Corpo Docente

  

Cleide Maria dos Santos Muñoz
Doutora e Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Educação à Distância pelo Centro Universitário Senac RJ (2006), Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo, SP (2001), Professora convidada da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), membro dos grupos de pesquisa: Projeto Laboratório de Pesquisa em Educação Digital -LAPED (PUC-SP), Projeto de Pesquisa " O Currículo do Século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem, ambos pela PUC-SP, Projeto "Formação de educadores com suporte em meio digital PUC-SP" e Projeto "Fio Condutor para Metodologia Ativa".

     

 


Daniela Gebenlian
Bacharel em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2004), Especialização (lato sensu) em Gestão de Varejo (FIA / PROVAR 2007), MBA (lato sensu) em Gestão Estratégica de TI (FGV 2010) e Pós-Graduação (lato sensu) em Gestão de Pessoas (IBC 2015). Cursando pós-graduação lato sensu (MBA) em Metodologias Ativas e Design Instrucional (Instituto Monitor, previsto 2020). Certificações em Master Coach (IBC 2015) e PMP (PMI 2012). Atualmente é sócio proprietário do Instituto Vereda, empresa de coaching executivo, coaching de carreira, treinamentos corporativos e cursos livres. Professora de Gestão de Projetos e Coach Executivo do Instituto Brasileiro de Coaching. Professora de Gestão de Pessoas com Resultados da Faculdade Monitor (Instituto Monitor). Professora Executiva do IDCE. Tem experiência na área de Administração de Empresas, Ecommerce, Empreendedorismo, Gestão de Negócios, Tecnologia de Informação, Gestão de Projetos, Desenvolvimento de Liderança e Educação. Ministra aulas, cursos e treinamentos de Inteligência Emocional, Comunicação Não Violenta, Negociação, Inteligência Política, Gestão de Pessoas com Resultados, Planejamento Estratégico, OKRs, Empreendedorismo, Comunicação Assertiva, Feedback, Liderança, Gestão de Tempo e Produtividade.

     
 

Diego Spitaletti Trujillo
Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP, com Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Uso de Novas Tecnologias e Ensino do Inglês pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. Atualmente termina pesquisa em nível de Mestrado em Comunicação Educacional e Mídias Digitais pela Universidade Aberta de Portugal e inicia MBA em Design Instrucional e Metodologias Ativas. Possui diversas certificações de cursos presenciais e online em instituições nacionais e internacionais como University of Toronto e Melbourne University. Autor de artigos, atualmente atua como professor de inglês e coordenador de tecnologia educacional além de prover consultoria em todo Brasil.

     
 


Dinah Feijó Capelo
Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP, 2014), com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e Projetos Curriculares Inovadores. Especialista em Neuropsicologia e Saúde Mental (HC/FMUSP, 2021). Especialista em Docência em Educação a Distância, pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2011). Graduada em Psicologia, também pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2007). Possui experiência profissional em Psicologia Educacional, Psicologia Escolar (Ed. Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio) e Psicologia Clínica. Atualmente, é docente em cursos de pós-graduação do Centro Universitário Senac, tais como: "Educação Infantil", "Gestão Escolar", "Arte Educação", "Docência no Ensino Técnico" e "Projetos Sociais". Revisora técnica de materiais didáticos sobre Psicologia e Educação, na mesma instituição. Áreas de interesse: Aprendizagem, Afetividade, Saúde Mental e Inovação Educacional.

     
 


Edson Trombetta
Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Aperfeiçoamento em Leitura Semiótica: Textos Didáticos, Publicitários e Literários pela mesma instituição. Atualmente é Designer Instrucional na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), responsável inclusive pelos cursos do Ensino Médio do programa Novotec, e professor do ensino superior na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação em Ambientes Digitais, educação a distância e educação baseada em tecnologias.

     
 

Eduardo Magnani
Mestre em Comunicação Audiovisual, pós-graduado em educação para o ensino superior, bacharel em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (1984). Atualmente é professor da Universidade São Judas de São Paulo lecionando as disciplinas: Tomada de Decisão e Inteligência de Mercado, Planejamento Estratégico e Marketing Estratégico.

