Cursos CEIs - Educação Infantil
Método de Ensino:
Aula práticas e teóricas.
Público-Alvo:
Professores, Coordenadores Pedagógicos e Diretores dos Centros de Educação Infantil, mantidos pela
Sociedade Beneficente São Camilo, Obra Assistencial Nossa Senhora do Ó e União Social Camiliana.
Docente do Curso:
As aulas serão ministradas por docentes especialistas nas áreas do saber indicados pelo Centro
Universitário São Camilo.
Matriz Curricular:
- Educação infantil na perspectiva de Loris Malaguzzi:
Histórico da construção da rede de Régio Emília;
Práticas pedagógicas que valorizem as aprendizagens das crianças;
Construção de práticas cotidianas pautadas nos princípios de Lóris Malaguzzi;
Documentação pedagógica – construção e uso.
- A especificidade da ação docente com bebês e crianças pequenas em espaços coletivos:
brincadeiras, interações e linguagens expressivas:
Contexto histórico e os princípios da abordagem Pikler;
Organização do cotidiano dos CEIs: os espaços, os tempos, os brinquedos e materiais, as interações;
O brincar heurístico, os movimentos livres e as linguagens como elementos favorecedores da tomada
de consciência de si e do entorno;
As crianças e as linguagens expressivas;
A observação, a escuta e a documentação pedagógica.
- Educação inclusiva no CEI: abordagem de vivências e experiências:
Compreender o que é o espaço pautado em vivências e experiências na educação infantil;
Discutir o conceito de culturas infantis no processo de escuta ativa de bebês e crianças;
Refletir sobre a importância de vivências e experiências enquanto eixo norteador da educação
infantil constituído pelo resgate das culturas infantis presentes em cada contexto;
Refletir sobre o planejamento e organização do espaço considerando o eixo norteador das vivências
e experiências;
Articular a participação das famílias de bebês e crianças na construção de vivências e experiências;
Refletir sobre a educação inclusiva como produto da organização de tempos e espaços da educação
infantil potencializando vivências e experiências.
- Literatura infantil e contação de histórias:
Por quê contar histórias para Bebês;
A identidade do Contador de Histórias - Mapear as habilidades de cada participante (voz, música,
dobraduras, movimento corporal, dança;
Como selecionar a história;
Como selecionar e explorar os recursos;
Como preparar o ambiente;
A Contação na rotina da CEI e EMEI.
- Parque sonoro – Sons, paisagens, descobertas e movimento:
Conceituando Parque sonoro;
Noções sobre música e musicalização;
A interação das crianças com o ambiente;
A mediação e interação e mediação dos professores nos parques sonoros;
Preparando o ambiente para a instalação do parque sonoro;
Confecção e instalação dos instrumentos no parque sonoro.
Data:
24/09, 26/09, 01/10, 03/10, 07/10, 10/10, 14/10, 17/10, 21/10, 24/10, 28/10 e 31/10/2019
Inscrições até:
20/09/2019
Valor: R$ 298,00