexión ética acerca del cuidado en UTIs.
PALABRAS LLAVE: Enfermería. Unidad de Terapia Intensiva-tecnologia. Ética.
Decisions at the end of life – Euthanasia – End-of-life care
Decisiones al final de la vida – Eutanasia – Cuidado al final de la vida
Autores:
Kristiane Weber-Hassemer
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Resumo:
Considering that Euthanasia, decisions at the end of life, patient autonomy, assisted suicide, killing on request, end-of-life care and advance directives are subjects that attract enormous attention not only in Germany but also in every corner of the world, this paper intends to discuss legal, social, humanitarian and bioethical questions linked to these matters and present not only opinions of the public at large but also recommendations done about them by the German National Ethics Council.
KEYWORDS: Bioethics-the end of life. Euthanasia. Care.
Como la eutanasia, las decisiones al final de la vida, la autonomía del paciente, el suicidio asistido, la muerte solicitada, el cuidado al final de la vida y directrices progresistas son tópicos que interesan mucho no solamente en Alemania pero en todos los cuadrantes del mundo, este artículo intenciona discutir cuestiones legales, sociales, humanitarias e bioéticas vinculadas a esos tópicos y presentar opiniones del público en general así bien recomendaciones acerca de ellos hechas por el Consejo de Ética Nacional Alemán
PALABRAS LLAVE: Bioética-final de la vida. Eutanasia. Cuidado.
Dado o grande interesse que a eutanásia, as decisões de final de vida, a autonomia dos pacientes, o suicídio assistido, a morte a pedido, o cuidado de final de vida e as diretrizes progressistas a esse respeito despertam uma enorme atenção não só na Alemanha como nos quatro cantos do mundo, este artigo pretende discutir questões legais, sociais, humanitárias e bioéticas vinculadas com esses tópicos e apresentar não só opiniões do público em geral como também as recomendações feitas a esse respeito pelo Conselho de Ética Nacional Alemão.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética-final de vida. Eutanásia. Cuidado.
Reflexão ética sobre o conceito de descarte subjetivo de sangue, sua utilização e problemas éticos gerados pelo seu uso, à luz da RDC n. 153/2004
An ethical reflection on the concept of subjective blood wasting, its use and ethical problems produced by its use, in the light of RDC n. 153/2004
Autores:
Samanta Tatiane Guilger Gonzaga
Marcos de Almeida
Márcio Fabri dos Anjos
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Resumo:
O presente estudo teve como objetivo discorrer sobre o conceito do Descarte Subjetivo de bolsas de sangue, bem como refletir sobre os dilemas éticos levantados diante dessa problemática e discutir, à luz da RDC nº.153, de 14 de junho de 2004, os motivos pelos quais algumas situações são consideradas como risco acrescido à proteção do receptor de sangue, através de revisão bibliográfica em teses, livros, artigos e na resolução vigente. Utilizou-se a análise dos dilemas criados por esta prática e concluiu-se que alguns entrevistadores sentem constrangimento ao dispensar determinados doadores e baseados em uma impressão subjetiva, tornam-no um falso apto, aceitando a doação, e sem autorização prévia descartam o sangue (sem comunicá-lo) independente do resultado da sorologia, desrespeitando aos seguintes preceitos éticos: autonomia (doador perde o poder de tomar decisões que afetem sua vida), vulnerabilidade (fere o doador tornando-o um “perigo” sem que ele tenha conhecimento) e consentimento livre e esclarecido (para autorizar o médico a realizar procedimentos após ter recebido e entendido todas as informações) e empregando erroneamente o preconceito (fazendo julgamento prévio negativo estigmatizando o doador), a eugenia (que visa “melhoramento biológico do tipo humano”), a subjetividade (que é inválida para todos) e o paternalismo (interferindo na liberdade do indivíduo capacitado de tomar suas decisões).
PALAVRAS-CHAVE: Ética. Sangue-descarte. Doação de sangue.