     


 


G
ustavo Rodrigues de Oliveira
Doutor em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - Linha de Pesquisa em Politicas Públicas pela Universidade de Araraquara - (UNIARA/SP). Gestor Hospitalar - Assessor da Presidência e Head do Programa Institucional de Integridade e Conformidade - LGPD e Compliance Officer da Rede de Saúde e Cultura Santa Marcelina SP/SP. Mestre em Administração pela Universidade São Marcos (USM/SP). Coordena o Curso de Administração de Empresas e exerce a Docência nos Cursos de Medicina e Administração de Empresas da Faculdade Santa Marcelina (FASM/SP). Co-Fundador da Liga Acadêmica de Gestão e Empreendedorismo em Saúde - LAGES (FASM/SP). Co-Fundador da Jr. Company (Empresa Jr. do Curso de Administração da Faculdade Santa Marcelina - FASM/SP). Docente Convidado no Curso de MBA em Visagismo (Faculdade Monitor SP/SP) e nos Cursos de Especialização em Gestão Hospitalar (Instituto Passo1 - SP/SP - Araraquara, Ribeirão Preto e Bauru). Advogado, Graduado em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ). Especialista em Direito Administrativo e do Estado pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ). MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP/SP). Foi Coordenador de PPG Lato Sensu na FASM/SP. Vivência na área de Administração Público-Privada, com ênfase em Gestão dos Serviços de Saúde. Atuou como Coordenador Administrativo da Atenção Primária a Saúde Santa Marcelina. Atuou como Docente e Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior (FAPPES/SP) e do PPG de MBA em Coaching (Sociedade Brasileira de Coaching - SBC / FAPPES SP/SP). Atuou como Docente do Curso de Administração de Empresas da FAPPES/SP e da Unisant´anna (Centro Universitário Sant´anna - SP/SP). Atuou como Assessor Jurídico Ad Hoc da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Ministra palestras, Cursos Livres, dentre outras atividades educacionais. Gestor do Programa de Educação e Negócios e Coordenador do PPG-GHSS - Gestão Hospitalar e dos Serviços de Saúde (FASM SP/SP / AAGAPE Santa Marcelina (Associação para Aprimoramento da Gestão, Assistência, Pesquisa e Ensino Santa Marcelina). Pesquisador em políticas públicas e acesso aos serviços oriundos de execução de programas oficiais e diretrizes governamentais.

     

 


João Augusto Mattar Neto
Bacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras: Português, Francês e Inglês (USP), Certificado de Pós-Graduação em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior (Laureate International Universities), Especialista em Administração (FGV-SP), Mestre em Tecnologia Educacional (Boise State University), Doutor em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar (1998-1999). É autor de diversos artigos, capítulos e livros, dentre os quais: Filosofia e Ética na Administração (Saraiva), Metodologia Científica na Era da Informática (Saraiva), ABC da EaD: a educação a distância hoje (Pearson), Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias (Novatec), Filosofia da Computação e da Informação (LCTE), Games em Educação: como os nativos digitais aprendem (Pearson), Introdução à Filosofia (Pearson), Filosofia (Pearson), Filosofia e Ética (Pearson), Guia de Educação a Distância (Cengage Learning), Tutoria e Interação em Educação a Distância (Cengage Learning), Web 2.0 e Redes Sociais na Educação (Artesanato Educacional), Design Educacional: educação a distância na prática (Artesanato Educacional) e Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended e a Distância (Artesanato Educacional). Foi Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero) e professor, Coordenador do curso de Põs-Graduação lato-sensu (Especialização) em Inovação em Tecnologias Educacionais na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities) e professor/pesquisador/orientador no PPGENT - Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias. Atualmente é professor, pesquisador e orientador no TIDD - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), onde é lider do GPTED - Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais, e professor, pesquisadora e orientador no Mestrado em Ciências Humanas na Universidade Santo Amaro (Unisa). É Diretor de Relações Internacionais da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Professor colaborador do Mestrado em Recursos Digitais em Educação, na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal). É bolsista produtividade no CNPQ.

     

 


Karina Nones Tomelin

Possui Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Graduação em Psicologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003). Graduação em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi (2016). É Diretora de Qualidade e Inovação na B42, Co-fundadora da SimplificaEdtech e especialista em formação docente e projetos de apoio ao discente. Foi Coordenadora do Curso de Psicologia, Coordenadora Pedagógica e responsável pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade Metropolitana de Blumenau FAMEBLU/UNIASSELVI - SC (2006-2012). Coordenadora do Núcleo de Apoio Discente e Docente e Coordenadora Pedagógica do Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM - SP (2015-2017), membro da Comissão Própria de Avaliação e Editora da Revista Compartilhe Docência. Coordenadora da Formação docente e projetos de apoio ao discente na Universidade Positivo (2017-2018) e Head de formação docente e apoio ao discente na Unicesumar (2018-2020).Tem experiência na área de Gestão do Ensino Superior, com ênfase em processos pedagógicos atuando principalmente nos seguintes temas: educação do ensino superior, apoio psicopedagógico e educação a distância.

