Sobre o Evento: 
Os objetivos do curso “Aprofundamento em novas tecnologias, cultura e sociedade: interfaces teórico-metodológicas para a produção de registros na educação” são proporcionar interfaces entre ciência, tecnologia, cultura e sociedade com o intuito de desenvolver o repertório acerca da reflexão, organização, linguagens e registros de ações dos tempos e espaços da educação infantil. Assenta-se na prerrogativa freireana de que a indagação, busca e pesquisa são dimensões encerradas indelevelmente na prática docente. Buscar-se-á refletir, problematizar, vivenciar e experimentar recursos tecnológicos de modo a ampliar as linguagens ofertadas no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, assim como perceber que essas interfaces têm vinculação a aspectos epistemológicos, sociais e culturais que devem ser considerados nos registros das vivências e experiências das crianças como dimensão fundante do processo reflexivo do professor sobre a sua prática docente.
O curso de aprofundamento está dividido em 08 horas de atividades presenciais e 2 horas de atividades online dirigidas e obrigatórias nas quais haverá a reflexão e produção de atividades de sistematização do conteúdo discutido nas aulas visando o uso das ferramentas do Google Classroom: apps de apoio à escrita, Portfolios online , editores de texto, editor de vídeo, fotos e áudio.

Público-Alvo: 
Alunos de Pedagogia

Carga Horária:
10 horas

Investimento:
Gratuito

Período de Inscrição:
26 à 31 de outubro de 2019

Palestrante:
Fábio Junio da Silva Santos

O eixo teórico está fundamentado nas seguintes referências:
ALARCÃO, Isabel. Formação Reflexiva de Professores – Estratégias de Supervisão. Porto: Porto, 1996.
______. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
BRASIL. MEC. Práticas cotidianas na educação infantil – bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília: MEC, 2009.
CONTRERAS, Domingo J. Autonomia de professores. Trad. Sandra Trabucco Valenzuila. São Paulo: Cortez, 2002.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1997.
GADOTTI, Moacir. Diversidade Cultural e Educação para todos. Rio de Janeiro, Graal, 1992.
GIROUX, Henri. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias de reprodução. Petrópolis: Vozes, 1986.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. O uso da tecnologia e da linguagem midiática na educação infantil. São Paulo: SME/DOT, 2015.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientação normativa nº 01: avaliação na educação infantil: aprimorando os olhares – Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME / DOT, 2014.

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