The present study had as its aim to discuss the concept of Subjective blood bags Wasting, as well as to think about the ethical dilemmas this raises and discuss in the light of RDC n. 153 the reasons why some situations are considered high risk to the protection of blood receptors, through a bibliographical survey in theses, books, articles and in enforced resolutions. We used the analysis of the dilemmas created by this practice and we concluded that some interviewers feel constrained when they would have to dismiss some donors and based on a subjective impression accept their blood donation, and without prior authorization discard the blood (without making no one know it) independently of test results, disregarding the following ethical precepts: autonomy (donor loses the power of taking decisions that affect his own life); vulnerability (donor suffers a damage when considered a “danger” without being in the known); free and informed consent (to authorize the doctor to carry out procedures after having received and understanding all needed information); an erroneous judgment based on prejudice (doing a negative previous judgment that inserts donors in labels), eugenics (who aims at the “biological improvement of human beings”), subjectivity (that is invalid for all) and paternalism (interfering in the freedom of able individuals taking their decisions).
KEYWORDS: Ethics. Blood-wasting. Blood donation.
Este estudio pretende discutir el concepto de Desperdicio Subjetivo de Sangre, así como pensar en los dilemas éticos que esto levanta y hablar a la luz de RDC n. 153 acerca de los motivos por qué algunas situaciones se consideran de riesgo alto a la protección de receptores de sangre, por una revisión bibliográfica en tesis, libros, artículos y resoluciones implantadas. Usamos el análisis de los dilemas creados por esta práctica y concluimos que alguna sensación de los entrevistadores es reprimida cuando ellos tienen que despedir a algunos donantes y, basados en una impresión subjetiva aceptan su donación de sangre pero, sin la autorización previa, desechan la sangre (sin que nadie lo sepa) independientemente de los resultados de testes, desatendiendo los preceptos éticos siguientes: la autonomía (el donante pierde el poder de tomar decisiones que afectan su propia vida); la vulnerabilidad (el donante sufre un daño cuando es considerado “un peligro” sin saberlo); consentimiento libre e informado (para autorizar al doctor a realizar procedimientos después de haber recibido y entendido toda la información necesaria); un juicio erróneo basado en el prejuicio (se hace un juicio anterior negativo de los donantes que los encuadra en etiquetas), eugenesia (que apunta a la “mejora biológica de los seres humanos”), subjetividad (que es inválida para todos) y paternalismo (interferencia en la libertad de individuos capaces tomaren sus decisiones).
PALABRAS LLAVE: Ética. Sangre-desperdicio. Donación de sangre.
Uma leitura bioética sobre cuidados paliativos: caracterização da produção científica sobre o tema
A bioethical reading on palliative care: characterization of scientific production on this subject
Autores:
Carla Maria Maluf Ferrai
Lucía Silva
Maria Cristina Paganine
Kátia Grillo Padilha
Maria Angela Gandolpho
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Resumo:
A ética aplicada é um orientador para uma ação consciente nos padrões sócio-culturais. Designa responsabilidades aos indivíduos, partindo do pressuposto que o ato é de livre escolha, o agente é responsável por suas decisões e conseqüências (1). Desde os princípios da enfermagem moderna, a ética configura como questão primordial na sua prática, exigindo do enfermeiro competência profissional e pessoal. Questões envolvendo a terminalidade requerem uma reflexão sobre o entendimento cultural e técnico em relação ao que a morte representa para a pessoa e familiares, a fim de poder estar apto para se manter uma conduta ética e humanizada. Técnicas de reversão da morte e as destinadas a dar um cuidado de melhor qualidade nas situações de doenças terminais têm sido alvo de estudos e discussões. O objetivo desse trabalho é caracterizar a produção científica na última década sobre bioética e cuidados paliativos, por meio de revisão da literatura em bases de dados eletrônicos utilizando as palavras-chave “cuidados paliativos” e “bioética”. Foi elaborado um instrumento para caracterizar os artigos, apontar a contribuição teórica, prática e limitações dos estudos. Concluiu-se que os artigos analisados se reportam às reflexões que envolvem a tecnologia e o cuidado humanizado e o sentido da morte para pacientes, famílias e profissionais. Quanto às contribuições práticas, os autores recomendam priorizar a formação e prática para o gerenciamento dos cuidados paliativos, considerando o aspecto biopsicossocial e espiritual como condição para qualidade de vida; promovendo o relacionamento interpessoal e a comunicação entre os que cuidam e os que são cuidados.