     
   


Luciana Aparecida Santos

Doutoranda no Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital e mestre em Gerontologia [PUC-SP]. Coordenadora de Qualidade e Inovação na Rede Senac EAD. Consultora educacional em projetos de Criatividade, Inovação e Tecnologias Educacionais, com ênfase na formação de professores, desenvolvimento de competências e habilidades, e sistemas personalizados de aprendizagem. Professora Certificada pelo programa Google Certified Innovator. Pesquisadora na área de Processos Cognitivos e Ambientes Digitais. Co-fundadora da empresa de consultoria em Learning Analytics e Design da Aprendizagem, com experiência na concepção e implantação de projetos e soluções tecnológicas voltados a produção de itens por competências e habilidades, ENADE, conteúdos digitais e formação de professores. Consultora educacional na Foreducation EdTech, partner do Google for Education. 

     
 

Osmar Pastore
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), MBA pelo COPPEAD (1992), Mestrado em Administração pela Universidade Santo Amaro (2004); Bacharelado em Administração pela Universidade Anhembi Morumbi (2012); Mestrado em Gestão Internacional pela ESPM (2015). Atualmente é consultor de empresas na área de gestão e planejamento estratégico, professor de cursos de graduação e pós-graduação em administração e marketing. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Metodologias e Técnicas Ativas de Ensino, com atuação voltada principalmente para os temas: métodos quantitativos, estratégia, planejamento, tecnologia da informação, empreendedorismo e liderança. É membro do Conselho Nacional de Defesa Ambiental - CNDA. Presidente do IBCO, na gestão 2015-2016.

     
   


Patricia Passos Gonçalves
Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Paulista (1992), mestrado em Comunicação e Educação pela Universidade Anhembi Morumbi (2000), mestrado em Educação - Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Iniciou sua carreira docente no ensino superior em 1996, lecionando nos cursos de Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Produção Editorial, entre outros, da Universidade Anhembi Morumbi, onde também atuou como Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação e professora da Pós-Graduação em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha. Dentre os projetos significativos de formação de professores para uso de tecnologias de que participou, atuou como membro da equipe da PUC-SP, no Projeto Gestão Escolar e Tecnologias desenvolvido em parceria com as SEE dos Estados de São Paulo e Goiás, com o apoio da Microsoft. Atualmente é coordenadora pedagógica dos cursos de Pós-Graduação EaD em Tecnologias na Aprendizagem, Docência no Ensino Técnico, Gestão Escolar e Gestão Estratégica em EaD, além de docente nos cursos de Extensão Universitária relacionados à formação pedagógica e para gestão e uso de tecnologias na aprendizagem, no Senac-SP. Tem experiência na área de Comunicação, Educação e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, tecnologias educacionais, design educacional e produção gráfica.

     
 


Renata Correa
Renata Correa é professora universitária, empreendedora e especialista em marketing digital desde 2013. Idealizou e produziu dois cursos online: marketing digital para iniciantes, produto lançado em 2019 e empreendedorismo digital, produto lançado em 2021 para professores e especialistas. Atuou como coordenadora na Pós-graduação e MBAs na Universidade Cruzeiro do Sul virtual onde produziu do zero o curso Marketing Digital Interativo 4.0i. Lecionou: FGV, Insper, Senac e Anhembi Morumbi. Carreira de mais de 25 anos desenvolvida nas áreas de Marketing e Inovação. Em empresas como ABN AMRO Real e Santander, atuou na gestão das áreas de Comunicação e Marketing; na Ceagesp, coordenou o Banco de Alimentos na área de sustentabilidade, onde recebeu prêmio Benchmarking Brasil pelas boas práticas em sua gestão. Doutoranda pela FEI em Administração na área de Gestão da Inovação, com publicações nacionais e internacionais.

     

 


Sergio Moliterno
Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco (1990), graduado em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1994), pós-graduado em Cultura de Moda, pela Universidade Anhembi Morumbi (2006) e mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2011). Professor de história e filosofia dos colégios particulares Monte Castelo, São Luiz, Salesianos, Horizontes e Arquidiocesano. Coordenador dos cursos preparatórios para concursos Meta, Central dos Concursos, Liberdade e Solução. Diretor acadêmico da (FAM) Faculdade das Américas. Professor de Psicanalise, Comportamento de compra e consumo das Faculdades das Américas e UniPaulistana. Fui professor da graduação CLT da Universidade Anhembi Morumbi e Sant'Anna, ministrando, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Metodologia da Pesquisa, Filosofia e Ética Profissional. Professor dos cursos de pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi/Laureate de Metodologia da pesquisa, Psicanálise e Saúde Mental, Sociologia e cultura de moda, Gestão estratégica de pessoas no EAD (2016 até o presente momento). Professor na pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi, ministrando (psicanalise e saúde mental, psicanalise pura e aplicada, psicanálise e construção do sujeito, conceitos fundamentais de psicanalise e CLÍNICA PSICANALÍTICA, ESTRUTURAS CLÍNICAS E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL, Fappes, Instituto Leduco, FAHE - Faculdade de Administração Humanas e Exatas. Atuo como psicoterapeuta/psicanalista particular. 