PALAVRAS-CHAVE: Cuidados paliativos. Bioética-produção científica. Humanização.
Applied ethics is a guide for a conscious action in social-cultural standards. It assigns responsibilities to individuals, proceeding from the assumption that acts must stem from a free choice, the agent is responsible for her decisions and consequences of those. From the beginnings of modern nursing, ethics figures as a primordial aspect of its practice, demanding nurses to have professional and personal competence. Questions regarding life terminality apply to a reflection on cultural and technical understanding regarding what death represents to each person and her relatives, for us to be able to have an ethical and humane attitude. Techniques for death reversal and those aimed at giving a better-quality care in situations of terminal diseases have been the object of studies and discussions. The aim of this work is to characterize the scientific production in the last decade on bioethics and palliative care, by means of a literature survey in electronic databases using the keywords “palliative care” and “bioethics”. An instrument was prepared to characterize the articles and to point to their theoretical and practical contribution and limitations of studies found. We conclude that analyzed articles refer to reflections that involve technology and humanized care and the sense of death for patients, families and professionals. As for the practical contributions, the authors recommend prioritizing the training and practice of palliative care management, considering the aspect biopsychosocial and spiritual as a condition for quality of life, promoting interpersonal relationships and communication of those who care with those who are cared.
KEYWORDS: Palliative care. Bioethics-scientific production. Humanization.
La ética aplicada es un guía para una acción consciente según estándares sociales y culturales. Esto adjudica responsabilidades a individuos, proviniendo de la asunción que las acciones deben provenir de una libre elección, el agente es responsable de sus decisiones y de las consecuencias de estas. Desde el principio de la enfermería moderna, la ética se la considera un aspecto primordial de su práctica, y se exige de enfermeros tener competencia profesional y personal. Las cuestiones en cuanto a la terminalidad de la vida se aplican a una reflexión acerca del entendimiento cultural y técnico en cuanto a lo que la muerte representa a cada persona y sus parientes, para que nosotros podamos tener una actitud ética y humana. Técnicas para la inversión de la muerte y aquellos que apuntan a ofrecer un cuidado de mejor calidad en situaciones de enfermedades terminales han sido el objeto de estudios y discusiones. La meta de este trabajo es caracterizar la producción científica en la década pasada en bioética y cuidados paliativos, de promedio una revisión de literatura en bases de datos electrónicas usando las palabras clave “cuidado paliativo” y “bioética”. Un instrumento ha sido preparado para caracterizar los artículos y señalar su contribución teórica y práctica y limitaciones de los estudios encontrados. Concluimos que los artículos analizados se refieren a reflexiones que implican tecnología y cuidado humanizado y el sentido de la muerte para pacientes, familias y profesionales. En cuanto a las contribuciones prácticas, los autores recomiendan priorizar la formación y la práctica de la gestión de cuidados paliativos, considerando el aspecto biopsicosocial y espiritual como una condición de la calidad de vida, promoviendo relaciones interpersonales y comunicación entre aquellos que cuidan e los que son cuidados.
PALABRAS LLAVE: Cuidado paliativo. Bioetica-producción científica. Humanización.
Vida e morte: reflexões sobre a bioética na adolescência
Life and death: reflections on bioethics in adolescence
Autores:
Cláudia Fernanda Rodriguez
Reinaldo Ayer de Oliveira
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Resumo:
A adolescência caracteriza-se por perdas e ganhos; lutos e aprendizagens; medos e novas experiências. É um período de profundas transformações e conflitos de sentimentos. Situações de adoecimento podem tornar o adolescente resistente, angustiado e, portanto, ele precisa ser ouvido e acolhido. Falar em Bioética é falar em relações humanas; vida e morte de/em relação; é falar na constituição do ser humano a partir de suas vivências, frustrações, reconhecimento de limites e reconhecimento do outro; é não impedir o direito de pensar. Dessa forma, faz parte dos objetivos deste trabalho questionar: quando podemos dizer que um adolescente está apto para o exercício ético? Até que ponto o adolescente tem direito a decidir sobre sua própria vida e sua própria morte? De quem é a vida do jovem, afinal? Este trabalho é resultante de uma avaliação crítica e sistematizada de literatura científica sobre a fase da adolescência e o campo da Bioética. A partir desses questionamentos, torna-se indiscutível destacar a reflexão sobre questões éticas vinculadas ao atendimento médico do adolescente. Algumas recomendações foram destacadas por Oselka, Troster. A equipe de saúde enfrenta, no seu cotidiano de trabalho, uma ampla variedade de dilemas éticos, como a questão do envolvimento do adolescente no processo decisório sobre suas condições de adoecimento, hospitalização, tratamento e a possibilidade ou não de recuperação e cura: quais são as possibilidades de escuta/compreensão do adolescente e seu sofrimento? Diante destes dilemas éticos, a Psicologia busca: o aprofundamento de suas relações significativas; avaliar as necessidades de apoio e suporte etc.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética-morte. Adolescência. Psicologia.
Adolescence is characterized by losses and profits; mourning and apprenticeship; fear and new experiences. It is a period of deep transformations and feeling conflicts. Situations of sickness can make adolescents intractable, distressed and due to this they need to be listened and supported. To speak about Bioethics is speaking about human relationships; life and death of relationships/in relationships, speaking about the constitution of human beings from his concrete experiences and frustrations, the recognition of limits and the recognition of the other; is not negating the right to think. Thus, a part of the aims of this consists in asking: when can we say that an adolescent is suitable for the ethical exercise? What are the limits of the adolescents’ right to decide on their own life and death? To whom really belongs the life of the young person? This work stems from a critical and systematized evaluation of scientific literature on the adolescence and the field of Bioethics. From these questions, we must emphasize the reflection on ethical questions linked to medical care for adolescents. Some recommendations were emphasized by Oselka, Troster. The health team faces in its daily work, a great many ethical dilemmas, such as the question of the involvement of adolescents’ in decision-making on their conditions of health/disease, hospitalization, treatment and the possibility or not of recuperation and cure: what are the tools for listening / understanding adolescents and their suffering? Before these ethical dilemmas, Psychology seeks a deepening of adolescents’ significant relationships and to honor their necessities of support and warm etc.
KEYWORDS: Bioethics-death. Adolescence. Psychology.
La adolescencia es caracterizada por pérdidas y ganancias; luto y aprendizaje; miedo y nuevas experiencias. Es un período de transformaciones profundas y conflictos de sentimientos. Las situaciones de enfermedad pueden hacer a adolescentes insoportables y afligidos y debido a esto ellos tienen que ser escuchados y apoyados. Hablar de Bioética es hablar de relaciones humanas; vida y muerte de relaciones/en relaciones, es hablar de la constitución de los seres humanos a partir de sus experiencias concretas y frustraciones, el reconocimiento de límites y el reconocimiento del otro; la no negación del derecho de pensar. Así, una parte de las metas de este trabajo consiste en las cuestiones: ¿cuándo podemos decir que un adolescente es apto para el ejercicio ético? ¿Cuáles son los límites del derecho de los adolescentes de decidir acerca de su propia vida y muerte? ¿A quien realmente pertenece la vida de la persona joven? Este trabajo proviene de una evaluación crítica y sistematizada de la literatura científica sobre la adolescencia y el campo de Bioética. Desde estas cuestiones, debemos enfatizar la reflexión acerca de preguntas éticas ligadas a la asistencia médica para adolescentes. Algunas recomendaciones han sido enfatizadas por Oselka, Troster. El equipo de salud afronta en su rutina diaria muchísimos dilemas éticos, como la cuestión de la participación de los adolescentes en la toma de decisiones acerca de sus condiciones de salud/enfermedad, hospitalización, tratamiento y la posibilidad o no de recuperación y cura: ¿cuáles son los instrumentos para escuchar / comprender adolescentes y su sufrimiento? Delante estos dilemas éticos, la Psicología busca ahondar las relaciones significativas de los adolescentes y proveer a sus necesidades de apoyo y cariño etc.