     

 


Silvana Donadio Vilela Lemos
Doutorado e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Educação (Currículo), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participou no Pós-doutorado, como bolsista CAPES, no Projeto de Pesquisa "A Sala de Aula no Século XXI: Inovação e Criticidade?, durante o período de fevereiro de 2011 a dezembro de 2012. Participou como pesquisadora no Projeto de Pesquisa "O Currículo do Século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem, durante o período de 2011 a 2013. Integrou a equipe de conteúdos e de formação do Projeto PROUCA Tocantins, com a proposta de formar os formadores da Universidade Federal de Tocantins - UFT, para o uso pedagógico das TDIC. Participou do Projeto Rede de Pesquisa Colaborativa Universidade Escola, que emerge como projeto de investigação científica a partir do tema A Luz em Minha Vida, em 2015. Participou como pesquisadora da 2 Etapa do Projeto que emerge com a temática central: O que realizar para ter uma melhor qualidade de vida?, em 2016. Membro do grupo de pesquisa Formação de Educadores com Suporte em Meios Digital, do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, liderado pela Dra. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. Desenvolveu em 2018, o projeto Estudo da Cultura Maker na Escola em colaboração com o Dr. José Armando Valente. O projeto foi aprovado pelo Parecer n°3.343.086, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo? PUC/SP, Plataforma Brasil. Atualmente, professora coordenadora do curso de Pós-graduação, especialização em Docência no Ensino Superior EAD, no Centro Universitário Senac, São Paulo.

     
   


Whaner Endo
Doutorando em Ciências da Comunicação na ECA-USP e em Gestão da Informação pela NOVA-IMS - Universidade Nova de Lisboa. Possui mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, especialização em Educação no Ensino Superior pela Universidade Anhembi Morumbi, extensão em Publishing pela Yale University e graduação em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente é docente no curso de pós-graduação em Tecnologias na Aprendizagem, Gestão Escolar e Gestão Estratégica em EaD no Centro Universitário SENAC. É fundador e publisher da W4 Editora. É pesquisador do NP4 - Núcleo de Produção Editorial da Intercom, do Grupo de Pesquisas de Livros e outras mídias da ECA-USP e foi líder do grupo de pesquisas Convergência das Mídias na Educação - Pressupostos e aplicabilidade da UAM. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mercado Editorial Segmentado, Comunicação Organizacional e Planejamento estratégico; atuando principalmente nos seguintes temas: mercado editorial, marketing editorial, livro e leitura, mídias sociais e internet, planejamento em comunicação, planejamento estratégico. Em educação tem trabalhado na área de Tecnologias Educacionais e Planejamento e Gestão de Instituições Educacionais. 

  • On-line | Ao Vivo
  • Sábado das 8h00 às 18h00 (aulas quinzenais) e 6ª feira das 19h às 22h30 (aulas quinzenais)
  • 12 meses
    • Período de inscrição: até 03 dias antes do início do curso e mediante disponibilidade de vagas no momento da inscrição.

      ATENÇÃO:
      A oferta atual deste curso será na modalidade síncrona, com aulas online ao vivo e mediadas por tecnologias, seguindo todas as regulamentações do MEC. Cursos com atividades em laboratório ou estágios contarão com a presencialidade respeitando as determinações governamentais e a disponibilidade nas unidades do Centro Universitário São Camilo.

      Configuração mínima recomendada:
      o 10MB de internet
      o Navegador Chrome, Firefox ou Edge atualizados
      o Webcam (opcional)
      o Microfone e som
      o Headset (opcional)
      o E-mail institucional para acesso a plataforma
      o Instalação da plataforma Teams no celular ou computador/notebook (recomendado)


Coordenação

Luis Antônio Vilalta

Doutor em Educação pela PUC/SP, Mestre em Administração…

Infraestrutura

Vídeos

 
 
 
 

Entre em contato

0300 017 8585 ou 11 3465-2664
Campus Ipiranga



Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga
São Paulo - SP
Campus Pompeia



R. Raul Pompeia, 144 - Vila Pompeia
São Paulo - SP