PALABRAS LLAVE: Bioetica-muerte. Adolescencia. Psicologia.
Ações de humanização frente à morte no ambiente hospitalar
Actions of humanization before death in the hospital setting
Autores:
Rita de Cássia Calegari
Abgair Xavier Lima
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Resumo:
Este estudo tem como objetivo relatar a experiência da implantação de ações de humanização com foco no óbito do paciente. Trata-se de um relato de experiência da Comissão Permanente de Humanização de um hospital privado de São Paulo, realizado no período de maio de 2005 a setembro de 2006. O fluxo do óbito foi analisado pela comissão, que propôs para a diretoria do hospital ações de melhoria em pontos do fluxo considerados não adequados para o processo. A diretoria aprovou as sugestões e a implantação das seguintes ações decorreu no prazo de 16 meses: mudança do local do necrotério, treinamento dos colaboradores para o acolhimento dos familiares enlutados, implantação da sala da família e desenvolvimento de folder de orientações para familiares. A preocupação com o óbito visa oferecer assistência humanizada ao paciente independentemente de qual fase do ciclo vital ele se encontra.
PALAVRAS-CHAVE: Humanização. Morte. Hospital.
This study aims to give an account of the experience of introducing actions of humanization with a focus in the patients’ death. This is a report of experience of the Permanent Commission of Humanization of a private hospital of Sao Paulo, carried out in the period May 2005 - September 2006. The flow of death was analyzed by the Commission, which proposed the hospital board the implementation of actions for improving points of the flow considered not appropriate to the process. The board approved the suggestions and the introduction of the following actions, which were implemented in a 16-month period: change of the location of the mortuary, training collaborators to give humane support to mourning relatives, implementation of a family room and the elaboration of a flyer with instructions for relatives. Caring for the death process is something aiming to implant a humanized presence to patients no matter the phase of the vital cycle they are in.
KEYWORDS: Humanization. Death. Hospital.
Este estudio pretende dar razón de la experiencia de introducir acciones de humanización con foco en la muerte de los pacientes. Se trata de un informe de experiencia de la Comisión Permanente de Humanización de un hospital privado de São Paulo, realizado en el período de mayo de 2005 a septiembre de 2006. El flujo de la muerte fue analizado por la Comisión, que propuso al hospital implementar acciones para mejorar puntos del flujo considerado no apropiados al proceso. Los gestores aprobaran las sugestiones y la introducción de las acciones siguientes, que fueron puestas en práctica en un período de 16 meses: cambiar el sitio del mortuorio, formar los colaboradores como para dar apoyo humano a parientes que se afligen, ofrecer un cuarto para la familia y elaborar un librillo con instrucciones para parientes. Cuidar del proceso del morir es algo que pretende implantar una presencia humanizada a pacientes no importa la fase del ciclo vital en el cual ellos estén.
PALABRAS LLAVE: Humanización. Muerte. Hospital.
Questões de bioética na pesquisa científica
Bioethical questions in scientific research
Autores:
Sonia Vieira
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Resumo:
Em outubro de 1996, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou a Resolução 196/96. Foi a Resolução 196/96 que criou os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e também criou a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), que tem, entre outras atribuições, a de zelar pelo cumprimento da Resolução, monitorar e aconselhar, sem ter, no entanto, natureza policial. A Comissão e a própria Resolução enfrentam algumas controvérsias. Um aspecto, porém, é unânime na opinião dos cientistas: a Resolução 196/96 fornece uma base sólida para a discussão dos dilemas de natureza ética e contribuiu para que houvesse maior respeito, por parte das instituições internacionais, com pesquisas desenvolvidas no Brasil.
PALAVRAS-CHAVE: Bioética-pesquisa científica. Comitê de Ética em Pesquisa. Bioética-Brasil.
In October 1996, the National Council of Health (CNS) approved Resolution 196/96. It was Resolution 196/96 that created the Committees of Ethics in Research (CEP) and it also created the National Commission of Ethics in Research (CONEP), which has, among other responsibilities, looking after the fulfillment of the Resolution, monitoring and advising, without having, however, a punishing nature. The Commission and the Resolution themselves face some controversies. An aspect, however, is unanimously understood by scientists: the Resolution 196/96 offers a solid ground for the discussion of ethical dilemmas and it contributed to a greater regard by international institutions for research developed in Brazil.
KEYWORDS: Bioethics-research scientific. Committee of Ethics in Research. Bioethics-Brazil.
El octubre de 1996, el Consejo Nacional de la Salud (CNS) aprobó la Resolución 196/96. La Resolución 196/96 creó los Comités de Ética en Investigación (CEP) y también la Comisión Nacional del Ética en Investigación (CONEP), que, entre otras responsabilidades, cuida de la ejecución de la Resolución, supervisando y aconsejando, sin tener, sin embargo, una naturaleza punitiva. La Comisión y la Resolución ellas mismas afrontan algunas controversias. Un aspecto, sin embargo, es unánimemente entendido por científicos: la Resolución 196/96 ofrece una basis sólida para la discusión de dilemas éticos y esto contribuyó a un mayor respeto de las instituciones internacionales por la investigación desarrollada en Brasil.
PALABRAS LLAVE: Bioética-investigación científica. Comité de Ética en Investigación. Bioética-Brasil.
L’etica della responsabilità nella relazione sanitaria secondo São Camillo
A ética da responsabilidade no cuidado de enfermagem segundo São Camilo
Autores:
Francisco de Macedo
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Resumo:
Questo studio vuole affrontare il concetto de “ética della responsabilità”, del’angolo della relazione sanitaria come la concepisce São Camillo, con l’intenzione di ricordare che la discussione che ci impegna oggi non è una realtà nata ieri, ma è parte integrante dello sviluppo stesso e storia dell’umanità, e di mostrare che nostro agire concreto è il campo proprio de discussione de tutto codice de ética che aggiunge sapere e potere a beneficio de tutta l’umanità.
PAROLAS CHIAVE: Ética-responsabilità. Relazione sanitaria.
Este estudo pretende abordar o conceito de “ética da responsabilidade” do ponto da vista do cuidado de enfermagem tal como São Camilo o concebe, com a intenção de lembrar-nos de que a discussão de que nos ocupamos hoje não é uma realidade nascida ontem, mas parte integrante do desenvolvimento e da história da humanidade, bem como mostrar que nossas ações concretas são o lugar certo para discutir qualquer código de ética que integre conhecimento e poder para beneficiar toda a humanidade.
PALAVRAS-CHAVE: Ética-responsabilidade. Enfermagem. Cuidado.
This study wants to approach the concept of “ethics of responsibility” from the point of view of nursing care as St. Camillus conceives it, with the intention to remind us that the discussion that keeps us busy today is not a reality born yesterday, but it is an integral part of the development and history of humanity as a whole, as well as showing that our concrete actions are the right place for discussing any ethics code that integrates knowledge and power to benefit all humanity.
KEYWORDS: Ethics-responsability. Nursing. Care.
Este estudio quiere acercar al concepto de “ética de la responsabilidad” desde el punto de vista del cuidado de enfermería como lo concibe San Camilo, con la intención de recordarnos que la discusión que nos ocupa hoy no es una realidad nacida ayer, sino parte integrante del desarrollo y la historia de toda la humanidad, así como mostrar que nuestras acciones concretas son el lugar correcto para hablar de cualquier código de ética que integra el conocimiento y el poder de beneficiar a toda la humanidad.
PALABRAS LLAVE: Ética-responsabilidad. Enfermería. Cuidado.